Guarapari
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Guarapari, conhecida como Guara pelos seus habitantes e visitantes mais fiéis, é destino certo dos moradores da região e de turistas que atraídos por tanta beleza não resistem a passar uns dias apreciando o abençoado litoral. É uma das cidades do estado de Espírito Santo que melhor sabe atender os visitantes com opções de infraestrutura e lazer. Isso se vê logo de cara ao adentrar a cidade, na imensa orla de Meaípe onde se encontra tanto a calmaria e belezas das praias quanto restaurantes e bares badalados. Os quiosques, calçadões para caminhadas e espaços para esportes ficam dispostos na maioria das praias que se estendem por toda orla. Águas mansas e as incríveis areias monazíticas podem ser encontradas na praia do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta, cenários perfeitos para momentos de relaxamento.
Algumas outras praias têm características rústicas, próximo à vila de pescadores como a Enseada Azul e Meaípe, mas também trazem incontáveis opções de bares, o que atrai a turma jovem. Aliás, são nessas praias onde estão os principais restaurantes que carregam de temperos os pratos típicos, como a torta e moqueca capixaba tradicionalmente preparada na panela de barro. À noite, o agito continua nas casas noturnas que garantem madrugadas com muita música e dança.
Os mais relax, surfistas e mergulhadores podem seguir para as praias do Sol, d’Ulé, Setibão e da Cerca com ótimas ondas e Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa com perfeita visibilidade para mergulhos em meio a naufrágios e recifes repletos de vida marinha.
O que fazer em Guarapari
As praias de Guarapari são os principais atrativos da cidade. Isso porque a orla de Meaípe, famosa na região abriga não só belezas paisagísticas, mas também os melhores restaurantes de moqueca do Brasil, além de boates e bares para curtir a vida noturna intensamente. Burburinho é garantido em Guara, mas o sossego também reina em algumas paisagens selvagens como Setibão e Praia dos Padres. Mergulhadores e outros esportistas também tem lugar reservado na cidade com pontos perfeitos com ótima visibilidade e riqueza marinha. Para completar, nada como saborear as delícias capixabas como a moqueca e a torta de peixes e frutos do mar encontrados nos melhores restaurantes da região.
Passeios
Gente de todas as idades tem atrativos para visitar. Crianças podem se divertir em aquários e em parques aquáticos, já adultos podem realizar esportes radicais e trilhas em meio à mata, passeios de escuna são reservados às pessoas de todas as idades, já os idosos podem conhecer a Casa do Artesão e a antiga Igreja Matriz.
Parque Estadual Paulo César Vinha
O parque é uma espécie de reserva ecológica que se estende em uma área de 1500 hectares composta por praias, mata nativa, manguezais, dunas, restinga e lagoas de água doce. Trilhas para caminhadas em meio à fauna e flora também podem ser realizadas.
Mergulhos
Algumas praias de Guarapari são perfeitas para mergulhos por possuir recifes, rica vida marinha e naufrágios interessantes. Nos meses de dezembro a maio a visibilidade pode chegar a 15 metros. Dirija-se às ilhas do entorno para vivenciar essa experiência única.
Escuna
O passeio pode durar de uma hora a incríveis seis horas percorrendo ilhas, praias repletas de paisagens exuberantes. Alguns passeios incluem parada para mergulhos e banhos. As escunas partem da Praia do Morro
Pedreira Adventures Park
Os fãs de aventura tem um prato cheio nesse parque que reúnem em seus 24 mil metros: cânions, cachoeiras, lagos por onde podem ser praticados o rapel, escalada, canoagem, mergulho e até tirolesa.
Acquamania
Crianças costumam adorar esse parque por reunir piscinas divertidas com toboáguas.
Expo Mar
Um passeio alternativo, porém ainda inserido na vida marinha é a visita ao Expo Mar, um enorme aquário que abriga mais de cem espécies de peixes que agradam turistas de todas as idades. O passeio é acompanhado por instrutores.
Planet Sub
Os praticantes de snorkeling podem se aproximar mais dos peixes em um mergulho amador no Planet Sub, uma piscina natural que abriga diferentes espécies.
Casa do Artesão
Aqui é possível encontrar trabalhos em concha, palha, renda de bilro, crochê, madeira, barro e vime. Objetos de decoração para presentes e utilitários com base em matérias-primas são cuidadosamente expostas aos turistas. Funciona no verão até às 22h.
Igreja Antiga Matriz
Único passeio histórico da região. Vale a pena conhecer a igrejinha de 1585 tombada pelo IPHAN. Destaque para a porta repleta de conchas.
Praias de Guarapari
As praias de Guarapari são permeadas por morros e rochedos, águas claras que convidam esportistas, surfistas, banhistas, turistas, moradores, crianças e todo tipo de pessoa que queira um contato pleno com a natureza.
Praia do Sol
Para os que buscam tranquilidade essa é a praia mais deserta da região com ondas agitadas e águas azuis. Extensa, fica bem afastada do centro.
Praia Areia Preta
Pequena, mas movimentada é Areia Preta que costuma convidar idosos e famílias com crianças. As areias monazíticas costumam ser os atrativos, mas no verão são os bares e quiosques que atraem mais a atenção dos turistas.
