Gramado
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A charmosa cidadezinha de Gramado, na Serra Gaúcha, herdou dos seus colonizadores alemães e italianos, a arquitetura em estilo bávaro e enxaimel, o cuidado com jardins e parques, a deliciosa culinária e os costumes.
Localizada em uma região de privilegiada beleza natural, Gramado se integrou a natureza e hoje atrai turistas do mundo todo em busca de tranquilidade, romantismo ou aventuras, com opções para todos os estilos de viajantes.
O encanto do cartão-postal da Serra Gaúcha não se dá apenas no inverno, quando o Gramado recebe o Festival de Cinema no Palácio dos Festivais, o preservado Cine Embaixador, e o aconchego de um chocolate quente ou de um vinho em frente à lareira torna o passeio mais romântico. No verão, a região é movimentada pela festa natalina, que enche os olhos com uma decoração primorosa no centro da cidade, e a festa da colônia, que resgata as tradições no meio rural.
O passeio de aventura é presente em todos os parques temáticos da cidade, que retratam desde a cultura do Rio Grande do Sul, no Parque Gaúcho, passando pelo tradicional chocolate da região na Chocolates Prawer, à magia do Natal na Aldeia do Papai Noel. As crianças vão se sentir em um conto no Minimundo e Mundo Encantado e vão se divertir no Gramadozoo e no Snowland, o primeiro parque com neve indoor das Américas.
Os museus diferenciados atraem curiosos, resgatando a história do perfume, carros e motos, pedras preciosas e da vida medieval.
Em meio à mata nativa com muitos pinheiros, o Lago Negro é linda opção para passeio de pedalinhos, o Lago Joaquina Rita Bier encanta com a bela apresentação de Natal, e o Parque Tomasini reúne famílias e visitantes nos finais de semana.
A noite Gramado não para. São inúmeros restaurantes que oferecem a melhor culinária: do tradicional churrasco gaúcho, a fondues românticos, cafés coloniais e comida típica alemã e italiana. Aproveite o tour no centro para comprar os famosos cristais e chocolates da cidade na Rua Coberta, que vão enfeitar e dar sabor ao seu passeio.
O que fazer em Gramado
Gramado possui atrações para todos durante todo o ano. Famílias podem curtir os momentos juntos nos museus, como no Hollywood Dream Car, no Museu Medieval, no Museu de Cera ou no Fragram, o Museu do Perfume. Os parques temáticos vão atrair as crianças, que se encantam com o Minimundo, Mundo Encantado, Gramadozoo, Alemanha Encantada e Aldeia do Papai Noel. Os casais podem ter momentos românticos no passeio de pedalinho no Lago Negro e uma caminhada no Parque Tomasini. Todos se divertem no Snowland, um espaço diferenciado. Para recarregar as energias, saboreie os deliciosos chocolates da região e prove a culinária local nos vários restaurantes do centro da cidade, que merece também uma caminhada tranquila para apreciar a arquitetura e a beleza dos jardins da cidade.
Belvedere – Vale do Quilombo
Uma parte da beleza da região serrana do Rio Grande do Sul pode ser observada no Vale do Quilombo, avistado do Belvedere.
Localizado na Avenida das Hortênsias, que leva à vizinha Canela, a linda paisagem do Vale do Quilombo pode ser vista do Belvedere, com 850 metros de altitude.
O Vale mostra a beleza da mata nativa com muitos pinheiros, no ondular relevo da Serra Gaúcha, que se integra perfeitamente às charmosas cidades da região.
O acesso é livre e há um recuo para estacionamento na Avenida.
Veja a galeria de Fotos do Vale do Quilombo
Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
O belo cinema recebe o Festival de Cinema de Gramado, que todo ano distribui os Kikitos com muito glamour e emoção.
O preservado Cine Embaixador, no centro de Gramado, recebe todos os anos, em seis dias do mês de agosto, a maior festa do cinema brasileiro. As ruas com decoração requintada são cobertas pelo tapete vermelho para receber as celebridades e os participantes do Festival de Cinema de Gramado.
O Palácio dos Festivais vira sede para exibição dos filmes brasileiros e latino-americanos que concorrem à premiação, a estatueta ‘Kikito’, que representa o ‘Deus do Bom Humor’. São duas categorias: ‘Produções brasileiras’ e ‘Filmes latino-americanos, portugueses e espanhóis’.
Ao final, todos saem ganhando com o lançamento de curtas e filmes de média e longa metragem, de artistas consagrados de todo o mundo.
Igreja São Pedro
Um dos cartões-postais da cidade, a bela Igreja Matriz São Pedro exibe a história sacra em seus vitrais e nos monumentos aos apóstolos.
A capela original, em madeira, teve sua construção iniciada em 1917 e apenas 8 anos depois foi concluída.
Vinte e cinco anos depois, a capelinha se torna Igreja Matriz São Pedro. Edificada em pedra basáltica, foi inaugurada em 1942, mostrando a religiosidade dos colonizadores da cidade de Gramado.
