Arraial do Cabo
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Arraial do Cabo é uma das muitas cidades costeiras do Estado do Rio de Janeiro. Situada na Região dos Lagos, ela foi fundada em 1985 após sua emancipação do município de Cabo Frio. O município reúne lindas paisagens como restingas, dunas, lagoas e costões.
Além disso, cidade é mais conhecida por suas lindas praias de águas cristalinas, e sua diversidade na fauna e na flora. São tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos que vivem nas ilhas do Farol e dos Porcos, nos sacos do Cherne e do Cordeiro, na praia do Forno, na Ponta d´Água e na Gruta Azul.
Destino certo para mergulhadores do Brasil e do mundo, é considerado um dos melhores pontos do país para a prática do esporte.
Com um preço mais acessível do que as outras cidades da Região dos Lagos, Arraial do Cabo não é uma cidade de luxos, isso não quer dizer que não será muito bem recebido pela população local, com todo o conforto e hospitalidade de todo o povo cabista.
O que fazer em Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é mais conhecida pelos seus atrativos praianos, como os passeios de barco e a prática do mergulho. Além disso, a cidade possui alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar da região, com a própria comida caseira e alimentos recém-pescados.
O por do sol no Portal do Atalaia é um dos mais conhecidos no Brasil, uma vista linda a 180 metros de altitude, de onde você pode ver o sol se encontrar com o mar num dos momentos mais lindos da natureza.
Para quem gosta de história não pode deixar de visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que foi construída pelos portugueses em 1503.
Passeios de barco
O passeio de barco em Arraial é algo que todo turista não pode deixar de fazer. Os barcos saem do cais na Praia dos Anjos, e passam pelos melhores pontos do litoral da cidade. Além da vista maravilhosa do mar azul de Arraial do Cabo, você também poderá ver tartarugas marinhas, uma grande variedade de peixes e até golfinhos. É uma vista realmente imperdível.
Os passeios normalmente passam pela Praia do Farol, considerada uma das mais bonitas do país e é considerada uma reserva ambiental, além de uma parada para ver o por do sol no famoso Portal do Atalaia. Os passeios também costumam a passar pela Gruta Azul e pela Fenda de Nossa Senhora.
Alguns passeios são próprios pra galera que deseja praticar o mergulho. Com isso se informe com a agência antes de marcar o passeio. Os passeios específicos para mergulho os levarão as melhores praias e costões, onde poderão ter acesso ao melhor da fauna marítima.
Os passeios têm um preço super acessível, com duração de normalmente três horas a três horas e meia. Algumas agências fecham passeios específicos para os grupos, procure se informar antes.
A maioria das agências fica pelo Centro Histórico da cidade, ou nos arredores da Praia dos Anjos.
Em alta temporada, os passeios costumam a ser mais curtos, devido a quantidade de grupos. Já na baixa temporada, algumas agências chegam a fechar passeios de um dia inteiro;
Monumentos Históricos e Sítios Arqueológicos
É incrível, mas muita gente não sabia que em Arraial do Cabo existem sete sítios arqueológicos que preservam as evidências de atividades humanas no local a milhões de anos atrás. Com mais de cinco mil anos de vida humana na cidade, podemos encontrar algumas evidências dessa história antiga expostas no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro).
Os primeiros habitantes de Arraial chegaram há cerca de cinco mil anos. Eram nômades, viviam em grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e molusco.
A cidade também teve em sua história a presença dos índios tamoios, e foi onde Américo Vespúcio desembarcou com sua expedição, na hoje conhecida Praia dos Anjos, se tornando palco de várias disputas entre portugueses, índios e franceses.
Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.
Com suas ruas ricas em história, vale a pena visitar seus sítios arqueológicos, que conta não só a história no município, mas também o passado do nosso país.
Para visitar os sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos) é necessário procurar um guia especializado nesse tipo de passeio e que seja autorizado pelo órgão especializado a levar turistas ao local. Alguns mais locais mais famosos aos turistas são: sambaqui da Ilha do Farol, sítio arqueológico da Gruta da Pedra e sítio arqueológico da Restinga de Massambaba.
Já a visitação na Igreja e nos monumentos históricos é liberada ao público sem restrições.
