Natal
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Dunas, falésias, recifes, matas e praias. Estes são os atrativos mais conhecidos de uma das cidades mais belas do Brasil. Capital do sol, Natal abriga paraísos contemplativos como a Praia de Ponta Negra, agitada por natureza e o Parque das Dunas com passeios divertidos sobre camelos ou bugues que aceleram dando mais emoção aos visitantes. Com ar bucólico litorâneo, a capital também abriga muita história como o Forte dos Reis Magos, em forma de estrela que presta uma homenagem às lutas entre holandeses, franceses e portugueses pelo território abençoado.
Culturalmente falando a cidade também deve ser respeitada por ter em sua lista um dos maiores autores de folclore e historiados locais. Câmara Cascudo leva a homenagem dos nativos em um museu e centro de memória com livros, objetos pessoais, arte indígena e religiosa que usava para suas pesquisas.
Natal faz jus ao seu nome. No período natalino em que a capital comemora seu aniversário, a cidade respira enfeites típicos dessa época do ano e celebra das mais diversas formas com apresentações, shows e aparições do Papai Noel. Repleta de eventos, no final do ano também celebra o Carnaval fora de época e durante o ano é sede de festejos religiosos e folclóricos como a Festa de Nossa Senhora e de Santos Reis.
Quem vai para Natal dificilmente não se rende aos deliciosos quitutes. O desgaste físico causado pelos passeios intensos pelas praias e dunas podem ser recompensados com um belo prato de comida típica nos restaurantes da região. Cardápios caprichados com tapioca de vários sabores e camarões temperados não podem faltar na cidade potiguar.
O que fazer em Natal
Trilhas guiadas em meio a morros no Parque das Dunas, passeios de bugue ou dromedários no Genipabu, mergulhos entre recifes e grutas nas praias, prática de surf, aerobunda, esquibunda, pescas, tirolesa nas lagoas de Jacumã... As atividades em Natal são incontáveis. A capital além de ser privilegiada em relação as belezas naturais, ainda possui museus interessantes, centros de compras e eventos quase o ano todo. É um destino certo para a diversão e contemplação de vistas naturais.
Centro Histórico
A história de Natal fica evidente no centro histórico da cidade. Lá, é possível ver sem muita dificuldade quais as tradições e a arquitetura que denotam as principais características da capital.
A cidade alta reserva um centro repleto de história. A partir de um passeio pelas ruas animadas é possível observar construções antigas de igrejas como a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação de 1694, a Matriz do Rosário datado de 1714 e de Santo Antônio de 1766. Alguns prédios no meio do caminho também ganham destaque pelos traços neoclássicos como é o caso do Palácio Potengi, local onde fica situada a Pinacoteca do estado.
Cajueiro de Pirangi
O maior cajueiro do mundo pode ser encontrado próximo à Natal, no distrito Pirangi do Norte no município de Parnamirim. Imperdível.
O cajueiro do Guiness Book cobre uma área de 10 km e produz em um ano 50 toneladas de caju! Isso ocorre por causa de uma mutação genética. No período de novembro a janeiro (época da fruta) além de passear em meio aos galhos e cipós do centenário cajueiro você pode colher e apreciar a abundante fruta.
Veja a galeria de Fotos do Cajueiro de Pirangi
Dunas
Admirar as lagoas fixas e móveis em meio às dunas pode ser um simples mirante para alguns ou uma baita aventura para outros com direito a esquibunda e passeio de dromedários.
Veja a galeria de Fotos Dunas de Natal
Parque das Dunas
O parque, situado dentro da cidade, tem uma extensão tão grande que chega a se comparar a mil campos de futebol. Este parque natural abriga incríveis dunas e mata que podem ser vistas pelos seguintes passeios guiados: Peroba com direito a um mirante com vista para o Morro do Careca após 1h30 de caminhada; Ubaia Doce que transita por 2h30 em uma intensa mata nativa que desemboca em um mirante com vista para o mar; e a Perobinha, trilha mais tranquila de apenas 40 minutos de percurso. As caminhadas são agendadas. O parque fica na Avenida Alexandrino de Alencar.