A Igreja abriga arte sacra e mostra nos seus vitrais as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Na parte externa, no pátio frontal, está o monumento aos apóstolos, com esculturas em tamanho natural, que ajudam a compor a fachada da Igreja, cuja torre se destaca com 46 metros de altura.
Veja a galeria de Fotos da Igreja São Pedro
Igreja do Relógio
Do alto do morro, rodeada de hortênsias no verão, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é ponto de parada em Gramado.
Inaugurada em 1961, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é dedicada ao apóstolo Paulo, que foi seguidor de cristo.
A Igreja tem construção em traços simples, mas do alto do morro chama atenção, pois pode ser avistada de vários pontos da cidade. O relógio da torre faz parte do dia a dia de Gramado.
Vale a pena subir o morro para ver a cidade do alto, com linda vista, que se enfeita mais ainda no verão, quando as hortênsias do pátio estão floridas. Nesta época, vista debaixo, parece que a igreja foi edificada sobre as flores.
Centro
O centro de Gramado é o ponto mais charmoso e movimentado da cidade. Palco do Festival de Cinema e das festas natalinas tem prédios com arquitetura marcante e vasto comércio.
Rua Coberta
Ligando a Avenida Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, a Rua Madre Verônica é conhecida como Rua Coberta e fica em frente ao Palácio dos Festivais. É opção de compras e gastronomia, principalmente em dias de chuva. Nas festas, é palco de apresentações e musicais.
Veja a galeria de Fotos da Rua Coberta
Praça Major Nicoletti
Com o nome do primeiro subintendente, Major Nicoletti, responsável pela localização de Gramado, a praça é o núcleo da região central desde 1913. Foi inaugurada em 1936 e restaurada em 2003, e junto à Igreja Matriz São Pedro e ao Palácio dos Festivais é o ponto principal e referência da cidade.
Rótula das Bandeiras
Uma homenagem aos Estados brasileiros e com uma replica do prêmio Kikito, do Festival de Cinema, a Rótula das Bandeiras fica na Praça Leopoldo Rosenfeldt e é ponto de referência para deslocamentos pela cidade.
Veja a galeria de Fotos da Praça das Bandeiras
Centro Municipal de Cultura
Numa bela construção típica, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, o Centro Municipal de Cultura abriga o Museu Municipal Professor Hugo Daros e o Museu de Artes, além de salas para cursos, oficinas teatrais, artísticas e literárias.
Centro de Cultura II
Em outro espaço da cidade, o Centro é sede da Biblioteca Municipal Ciro Martins, que possui uma sala especial infanto-juvenil, e da Secretaria de Educação, com sala multiuso que recebe praticantes de ginástica e capoeira, grupo de orações, entre outros públicos.
Prefeitura Municipal
O prédio da Prefeitura com arquitetura típica é o cartão-postal de Gramado. No alto da fachada está o brasão do município esculpido em madeira policromada e acabamento em lambrequins, resgatando as etnias locais.
Veja a galeria de Fotos da Prefeitura de Gramado
Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel e Green Land
Preservando a história e a natureza e encantando os visitantes: assim o Parque Knorr abriga a Aldeia do Papai Noel e a Green Land com uma vista incrível da região.
No alto da Rua Bela Vista, o nome da localização já indica: o Parque Knorr, criado em 1940 por Oscar Knorr, proporciona uma bela vista do Vale do Quilombo, que representa bem o relevo e natureza da Serra Gaúcha.
Em meio a belos jardins, o Parque abriga a Aldeia do Papai Noel, um espaço temático que vai encantar as crianças com a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos e o Jardim dos Elfs. A primeira casa da região em estilo bávaro, de 1940, é hoje a Casa do Papai Noel, bem conservada e toda decorada com motivos natalinos. É só chegar ao bom velhinho e fazer seu pedido.
A atração mais recente do Parque é o Green Land, área de preservação ecológica do parque, que traz um espaço diferenciado com lago de lodo terapêutico para adultos e atrações para as crianças, com caminhos suspensos entre árvores nativas e uma ponte pênsil sobre um lago.
Veja a galeria de Fotos da Aldeia do Papai Noel
Lago Joaquina Rita Bier
O Lago Joaquina Rita Bier é um belo lago artificial e palco do espetáculo Nativitaten, uma ópera de natal a céu aberto.
Planejado e construído artesanalmente com ferramentas rudimentares por Leopoldo Rosenfeldt, que é considerado o pioneiro do turismo de Gramado, o lago e seu parque de entorno tem uma área de 17 mil m², cercado de mata com araucárias, algumas com mais de 70 anos.
O lago fica em um bairro residencial e hoteleiro da cidade, sendo muito utilizado pelos moradores para caminhadas diárias.
No período das festas natalinas, desde 2001, o Lago Joaquina Rita Bier é palco do espetáculo Nativitaten, que apresenta cantores líricos em uma ópera a céu aberto. Posicionados estrategicamente em balsas e na ilhota localizada no meio do lago, os 100 artistas cantam a origem do natal em meio a chamas de fogo, jatos de águas, raios laser coloridos e fogos de artifícios, que emocionam e encantam a plateia todos os anos.
Lago Negro
As árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha, ainda decoram as margens do agradável Lago Negro, no centro de Gramado.