Mergulho em Arraial
Com sua rica fauna marinha e sua água límpida e transparente, Arraial do Cabo guarda o seu maior tesouro no fundo do mar, assim levando o título de a Capital do Mergulho.
Uma das atividades que mais cresce no município, o mergulho leva, diariamente, turistas de várias cidades do país e do exterior as águas cristalinas de Arraial. As operadoras oferecem os mais variados cursos, entre eles o Batismo, que é um programa de iniciação no mundo subaquático, seguindo todas as regras de segurança. São mais de 1.200 pontos de mergulho, entre fendas, naufrágios, grutas e lajes.
Em Arraial tem mergulho para todos os gostos. Para aqueles que gostam de algo mais tranquilo em locais mais rasos, o ideal é a Ilha dos Porcos, local com 18 metros de profundidade e que vai te proporcionar lindas imagens da vida subaquática. Além disso outras duas ótimas opções são o Saco do Cherne (águas quentes e calmas, com 20 metros de profundidade), e o Saco do Anequim, que possui a maior colônia de gorgônias da região, tornando a área habitada por variadas espécies de peixe e por arraias.
Para quem já é mais experiente, a dica é a descida da Enseada do Oratório: são 50m de profundidade de águas frias e agitadas. Ou então, pode-se optar pelo lado de fora da Ilha dos Porcos, que possui 45m de profundidade com o fundo composto de uma formação rochosa e tocas, que são habitados por peixes de grande porte.
Na Ilha dos Franceses, com 45m de profundidade, podem-se encontrar peixes de grande porte como o mangangá, que chegam a pesar 5 quilos.
Outros local muito famoso de mergulho em Arraial é a Gruta Azul, que tem 15m de profundidade e apesar de ser um pouco pobre em sua vida marinha, proporciona um espetáculo de luzes que provoca um fenômeno azulado, daí o nome da gruta.
Além disso, pra quem gosta de naufrágios Arraial do Cabo é o lugar certo. Vários navios naufragaram na costa da cidade ao longo de muitos anos, e o mais famoso deles é o Thetis, que afundou em 1830, com uma carga de ouro, prata e joias avaliada em US$ 810.000,00. O navio que está a 25m de profundidade teve 80% da sua carga valiosa recuperada, mas o resto ainda está no local a espera de algum aventureiro que esteja apto para a caça ao tesouro. Em volta do navio encontra-se uma linda flora marítima vermelha, habitada por Arraias Jamanta e Tubarões Martelo.
A fragata Dona Paula, que afundou em 1827, na Ilha dos Franceses (Praia Grande), tem seus destroços numa profundidade de 5m a 25m. Apesar de estar bem destroçado, ainda é possível ver seus canhões e âncora.
Você pode encontrar as principais operadoras de mergulho na Praia Grande, Praia dos Anjos e Centro.
Praias de Arraial do Cabo
Em Arraial do Cabo, você pode encontrar praias para todos os gostos, de praias com estilo caribenho ao mar mais pesado e perfeito para os surfistas. São várias praias, então são necessários alguns dias para visitar todas.
Você poderá chegar de carro a maioria das praias. A área mais restrita é a da Praia da Ilha do Farol, que está localizada em uma ilha, então é necessário o auxílio de alguma embarcação para te levar ao local.
Além disso, existem praias de pescadores, de onde saem a maiorias das embarcações: Praia dos Anjos; praias de aguas quentes com acesso apenas através de trilha ou embarcação: Praia do Forno; praias com quiosques à beira mar e ruas próximas com comércio e restaurantes: Prainha, Praia Grande e Praia dos Anjos; praias com grandes dunas: Praia Grande; praias pra galera do surf: Praia Grande e Praia Brava; ainda tem uma opção pra galera do kitesurf e windsurfe: Praia do Pontal.
Praia da Ilha do Farol
Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, também leva o nome de Praia da Ilha de Cabo Frio. Os cidadãos locais a costuma chamar apenas de Praia do Farol. É um verdadeiro aquário com lindos peixes. Possui uma figueira centenária em suas dunas de areia branca e fina, que dá um charme especial a esse paraíso natural. Esse é um reduto para os casais apaixonados.
