São Paulo
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A capital econômica do estado de São Paulo oferece tantas opções de diversão que fica até difícil escolher o que fazer por lá.
Não compensa nem dizer ao certo o número de habitantes da cidade de São Paulo, já que a cada dia são novas pessoas que chegam à capital buscando uma oportunidade de emprego ou até mesmo um curso de qualificação. Isso porque a capital abriga importantes universidades e também dispõe de muitas vagas de emprego nas mais diversas áreas.
Quando o assunto é fazer turismo, São Paulo também faz jus à variedade cultural do local, que possui a Pinacoteca do Estado, a famosa Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo e o Parque do Ibirapuera, além de locais mais recentes como o Museu do Futebol e também o Museu da Língua Portuguesa.
E quem gosta de fazer compras, o destaque vai para os inúmeros shoppings centers que a cidade possui, além da famosa 25 de março, Feirinha da Madruga, Brás e tantos outros pontos onde pode encontrar desde coisas mais sofisticadas até as mais em conta que existem. Não só comerciantes vão comprar produtos ali, mas já se tornou ponto turístico de muitas pessoas que querem apenas dar uma volta e fazer umas comprinhas.
Quando se trata de paladares, a capital é ainda mais eclética, pois são tantos restaurantes e lanchonetes, além do famoso Mercadão de São Paulo, onde todos querem degustar o sanduíche de mortadela. Mas quem prefere pratos mais requintados, não faltarão opções para todas as classes sociais.
No Carnaval, a cidade recebe muitos turistas que vêm conferir de perto os tradicionais desfiles das escolas de samba, muito famosos no Brasil e também no mundo.
São Paulo é assim: uma mistura de raças e estilos onde todos podem achar um momento de diversão e aproveitar as maravilhas desta capital econômica!
O que fazer em São Paulo
Se a cidade de São Paulo é tão eclética, atrações é o que não vão faltar em meio a uma capital tão grande.
Desde um pequeno passeio cultural até compras no shopping são bons programas para a cidade. Basta escolher se prefere ir ao Mercadão, na 25 de março, em alguns dos museus ou diversos parques.
Há opções para todos os gostos e estilos, já que a cidade recebe diversos turistas e novos habitantes diariamente. Basta escolher o seu programa predileto!
Mercado Municipal (Mercadão)
Com diversas opções de legumes, vinhos, queijos, frutas, verduras, carnes, peixes e muito mais, o famoso Mercadão de São Paulo serviu até de quartel na Revolução de 32 e hoje é bastante conhecido pelo sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau.
Localiza-se na Rua da Cantareira, 306, Parque Dom Pedro II, Centro (Metrô São Bento) e funciona de segunda a sábado, das 6 horas até as 18 horas e domingos e feriados fecha mais cedo, às 16 horas. No último domingo do mês fecha para manutenção.
Veja a galeria de Fotos do Mercado Público de São Paulo
Sala São Paulo
A Sala São Paulo foi inaugurada em 1999 e possui construção no estilo Luis XVI, tendo ainda ótima acústica para a reprodução de várias músicas.
O local fica na Praça Júlio Prestes, s/n, Luz, Centro (Metrô Luz), e funciona de segunda a sexta das 10 horas até às 18 horas; de sábado até às 16h30min e de domingo das 15 às 17 horas.
Teatro Municipal
Um dos cartões postais da cidade de São Paulo é o famoso Teatro Municipal, que carrega uma agenda lotada o ano todo e recebe diversos turistas que vêm em busca de variadas apresentações nos mais diversos estilos.
Sua inauguração foi em 12 de setembro de 1911 depois de oito anos de construção. Desde então, teve uma restauração em 1951feita pelo arquiteto Tito Raucht, e outra em 1986 a 1991 através do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura para restaurar o prédio e proporcionar equipamentos modernos.
Dali fazem parte a Orquestra Sinfônica Municipal, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e muitos outros.
Fica localizado na Praça Ramos de Azevedo, Centro (Metrô República ou Anhangabaú), e a bilheteria funciona de segunda a sexta das 10 horas até as 19 horas e aos finais de semana das 14 horas às 17 horas.
Veja a galeria de Fotos do Teatro Municipal de São Paulo
Brás / Bom Retiro / 25 de Março
Estes locais são populares devido às compras e excursões que chegam de todos os lugares do país diariamente para aproveitar as promoções e artigos diversos do Brás, Bom Retiro e 25 de março, em São Paulo.
O Brás era um bairro operário onde viviam imigrantes espanhóis, italianos e portugueses e hoje conta com o famoso comércio de roupas com mais de seis mil lojas que recebem de 250 mil a 500 mil pessoas todos os dias.
O Bom Retiro trata-se de uma região onde havia muitas chácaras e por isso levou este nome, mas atualmente também conta com a 1.200 lojas de roupas para que qualquer um faça as compras e esteja por dentro de todas as tendências sem ter que gastar muito.