Um incêndio em 1942 destruiu toda mata nativa do então chamado Vale do Bom Retiro. Em 1953, Leopoldo Rosenfeldt, que foi o primeiro morador da cidade a vislumbrar potencial turístico em Gramado, começou a construção de um lago e decorou suas margens com hortênsias, azaleias, álamos e ciprestes, árvores estas que foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha, daí a origem do nome Lago Negro.
O lago é profundo e de coloração verde escura, que faz refletir a vegetação nas águas, deixando o cenário ainda mais bonito para caminhadas no seu entorno ou passeios de pedalinho, para admirar o Lago Negro de perto.
Veja a galeria de Fotos do Lago Negro
Minimundo
Miniaturas de obras arquitetônicas reais distribuídas em um espaço ao ar livre. Parece brincadeira de criança que encanta todas as idades.
Tudo começou quando Otto Höppner, um imigrante alemão, construiu um espaço ao lado do hotel da família com uma casa de bonecas para sua neta e balanços. Era o ano de 1958, e partir daí criou o Minimundo, parque temático onde tudo é 24 vezes menor que o mundo real.
Já na quarta geração da família Höppner, o parque segue crescendo com os ‘brinquedos’ de adultos que até hoje são fabricados de forma artesanal, seguindo com fidelidade os projetos reais correspondentes.
O Minimundo conta com mais de 140 construções, de castelos europeus, estações ferroviárias, igrejas, ao Museu do Ipiranga de São Paulo, que estão ‘habitadas’ por mais de 2.500 minipessoas. Um sonho de criança concretizado em um único espaço, digno de criação de avô.
Veja a galeria de Fotos do Mini Mundo
Mundo Encantado
Miniaturas em movimento de serraria, vinícola, moinho e marcenaria: conheça a vida dos colonizadores da Serra Gaúcha no Mundo Encantado.
Inaugurado em 2003, o Mundo Encantado conta a história de Gramado por meio de miniaturas em movimento. Moacir Foss, o idealizador do parque temático, trabalha desde 1999 nas peças dispostas em 10 cenários diferentes.
Os cenários representam cachoeiras, serrarias, vinícolas, moinhos, marcenarias, casas típicas italianas e alemãs e a réplica da Maria Fumaça que ligava a Serra Gaúcha a Porto Alegre. Atualmente, conta também com a miniatura atual de Gramado e região, com as igrejas, pórticos da cidade, Palácio dos Festivais, Cânion Itaimbezinho e Cascata do Caracol.
Passeio que encanta crianças e adultos.
Fragram - Museu do Perfume
A fábrica e loja da Fragram também abriga o Museu do Perfume, uma requintada homenagem aos aromas que fazem toda diferença no dia-a-dia.
A Fragram é uma fábrica e loja de fragrâncias e perfumes original de Gramado, contando com uma ampla linha de colônias, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos.
A loja, como forma de preservar a rica história do perfume, criou o primeiro Museu da Perfumaria do Brasil, em um ambiente rústico e requintado.
Já na entrada, é possível conhecer Clássicos da Perfumaria Mundial, com acerva de cerca de 450 frascos, como o lendário Violeta di Parma, fragrância criada especialmente para Sra. Marie Louise, a segunda esposa de Napoleão Bonaparte.
Durante o passeio é possível descobrir algumas curiosidades, como o significado da palavra perfume, a história dos aromas e aprender alguns conceitos e termos utilizados. Na sala principal, há a apresentação das principais técnicas de extração de essências, as matérias-primas utilizadas e suas localizações geográficas. Ali também está a área de fisiologia do sentido do olfato, com testes psicológicos que orientam na escolha do perfume, de acordo com a personalidade para não errar mais na compra.
Chocolates Prawer
Uma parada obrigatória em Gramado é para saborear o delicioso chocolate local. A Prawer tem tradição e qualidade.
Em 1974, Jayme Prawer consolidou seu sonho de viver em Gramado e tornar a cidade a sede de sua fábrica de chocolates, a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil.
Assim, há 37 anos, a Chocolates Prawer mantém tradição e qualidade dos seus produtos artesanais, com ingredientes selecionados, que resultam em barras, drágeas, bombons, chocolate para fondue e em pó, contando com mais de 150 sabores e formas.
Impossível resistir à visita à fábrica e a loja, levando pra casa um dos sabores da Serra Gaúcha.
Hollywood Dream Cars – Museu de Automóveis Clássicos
Um museu de automóveis clássicos que exibe em Gramado os mais lindos e originais veículos dos anos dourados de Hollywood: este é o Hollywood Dream Cars.
A Hollywood Dream Cars é um museu de automóveis clássicos antigos, inaugurado em 1997, que desde então atrai visitantes de várias partes do mundo para conferir sua coleção.
Considerada a mais bonita exposição de carros antigos do Brasil, o museu conta, em uma área de 1 mil m², com um acervo de raridades, como os cadillacs, o Ford Victória 1956 conversível, um Buick 1951, um Pontiac 1951 e o Ford modelo A do ano 1929, que traz lembranças e emociona quem viveu na época áurea destes veículos.