Texto completo: A Praia do Farol tem uma extensão de aproximadamente mil metros, possui águas calmas e cristalinas, revelando lindos tons de azul. Cercada por dunas, suas areias são brancas e finas.
A Praia do Farol pode ser vista do alto do Pontal do Atalaia. A vista é maravilhosa. Tente ir em dias de céu claro, onde a luz do sol deixa o mar ainda mais bonito. A praia é indicada tanto pra mergulho quanto para banho, e é própria para todas as idades.
O caminho para a Praia do Farol é feito somente de barco, a partir da Marina que fica na Praia dos Anjos. Levam-se aproximadamente 40 minutos para chegar ao destino, mas todo o caminho vale a pena, pois a vista do mar de Arraial é incrível.
Devido a ilha ser uma reserva ambiental, as embarcações precisam de autorização para chegar lá, por isso consulte antes de fechar o passeio, se o barco possui autorização para leva-lo a ilha.
A Ilha do Farol, não leva esse nome a toa, ela conta com dois faróis: Farol Novo e Farol Velho. O Farol Novo está localizado no Focinho e tem uma vista diferenciada da ilha. Já o Farol Velho, são ruínas que datam de 1833, de uma construção feita num difícil acesso e fica no topo da ilha. Para chegar até lá é necessário seguir por uma trilha no meio da mata.
Veja a galeria de Fotos Ilha do Farol
Praia Grande
Praia de águas geladas, com areias brancas e finas. Leva o nome de Praia Grande pois possui aproximadamente 40 quilômetros de extensão. A paisagem é bela, com paredões rochosos de um lado, cobertas por vegetação costeira, e a interminável faixa de areia branca cobertas por vegetação costeira.
Texto Completo: A Praia Grande é conhecida por seu mar agitado, então é uma das mais procuradas por surfistas. Os que forem frequentar essa praia devem se atentar para as bandeiras de sinalização e advertência, para o caso de ondas muito grandes e correnteza.
A parte mais movimentada da Praia Grande fica no canto esquerdo (olhando de frente para o mar). Nesse espaço podemos ver as pessoas praticando, futevôlei, vôlei, frescobol, entre outros jogos típicos de praia.
Para chegar a principal praia de Arraial do Cabo, siga pela Rodovia General Alfredo Bruno Martins até a sua continuação na Av. Bruno Martins. Após passar pela Praça Lions Club, siga pela Rua Rebelde até ela ser renomeada para Av. Hermes Barcelos, onde já são visíveis as dunas da praia. Logo adiante a orla se torna mais urbanizada, com lojas, restaurantes, hotéis, quiosques e bares.
Na Praia Grande também estão Os destroços do Imbetiba e do Dom Afonso, mas raramente são visíveis. É possível avistar uma sombra no mar do alto dos morros em volta, indicando os destroços.
Praia do Forno
A Praia do Forno fica localizada em uma enseada, por isso seu acesso só pode ser feito por meio de trilha ou barco. A sua volta se encontra uma preservada mata atlântica. Além disso, possui um recife de corais, em suas águas claras. Nessa praia também se pode encontrar um restaurante flutuante especializado em frutos do mar.
Texto completo: Com aproximadamente 600 metros de extensão, essa praia possui alguns aspectos diferentes das outras praias em Arraial do Cabo. Suass são menos finas e mais amareladas, e o mar apresenta tons esverdeados, diferente dos tons em azul das outras praias. Esse fenômeno se deve a existência da preservada mata em sua volta, e em parte da faixa de areia. Além disso, a temperatura da água costuma ser um pouco mais quente quando comparada à das outras praias da região.
Para acessar esse paraíso por trilha, é necessário ir até o canto esquerdo da Praia dos Anjos, e pegar o caminho pelo Morro da Fortaleza. Em vários pontos da trilha existem caminhos de pedra que formam degraus, o que facilita a subida íngreme. Ao chegar no topo da trilha é possível ter a visão da Praia do Forno de cima, o que vale muito a pena, pois a vista é belíssima. Essa trilha exige um certo grau de condicionamento físico do visitante, por isso se for uma pessoa que não consegue realizar esse tipo de atividade, prefira o caminho por barco.