Genipabu
Seja de bugue ou sobre dromedários (camelos das dunas) o passeio por Genipabu reserva muita aventura ao visitante. O passeio no dromedário dura em torno de 20 minutos. Em meio as dunas e lagoas doces o percurso é uma visão do paraíso. Aproveite para praticar o esquibunda, aerobunda ou ultrarápido kamikaze nas imensas dunas. O trajeto termina na praia de Genipabu protegida por recifes e de águas turvas.
Forte dos Reis Magos
Construído em 1598 sobre os recifes da Praia do Forte abriga o Marco de Touros, fincado por Américo Vespúcio.
O forte demorou 30 anos para ser construído, mas hoje é um dos principais cartões postais da cidade. A fortaleza contempla alojamentos, uma capela e até canhões. O Marco de Touros (peça de mármore com cruz de malta esculpida) data de 1501, quando Américo Vespúcio fincou historicamente para firmar a posse das terras para Portugal. O forte tem a forma de uma estrela de cinco pontas.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Forte dos Reis Magos
Arena das Dunas
O estádio ainda é novidade para os moradores e, principalmente para os turistas. Foi inaugurado em dezembro de 2013 e foi reformado para sediar a Copa de 2014.
O estádio em formato de dunas remete ao maior atrativo de Natal. Foi reformado no antigo Machadão. O estádio tem capacidade para 32 mil pessoas e abriga dois telões, sistema de sonorização de última geração, espaço VIP com lounges, 40 camarotes, academia, lojas e restaurantes. Além dos jogos, o estádio hi-teck será usado para shows e convenções.
Museus
Alguns museus na região trazem o visitante mais próximo da tradição de Natal. Desde homenagens ao autor folclorista Câmara Cascudo até artefatos que fazem referência ao vaqueiro, símbolo de Natal.
Instituto Câmara Cascudo: O museu em homenagem ao maior folclorista do país abriga um acervo de arte sacra e indígena. Na parede da biblioteca encontra-se uma partitura da Aquarela do Brasil desenhada por Ary Barrosa. Ao final do passeio, você pode comprar os livros do autor.
Memorial Câmara Cascudo: O local presta uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo com coleção de arte popular, brinquedos antigos e outros objetos coletados pelo autor.
Do Vaqueiro: Este museu reúne roupas e ferramentas típicas de um vaqueiro como os marcadores de gado. No local se encontram alguns letreiros destacados com poemas de Cascudo e uma sanfona doada pelo músico Dominguinhos.
Aquário Natal
A vida marinha de Natal é espelhada em seu aquário que abriga incontáveis espécies de peixes.
O local abriga 25 aquários com mais de 60 espécies de água doce e salgada. Além dos peixes, o aquário abriga pinguins, macacos, jiboias e jacarés.
Palácio Potengi
Antiga sede do governo do Rio Grande do Norte, hoje é a pinacoteca do estado com quadros modernistas de artistas de Natal.
Aqui era a antiga sede do governo potiguar nos anos de 1902 e 1996. Apesar de hoje ser um espaço cultural, ainda guarda as mobílias do século XIX.
Praias de Natal
As praias de Natal são famosas nacional e internacionalmente pelas suas águas cristalinas envolventes, paraíso em meio à mata nativa e recifes de corais. As dunas em algumas delas deixam o cenário ainda mais encantador e convidativo.
Praia Barreta
Esta praia se destaca por possuir áreas bem preservadas. Por ter um trecho urbano intenso, é uma das praias mais frequentadas pelos nativos.
Veja a galeria de Fotos da Praia Barreta
Praia Camurupim
Localizada ao sul, suas águas formam piscinas naturais quando em maré baixa e tem poucas ondas. A praia contempla uma curiosa gruta no meio dos recifes, chamada Pedra da Oca que pode ser visitada pelos turistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Camurupim
Praia da Barra de Tabatinga
Esta praia é frequentada por jovens da mais alta elite de Natal. Surfistas aproveitam as ondas e a vista do Mirante dos Golfinhos com os caricatos animais se divertindo no mar.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Barra de Tabatinga
Praia de Búzios
Esta belíssima praia fica na divisa com Pirangi do Sul. É chamada pelos moradores de Pirambúzios e abriga recifes e piscinas naturais. Na região oeste estão ondas propícias para surf, já na região central o mar aberto fica perigoso.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Búzios
Praia Pirangi do Sul
Repleta de vida marinha e águas tranquilas, essa praia é usada para a prática de pesca e esportes náuticos.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Pirangi
Praia Pirangi do Norte
Próximo ao maior cajueiro do mundo, a praia recebe surfistas e famílias das casas de veraneio que fazem passeios de barco na região.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Pirangi
Praia do Cotovelo
A praia é indicada para famílias com crianças ou para quem busca calmaria. Seu mar não tem ondas, mas têm dunas, falésias e refrescantes coqueirais com sombras. Perto dali encontram-se restaurantes com vista para o mar.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Cotovelo
Praia de Ponta Negra
Essa é a praia mais badalada da capital. Vive repleta de nativos e turistas seja de dia ou de noite, quando os bares e restaurantes na orla fervem e quando a vida noturna no Alto de Ponta Negra fica ainda mais intensa.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Ponta Negra
Praia Barreira D´ Água
Com muitos recifes próximos a orla é frequentada quase que exclusivamente pelos hóspedes de hotéis ali próximos. Outros turistas evitam o passeio por não haver estacionamento.