A coleção também possui 15 motos Harley-Davidson, entre elas uma de 1964 e outra da polícia rodoviária, todas restauradas de acordo com os padrões originais.
Super Carros
Sonha em dirigir uma Ferrari ou um Lamborghini? Agora você pode na Super Carros.
A Super Carros tem a proposta de realizar o desejo de muitos apaixonados por carros: dirigir ou passear em uma Ferrari F360 F1, Camaro SS, Dodge, Lamborghini ou na relíquia Shelby Cobra.
Dois andares com 2.400 m² expõem mais de 30 supercarros para conhecer de perto. Além disso, o espaço oferece games e simuladores, bar temático e loja de produtos oficiais.
Veja a galeria de Fotos Hollywood Dream Car
Harley Motor Show - Museu de Motos
Dedicado aos apaixonados pelo estilo de vida e motos da Harley-Davidsons, o Harley Motor Show seduz os visitantes.
O Harley Motor Show é o primeiro espaço temático na América Latina dedicado aos apaixonados pelas motos da marca Harley-Davidson, que é praticamente um estilo de vida.
O acervo do museu conta com mais de 20 motos em uma área de 1 mil m². Modelos antigos restaurados de quase um século dividem lugar com motos modernas e atuais, com destaque para a utilizada no filme ‘Easy Rider’, um clássico de 1969, e moto Night Road, projetada em parceria com a Porsche. Verdadeiros tesouros para seus apreciadores.
De quarta a sábado, o espaço funciona como um bar aberto ao público, com uma decoração mais que especial.
Veja a galeria de Fotos do Harley Moto Show
Dreamland- Museu de Cera
Rainha Elizabeth II, Madonna, Santos Dumont, Gisele Bündchen, Neymar e Albert Einstein juntos? Só no Dreamland.
O Dreamland, inaugurado em 2009, é o primeiro museu de cera a apresentar ídolos do cinema, da cultura pop e celebridades em um espaço único na América Latina. Mais de 50 figuras conhecidas estão distribuídas em 18 cenários temáticos, fazendo você ficar cara-a-cara com o Papa João Paulo II, Ayrton Senna, Freddy Krueger, Charlie Chaplin e Elvis Presley. Passeio imperdível para quem gosta dos famosos astros e estrelas.
Veja a galeria de Fotos do Museu de Cera
Museu Gramado - Minerais e Pedras Preciosas
A arte natural de centenas de anos está exposta no Museu Gramado, com belíssimos tipos de minerais e pedras preciosas.
O Museu Gramado foi inaugurado em 2010 com o objetivo de expor as pedras e rochas extraídas no Rio Grande do Sul que eram levadas para museus mundo a fora. Possui uma exposição de minerais extraídos no Brasil e em outros continentes, além da coleção de mais de 500 pedras semipreciosas, como ametistas, ágatas, opalas e geodos encontradas no Rio Grande do Sul e outras localidades nacionais e internacionais.
As pedras são tidas como fonte de energia, proteção, inspiração, ou apenas belíssimas peças de decoração, sendo que na visita, o turista conhece a história da formação e transformação das pedras brutas em gemas lapidadas.
O museu abriga em anexo uma loja com peças brutas ou lapidadas, de rochas, estátuas de aves, porta-copos, entre outros itens. O ingresso, ao final do passeio, torna-se um bônus para compras. Vale a lembrancinha.
Museu Medieval - Castelo Saint George
O passeio pelo Museu Medieval é um retorno à idade média, parada obrigatória a todo visitante que gosta da época.
O sonho de Gilberto Guzenski vem sendo concretizado. Desde 1967, o proprietário do Museu Medieval - Castelo Saint George se dedica à heráldica, que é a ciência e arte de descrever os brasões de armas ou escudos.
Ao ato de desenhar um brasão dá-se o nome de brasonar e no acervo do museu, o visitante encontrará vários brasões de famílias conhecidas. Além disso, há cutelaria, armas, elmos, mapas e belas pinturas medievais.
Parque Tomasini
Lazer, aventura e descanso junto à natureza: é o que oferece o Parque Tomasini, um complexo de atrações.
Criado em 2012, o Parque Tomasini é um complexo turístico que integra passeios, conhecimento e gastronomia.
Em meio a muita mata, o Lago Encantado convida o visitante a descansar em suas margens, ou fazer um passeio de pedalinho. A Jardineira percorre todo parque e se preferir pode ir a cavalo. O Paint Ball e o Kartódromo são opções para quem quer mais agitação e a Pesca Esportiva para quem quer tranquilidade. O restaurante típico Carazal repõe as energias.
Como atração principal está A Mina, com 80 metros de túneis subterrâneos, que reconstituem uma mina de pedras preciosas verdadeira, com cascatas minadas e museu com mais de 850 pedras expostas. No final do percurso, há uma loja de joias e decorações.
Com ampla estrutura, o Parque Tomasini é opção para um dia de descanso.
Gramadozoo
Bem-estar animal e conservação ambiental, com uma vista magnífica dos vales de Gramado. O Gramadozoo é uma experiência nova de entretenimento.
