Bertioga
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Bertioga é uma cidade recente sendo que sua emancipação ocorreu apenas em 1992 quando da realização de um plebiscito junto à população. Porém, sua história começa bem antes, inclusive, da chegada dos portugueses ao Brasil porque existem indícios na região de que a mesma era habitada por índios tupi-guarani, que conheciam o local pelo nome de “Beriquioca” que significa morada dos macacos.
Além disso, na região de Bertioga existe um grande sítio arqueológico que comprova a ocupação durante a pré-história de humanos e animais, pois são grandes quantidades acumuladas de calcário.
Nas primeiras três décadas após o descobrimento do Brasil por Pedro Álvarez Cabral, as poucas povoações que aqui vieram a vender tinham como única preocupação a extração e o embarque de pau-brasil para Portugal. Acredita-se que, inclusive, a região onde hoje está Bertioga tenha sido visitada anteriormente a inauguração da Vila de São Vicente, a mais antiga do Brasil, em 1532.
Foi em 1532, também, que João Ramalho esteve na região e atribuiu a Diogo de Braga e seus filhos a tarefa de construir um forte para proteger a nova vila de São Vicente dos ataques tamoios. Foi nesse momento, que surgiu o Forte de São João, o mais antigo do Brasil.
Outro fato histórico que aconteceu em Bertioga foi a saída de Estácio de Sá e suas esquadra, no dia de 1547, para fundar a cidade do Rio de Janeiro. Com o passar dos séculos, a cidade era uma região livre e soberana, porém em 1944, o Governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros decretou que todo o litoral norte passava a ser anexado a cidade de Santos.
Já no fim da década de 1970, com a construção da Mogi-Bertioga e Rio-Santos o desenvolvimento da cidade se intensificou, e que acabou resultando no plebiscito de emancipação.
Portanto, Bertioga além de suas belas praias – algumas praticamente virgens -, possui muitos pontos turísticos históricos, assim como trilhas pela Mata Atlântica que ainda está preservada na região.
O que fazer em Bertioga
A cidade de Bertioga é parte integrante da história do Brasil, desde as suas primeiras ocupações até os dias atuais como sendo um belo recanto para o descanso, principalmente, para os habitantes da capital paulista.
A cidade é cheia de construções antigas que podem ser visitadas (algumas requerem agendamento prévio) e para os mais aventureiros existem trilhas com as mais belas paisagens do litoral norte paulista.
Trilha Caminho da Pedra
Esta é a trilha ideal para os aventureiros, pois tem um grau de dificuldade grande e liga a planície ao alto da serra do mar. A caminhada dura cerca de 3 horas em uma subida íngreme, porém o sabor da conquista da montanha é ainda premiada com uma linda visão desde Bertioga até o Arquipélago de Alcatrazes, no município vizinho de São Sebastião.
Trilha da Jaguareguava
Para quem gosta de caminhar, a trilha tem um grau de dificuldade média e seu percurso é de 7 quilômetros, sendo que quase todo beirando o rio Jaguareguava. O rio é muito raso e de águas claras o que propicia ao turista uma visão de seu leito com muitos peixes.
Trilha da Riviera
Como o próprio nome diz, a trilha está localizada na Riviera de São Lourenço, a área mais nobre da cidade de Bertioga e é cercada por bromélias, samambaias e outras plantas típicas do litoral paulista. Durante a trilha é possível conhecer o guanandi, uma madeira que era utilizava exclusivamente pela marinha durante o império, para a construção dos mastros dos navios à vela. É a trilha mais bonita da região e seu percurso é de 1500 metros.
Trilha do Caiubura
Caiubura é um bairro da cidade de Bertioga que está no sopé da Serra do Mar. O local é rico em nascentes que formam belíssimos córregos de água cristalina ideais para quem deseja tomar um banho em uma água refrescante. A caminhada pela trilha leva cerca de 1 hora e meia e tem um grau de dificuldade baixa.
