Garopaba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Descoberta na saudosa década de 70 por hippies e turistas mochileiros, Garopaba tem belezas naturais e muita história, o que tornam a cidade atrativa o ano todo.
Garopaba, na língua Guarani, significa Enseada dos Barcos e foi fundada devido à facilidade de atracar na baía. O primeiro relato da história da cidade é de 24 de junho de 1525, quando o espanhol Dom Rodrigo de Acuña aportou o navio Galeão San Gabriel na enseada, fugindo de um temporal.
Em 1666, imigrantes açorianos se instalaram na região para aproveitar a visita das baleias francas na enseada para caça-las e comercializar óleo e barbatanas. Hoje, as baleias francas da espécie Eubalena australis que vem à Garopaba são protegidas pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que tem as águas da cidade dentro do seu limite.
Com cenários de mar, areia, costões de pedras, lagoas, montanhas e rios, Garopaba tem praias, morros, cachoeiras e matas favorecendo os esportes náuticos e o ecoturismo.
Com nove belíssimas praias, veranistas e surfistas aproveitam a temporada para curtir as águas quentes da região. De norte ao sul, as praias são: Gamboa, Siriú, Garopaba, Preguiça, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Vermelha, que oferecem atrações para todos os gostos.
As dunas são outra atração imperdível para quem gosta de praticar sandboard. Já as cachoeiras e os morros completam a lista de atividades de ecoturismo.
A pesca, maior fonte de renda do município, é tradicional nas lagoas de Garopaba, de onde saem camarões e caranguejos de qualidade para os pratos servidos nos restaurantes típicos da cidade.
A área do Centro Histórico mostra um pouco da colonização açoriana com os casarios e a Igreja Matriz, conservando os estilos de construção do século XVIII.
Aliado a todas as belezas, o povo é sempre acolhedor e nos deixa com vontade de voltar sempre à Garopaba.
O que fazer Garopaba
Garopaba garante atividades para todas as temporadas. As nove praias do município agitam o verão. A principal é a Praia de Garopaba, ou Praia Central, que tem a concentração de hotéis e comércio. A Praia da Gamboa, da Ferrugem e da Silveira são pontos conhecidos de surf. Mais afastadas, as Praias da Barra e Vermelha são tranquilas e quase desertas. Nas Dunas do Siriú e do Ouvidor é praticado o sandboard, descida nas areias com uma prancha. Os morros proporcionam bela vista da região e as cachoeiras refrescam os turistas na zona rural que preferem água doce e menos movimento. E, no inverno, entre os meses de junho e novembro, a visita das baleias francas atraem os curiosos para perto da costa catarinense, atração imperdível.
Ilha do Coral
Há muito tempo conhecida como Ilha do Ermitão, a Ilha do Coral é hoje um refúgio protegido e histórico no litoral de Garopaba.
Localizada a 45 minutos de barco da Praia de Garopaba, a Ilha do Coral é uma reserva que, além de bela vegetação e um antigo farol, possui muita história nos paredões de pedra com inscrições rupestres.
A Ilha possui dois sítios arqueológicos principais, com inscrições rupestres que datam de mais de 2 mil anos. O primeiro e mais famoso é conhecido como ‘letreiro’, pelo painel de 220 cm de comprimento por 183 cm de altura, com 55 sinalizações diferentes. O segundo, que já foi explodido para exploração, ainda possui 26 sinalizações rupestres.
A conservação dos sítios se deve ao Senhor João Zeca e sua família, que em 1963 foi morar na Ilha do Coral e é o responsável até hoje pela preservação e recepção dos turistas. Devido à crença do Sr. João morar sozinho na Ilha, a mesma ficou conhecida como Ilha do Ermitão.
Durante a alta temporada algumas empresas oferecem serviços de transporte até a Ilha, com saídas a partir da Praia de Garopaba.
Cachoeiras
Pouco conhecidas na região, as cachoeiras em Garopaba oferecem banhos refrescantes para quem prefere água doce e mais opções de diversão.
Localizadas no interior de Garopaba, a cerca de 10 km do centro, as cachoeiras são formadas a partir de nascentes entre pedras que formam pequenas cascatas e piscinas naturais.
As cachoeiras mais conhecidas são a do Macacu, do Siriú e da Encantada, que têm fácil acesso e podem ser visitadas com ou sem guia.