Inaugurado em 2008, o Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento de zoológicos. Substituindo as tradicionais grades e jaulas, enormes vidros blindados deixam os visitantes observarem os mais de 1.500 animais no seu habitat, que é reproduzido com fidelidade para cada espécie.
Uma novidade é a visitação no período da noite (que deve ser agendado), permitindo uma experiência única de observação de animais com hábitos noturnos.
O percurso de 1.200 metros do zoo tem placas ilustrativas e auxilio de guias para educação ambiental dos visitantes.
O restaurante do Gramadozoo tem formato de oca indígena e descortina o belíssimo cenário de serras e vegetação local. O parque possui uma loja de produtos que reverte parte do valor arrecadado para pesquisa e conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Veja a galeria de Fotos do Gramadozoo
Parque Gaúcho
A cultura do Rio Grande do Sul é resgatada no Parque Gaúcho: bom barbaridade!
O Parque Gaúcho foi criado em 2009 e é um espaço destinado às tradições do Rio Grande do Sul, homenageando a bela cultura do sul do Brasil. O espaço conta com uma área de 120 mil m², com o Memorial Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, galpão mirim, além de horta orgânica e herbário. Outro atrativo inaugurado em 2012 é a Cidade dos Gaúchos, que apresenta os principais tipos de habitação do interior do pampa no século XVIII.
A exposição do Memorial Gaúcho conta com um acervo de objetos antigos utilizados na lida campeira e maquetes que reproduzem máquinas e equipamentos conservados ao longo da história do Estado. Os cavalos crioulos, fieis companheiros do homem do campo, são apresentados e manuseados na arena de doma. E na área externa, o parque conta com uma horta orgânica e um herbário, que abastece o restaurante, que serve Almoço Campeiro nos finais de semana, com cardápio de carnes assadas na parrila, arroz carreteiro e abóbora caramelada, pratos típicos no fogão à lenha, além do Café Gaúcho, com pãozinho quentinho, o doce de leite uruguaio e mel de flor de laranjeira entre as delícias.
Le Jardin Parque de Lavanda
O aroma da lavanda acompanha todo o passeio pelo lindo Le Jardin, o Parque de Lavanda.
O Le Jardin é o primeiro parque de lavanda do Brasil. Criado em 2010, foi inspirado nos parques de lavanda da Europa e dos EUA.
O parque possui um trajeto em meio a um amplo e belíssimo jardim, que apresenta vários tipos de lavanda, uma planta aromática cujo óleo essencial é muito utilizado para produção de cosméticos, produtos de limpeza e perfumes.
Veja a galeria de Fotos do Le Jardin - Parque de Lavanda
Snowland
Neve o ano inteiro para diversão e prática de esportes: o Snowland oferece atrações para todas as idades.
O Snowland foi inaugurado em 2010 e é o primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, inspirado nos parques cobertos e com neve real dos países como Inglaterra, Holanda, Alemanha e Coréia do Sul.
A aventura pelo parque começa na charmosa vila de estilo alpino, localizada aos pés de uma montanha de neve. Ao longo da visita são mais de 30 atrações, sendo as principais: os esportes de neve, como esqui, snowboard e airboard, e o glacial com animais mecatrônicos, que representam a fauna de mais de 10 mil anos, uma viagem à era pré-histórica. O local possui ainda restaurantes, cafés e lojas.
Alemanha encantada
Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Joãozinho e Maria e Cinderela: da imaginação das crianças diretamente para o parque Alemanha Encantada.
Criado em 2009, o parque Alemanha Encantada foi inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, cujos personagens povoaram o imaginário e seguem encantando as crianças e adultos de todas as partes do mundo.
O parque retrata com cenários, arquitetura e pequenas esculturas as histórias de Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Joãozinho e Maria, Cinderela, entre outros, na Alemanha idealizada pelos Irmãos Grimm. No local há uma torre de 20 metros de altura, onde a Rapunzel espera seu príncipe encantado, com uma vista linda do Lago Negro.
Ao final do passeio, aprecie chopes importados e pratos típicos alemães no Biergarten, um espaço para confraternização, ou biscoitos caseiros e waffles com cobertura de frutas silvestres no Blumen Kaffee, uma pequena loja de souvenirs.
Agroturismo
Conhecer as propriedades rurais típicas dos colonizadores da região: o agroturismo oferece belas paisagens, muita história e quitutes saborosos.
Da Praça das Comunicações sai a Princesinha, um antigo ônibus de 1958 restaurado para passeios na região. São três opções de agrotours: O Quatrilho; Raízes Coloniais e Mergulho no Vale.
O Quatrilho: explorar uma típica propriedade de família alemã e saborear o delicioso café colonial, com cucas, geleias, pães caseiros e salsichas típicas dos colonizadores.
Raízes Coloniais: o passeio segue até às primeiras casas construídas pelos colonos, que oferecem degustação de vinhos, pães, queijos e salames caseiros.
Mergulho no Vale: o passeio percorre o interior do Vale do Quilombo, com integração total a mata nativa, com muitas cascatas e belos mirantes naturais.