Trilha das Ruínas
A trilha tem esse nome porque começa nas ruínas de onde foi a Igreja de Nossa Senhora dos Pilares. Tem uma duração de 40 minutos as margens do córrego Fazenda, de onde é possível ver diferentes espécies de bromélias e trepadeiras. A caminha tem um grau de dificuldade média.
Forte de São João
É considerado o mais antigo forte brasileiro sendo que sua inauguração data de 1547. O local é muito bem conservado e possui uma exposição permanente de armas antigas e ocas indígenas da época do descobrimento do Brasil. O Forte de São João fica dentro do Parque dos Tupiniquins, na Praia da Enseada. O telefone para entrar em contato para marcar uma visitação é o 3317-4128.
Usina de Itatinga
Todo mundo que vai a Bertioga deve reservar um dia de sua viagem para conhecer a Usina de Itatinga. A usina foi construída pelos ingleses no início do século XX, contudo o que vale mais a pena é o tour de seis horas para se chegar ao local, pois o mesmo é feito através de um bonde que leva até trilhas e locais para banhos de cachoeira. Como a procura pelo passeio é grande, principalmente, no verão é necessário agendar com bastante antecedência pelo número 3316-6070.
Aldeia dos Índios Guaranis
Para quem gosta de conhecer as culturas indígenas um passeio imperdível é visitar a aldeia dos índios guaranis. No local moram em torno de 300 índios que seguem a tradição dos seus antepassados e vendem artesanatos e plantas ornamentais. A aldeia fica na divisa em Bertioga e São Sebastião em uma área de aproximadamente 1000 hectares, sendo que o acesso é feito pela SP-055 Km 189 em direção a São Sebastião.
Em sua mata nativa, Bertioga esconde um grande número de cachoeiras e excelentes trilhas para caminhadas, onde existem trilhas de baixa, média e grande dificuldade para os turistas aventureiros. Confira a seguir alguma das trilhas mais lindas da cidade.
Praias de Bertioga
Bertioga é banhada por 43 quilômetros de lindas praias planas, areia dura e águas calmas, ideais para quem quer descansar à beira mar.
As praias de Bertioga estão encravadas no sopé da Serra do Mar e de um lado é cercada pelo lindo azul do Oceano Atlântico e do outro, pela Mata Atlântica ainda conservada.
Praia da Enseada
A maior praia de Bertioga, com seus 12 quilômetros, é a da Enseada. Localizada próxima ao centro é a mais movimentada, principalmente, pela sua localização. A praia da Enseada é excelente para banhos e pesca de arremesso, assim como para a realização de caminhadas. Possui uma larga faixa de areia clara e compacta e um maior límpido e calmo que são os preferidos para a prática de esportes.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Enseada - Bertioga
Praia do Indaiá
A praia do Indaiá é um aquário marinho, com sua água limpa e calma dentro do estado de São Paulo, onde os turistas além de desfrutarem de um gostoso banho de mar, podem encontrar diversas espécies de peixes. Para quem for mais aventureiro, no Indaiá existem os “bananas boats” que podem ser alugados pelos turistas para um passeio de 15 minutos. Por conta de sua água calma é a preferida dos velejadores que, inclusive, treinam para competições nacionais e internacionais.
Praia de São Lourenço
É na praia de São Lourenço que está localizada a Riviera de São Lorenço, com seus mais de 2 milhões e 600 mil metros quadrados de área verde. A região possui uma ótima infraestrutura com restaurantes, shoppings, supermercados, posto de gasolina, entre outros.
Suas águas são calmas e limpas e, além disso, possui serviços ao longo de sua extensão de 4,6 quilômetros como ambulâncias para atendimento aos banhistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Riviera de São Lourenço
Praia de Itaguaré
Esta praia diferencia-se das demais por não conter em sua extensão nenhum condomínio residencial, o que a torna praticamente virgem. Contudo, na alta temporada ou em feriadões o local é muito procurado pelos banhistas devido a calmaria que pode ser encontrada no local. É importante salientar que não existirem bares no local e, portanto, se for passar o dia é necessário levar alimentação e bebidas. O acesso se dá pela Rodovia Rio-Santos onde junto a ponte do rio Itaguaré, que desagua na extremidade esquerda da praia, basta pegar uma pequena estrada de terra até a praia.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Itaguaré
Praia da Guaratuba
Com sua larga faixa de areia acinzentada, a praia da Guaratuba está localizada entre a foz do rio de mesmo nome e a pria de Itaguaré, que é a sua continuação. A Guaratuba possui em torno de 8 quilômetros onde existem vários condomínios residenciais que a tornam em alguns pontos uma verdadeira praia particular. Por ter uma areia compacta e dura é ideal para os turistas que gostam de caminhar ou correr à beira mar.
