Londrina
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O ar paranaense, cujas características se assemelhava à densa névoa que se mistura à paisagem urbana da capital inglesa, fez com que os europeus que aqui desembarcaram homenageassem Londrina com tal alcunha, como se fosse originária de Londres mesmo.
Pois é encantadoramente espantoso descobrir que os ingleses chegaram em 1924 e, apenas dez anos depois, fundaram Londrina – que, hoje, ostenta o rótulo de segunda cidade mais populosa do Estado do Paraná (em toda a região Sul, perde somente para as capitais Curitiba e Porto Alegre e para Joinville).
Tal desenvolvimento acelerado fez com que Londrina conquistasse, em menos de 100 anos de existência, títulos honrosos, como a Capital do Café, em idos do século 20, e uma infraestrutura e qualidade de vida invejáveis.
Isso é perceptível a quem desembarca na cidade e logo se depara com um planejado urbanismo em harmonia com muita área verde – uma característica muito difundida e preservada no Paraná, inclusive.
O que fazer em Londrina
Um dos cartões-postais de Londrina é a cachoeira Salto do Apucaraninha, cuja imponência natural de 118 metros de altura é visível de um mirante, tudo isso após vencidos cerca de 20 km em uma estrada de terra.
O Parque Estadual da Mata dos Godoy tem sido outro destino de destaque a quem busca em Londrina diferentes formas de lazer, entretenimento e descanso turístico, contando com uma área total de 800 hectares de flora preservada.
Já o Lago Igapó é tanto o ponto de encontro dos londrinos quanto dos turistas que buscam “viver” a cidade de Londrina. Aqui, somam-se atividades aos montes, tudo ao ar livre, como pistas de cooper, esportes náuticos e ciclovias, entre outros, que garantem dias inteiro de afazeres.
Outro ponto que tem modernizado ainda mais a cidade, com a proposta de atrais mais e mais turistas a cada ano, é o Festival Internacional de Londrina, um evento teatral que transforma a cidade inteira em um enorme palco, com apresentações pipocando por todos os cantos, desde praças a casas de teatro, parques e na periferia. O festival ocorre em junho, e ostenta uma impressionante marca de convidar mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil, entre os próprios organizadores, atores e espectadores.
Londrina é, afinal de contas, um destino multicultural e de múltiplas possibilidades.