Lençóis Maranhenses
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Reduto de raras belezas naturais, Lençóis Maranhenses fica situado em um local privilegiado no estado do Maranhão. Fica próximo a São Luís, capital do Maranhão e cidades típicas como Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Atins. Ao seu redor se encontram preciosas dunas e lagoas transparentes o que atrai uma grande quantidade de turistas brasileiros e estrangeiros. Os mais aventureiros se empolgam para descobrir locais pouco visitados ou inéditos e quem sabe desvendar um paraíso tropical próprio.
Coberto pelo rio Preguiças que envolve a região, possui passeios deliciosos de barco e possibilita trilhas em meio as dunas de até 40 metros escondidos em reservas. Com sorte, alguns pássaros exóticos farão a travessia migratória rasgando o céu límpido maranhense. Com a máquina na mão, não perca a chance de registrar esses momentos. Alguns trajetos diferenciados e que permitem uma vivência memorável são as trilhas de um a três dias e as caminhadas noturnas, onde a areia branca fica ainda mais evidente e bonita em contraste com o luar. Um passeio muito comum na região é o passeio de quadriciclo, realmente muito divertido.
Mais do que curtir as belezas naturais de uma cidade considerada uma das mais belas do Brasil, aproveite para se envolver com o povoado muito carismático e atencioso, sempre disposto a prosear. Não vale visitar Maranhão e não degustar os pratos tradicionais de frutos do mar. É indicado fazer um tour gastronômico pelos principais restaurantes da região nas cidades vizinhas e provar a delícia do dia de cada estabelecimento. Ao se alimentar, vale um descanso nas espaçosas espreguiçadeiras dispostas nos restaurantes geralmente de frente para um rio.
Todos os passeios devem ser planejados com antecedência, pois exige-se a presença de um guia credenciado em algumas dunas e na reserva. Aproveite para viajar após os longos períodos de chuvas para encontrar lagoas profundas para mergulho. E lembre-se de separar comidas de rápida reposição de energia como barras de cereais e frutas, muita água, óculos de sol, protetor solar, chapéus e lenços para se proteger do sol e se manter sempre hidratado durante as exaustivas trilhas. Uma boa dica é descansar em aldeias de pescadores que se encontram no meio do caminho.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses... Quem nunca ouviu falar das maravilhosas lagoas em meio as dunas?
Os passeios de jipe, as caminhadas sentindo a areia macia entre os dedos, o frescor das lagoas, o mergulho em praias desertas, o passeio de barco em meio a recantos pouco explorados, os restaurantes a beira mar ou em regiões desertas trazendo para perto o sabor inigualável da culinária maranhense. Estes são os principais atrativos de quem se desloca para Maranhão.
Os pontos obrigatórios para quem está na região é a visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Lagoa Bonita e Azul, o passeio sobre o Rio Preguiças, a praia de Lençóis, as lagoas selvagens de Santo Amaro do Maranhão, a vista exuberante do Farol Preguiças e o animado passeio de monomotor.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Criado em 1981 pelo governo federal, o parque reserva uma vasta área verde para os turistas, além de praias desertas e aves exóticas. O parque não cobra entrada.
O parque abriga 155 mil hectares de muitas dunas e lagoas. As dunas se destacam por chegar a 40 metros de altura, o que permite uma vista estonteante das lagoas de tons azulados. Algumas praias desertas ficam escondidas no parque também. A reserva contempla ainda aves migratórias que revoam o céu de um azul límpido. Para realizar esse passeio além de força de vontade para as caminhadas é preciso levar alimentos e água, além de contratar um guia credenciado.
Veja a galeria de Fotos da Lagoa Azul
Lagoa Bonita e Lagoa Azul
Localizada na cidade de Barreirinhas, as lagoas Bonita e Azul são as mais lindas e freqüentadas da região. O trajeto até lá é feito através de um jipe.
O jipe leva os visitantes até o Rio Preguiça de balsa, percurso que leva no máximo 5 minutos. De lá, novamente de carro, o percurso continua em meio a areia e travessia de pequenos rios até chegar nas dunas, onde o passeio continua a pé. Esta caminhada exige disposição devido ao forte sol e a subida das dunas que é um ótimo exercício para as pernas. Fazer o circuito no final da tarde é a melhor escolha, pois além do sol não estar mais tão escaldante, ainda há o bônus de apreciar o pôr do sol. Termine o passeio com merecidos mergulhos nas lagoas.