Praia da Boraceia
A praia da Boraceia fica no limite entre Bertioga e São Sebastião, sendo que a maior parte fica para Bertioga. Ao todo são 4,7 quilômetros de praia aberta, com uma grande faixa de areia onde os turistas podem desfrutar as especiarias da culinárias caiçara vendida nos quiosques do local. Apesar da praia da Boraceia ser de mar aberto suas águas são rasas e ideias para o banho.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Boracéia
Circulando em Bertioga
A melhor opção para quem vai circular por Bertioga é por carro, pois algumas praias e atrações são afastadas do centro.
Contudo, na alta temporada o movimento é grande que chega a causar congestionamentos.
Quando ir à Bertioga
A cidade de Bertioga pode ser visitada em qualquer época do ano, contudo o movimento maior de turistas ocorre durante o verão devido a ser uma praia turística. É neste período do ano em que as praias ficam lotadas e diversos eventos tanto do Governo Municipal e Estadual, assim como de empresas particulares movimentam ainda mais a região.
Porém, se o que você está procurando é descansar talvez seja melhor optar pela época de baixa ou média temporada, pois o número de turistas cai drasticamente e não existem filas em lojas, restaurantes e nem congestionamentos de carros nas ruas urbanas da cidade.
Como a cidade fica próxima a São Paulo – veja mais em Como chegar, é possível curtir um feriado prolongado em suas águas transparentes e calmas sendo que a única preocupação é com o alto número de veículos que descem a Serra do Mar em direção ao litoral paulista.
Como Chegar em Bertioga
• De avião
A cidade de Bertioga não possui aeroporto, assim como nenhuma outra na região. Para quem está longe da cidade a melhor alternativa é seguir de avião até São Paulo e depois seguir a viagem de carro ou ônibus.
• De Carro
Para quem está saindo da capital paulista existem algumas opções, como:
1 – Rodovia Anchieta ou Imigrantes até a Conêgo Domenico Rangoni (antiga estrada Piaçaguera-Guarujá) e continuar pela Rodovia Doutor Manoel Hipólito Rego.
2 – Rodovia Ayrton Senna e depois pegar a Mogi-Bertioga.
Para quem vem do Rio de Janeiro:
1 – Pegar a Rodovia Rio-Santos até chegar a Bertioga.
• De ônibus
Duas empresas de ônibus servem a cidade de Bertioga com vários horários para São Paulo, Santos e demais cidades.
1 – Pássaro Marrom (www.passaromarrom.com.br)
2 – Litorânea (www.litoranea.com.br)
Se chegar pelo Aeroporto de Congonhas a melhor opção é seguir pelo Sistema Anchieta – Imigrantes enquanto que se chegar por Guarulhos, a melhor opção é pela Mogi – Bertioga.
Informações Úteis de Bertioga
A Prefeitura Municipal de Bertioga coloca à disposição dos turistas um Centro de Informações Turísticas que está localizado à Avenida 19 de Maio, 1111, no Jardim Albatroz. O telefone do CIT é 3317-4889. É importante lembrar que o DDD da cidade é 13.
Para quem desejar saber horários e valores de passagens do transporte intermunicipal, o telefone da Rodoviária da cidade é 3317-1524 e está localizada na Avenida Anchieta, 100.
Para maiores informações pode acessar o site da Prefeitura Municipal - www.bertioga.sp.gov.br - ou, ainda, pelo telefone 3319-8000.