Já a 25 de Março caracteriza-se como um dos locais que mais recebe visitantes em todo o país com 300 lojas espalhadas pelas ruas e também 2.700 empresas em galerias e nas ruas próximas, formando um verdadeiro centro comercial.
Ali dá para comprar tanto bijuterias como brinquedos, bolsas, decoração e muito mais que possa imaginar, como fantasias, acessórios para noivos e diversos outros itens.
Veja a galeria de Fotos da Rua 25 de Março
Museu do Ipiranga
Devido à sua imponência e também à sua história, o Museu do Ipiranga é bastante conhecido em São Paulo e possui mais de 125 mil peças, que se distribuem entre utensílios, móveis, trajes e outros pertences de diversas pessoas que figuraram a história do Brasil.
Dentre o acervo há objetos da Revolução Constitucionalista de 1932 e também um local reservado para Santos Dumont.
Além da exposição de peças, o local oferece cursos, seminários e realiza eventos diversos. Localiza-se no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, Zona Sul e funciona de terça a domingo, das 9 horas até às 17 horas.
Veja a galeria de Fotos do Museu do Ipiranga
Museu da Língua Portuguesa
Um dos museus mais frequentados do Brasil é o Museu da Língua Portuguesa. Ele possui recursos de interatividade e tecnologia, para assim, apresentar seus conteúdos.
Um dos diferenciais é que o acervo é exposto de forma inusitada e inovadora, onde sua visitação é feita de cima para baixo. Seus visitantes podem usufruir de uma linha do tempo que mostra a historia do idioma e também uma sala com jogo eletrônico didático sobre a origem das palavras e seus significados encantam através dos recursos interativos.
Sem contar os elevadores que compõem o espaço expositivo, afinal, tem vista panorâmica para a famosa Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros que foi criada pelo artista Rafic Farah.
Ele está localizado na Praça da Luz, s/n - Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM) e funciona de terça das 10 horas às 22 horas; de quarta a domingo, das 10 horas às 17 horas.
Veja a galeria de Fotos do Museu da Língua Portuguesa
Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera estava previsto para ficar pronto no aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1954. Porém, só foi aberto no dia 21 de agosto de 1954.
Atualmente, o Parque do Ibirapuera recebe cerca de 20 mil visitantes de segunda a sexta-feira, 70 mil aos sábados e 130 mil aos domingos. Quem passeia pelo Parque pode escolher diversas atrações como o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão Japonês, o Pavilhão Bienal e o Viveiro. Sem contar as diversas opções de atividades físicas, playgrounds e ciclovias.
Seu endereço é Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana - Zona Sul (a 5 Km do Metrô Santa Cruz) e funciona das 5 horas às 24 horas.
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado funcionou pela primeira vez em 1911, com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes. Recebeu, na época, doações de peças que até hoje fazem parte do acervo, inclusive obras dos consagrados artistas: Benedito Calixto, José Ferraz de Almeida Junior e Pedro Alexandrino.
Recebeu sua primeira reforma entre os anos de 1993 e 1998, com autoria de Paulo Mendes da Rocha, que acabou por ganhar o prêmio de arquitetura Mies Van der Rohe, em 2000.
Localizada na Praça da Luz, 2 - Luz - Centro (Metrô Luz), com horário de funcionamento de terça a domingo, das 10 horas às 17 horas. Na Pinacoteca do Estado você pode visitar dez salas que abrigam o acervo com cerca de cem mil obras. Sem contar que a área oferece também um delicioso café do seu lado de fora e almoço ao ar livre com vista para o Parque da Luz.
Veja a galeria de Fotos da Pinacoteca
Avenida Paulista
A Avenida Paulista é um ícone dos paulistanos por ser um dos pontos turísticos mais característico de São Paulo. Para preservar a imagem do símbolo de São Paulo, foi criada a Associação Paulista Viva, que trabalha na melhora de qualidade de vida e todos que frequentam essa avenida, que é a mais famosa via da cidade.
Por estar bem localizada, a região atraiu muitos investimentos, transformando a Avenida Paulista no maior centro empresarial da America Latina. Atrai turistas de toda parte do mundo, devido à concentração de sedes de empresas, bancos e hotéis.
Mas além da vocação econômica, ela oferece também uma rica variedade de programas culturais como, museus, cinemas, teatros, centros culturais e cafés. Assim, as pessoas que por lá circulam garantem um passeio com muitas opções.
Veja a galeria de Fotos do MASP e da Avenida Paulista
Zoológico Municipal
O Zoológico Municipal de São Paulo foi criado em 1957. Recebeu os primeiros animais exóticos como camelos, leões, elefantes e ursos de um circo particular e os animais brasileiros, galos da serra e onças, de Manaus.
