Curitiba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Nasceu em 29 de março de 1693 a capital do Paraná, Curitiba. Habitada por índios, portugueses, mestiços e espanhóis até o século XIX, a cidade é capital de um dos três Estados que compõem a região Sul do Brasil. Tornou-se uma metrópole exemplar em diversos aspectos e seus habitantes, possuem hoje uma constante preocupação com as tradições culturais, áreas verdes e qualidade de vida.
A cultura faz parte do desenvolvimento de Curitiba e foi um dos primeiros setores que deu visibilidade nacional à cidade na década de 70. Em 2003, a cidade recebeu o título de Capital Americana da Cultura, pela Organização dos Estados Americanos. Curitiba foi eleita três vezes como a melhor cidade do país para se fazer negócios, sendo atração turística nesta área também, pois mais de 50% de seus visitantes vêm para a cidade para o chamado turismo de eventos.
E para poder receber todos seus visitantes, Curitiba conta com uma excelente infraestrutura, além de oferecer gastronomia diversificada, com especialidades regionais e étnicas que são oferecidas entre seus bares, restaurantes e shoppings.
Para uma melhor comodidade de seus visitantes, Curitiba dispõe da Linha Turismo, que é considerada uma das melhores do Brasil. A Linha circula a cada 30 minutos e percorre, aproximadamente, 44 quilômetros em 2 horas e meia, com um roteiro que começa da Praça Tiradentes.
Para embarcar nessa aventura, os visitantes compram uma cartela com 5 tíquetes, com direito a um embarque e 4 reembarques. Todos os veículos são equipados com um sistema de som que fornece informações gravadas dos locais visitados e em três idiomas: português, inglês e espanhol.
O que fazer em Curitiba
Curitiba é repleta de cartões-postais, como o Teatro Ópera de Arame e o Jardim Botânico. Sem contar os boques e parques que a capital paranaense dispõe. A cidade é um ponto de partida para duas belas viagens: a de carro pela Estada da Graciosa e a de trem pela Serra do Mar, onde ambas levam até Morretes, um lugar muito bom para se apreciar prato típico da região à base de farinha de mandioca e de carnes cozidas: o barreado.
Em Curitiba, uma boa mesa está em toda parte, mas em especial no bairro de Santa Felicidade, que é muito famoso pelas cantinas que servem rodízios italianos.
Os turistas ao se programarem para ir à Curitiba incluem casacos na bagagem. Com certeza essa é uma das certezas da cidade, pois possui baixa temperatura. Mas não é o único conselho a se seguir.
Ao desembarcar neste lugar, o turista vai conhecer um cenário onde as pessoas, o espaço urbano e o meio ambiente convivem de uma forma bem organizada. Em Curitiba, os turistas podem usufruir uma linha de ônibus exclusiva a passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, a Linha Turismo.
Setor Histórico de Curitiba
O Setor Histórico é formado pelas ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, a Fonte da Memória, o Relógio das Flores, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade. Um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, seus visitantes podem aproveitar a feira de artesanato.
Parque Barigui
O Parque Barigui é um dos maiores da cidade. Foi implantado em 1972 e é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano, pois fica à beira do lago. Tem espaços para museu do automóvel,exposições e eventos, esportes e diversas outras atividades.
Veja a galeria de Fotos do Parque Barigui
Parque São Lourenço
Uma fábrica velha de cola deu lugar a um Centro de Criatividade que oferece cursos, oficinas e espaços para exposições.O seu lago é cercado por uma ampla área verde nativa.
Parque Tanguá
Localizado às margens do rio Barigui, é uma área de lazer com grandes espaços verdes, pista para caminhada e corrida, ancoradouro, ciclovia e um túnel aberto na rocha unindo os lagos. O Parque Tanguá foi implantado em 1996.
Veja a galeria de Fotos do Parque Tanguá
Parque Tingui
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba da nação Gurani, os índios Tinguis.
Veja a galeria de Fotos do Parque do Tingui
Praça Tiradentes
É o marco zero da cidade, dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico. Ela foi restaurada em 1993, no seu centenário.
Praça Osório
A Praça Osório Nasceu em 1874, recebendo, em 1878, o nome de Largo Oceano Pacífico. É Praça General Osório desde 1879. Tem um relógio, restaurado em 1993, que relembra o primeiro lá instalado, onde marca a hora oficial da cidade. Tem também uma fonte luminosa e equipamentos de lazer para a garotada.
Praça do Japão
A Praça do Japão faz uma homenagem aos filhos do "Sol Nascente" que se radicaram e se dedicaram à agricultura. Existem hoje, espalhadas pela praça, 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico e lagos artificial nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído a Casa da Cultura, o Portal Japonês e a Casa de Chá.
Bosque Alemão
O Bosque Alemão lembra as mais caras tradições dos alemães, que foram os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, a partir de 1833. Entre os destaques estão: a Casa Encantada, a trilha de João e Maria dos contos dos irmãos Grimm, o Oratório Bach e a Torre dos filósofos, com uma magnífica vista de Curitiba.
Veja a galeria de Bosque Alemão
Bosque do Papa / Memorial Polonês
O Memorial da imigração polonesa é composto por sete casas de tronco e de bosque nativo. Foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II.
Veja a galeria de Bosque Papa João Paulo II
Passeio Público / Memorial Árabe
O Passeio é o primeiro parque público e também o primeiro Zoológico de Curitiba. Foi inaugurado em 1886 e o seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é uma edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. Ele é também uma biblioteca pública.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi criado em 1991 à imagem dos jardins franceses. Ele tem estufa em metal e vidro, mata nativa, museu botânico, trilhas e um espaço cultural “Frans Krajcberg”.
