Holambra
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Um rápido jogo de palavras misturando as iniciais de Holanda, América e Brasil, e pronto: o ano de 1991 seria registrado como o ano de nascimento da cidade de Holambra.
O por quê de estar Holanda no meio do batismo de Holambra se deve à migração de holandeses ao país, durante a Segunda Guerra Mundial, que fixaram residência na fazenda Ribeirão, no Estado de São Paulo. Grande parte composta pela Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos, as flores vieram junto com centenas de famílias, que fundaram, em 1948, a colônia Holambra I.
As décadas seguintes foram determinantes para que Holambra florescesse aos olhos da América Latina como o líder em produção de flores e plantas ornamentais entre os países latinos. Não à toa, a maior exposição de flores da América Latina é realizada nos limites de Holambra.
Mas nem só de cores e perfumes floricultores vive a cidade. É aqui que os sabores da Holanda fazem morada e deliciam turistas de todas as partes, denotando a cada esquina um pouco da cultura, gastronomia e história do país europeu, bem como o resultado dessa fusão tão abrasileirada se vê nas ruas – afinal de contas, as primeiras gerações dessa miscigenação é ainda capaz de contar pessoalmente a história de Holambra.
Visite também a capital São Paulo.
O que fazer em Holambra
Aproveitar o período da Exploflora é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais de perto o trabalho feito nas plantações, com passeios guiados, inclusive.
Mas se o intento da viagem vai além de pétalas vivazes, Holambra é um recanto acolhedor que traz um pouquinho do que há de mais turístico da Holanda para o interior de São Paulo. De moinhos imponentes aos vendáveis, em miniatura, no comércio local, a quitutes típicos do país europeu e extensos parques dividindo atenções com ruas floridas e tranquilas.
Fazendas próximas são, também, muito procuradas em finais de semana e roteiros turísticos de família por oferecer proximidade à natureza e, por consequência, um passeio divertido e cheio de lições para a criançada.
Quando ir à Holambra
Primavera, com certeza, para apreciar os encantos do maior atrativo de Holambra.
O resto do ano, também, é atraente, não se enganem.
Os encantos da cidade podem ser apreciados o ano inteiro, sendo um destino agradável e relaxante, com passeios repletos de sabores, aromas e cores, ideal para famílias inteiras dedicarem um bom final de semana para explorar e apreciar.