Veja a galeria de Fotos do Agroturismo
Vinícola Ravanello
A Serra Gaúcha é conhecida pelos bons vinhos: aproveite e deguste alguns na Vinícola Ravanello.
A Vínícola Ravanello tem sua história iniciada em 2005, quando Normélio Ravanello e sua esposa Rosa Maria modificaram a propriedade adquirida em 1987 para tornar-se vinícola. Em fevereiro de 2010, houve a primeira vinificação no local, com as uvas colhidas nos 2,5 hectares de vinhedos.
Instalada em uma área de 1.300 m², a vinícola tem equipamentos modernos com alta tecnologia para produção de vinhos de alta qualidade. Após o tour, passe no espaço Gourmet para degustar os produtos locais, como os vinhos tintos e o requintado espumante.
Passeio de Jardineira
Passar por todos os pontos turísticos com comodidade e tranquilidade: o passeio de jardineira é ótima opção para quem não está de carro.
O antigo ônibus restaurado é hoje a Jardineira, que oferece um tour de 16 km, com paradas nos principais pontos turísticos urbanos de Gramado, como o Belvedere do Vale do Quilombo e o Lago Negro, sendo ótima opção para quem tem pouco tempo e está sem veículo.
Veja a galeria de Fotos do Passeio de Jardineira
Casa do Colono
Pães, cucas, bolos, doces, geleias. Tudo isso você encontra na Casa do Colono, sabor típico e regional.
O Agroturismo vem ganhando destaque nos últimos anos. Entretanto, se você não está com tempo de ir até o interior da cidade, na zona rural, para comprar e apreciar os sabores regionais, a Casa do Colono oferece todos os produtos típicos produzidos no centro da cidade, bem ao lado da Rodoviária, para não ir embora sem experimentar.
Cristais de Gramado
Os cristais produzidos de forma artesanal seguem a técnica veneziana e ficaram famosos em Gramado. Vale a pena conhecer.
Cristais de Gramado, fundada em 2002, é a única fábrica do Rio Grande do Sul, que utiliza a milenar técnica italiana di murano, de Veneza, para produção artesanal de peças como vasos, pratos e decoração. Nesta técnica, o cristal é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em cores e design exclusivos.
Durante o passeio à fábrica, os visitantes conhecem o processo de produção das peças de cristal. Ao final, a loja é atrativa para quem gosta deste artesanato.
Veja a galeria de Fotos da Fábrica de Cristais
Quando ir à Gramado
Quando ir
Gramado tem seu charme maior no inverno, quando as paisagens ficam congeladas e o branco das geadas, ou até neve, encanta os visitantes. Nestes dias, os passeios ao ar livre ficam com temperaturas baixas, mas cenários deslumbrantes. À noite, a lareira atrai para jantares românticos à base de fondues e vinhos.
O Festival de Cinema de Gramado agita a cidade durante seis dias do mês de agosto, onde o tapete vermelho nas ruas abre espaço para as celebridades e anônimos, que vem apreciar os filmes que concorrem ao Kikito, a estatueta da premiação em duas categorias: Produções brasileiras e Filmes latino-americanos. Para os amantes da sétima arte, o momento certo de ir a cidade.
No verão, as atividades não param. Março e abril as festas coloniais resgatam e mostram um pouco das tradições e costumes dos alemães e italianos, os primeiros a habitar a região. Em abril, é hora da páscoa invadir a cidade. De novembro a janeiro, as festas de final de ano emocionam e encantam pelas incríveis apresentações musicais e linda decoração por toda cidade.
Muita alegria e mesa farta da tradição da Itália e da Alemanha se misturam na Festa da Colônia, na Praça das Comunicações. Apresentações folclóricas e músicas regadas a vinhos, cervejas e comidas típicas são as atrações principais, que iniciam em março e seguem abril adentro.
No período da Páscoa, a Chocofest é a festa que ocorre na Rua Coberta, com a Fantástica Fábrica de Chocolate, a Casa do Coelho e a Casa da Bruxa, além dos espetáculos teatrais e musicais. Com o ambiente lindamente decorado, até o coelhinho vai querer visitar Gramado.
De novembro a janeiro, no Dia de Reis, dia 06, as festas natalinas tomam conta da cidade, com bela decoração, desfiles e shows. As paradas noturnas atraem muitos turistas para ver desfilar os carros alegóricos e muitos personagens natalinos. O Nativitaten é uma ópera ao ar livre, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier. E o Korvatunturi, a Origem do Natal, é um espetáculo que mistura teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais, que conta uma cativante história que resgata os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor.
Como Chegar em Gramado
De avião:
São duas opções para chegar de avião até próximo a Gramado, pois a cidade não possui aeroporto. Via Caxias do Sul, o Aeroporto Hugo Cantergiani recebe poucos voos diários e fica a 66,3 km de Gramado. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebe voos diários de diversas companhias aéreas nacionais e internacionais, localizado a 96,5 km de Gramado. De ambos os aeroportos a empresa Citral tem linhas diretas de ônibus para Serra Gaúcha.