Os barcos que levam a Praia do Forno saem da marina da Praia dos Anjos. Você pode fazer um passeio de barco que inclua essa praia, alugar um barco por conta própria ou fazer o trajeto por taxi-barco. No último, o passageiro combina o horário da volta, pois o barco não fica no local.
Veja a galeria de Fotos Praia do Forno
Praia do Anjos
Introdução: A Praia dos Anjos é um dos pontos mais importantes da região de Arraial do Cabo. Além de possuir grande valor histórico, devido a ter recebido a expedição liderada por Américo Vespúcio em 1503, ter sido o local onde foi formado o primeiro núcleo populacional da cidade. A praia ainda abriga hoje a Marina da cidade, de onde sai todo o movimento de barcos das praias de Arraial.
Texto Completo: A Praia dos Anjos possui aproximadamente 1 km de extensão, e é totalmente urbanizada, com toda sua orla iluminada.
Essa praia costuma a atrair mais visitantes devido a sua movimentação de barcos. Nessa praia ficam ancorados a maioria dos barcos de passeio, traineiras, barcos de pesca, barcos de operadoras de mergulho e barco taxis. É da Praia dos Anjos que saem as maioria dos passeios de barco e mergulho. As águas da praia costumam ser ligeiramente mais quentes do que as demais. Possui aproximadamente 1 km de extensão, totalmente urbanizado.
A Praia dos Anjos é mais frequentada em sua região central e na parte esquerda. Porém no passado a praia já foi considerada mais poluída, e hoje em dia ainda recebe águas de um canal, principalmente após chuvas. Por isso, algumas vezes, a água pode estar imprópria para banho. Consulte as autoridades competentes para informações sobre as condições para banho.
Em suas areias, vocês constantemente encontrará pessoas praticando atividades como vôlei e futebol de areia ("beach-soccer").
Veja a galeria de Fotos Praia dos Anjos
Prainha
A Prainha possui uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam para os frequentadores cadeiras, mesas e barracas de sol com atendimento direto na praia. É uma da praias mais movimentas e procuradas por sua facilidade de acesso e por estar bem na entrada da cidade.
Um dos cartões postais de Arraial tem pequenos prédios e quiosques ao fundo, é uma das mais frequentadas e centrais da região. A Prainha é urbanizada, tem quiosques e águas mansas. Uma trilha conduz à praia da Graçainha, com apenas 15 metros. Nos arredores fica o Saco do Cherne, ponto para a prática do mergulho. Suas areias são finas e brancas, e sua água é cristalina e não tão fria.
Devido a ser uma praia de fácil acesso e atrair a maioria dos turistas, por vezes a praia fica com sua areia suja com lixo dos próprios visitantes, por isso, prefira visita-la em períodos de baixa temporada.
Veja a galeria de Fotos da Prainha - Arraial do Cabo
Praia Brava
A Praia Brava é uma das preferidas dos surfistas, por suas ondas fortes e mar agitado, perfeito para as práticas de surf e bodyboard. Essa praia não é indicada para banhos. Seu acesso é somente feito a pé, pelo morro do Atalaia.
Na Praia Brava, de aproximadamente 200 metros de extensão, a faixa de areia nem sempre está visível, devido as condições do vento e o movimento das marés, que faz com que a areia suma completamente. Em outras ocasiões é possível visitá-la normalmente.
Nessa praia não existem quiosques nem estabelecimentos de venda. Somente na alta temporada, ou e quando a configuração da praia permite, podem aparecer alguns raros ambulantes. A vegetação é relativamente bem preservada. Como seu acesso pode ser feito apenas através do Morro do Atalaia, uma escadaria de pedra foi construída para facilitar o acesso de seus visitantes.
A vista do alto é muito bonita e a praia também apresenta belas paisagens com um misto de rochas, vegetações típicas, a faixa de areia e o mar. Da Praia Brava é possível avistar a Ilha dos Franceses.
O mar costuma ser bastante agitado, porém há ocasiões em que não apenas os surfistas o admiram. A água, assim como ocorre na Praia Grande, pode apresentar águas muito geladas, em função da ressurgência de águas profundas.