A Cachoeira do Macacu, bem próxima a Praia Central, possui excelente infraestrutura, oferecendo atividades como tirolesa, passeios a cavalo, hidromassagem, quadra de vôlei, além de churrasqueiras e restaurante.
As cachoeiras do Siriú e da Encantada possuem serviços de restaurante e lanchonete e são facilmente acessadas a partir do centro em direção a zona rural de Garopaba.
Lagoas
Três belas lagoas compõem o lindo cenário de Garopaba: Lagoa de Garopaba, de Ibiraquera e do Siriú. Cada uma com seu encanto, ver o pôr do sol refletindo em suas águas é paisagem imperdível.
Lagoa de Garopaba: devido a uma ligação natural com o mar, forma o canal que separa a Praia da Ferrugem a Praia da Barra. Desta lagoa saem os principais pescados, caranguejos e camarões servidos fresquinhos nos restaurantes de Garopaba. A partir das praias, é possível ver o sol se pondo atrás dos morros e refletindo nas águas da lagoa com os barcos dos pescadores, deixando um colorido e paisagem única.
Lagoa de Ibiraquera: com águas calmas, a Lagoa de Ibiraquera é a preferida pelos praticantes de esportes náuticos, como windsurfe, jetski, mergulho e canoagem. A pesca também tem espaço, principalmente do camarão-rosa, muito apreciado nos pratos tradicionais da região.
Lagoa do Siriú: com a foz na Praia do Siriú, a lagoa de mesmo nome percorre um bom trecho entre os morros, deixando a paisagem mais linda. Propícia para banhos pós-praia, é também utilizada para pesca de peixes e camarões.
Morros
Histórias e belas vistas são garantidas nos morros que emolduram do continente às belas praias de Garopaba.
Morro da Barra: com um lindo mirante no topo para avistar o mar, o morro que separa a Praia da Barra da Praia da Ferrugem é na verdade um sambaqui. Sambaquis, na língua tupi, significa ‘monte de conchas’ e eram espaços que serviam como depósitos de materiais orgânicos provindos da pesca, que passaram por um processo de fossilização e formam hoje um morro consolidado. Este local também foi utilizado como antigo cemitério de índios carijós e é tombado como Patrimônio Histórico.
Morro da Embratel: com uma bela vista panorâmica das praias, dunas e lagoas de Garopaba, o Morro da Embratel tem 130 metros de altitude é conhecido com este nome devido às torres de telefonia e TV que ali se localizam. De fácil acesso, com estrada asfaltada, fica a 14 km do centro da cidade. O morro também é utilizado como rampa para voos livres.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Para os devotos de Nossa Senhora de Lourdes, a gruta é parada obrigatória para orações e agradecimentos.
Localizada na Praia da Preguiça, no Bairro Vigia, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é pequena e abriga uma imagem da santa e uma pequena fonte de água.
Os moradores dizem que para quem deseja retornar a Garopaba é necessário beber da água da fonte da gruta. Mas, talvez a bela vista da baía da cidade que se tem da gruta é o que faça os turistas voltarem.
Os devotos deixam objetos na gruta em agradecimento à santa. Para quem for fiel, a visita é obrigatória.
Igreja Matriz de São Joaquim
Construída sobre uma rocha, a Igreja Matriz de São Joaquim tem mais de 150 anos de história.
Localizada no centro histórico de Garopaba, em frente à Praça 21 de Abril, a Igreja Matriz de São Joaquim foi construída em 1846 sobre uma pedra que servia de armação para baleias.
Preservando o estilo arquitetônico açoriano, colonizadores da região, a Igreja é ponto de parada para quem caminha pelo centro para conhecer um pouco da história local.
Praias de garopaba
Praia da Gamboa
Praia de mar aberto e quase deserta, a Praia da Gamboa abriga uma vila bucólica de pescadores e recebe visita de muitos surfistas atrás das ondas ideais.
Distante 16 km do centro de Garopaba, na divisa norte com o município de Paulo Lopes, a Praia da Gamboa tem acesso dificultado, passando por uma estrada de terra entre belos morros com muita vegetação.
Tranquila e quase deserta, a praia tem águas de mar aberto, com muitas ondas, por isso procurada por pescadores e surfistas.
Não possui infraestrutura turística, por isso é necessário levar cadeias, guarda-sol e lanches. Na vila existem pousadas distantes da praia.
Praia do Siriú
As Dunas e a Lagoa de água doce fazem da Praia do Siriú um lugar bastante procurado pelos amantes dos sandboard e por quem quer banhos relaxantes.