Veja a galeria de Fotos da Lagoa Bonita
Rio Preguiças
O passeio pelo Rio Preguiças é um dos mais belos, pois possibilita uma vista exclusiva dos mangues, igarapés e buritizais. Para conhecer o Rio Preguiças reserve um dia inteiro para aproveitar cada minuto.
O passeio pelo rio é feito de barco. Aproveite para conhecer Atins, um vilarejo que é a entrada leste para o Parque Nacional, local onde ficam as lagoas Verde e do Mário, pouco exploradas por visitantes. Durante o caminho pelo rio Preguiças faça paradas em Caburé e no Farol Preguiças. O percurso inclui visita as dunas de Lençóis e parada no farol Mandacaru. Aproveite para experimentar o famoso camarão do restaurante da Luzia e volte saciado.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Caburé
Caburé - A praia dos Lençóis Maranhenses
Com 70 km de extensão, a praia de Lençóis chama a atenção por suas águas transparentes de tons esverdeados e azulados.
Se ainda não estiver enjoado de água aproveite para conhecer a Praia de Lençóis. Por mais que já tenha visitado as dunas e as refrescantes lagoas, nada se compara a um mergulho no mar. O mais legal é que a praia vive deserta, assim é possível relaxar sem preocupações. O acesso é através do vilarejo Atins, a uma hora de barco de Barreirinhas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Caburé
Santo Amaro do Maranhão
A 100 km de Barreirinhas, esse recanto virou atração nos últimos tempos. Apesar de ter um acesso dificultoso, a paisagem e lagoas que lá residem são recompensadoras.
Essa cidade é mais deserta ainda do que Atins. O acesso é através da estrada de areia com jipes 4x4 e trilhas pesadas. Todo o cansaço é recompensado quando se chega às lagoas Gaivota e Betânia. Pela região vá até as pousadas mais próximas e se delicie com o camarão-da-malásia servido sem cerimônias. Algumas agências de turismo fazem o passeio completo na companhia de um guia, o que facilita a aventura.
Veja a galeria de Fotos de Santo Amaro do Maranhão
Farol Preguiças
O Farol Preguiças aproxima o visitante a uma das mais belas vistas panorâmicas. O acesso até o farol é feito através do trajeto de uma hora de barco pelo Rio Preguiças.
O farol foi construído em 1940 pela comunidade de Mandacaru. Ao desembarcar do barco, prepare-se para subir 160 degraus para chegar ao topo do farol. Não existe outro meio de subir, portanto apenas vá se estiver com fôlego e bem disposto. Porém, ao chegar a 35 metros de altura do chão, a recompensa é gratificante ao se observar os mares, rios e lençóis de Maranhão.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Caburé
Passeio de Monomotor
Este passeio é um daqueles mais deslumbrantes. A vista que descortina dunas e lagos formam um lindo mosaico, só apreciado por quem admira de cima, um ângulo privilegiado.
Nada mais indicado para apreciar uma incrível vista panorâmica do que um passeio de monomotor. Várias companhias com pilotos credenciados fazem esse trajeto que é uma beleza a parte. Lá de cima, a vista panorâmica contempla as grandiosas dunas e lagoas ao seu entorno que causam um efeito único. Os passeios duram meia hora, o suficiente para realizar o percurso do parque, litoral até o rio Preguiças.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Caburé
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
A melhor época para se visitar não só Lençóis Maranhenses, mas todo o estado é de maio a agosto. Isso porque as chuvas já cessaram e o volume das águas está mais abundante.
E de outubro a março é o conhecido período de estiagem, em que em certos anos as lagoas secam totalmente. Por isso, evite viajar nesses meses caso queira curtir as belas águas da cidade.
Como Chegar nos Lençóis Maranhenses
De avião:
O aeroporto de referência é o de São Luís. De lá motores e bimotores fazem o translado que dura cerca de 1 hora até Barreirinhas.
De carro:
As melhores rotas são pela BR-135 eMA-402. O trajeto irá levar até a cidade de Barreirinhas (o melhor acesso para chegar aos Lençóis), que fica a 260 km de São Luís.
De ônibus:
A melhor opção de ônibus é pela empresa Cisne Branco que sai todos os dias da capital do Maranhão para Barreirinhas e outras localizações do estado. Algumas vans como a BRTur fazem o translado para os hotéis na cidade.
Informações Úteis dos Lençóis Maranheses
Centro de Turismo de Barreirinhas – (98) 3349-1430
Aeroporto de Barreirinhas – (98) 3244-1511
Posto do Ibama – (98) 3349-1155
Bancos: Banco do Brasil
Site de Turismo do Maranhão: www.turismo.ma.gov.br