Vitória
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Vitória é a capital capixaba! Recortada pela serra que envolve morros e pedras, o litoral é de surpreender qualquer turista. Por mais que a cidade receba o ano inteiro turistas de negócios, segmento que vem crescendo cada vez mais, o turismo tradicional continua presente. A predisposição fez com que os serviços sejam melhorados, preservando os preços justos nos estabelecimentos: hotéis e restaurantes. A cidade de 1551 cresceu e o que antes era tédio hoje se transformou em opções de lazer. Assim, é possível ter vivências gastronômicas interessantes nos barzinhos e restaurantes espalhados pela cidade, principalmente na Cidade Alta.
Aliás, é nesta região que estão muitas construções históricas tombadas pelo IPHAN. Reserve ao menos um dia para caminhar pelas ruas e praças do centro e conhecer os museus com mobiliário antigo e história da família real, o Palácio Anchieta - atualmente sede do governo estadual, a catedral neogótica, igrejas em estilo barroco, teatros inspirados na arquitetura italiana, capelas antigas e muitos outros. Destaque para o Mosteiro Zen Morro da Vargem que além de ter instalações belíssimas compostas por cinco templos, ainda oferece a oportunidade de realizar retiros espirituais. Acordar as 04h30, realizar atividades domésticas e ter um contato pleno com a natureza estão no pacote. O espaço está aberto também para quem prefere só conhecer a imponente estrutura. A única regra é tirar os sapatos/chinelos para adentrar nos espaços sagrados.
Passeios de trem que percorrem cenários ricos na flora serrana, morros e cachoeiras também podem ser realizados, assim como o rústico passeio de peregrinação que refaz os passos do padre Anchieta no período de catequização dos índios do litoral. O percurso que dura quatro dias e acontece no meio do ano. Aproveite para conhecer a confecção da panela de barro em Goiabeiras e já leve uma para casa para preparar pratos saborosos sem interferir no sabor dos temperos e ingredientes.
A costa litorânea não pode ser deixada de lado, pois as praias de Vitória são perfeitas para banhos, prática de esportes náuticos, passeio de escuna e pesca esportiva. Conheça a praia de Camburi, Ilha do Boi, Praia das Castanheiras e Praia do Canto e se divirta com os atrativos.
O que fazer em Vitória
Apesar do turismo de negócios ser forte na cidade, isso não significa que Vitória do Espírito Santo também não atraia turistas de lazer que buscam passeios relaxantes ou agito. A capital costuma reunir as duas coisas, com praias movimentadas e desertas e programações animadas em bares e outras mais tranquilas em mosteiros ou percursos na Cidade Alta, onde estão a maior parte dos pontos de visitação históricos, como museus, igrejas, catedral, capelas etc. Reserve alguns dias para curtir os atrativos da natureza como mergulhos, passeios de lancha e outros para conhecer a cidade a pé, inclusive as delícias gastronômicas.
Passeios rústicos e tradicionais e outros mais radicais e de aventura. Essas são as opções encontradas na capital do Espírito Santo. Os passeios mais típicos são a pesca oceânica, a peregrinação de Anchieta e o passeio de trem pelas paisagens capixabas, já as de aventura ficam por conta dos windsurf e kitesurf.
Cidade Alta (Centro Histórico)
Viajar à Vitória é fazer uma volta ao passado. A capital existe desde 1551 e, revela assim, um centro histórico rico em construções históricas como igrejas, capelas, museus, conventos, teatro, mosteiro e outros. A maioria de suas principais arquiteturas e construções foram tombadas como patrimônio histórico.
A Cidade Alta é o coração da cidade, onde toda sua história desde seu surgimento em 1551 se mantêm viva. O patrimônio histórico da cidade é rico e pode ser apreciado a pé pelas ruas e praças. Dentre os atrativos veja o Palácio Anchieta de 1573, antigo convento que hoje é sede do governo e abriga salas nobres com mobiliário antigo de mogno; a Catedral Metropolitana de 1920 de estilo neogótico; a Capela de Santa Luzia, construção mais antiga da cidade; Igreja de São Gonçalo datada de 1707 e tombada como patrimônio; Convento São Francisco de 1591 que abriga um antigo cemitério e a capela Nossa Senhora das Neves; Teatro Castro Gomes de 1927, inspirado no teatro de Milão e a Igreja do Rosário de 1763 que abriga um museu.
Mosteiro Zen Morro da Vargem
Aberto todos os domingos, o espaço abriga cinco templos em seu complexo que reúne jardins rodeados por lótus e o templo da deusa Bodhisattva Kannon. Alguns retiros espirituais acontecem periodicamente e estão disponíveis para visitantes que queiram renovar suas energias e melhorar suas vibrações.
Museu Solar Monjardim
O nome faz referência à famosa família Monjardim. Um casarão do século 18 dá lugar hoje a um museu que abriga objetos dos séculos 18 e 19 que denotam a riqueza da família imperial.
Passeio de Escuna
Duas saídas de escuna ocorrem todos os dias e levam os visitantes em um tour que começa no píer de Iemanjá na Praia do Camburi, navega pela Baía da Vitória, percorre a Praia da Costa, Ilhas do Boi e dos Frades e o Museu do Vale. Leve câmera para registrar os cenários.