Localizada na parte norte de Garopaba, a 7 km do centro do município, a Praia do Siriú faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, criado em 1975 para proteger a rica biodiversidade e os mananciais hídricos da região.
Com acesso via estrada de terra Garopaba/Paulo Lopes, a Praia do Siriú é conhecida por suas dunas com 5 km de extensão que chegam a 40 metros, sendo o palco perfeito para os adeptos do sandboard, que consiste na descida das dunas com uma prancha similar ao do snowboard.
O Rio Siriú, que é formado a partir de uma lagoa, tem sua foz na Praia. A Lagoa de água doce é convidativa para banhos mais tranquilos no pós-praia, inclusive pela pequena infraestrutura presente nas proximidades, com restaurante e pousada.
Veja a galeria de Fotos das Dunas do Siriú
Praia de Garopaba ou Central
Como o nome indica, a Praia de Garopaba é a mais central de todas, concentrando a rede hoteleira e o comércio local. Atividades dia e noite.
A Praia de Garopaba, ou Praia Central, tem 2 km de extensão e é a mais urbana das praias, concentrando rede hoteleira, restaurantes, bares e comércio em geral.
Por estar na enseada, tem mar calmo, ótimo para banhos, e areia batida, propícia para caminhadas.
Veja a galeria de Fotos Praia Central de Garopaba
Praia da Preguiça ou Praia da Vigia
Pequena em extensão, mas grande em beleza, a Praia da Preguiça convida para momentos relaxantes.
Localizada a apenas 1 km do centro, a Praia da Preguiça fica em uma área residencial do Bairro Vigia, por isso também é conhecida como Praia da Vigia, ou Prainha, pela pequena extensão.
Em formato de ferradura, limitada em ambos os lados por costões de pedras, as águas são tranquilas e claras e as areais finas e brancas, formando um belo cenário junto às mansões do bairro.
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes fica próxima da Praia da Vigia, onde também há trilhas no costão para observar o mar.
Praia do Silveira
Palco frequente de campeonatos de surf nacionais e internacionais, a Praia do Silveira é o cenário ideal para os praticantes deste esporte.
Localizada a 3 km ao sul do centro de Garopaba, a Praia do Silveira é considerada uma das melhores praias brasileiras para o surf, abrigando campeonatos nacionais e internacionais.
Os surfistas encontram na Praia do Silveira ondas muito fortes em meio a um cenário quase selvagem de areias claras, vegetação rasteira e costões de pedra.
O acesso é via estrada de terra a partir da avenida de entrada da cidade. Não há infraestrutura turística e o banho não é recomendado pelas fortes ondas.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Silveira
Praia da Ferrugem
Um dos pontos mais concorridos para o surf, a Praia da Ferrugem recebe muitos turistas em buscas da bela paisagem e atrações durante o dia e à noite.
Localizada a 8 km do centro de Garopaba, no Bairro Capão, a Praia da Ferrugem tem este nome devido ao canal que a separa da Praia da Barra, que alguns dias tem seu leito cheio de areia, deixando as águas mais amareladas, com a cor da ferrugem.
Durante o dia, nas águas cristalinas de ondas fortes, ou nas piscinas naturais formadas na praia, encontram-se vários surfistas e banhistas aproveitando o belo cenário emoldurado pelas dunas. Já à noite, o agito fica nos bares e casas noturnas que reúnem os jovens a partir do happy hour para apreciar o pôr do sol na lagoa, no outro extremo da praia, um espetáculo a parte.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Ferrugem
Praia da Barra
Uma praia dinâmica e de muita beleza natural, a Praia da Barra tem desde boas ondas, a um histórico sambaqui com uma linda vista do mar.
Localizada a 13 km do centro de Garopaba, entre as praias da Ferrugem e do Ouvidor, a Praia da Barra é mais tranquila e isolada, perfeita para quem quer paz e descanso.
Um morro à beira mar separa a Praia da Barra da Praia da Ferrugem. Este morro é na verdade um sambaqui, depósito formado por materiais orgânicos e calcários, que empilhados ao longo do tempo sofreram um processo de fossilização. Hoje, o morro é visitado por quem gosta de história e também pelos apreciadores do mar, pois a vista é muito bonita.