De Carro:
Saindo de Porto Alegre, são 104 km até Gramado. Via BR-116 em direção a Novo Hamburgo, pegue a saída para Santa Maria do Herval e após a RS-235 em direção a Gramado. Há sinalização indicativa por todas as vias, que fazem parte da Rota Romântica.
Saindo de Florianópolis, são 442 km até Gramado. Siga pela BR-101 até próximo a Terra de Areia, após pegue a RS-417 e siga pela RS-486, que vira RS-020 até São Francisco de Paula. Siga então pela RS-235 até Gramado. Há sinalização adequada em toda via.
De ônibus:
Apenas da capital Porto Alegre há ônibus direto para Gramado, saindo do Aeroporto Salgado Filho ou da rodoviária, em vários horários pela empresa Citral, a um valor médio de R$ 30,00 a tarifa.
Citral: (51) 3228-5128 rodoviária e (51) 3358-2960 aeroporto.
Informações Úteis de Gramado
Informações Turísticas de Gramado
Avenida Borges de Medeiros, 1.674
Fone: (54) 3286-1475
Pórtico da Entrada Via Nova Petrópolis
RS-235
Fone: (54) 3286-2803
Pórtico da Entrada Via Taquara
RS-115
Fone: (54) 3286-8171
Rodoviária
Avenida Borges de Medeiros, 2.100
Fone: (54) 3286-1302
Cine Embaixador
Av. Borges de Medeiros, 2697.
Fone: (54) 3286-1058
Sessões de Cinema:
Durante o mês de julho: diariamente em diferentes horários.
Nos demais meses: sexta, sábado, domingo e segunda às 20:30min.
Igreja São Pedro
Avenida Borges de Medeiros, 2659
Fone: (54) 3286.1187
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 21h. Fechada para manutenção nas primeiras e terceiras segundas-feiras do mês.
Entrada gratuita.
Igreja do Relógio
Rua Martin Lutero, s/n
Fone: (54) 3286.1061
Horário de funcionamento: diariamente das 14 às 18h.
Entrada gratuita.
Aldeia do Papai Noel - Parque Knorr
Rua Bela Vista, 353
Horário de visitação: domingo à quinta-feira das 10:00 as 18:00 min e sexta e sábado das 10:00 as 19:00 min.
Preço do ingresso: R$ 16,00 por pessoa. A bilheteria encerra 30 minutos antes do fechamento do parque.
Fones: (54) 3286-7332 ou 3286-7164
E-mail: [email protected]
Site: www.papainoel.com
Centro de Cultura
Junto ao Lago Joaquina Rita Bier
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08:00 às 11:45min e 13:30 às 17:45 min e sábados e domingos depende da programação.
Fone: (54) 3286-4323
E-mail: [email protected]
Centro de Cultura II
Rua São Pedro, 369
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 07:30 às 11:30 min e 13:30 às 18:00 min; sexta-feira das 08:00 às 11:30 min e 13:30 às 17:30 min. Sábado e domingo fechado.
Fones: (54) 3286-2709 ou 3286-3027 ou 3286-9535
E-mail: [email protected]
Lago Negro
Rua A. J. Renner
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Passeio de pedalinhos: diariamente das 08:30 às 19:00 min.
Duração do passeio: 20 minutos.
Preço médio: R$ 15,00 por pessoa.
Minimundo
Rua Horácio Cardoso, 291
Horário de funcionamento: diariamente das 09:15 às 17:00 min.
Valor da entrada: R$ 20,00 adulto; R$ 12,00 infantil; e R$ 10,00 idoso.
Fone: (54) 3286-1334
Site: www.minimundo.com.br
Mundo Encantado
Avenida das Hortênsias, 2.400
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 17h.
Valor da entrada: R$ 17,00 adulto; R$ 8,50 infantil e idoso.
Fone: (54) 3286-5872
Site: www.mundoencantadoparque.com.br
Fragram – Museu do Perfume
Avenida das Hortênsias, 3.662
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 18h.
A entrada é franca e não há necessidade de agendamento.
Fone: (54) 3286-2719
E-mail: [email protected]
Site: www.fragram.com.br
Chocolates Prawer
Avenida das Hortênsias, 4.120
Fone: (54) 3295-9150
Horário de funcionamento da loja: diariamente das 09 às 18h.
Horário de visitação da fábrica: segunda a sexta das 08:00 às 11:30min e das 14:00 às 16:15 min.
Entrada gratuita.
E-mail: [email protected]
Site: www.prawer.com.br
Hollywood Dream Cars
Avenida das Hortênsias, 4.151
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 18h.
Valor da entrada: R$ 30,00 por pessoa.
Fone: (54) 3286-4515
Site: www.hollywooddreamcars.com.br
Super Carros
Avenida das Hortênsias, 4.635
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 19h.
Valor da entrada: em média R$ 30,00 por pessoa.
Fone: (54) 3286-7945
Site: www.supercarros.cc
Harley Motor Show
Avenida das Hortênsias, 5.507
Horário de funcionamento do museu: diariamente das 9 às 18h.
Horário de funcionamento como bar: quarta a sábado a partir das 18h.
Valor da entrada: R$ 20,00 por pessoa para o museu e R$ 20,00 por pessoa para o bar.