Praia do Pontal
A Praia do Pontal faz limite com a Praia do Foguete em Cabo Frio, e é perfeita para aqueles que buscam uma praia mais tranquila e reservada, pois por ser mais afastada do centro da cidade ela é uma das menos frequentadas. Suas águas são cristalinas e geralmente atrais surfistas quando suas ondas ficam mais fortes.
A Praia do Pontal fica possui 700 metros de extensão e é envolta por uma belíssima vegetação de restinga e pequenas dunas. Seu acesso se dá na entrada da cidade, logo após o Pórtico (Portal da Cidade), à esquerda. É o lugar perfeito para quem aprecia mais tranqüilidade e até privacidade, na baixa temporada, onde se pode até nadar com os peixes e com sorte ver tartarugas.
Nela existem alguns barracões de pesca artesanal bem típicos da Região. e poucas canoas que ajudam a dar o clima de paraíso perdido. Em frente à Praia do Pontal você poderá ter a vista para a Ilha do Pontal, que dependendo das condições do mar pode ser visitada de caiaque.
No final da praia, à direita, encontra-se uma ponta de terra avançando entre o morro e o mar que é muito utilizado pelos amantes da pesca de vara, para a prática da pescaria. Na extremidade oposta, vemos, ao fundo, a Praia do Forte, na cidade de Cabo Frio.
Quando ir à Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é uma cidade que pode ser frequentada o ano todo. Porém fique ligado que as épocas em que a cidade fica mais cheia e movimentada são durante o Reveillon e Carnaval. Também no período de férias em dezembro e janeiro vemos as praias bem cheias também.
Para os adeptos ao ecoturismo e os amantes da natureza, o ideal é visitar a cidade fora dos períodos de alta, quando as praias estarão mais vazias e os passeios menos lotados.
Para aqueles que pretendem ir a cidade na alta temporada ai vai uma dica importante, faça sua reserva com o máximo de tempo de antecedência, pois além das vagas acabarem bem rápido, quanto mais perto do período da alta, mais caro estarão as coisas. Os passeios de barco ou escuna também devem ser reservados no dia anterior, pois pode-se correr o risco de não achar vagas no dia que você pretende ir.
Não se espante de você chegar em Arraial na baixa temporada e encontrar alguns locais fechados. A cidade vive para o turismo, por isso alguns locais fazer horários elásticos em período de baixa.
Durante todo o ano Arraial tem temperaturas bem agradáveis, só as algumas vezes é necessário o uso de agasalhos leves no período da noite ou nos passeios de barco, devido ao vento.
Como Chegar em Arraial do Cabo
Chegar a Arraial do Cabo é muito fácil devido a sua localização privilegiada. A cidade fica no meio do cinturão da Região dos Lagos, entre os municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
Se você for de carro têm duas opções:
VIA-LAGOS: a partir da ponte Rio-Niterói, utilize a saída à esquerda e siga pela BR 101 até Rio Bonito. Continue pela RJ-124 (Via Lagos), uma estrada pedagiada que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (já na Região dos Lagos). Ao chegar ao trevo de São Cristóvão, trafegue pela RJ-140 que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.
RODOVIA AMARAL PEIXOTO (RJ-106): A partir de São Paulo, o viajante deve seguir pela Via Dutra até Rio de Janeiro. E a partir da ponte Rio-Niterói seguir as mesmas instruções para quem deixa a capital fluminense com destino a Arraial do Cabo.
Para aqueles que são adeptos ao ônibus, existem várias saídas por dia feitas da Rodovária Novo-Rio ou da Rodoviária de Niterói, todas pela Auto-Viação 1001.
Informações Úteis de Arraial do Cabo
DDD: 22
Informações turísticas: Pórtico de entrada da cidade – Tel (22) 2622-1949
Rodovária da cidade: Praça da Bandeira, s/n – Tel (22) 2622-1488
Táxi: Tel (22) 2622-5476
Bancos na cidade: Itaú, Banco do Brasil, Santander e Bradesco.
Compras: No centro histórico existem lojas de artesanato local, além disso nos fins de semana fica exposta uma feirinha ao redor da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.