Na Praia há também um riacho, ligando uma pequena lagoa ao mar, que possibilita banhos refrescantes em águas doces e tranquilas. Para quem prefere o agito das ondas, no mar é possível praticar esportes náuticos, como o surf e windsurf.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Barra
Praia do Ouvidor
Mar calmo, dunas e muita vegetação compõe a paisagem da Praia do Ouvidor, que quase deserta é a preferida dos que procuram paz e tranquilidade.
Distante 12 km ao sul do centro de Garopaba, a Praia do Ouvidor tem apenas 750 metros de extensão, mas possui um cenário grandioso com areias claras, dunas, muito verde, costões de pedra e águas azuladas e transparentes.
Nas Dunas do Ouvidor é praticado o sandboard, descida das dunas com uma prancha, que agita um pouco a praia.
É uma das praias mais desertas de Garopaba e não possui infraestrutura turística, sendo a trilha de acesso de terra, passando entre a vegetação nativa. Antes de chegar à praia, há um mirante de onde é possível ter uma linda vista das pedras, dunas e mar.
A Praia do Ouvidor é bastante procurada por praticantes de canoagem, que escolhem as águas tranquilas para o esporte.
Praia Vermelha
Praia rústica e de linda paisagem, a Praia Vermelha é a última ao sul de Garopaba. De difícil acesso é a preferida dos aventureiros.
Localizada entre as Praias do Ouvidor e do Rosa, já na vizinha cidade de Imbituba, a Praia Vermelha tem somente 480 metros de extensão e é uma área particular, onde apenas o acesso de pedestres é permitido.
Acessada via trilhas, a Praia Vermelha possui águas tranquilas e é a preferida dos amantes da natureza que gostam de mais privacidade e tranquilidade. Não possui infraestrutura turística.
Quando ir à Garopaba
Garopaba tem a alta temporada no verão, com veranistas lotando as belas praias e agitando restaurantes, bares e casas noturnas. Mas, na baixa temporada, mais precisamente entre junho e novembro, outra atração é imperdível na região: a observação das baleias francas. Esta espécie de baleia, que está em extinção, vem da Antártida para procriar nas águas mais quentes de Santa Catarina e podem ser vistas bem perto da costa (cerca de 20 metros). Ela pode chegar até 18 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas e é protegida pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que tem Garopaba dentro de seus limites.
Como chegar em garopaba
De avião:
O aeroporto mais próximo de Garopaba é o Hercílio Luz, em Florianópolis, a 102 km, que recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e algumas internacionais.
De carro:
Garopaba está localizada no litoral sul de Santa Catarina e o acesso a partir de São Paulo, Curitiba e Florianópolis (norte) ou Porto Alegre (sul) é pela BR 101.
Saindo de Florianópolis acessar Garobapa via BR 101 até o km 274 e, a partir do trevo, via SC 434 até a cidade. São 93 km.
Saindo de Porto Alegre, pegar a BR 290 em direção a Osório e, em seguida, a BR 101 direção norte até o km 274 e, a partir do trevo, via SC 434 até Garopaba. São 395 km.
De ônibus:
Há ônibus direto para Garopaba partindo de Porto Alegre e de Florianópolis, das demais capitais é preciso realizar escala.
De Porto Alegre a viação Santo Anjo tem uma linha saindo diariamente às 13:00 min, no valor de R$ 80,89.
De Florianópolis, a viação Paulo Tur tem vários horários diários a preço médio da tarifa de R$ 20,00.
Paulo Tur
Fone: (48) 3244-2777
Santo Anjo
Fone: (48) 3621-5000
Informações Úteis de Garopaba
Informações turísticas
Fone: (48) 3254-2078
Secretaria de Turismo
Praça Governador Ivo Silveira, 296
Fone: (48) 3254-8100
Rodoviária de Garopaba
Rua Teonaz, 111
Fone: (48) 3212-3100
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Centro de Visitantes localizado na Baixada do Maciambu, Município de Palhoça
BR 101, km 238
Fone: (48) 3286-2624
E-mail: [email protected]
Horário de Funcionamento: de quarta a domingo, das 09 às 16h. Grupos precisam agendar com antecedência.
Entrada gratuita.
Passeios para Ilha do Coral
Rua Manoel Álvaro Araújo, 11 (centro de informações)
Fone: (48) 3354-1059
Funcionamento: apenas na alta temporada, com saídas a partir da Praia de Garopaba.
Centro de Lazer & Restaurante Cachoeira do Macacu
Estrada Garopaba 401, Área Rural
Fone: (48) 3354-1000
Site: www.cachoeiradomacacu.com.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 09 às 19h.