Veja a galeria de Fotos Praia Areia Preta
Praia Setiba
A calmaria dessa praia, assim como o mar límpido são o que mais agradam os turistas que frequentam essa praia. De aspecto selvagem é indicada para a pesca.
Praia Setibão
Surfistas fazem dessa casa sua morada. As águas límpidas, forte e as sombras refrescantes das castanheiras lá presentes contribuem para o cenário paradisíaco.
Praia Bacutia
Uma das mais urbanizadas, repletas de calçadões e imponentes prédios ao redor da orla. A praia é pequena e permeada por paredões de pedra.
Veja a galeria de Fotos Praia Bacutia
Praia Enseada Azul
Ponto de encontro da galera jovem e amantes da natureza que chegam para apreciar as areias claras, águas mansas e morros. Mergulhadores tem parada obrigatória na Enseada Azul que abriga um cargueiro naufragado de 1942.
Praia Meaípe
O clima de vila de pescadores poderia enganar os visitantes, mas na realidade está é uma das regiões mais movimentadas da cidade e isso se deve a ampla infraestrutura de bares, restaurantes e casas noturnas. A praia fica disputada no verão, sendo visitada por famílias e casais. As areias claras e pedras tornam o cenário bucólico.
Praia Três Praias
Rochedos por toda praia formam piscinas naturais verdes deliciosas para banhos e também mergulhos e pescas marinhas. Uma área de lazer composta por churrasqueira e área para crianças atrai famílias e grupos de amigos.
Praia Castanheiras
Areias monazíticas também se ressaltam nessa praia que é a principal da região. Constantemente movimentada fica bem ao centro de Guara.
Veja a galeria de Fotos Praia Castanheiras
Praia D’Ulé
Surfistas são os principais visitantes da praia que tem ondas agitadas e areia fofa. Fãs de trekking podem se divertir em uma trilha até a Lagoa Vermelha na região.
Praia da Cerca
Rústica e pequena, a praia contempla alguns quiosques e ondas boas para a prática do surf.
Praia do Morro
É uma das maiores praias do entorno, com 4 km de extensão que reúne calçadão para caminhadas, quadras de esportes, quiosques e sombras de coqueiros para se espreguiçar. A praia é ideal para surfistas e banhistas, uma vez que intercala trechos agitados e outros de águas mansas.
Veja a galeria de Fotos Praia do Morro
Praia dos Namorados
Apesar de ficar na região central, a praia não é muito frequentada por ser pequena. Mas, a sua beleza é permeada por rochas e pequenas piscinas naturais. Um ótimo refúgio para namorados, de fato.
Veja a galeria de Fotos dos Namorados
Praia dos Padres
A partir da praia Enseada Azul é possível chegar a essa praia, após trilha leve. A composição de castanheiras, águas verdes e pedras torna a praia mais bela.
Praia Muquiçaba
Conhecida como Prainha vive recebendo pescadores que ancoram ali seus barquinhos. Próximo ao centro é constantemente visitada devido aos calçadões para caminhadas e em decorrência da presença dos bares, uma vez que as águas não são indicadas para banhos.
Praia da Aldeia
Contornada por um condomínio, tem acesso complicado a partir da praia da Cerca, mas compensa pelo visual de rochedos e águas tranquilas ideais para banhos revigorantes.
Praia do Meio
As águas rasas permitem a prática do snorkeling em meio às formações rochosas e piscinas naturais. Tem acesso fácil no centro da cidade.
Quando ir à Guarapari
Devido às suas belas praias, no verão a cidade costuma receber um grande fluxo de visitantes de todos os cantos.
Famílias costumam vir em peso para se hospedar nos hotéis e passar dias longos nas praias.
Caso viaje nesse período, faça reservas em hotel e acostume-se com congestionamento de carros no centro e restaurantes disputados.
Agora, caso queira mais tranquilidade viaje em outras épocas do ano, uma vez que as temperaturas agradáveis se mantêm quase o ano inteiro.
Para a prática de mergulho viaje de dezembro a maio, quando a visibilidade marítima aumenta.
Como Chegar em Guarapari
De avião:
O aeroporto de referência para desembarque é em Vitória, a 64 km de Guarapari, chama-se Aeroporto Eurico Gaspar Dutra e recebe alguns voos internacionais da Ocean Air. O aeroporto de Guarapari recebe apenas alguns voos pequenos.
De carro:
Siga pela rodovia BR-101 e depois a ES-480. Agora para quem já está em solo capixaba, deve-se seguir pela ES-060.
De ônibus:
O Terminal Rodoviário recebe diariamente pessoas que viajam nas linhas Águia Branca, Itapemirim, São Geraldo, Rio Doce, Pretti e Planeta.
Informações Úteis de Guarapari
Informações turísticas - (27) 3262-8759
Aeroporto de Vitória - (27) 3235-6300
Rodoviária Guarapari - (27) 3362-9613
Distâncias: Vitória - 64 km / Linhares - 205 km.
Bancos: Banco do Brasil, Real, Caixa, Bradesco, HSBC, Unibanco e Itaú.
www.guarapari.es.gov.br