Veja a galeria de Jardim Botânico
Santa Felicidade
Santa Felicidade é uma colônia formada, em 1878, por imigrantes italianos das regiões do Trentino e do Vêneto. É o principal eixo gastronômico de Curitiba, com um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, sentimental ou arquitetônico.
Veja a galeria de Fotos do Bairro de Santa Felicidade
Torre Panorâmica
A Torre Panorâmica dá suporte aos serviços de telecomunicações, permitindo, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem ao tamanho de um de 40 andares.
Rua das Flores
Essa é a principal rua da cidade e foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É um importante eixo comercial da capital.
Rua 24 Horas
Depois de restaurada, a Rua voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida por mundo afora, como os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia. Reabriu com um diversificado mix de comércio e de serviços.
Estação Rodoferroviária
A sua concepção moderna e funcional representou quando foi inaugurada, em 1972, um marco no país, no quesito terminais de transporte.
Paço da Liberdade
Foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1916 e era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba. Com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, a construção do Paço da Liberdade é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e de cantaria.
Ele é o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esse projeto de restauração respeita as características originais desse edifício e privilegia o uso público do espaço. Em 29 de março de 2009 a Prefeitura revitalizouo Paço da Liberdade totalmente.
Portal Italiano
O Portal Italiano sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Ele utiliza elementos das três edificações típicas da imigração italiana, entre elas, a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.
Museu Ferroviário
Foi construído na antiga estação e conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo ao Shopping Estação abriga também o Museu Ferroviário, do Perfume, da Farmácia, o Teatro de Bonecos e um moderno centro de eventos, Estação Embratel Convention Center.
Museu Oscar Niemeyer
Esse é o maior e o mais moderno museu do Brasil. foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o “olho” completa uma obra antiga que ele mesmo construiu no ano de 1976.
Veja a galeria de Fotos do Museu Niemeyer
Memorial Ucraniano
No Parque Tingui, está localizado o Memorial Ucraniano, uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, que foi comemorado em 1995. É uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, no interior do Paraná, feito com telhas de pinho e cúpula de bronze.
Veja a galeria de Memorial Ucraniano
Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski
O Teatro Ópera de Arame foi construído em estrutura tubular, em 1992. Ele é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Do seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco de grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Logo mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada.
Veja a galeria de Fotos do Teatro Ópera de Arame
Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE)
A UNILIVRE foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Ela promove educação ambiental para a população em geral, sendo uma lição de ecologia, integrando arquitetura ao meio ambiente.
Veja a galeria de Fotos da Universidade Meio Ambiente no Bosque Zaninelli
Teatro Guaíra
Localizado na Praça Santos Andrade, o Teatro Guaíra é um dos maiores da América Latina. À sua frente encontra-se a Universidade Federal do Paraná que é a primeira do Brasil.
Teatro Paiol
Esse é um antigo paiol de pólvora que foi construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. A sua inauguração teve o batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs uma música feita especialmente para a ocasião. O Teatro Paiol é símbolo da transformação cultural de Curitiba.
Centro Cívico
O Centro Cívico é Sede dos Poderes do Estado do Paraná, junto com o Palácio Iguaçu, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa, além da Prefeitura de Curitiba. Ele foi implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.
Quando ir à Curitiba
Para se aproveitar melhor a capital paranaense, a melhor época é entre os meses de março e maio, pois não chove muito e as temperaturas são bem agradáveis. Saiba o que fazer a cada mês na capital paranaense:
- Janeiro: Festival de férias de verão, Pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacys no carnaval;
- Fevereiro: Pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacys no carnaval, Festival Psycho Carnival, Desfile das Escolas de Samba, Expo Bebê & Gestante.
- Março: Feira Especial de Páscoa, Q! Bazar, Festival de Curitiba.
- Maio: Expo Brasil Moda Show Sul, FEIART – Feira Internacional de Artesanato, Mia Cara Curitiba, Feira das Malhas e Lãs.
- Julho: Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba, Feira Gestante e Bebê, Mega Feira Bazar e Brinquedos.
- Novembro: Festa da Leitoa Campeira.
- Dezembro: Natal no Centro Histórico.
Para maiores informações sobre turismo, contate o "Turismo de Curitiba", pelo telefone (41) 3352-8000.
Como Chegar em Curitiba
• De carro
Vindo de Paranaguá ou de Foz do Iguaçu, o acesso é pela BR-277.
Vindo de São Paulo ou Porto Alegre, o acesso é pela BR-116.
Vindo de Ponta Grossa, o acesso é pela BR-376.
• De avião
Com vôos diários partindo das principais capitais do país.
• De ônibus
A viação Itapemirim oferece ônibus partindo de várias cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia com destino a Curitiba.
Informações Úteis em Curitiba
Ao visitar Curitiba, é preciso estar por dentro de algumas informações sobre o lugar, como:
• DDDD 41;
• Informações Turísticas: (41) 3352-8000;
• Rodoferroviária (ônibus estadual e interestadual);
• Aeroporto Afonso Pena: localizado na Avenida Rocha Pombo, s/n, São José dos Pinhais, telefone (41) 3381-1515;
• Táxi: Rádio Táxi Cidade (0800-411411), Rádio Táxi Curitiba (0800-414646) e Rádio Táxi Paraná (0800-414747).