Fone: (54) 3295-1413
Site: www.harleymotorshow.com.br
Dreamland – Museu de Cera
Avenida das Hortênsias, 5.507
Horário de funcionamento: na alta temporada todos os dias das 8 às 19h e na baixa, das 8 às 18h.
Valor da entrada: Combo Museu de Cera + Harley Motor Show = R$ 60,00 por pessoa. Crianças e idosos tem desconto.
Fone: (54) 3286-5100
Site: www.museudeceradreamland.com.br
Museu Gramado - Minerais e Pedras Preciosas
Avenida das Hortênsias , 3.570
Horário de funcionamento: diariamente das 08 às 18h.
Valor da entrada: R$ 8,00 por pessoa. Crianças com menos de 10 anos não pagam.
Fone: (54) 3286-3775
Site:www.museugramado.com.br
Museu Medieval - Castelo Saint George
Rua Júlio Hanke, 94
Horário de funcionamento:
Alta temporada (julho, dezembro e feriados)
- De segunda a sábado: 10:00 às 12:00 e 13:30 às 17:45 min.
- Domingos e feriados: 10:00 às 12:00 e 13:30 às 16:00 min.
Baixa temporada (demais meses):
- De terças a sábados: 10:00 às 12:00 e 13:30 às 17:45 min.
- Domingos: 10:00 às 12:00 e 13:30 as 16:00 min.
Valor da entrada: R$ 15,00 por pessoa. R$ 7,50 para idosos. Crianças com menos de 10 anos não pagam.
Fone: (54) 3286-3697
Site:www.museumedieval.com.br
Parque Tomasini
Rua Germano Boff, s/n
Horário de funcionamento: terça a domingo das 09 às 18h.
Valor do pacote: almoço no Restaurante Carazal + Passeio A Mina = Preço normal: R$ 50,00 por pessoa. Promoção: R$ 22,00 por pessoa.
Fones: (54) 9676-8201 ou (54) 9956-0877
Site: www.parquetomasini.com.br
Gramadozoo
RS 115, km 35
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 17h.
Valor da entrada: R$ 38,00 adultos; R$ 25,00 crianças de 3 a 12 anos; R$ 20,00 idosos. Estacionamento: R$ 8,00.
Fone: (54) 3421-0800
E-mail: [email protected]
Site: www.gramadozoo.com.br
Parque Gaúcho
RS 115, km 35 - direção Taquara
Horário de funcionamento: diariamente das 10 às 17h.
Valor da entrada: R$ 38,00 por pessoa; R$ 25,00 para crianças de 3 a 12 anos e R$ 20,00 para idosos com mais de 60 anos.
Fone: (54) 3421-0800
Site: www.parquegaucho.com.br
Le Jardin – Parque de Lavandas
Rodovia RS 115, km 37 – Várzea Grande
Fone: (54) 3286-4280
Site: www.lavandas.com.br
Snowland
RS 235, 9.009 - Estrada Gramado/Nova Petrópolis
Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 17:30 min.
Valor da entrada: R$ 79,00 para adultos e R$ 59,00 para crianças entre 4 e 11 anos. A entrada dá direito a aluguel de vestuário e botas para neve.
Fone: (54) 3286-5007
Site: www.snowland.com.br
Alemanha Encantada
Rua Bruno Ernersto Riegel, 713 – em frente ao Lago Negro
Horário de funcionamento: exceto quartas-feiras, das 10 às 18h.
O acesso ao Parque é gratuito, mas para subir na Torre da Princesa há entrada de R$ 10,00 por pessoa e R$ 5,00 para crianças de 5 a 12 anos.
Fone: (54) 3286-2968
Site: www.alemanhaencantada.com.br
Vinícola Ravanello
RS 235, sentido Nova Petrópolis.
Fone: (54) 9668-6400
Site: http://www.vinicolaravanello.com.br
Passeio de Jardineira
Avenida das Hortênsias, 1.710
Fone: (54) 3286-9324
Horários de saída: diariamente às 09:30; 11:30; 14:00 e 16:00 min.
Duração do passeio: 01:45 min.
Valor do passeio: R$ 18,00 por pessoa.
Site: www.jardineiradashortensias.com.br
Cristais de Gramado
Loja e Fábrica: RS 115, km 36 (próximo ao pórtico de entrada via Taquara)
Horário de funcionamento:
Visitas à fábrica: segunda a sábado das 08:30 às 12:00 e 13h:30 às 17:00 min.
Loja: diariamente das 08:30 às 18:00 min.
Entrada gratuita.
Fones: (54) 3036-1200 ou 3286-9623
Site: www.cristaisdegramado.com.br
Casa do Colono
Avenida Borges de Medeiros, ao lado da Rodoviária
Fone: (54) 3036-0389
Horário de funcionamento: quarta a segunda das 9 às 19h e terça das 13 às 19h. Cucas e pães no forno saem todas as quartas, sextas, sábados e domingos.
Korvatunturi, a Origem do Natal
Teatro Faurgs - Rua São Pedro, 663
Fone: (54) 3286-7325
Site:www.korvatunturi.com.br