Praia dos Artistas
O mar desta praia mistura trechos agitados e calmos. As ondas agitadas fazem a cabeça dos surfistas, já os trechos calmos são frequentados por famílias que moram no em torno. Apesar do nome, a praia fica próxima a bairros pobres, hotéis baratos e ambulantes que permeiam de uma costa a outra vendendo bugigangas.
Veja a galeria de Fotos da Praia dos Artistas
Praia do Forte
Localizada ao norte, leva esse nome por ficar ao lado do Forte dos Reis Magos. É mais visitada por moradores dos arredores dos bairros.
Praia Rendinha
A praia fica próxima ao Rio Potengi, onde fica uma vila de pescadores que vendem seus alimentos no Mercado Municipal. A tradição do lugar é conservada.
Veja a galeria de Fotos Praia Rendinha
Jacumã
Aqui é onde mais se pratica o esporte aerobunda. A prática não exige experiência, basta sentar-se em uma cadeirinha presa em uma corda e descer uma duna que cai direto em uma lagoa cristalina.
Praia de Maracajaú
Fica a 57 km de Natal. Apesar da distância, o passeio vale a pena, pois abriga as piscinas naturais mais bonitas do país. O trajeto pode ser feito de van ou lancha que levam até os imensos recifes de corais. Os visitantes podem mergulhar à vontade e retornar após nove horas de muita água, exaustos.
Pitangui
A areia fofa combina perfeitamente com as águas calmas desta praia. Dunas e coqueiros completam o visual. Apreciadores praticam tirolesa nos montes de areia.
Compras em Natal
A tradição de Natal é refletida nos produtos artesanais dos artesãos regionais nos mais diversos espaços e centros. Os shoppings também fazem sucesso na região.
Alma Brasileira: Este espaço reúne produtos como santos de barro e móveis rústicos que os donos ao viajar pelo Brasil compram para revender. Fica na Rua Teotônio Vilela.
Associação das Labirinteiras de Campo de Santana: Esse centro abriga as melhores rendeiras de Natal com suas toalhas, centros de mesa e passadeiras de tecelagem tradicional. Fica no Distrito de Campo de Santana.
Cerâmica Marta Job: Enfeites, vasos, recipientes e luminárias de cerâmica fazem parte do acervo da loja-oficina da artista.
Shopping do Artesanato Potiguar: Esse shopping reúne 160 estabelecimentos comerciais, dentre eles: lojas de roupas e objetos, praça de alimentação com restaurantes, sorveterias, cafeterias e um centro de informação turística. Fica na Av. Engenheiro Roberto Freire.
Vilarte: O espaço reserva lojinhas artesanais, praça de alimentação com quitutes regionais, lan house e caixas de banco.
Centro de Turismo: As bancas desse centro vendem pedrarias, artefatos de madeira e as peças cerâmicas tradicionalmente pintadas de azul ao estilo português. Fica na Rua Aberdal Figueiredo.
Mãos de Arte Shopping de Artesanato: Esse shopping artesanal tem quatro andares de lojas, praça de alimentação e até um incrível mirante com vista pra praia. Como se não bastasse ainda toca ritmos regionais como frevo, forró e xaxado. Fica na Av. Presidente Café Filho.