Em 2001 a área foi ocupada pela empresa Simba Safari, reincorporada à Fundaçao Parque Zoológico de São Paulo e reaberta ao público como “Zôo Safári”, no mesmo ano.
Hoje, o lugar recebe cerca de 1,6 milhão de pessoas, com visitas monitoradas ao público, passeios noturnos, cursos para professores e apresentações didáticas sobre os animais e muitos outros aspectos de preservação do meio ambiente.
O local fica na Avenida Miguel Stefano, 4.241 - Água Funda - Zona Sul (Metrô Jabaquara), com funcionamento de terça a domingo, das 9 horas às 17 horas.
Veja a galeria de Fotos do Zoológico de São Paulo
Jardim Botãnico
Em 1928 o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne recebeu o convite do Governo de São Paulo para implantar um horto botânico na Zona Sul da cidade. Assim nasceu o Jardim Botânico que, completando 80 anos em 2008, passou por reformas, ficando ainda mais belo.
Atualmente ele faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, ou Parque do Estado. Oferece atrações como: Alameda Fernando Costa, Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, Córrego Pirarungáua, Escadarias/Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, Estufas, Lago das Ninféias e Trilha da Nascente.
Sua visita pode ser feita de terça a domingo e feriados, das 9 horas às 17 horas, na Avenida Miguel Stéfano, 3.031 - Água Funda - Zona Sul - São Paulo.
Autódromo de Interlagos
O Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, possui, em sua extensão do circuito, 4.309 metros e para poder abrigar todas as equipes, o Autódromo conta com 23 boxes, cada um com 216 metros quadrados. Ele possui também uma ampla sala de imprensa, com 645 metros quadrados, o salão nobre, com 420 metros quadrados e o paddock, com 3.960 metros quadrados.
Ele é administrado, desde 2005, pela São Paulo Turismo S/A, um órgão oficial de turismo da cidade. Um Grande Parque Popular, assim é um dos maiores espaços públicos da cidade, composto também por mais de um milhão de metros quadrados.
Cadetral da Sé
Criada em 1954, a Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo todo. Passou por três anos de reforma e só foi reaberta em 2002, com missas diárias.
A catedral está aberta a visitantes aos domingos, das 12 horas às 13 horas, com visitas monitoradas. Suas missas acontecem de segunda e sexta, às 9 horas, às 12 horas e às 18 horas; terça, quarta e quinta, às 12 horas e às 18 horas; sábado às 12 horas; domingo às 9 horas, 11 horas e 17 horas e funciona de segunda a sexta, das 8 às 19 horas; sábado, das 8 às 17 horas.
Ela está localizada na Praça da Sé, s/n - Centro - São Paulo (Metrô Sé).
Veja a galeria de Fotos da Catedral da Sé
Estádios de Futebol
Os grandes estádios da capital paulista proporcionam as seus visitantes, a alegria de poder assistir o seu time do coração, sentindo a vibração das maiores torcidas e também a grandes ídolos da música internacional.
Seus endereços são:
• Estádio do Pacaembu – Paulo Machado de Carvalho: Praça Charles Miller, Pacaembu;
• Estádio do Morumbi – Cícero Pompeu de Toledo: Praça Roberto Gomes Pedrosa – Morumbi;
• Estádio Parque Antártica – Palestra Itália: Turiassu, 1840, Barra Funda;
• Parque São Jorge: Rua São Jorge 777, Parque São Jorge;
• Estádio Canindé: Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé;
• Conde Rodolfo Crespi (Javari): Rua Javari, 117, na Mooca.
Veja a galeria de Fotos do Estádio do Pacaembú
Quando ir à São Paulo
Quando ir para São Paulo é sempre a dúvida de muitos turistas, mas alguns eventos podem ser uma chance de conhecer bastante a cidade, como a Parada do Orgulho Gay, que acontece no feriado de Corpus Christi e também a famosa Virada Cultura, evento realizado em abril.
Para as compras, quem não gosta de tumulto não deve ir lá em dezembro, época em que os lojistas querem comprar mais para aumentar o estoque do Natal, e fica bem difícil andar pelas ruas da cidade.
Se for aproveitar os feriados prolongados, há boas chances de encontrar hotéis baratos também. Já quanto ao clima paulistano, se preferir a primavera, pegará bastante chuva. Já no inverno e outono os dias são secos, com noites geralmente frias.
Como Chegar em São Paulo
Para chegar em São Paulo a maioria prefere ir de avião, já que as passagens de ônibus acabam saindo quase o mesmo valor. Porém, além de dois aeroportos, há ainda três rodoviárias e várias estradas para ir de carro.
A 26 km do centro fica o aeroporto de Guarulhos. Vindo por Congonhas, em 20 minutos pode estar na Avenida Paulista.
Já os ônibus, as linhas 675I e 675J levam você à estação São Judas do metrô.