Centro de Artesanato: O local que abriga os expositores é uma construção histórica que já foi um dia casa de detenção. Atualmente é conhecida por receber artesãos de toda região nordestina, principalmente da própria capital. Os mais variados objetos, acessórios e roupas se encontram nessa grande feira. Enquanto faz as compras você pode apreciar a vista da Fortaleza dos Reis Magos e as dunas de Genipabu logo à frente.
Quando ir à Natal
Apesar de Natal ser a cidade do sol o ano inteiro, se o objetivo é curtir as praias a melhor época para desfrutar é no verão, de dezembro a março.Porém, se quiser evitar preços altos as melhores épocas são agosto ou março. Caso queira curtir um clima mais ameno, as chuvas acontecem de abril a junho. Se quiser tranquilidade evite viajar em dezembro em que acontecem comemorações de Natal por toda cidade com desfiles, apresentações musicais e de dança e feiras natalinas até o dia de Reis. Também em dezembro acontece o Carnaval, conhecido como Carnatal, em que a cidade fica muito movimentada de turistas e trios elétricos pelas ruas. No período de festas juninas a capital também fica agitada com o Trem Potiguar do Forró, que realiza o percurso até a Ceará-Mirim.
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
A grande festa acontece no final do janeiro e reúne pescadores nativos e turistas na praia da Redinha. A festa inclui participação nas missas, procissões, concurso de embarcação e apresentações folclóricas.
Festa de Santos Reis
No início de janeiro, no bairro de Santos Reis uma programação intensa de novenas, missas, procissões, apresentações, shows e quiosques repletos de comidas típicas tomam conta das ruas.
Trem Potiguar do Forró
No meio do ano acontece esse evento que é mais uma tradição de Natal. Uma maria-fumaça parte da estação da Ribeira ao som de sanfoneiros e percorre 25 km até a cidade Cerá-Mirim. Lá a festa toma proporções maiores com shows, quadrilhas e degustação de cachaças artesanais.
Carnatal
Entre novembro e dezembro a cidade é tomada por outra energia, a do carnaval fora de época de Natal. Conhecido como Carnatal, essa divertida micareta atrai inúmeros turistas que se esbaldam nos trios elétricos. O evento dura quatro dias.
Trem Potiguar do Forró: No meio do ano acontece esse evento que é mais uma tradição de Natal. Uma maria-fumaça parte da estação da Ribeira ao som de sanfoneiros e percorre 25 km até a cidade Cerá-Mirim. Lá a festa toma proporções maiores com shows, quadrilhas e degustação de cachaças artesanais.
Mês Natalino
Em dezembro a cidade ganha outra tonalidade. Suas praças, shoppings e outros estabelecimentos se enchem de verde, vermelho e dourado fazendo por merecer o seu nome. Em comemoração ao Natal realizam desfiles nas ruas, visitas do Papai Noel em pousadas e hotéis, feiras de artesanatos natalinos e espetáculos de dança e de música. Um dos festejos mais conhecidos nesse período é o Auto de Natal com apresentações de rua com grupos folclóricos, tribos de índio, escolas de samba e muitos outros para comemorar o nascimento de Cristo. As comemorações duram até o Dia de Reis. O Natal Bus, um ônibus comemorativa organiza um city tour pela cidade para os visitantes admirarem a decoração dos principais pontos turísticos e praias. De quebra, os guias contam a história da cidade.
Como Chegar em Natal
De avião:
O aeroporto Augusto Severo fica em Paranamirim, município a 10 km de Natal. Voos regulares partem de todas as regiões do Brasil para Natal diariamente.
De carro:
A principal rodovia para se chegar a Natal é a BR-101 que liga o destino às principais capitais do Brasil. Partindo do norte, a opção é a BR-304. De Fortaleza, siga pela CE-304.
De ônibus:
Partindo das principais capitais do Brasil a melhor escolha é a Viação Gontijo/São Geraldo que realiza o trajeto até Natal.
Informações Úteis de Natal
Secretaria Municipal de Comércio e Turismo – (84) 3232-9061
Informações Turísticas – (84) 3232-2500
Aeroporto Augusto Severo – (84) 3644-1000
Rodoviária – (84) 3232-7310
Distâncias de Natal: Brasília – 2.507 km / São Paulo – 2.947 km / Rio de Janeiro – 2.625 / João Pessoa – 184 km / Recife – 302 km / Fortaleza – 552 km.
Clima: Tropical úmido, temperatura entre 21° e 38°.