Trem das Montanhas
O tradicional passeio de trenzinho voltou a ser realizado desde 2010. Trata-se de um percurso que parte de Viana a Araguaia. São 46 km que sobem montanhas, percorrem pontes, túneis, permeiam cachoeiras e áreas de mata nativa.
Pesca Oceânica
A região de Vitória até Guarapari é um dos melhores locais para a pesca esportiva. O local é abundante de espécies marinhas, principalmente o marlim-branco e azul. A melhor época para a pesca é de setembro a março. Algumas competições de pesca ocorrem ali de tempos em tempos.
Passos de Anchieta
A tradição religiosa é realizada sempre no Corpus Christi. Trata-de da peregrinação de quatro dias realizada pelo Padre Anchieta no passado e que é refeita pelos devotos. O percurso vai de Vitória até Anchieta, com paradas para pernoite e descanso na Barra do Jucu, Setiba e Meaípe. O beato catequizou os índios no litoral do estado no século 16.
Turismo de aventura
Devido aos bons ventos, mar estável e área marítima de cerca de 6 km o turismo de aventura costuma ser muito praticado pelos adeptos. Os trajetos costumam ser feitos aos finais de tarde pelos kitesurfistas na Praia do Camburi. Já os windsurfistas aproveitam a Praia do Canto e percorrem, Praia do Camburi até chegar no Porto do Tubarão. Os passeios revelam belas paisagens.
Compras de Panelas de Barro
As famosas panelas de barro usadas para preparo das tradicionais comidas, inclusive a moqueca já são referência. O sabor da culinária capixaba se deve, e muito, às panelas. Para adquirir uma você pode acompanhar o processo de fabricação no bairro Goiabeiras, onde a argila é retirada no Vale do Mulembá e depois acompanhar o processo na Associação das Paneleiras de Goiabeiras.
Praias de Vitória
As praias de Vitória são poucas, mas as que existem são as melhores para passar um tempo de descanso nas largas faixas de areia e nos quiosques. Algumas são completamente urbanizadas com ciclovias, barracas e estabelecimentos nos arredores, já outras são mais afastadas e tranquilas.
Praia do Canto
Esta é a região mais bonita, rodeada por árvores, estabelecimentos, bares boêmios, restaurantes sofisticados e algumas lojinhas para compras. A praia é constantemente visitada pelos que se hospedam ali próximo.
Praia de Camburi
Movimentada, possui orla com ciclovias, pista de caminhada, bancos e quiosques badalados à esquerda. A turminha do vôlei marca presença nos dias de sol na larga faixa de areia. No verão costumam acontecer shows especiais. O mar pode ser perigoso para banho devido aos bancos de areia. Ali próximo fica o Porto de Iemanjá da onde saem passeios de escuna.
Veja a galeria de Fotos Praia Cambori
Praia das Castanheiras
Situada na Ilha do Frade, a praia contempla piscinas naturais cristalinas permeadas por pedras que servem de mirantes e trampolins. Alguns trechos de mar aberto fazem a alegria dos nadadores. Costuma ficar deserta o ano todo pelo sua localização "escondida". É preciso percorrer uma pequena trilha e depois descer uma escadaria de pedra para chegar à praia.
Praias da Ilha do Boi
Esta região abriga as duas praias de melhor infraestrutura da região, dividida como Praia da Esquerda, também chamada de "Grande" e praia da direita. O movimento de jovens e famílias é grande. Na Praia Grande há até playground para diversão das crianças. As águas são claras e perfeitas para banhos.
Veja a galeria de Fotos Praia Ilha do Boi
Quando ir à Vitória
Quase em solo nordestino, Vitória é a capital mais afastada dentre aquelas do sudeste e mais próxima do nordeste, por isso, a cidade é a mais ensolarada quase o ano inteiro, o que favorece quem quer curtir as praias. Apenas evite os meses de outubro e dezembro que costuma chover mais. Em julho ocorre um Festival de Forró na praia de Itaúnas que atrai muitos turistas de todos os cantos. Já em outubro ocorre a tradicional Festa da Polenta rememorando a cultura italiana na Venda Nova do Imigrante.
Como Chegar em Vitória
De carro:
Vindo do sudeste (RJ/SP) siga pela BR-101 e depois BR-262. De Belo Horizonte, deve-se seguir pela BR-040 e depois BR-356, BR-120, MG-447, BR-116 e finalmente BR-262 em território capixaba.
De avião:
O aeroporto de referência para desembarque é em Vitória, chama-se Aeroporto Eurico Gaspar Dutra e recebe alguns voos internacionais da Ocean Air.
De ônibus:
O Terminal Rodoviário de Vitória recebe diariamente pessoas que viajam nas linhas Águia Branca, Itapemirim, São Geraldo, Rio Doce, Pretti e Planeta.
De trem:
Outra opção é viajar de trem a partir de BH, onde todos os dias partem trens para a capital capixaba em trajetos que duram 10 horas.
Informações Úteis de Vitória
Distâncias: Rio de Janeiro - 533 km / São Paulo - 910 km / Brasília - 1.279 km
Informações turísticas - (27) 3315-5540
Aeroporto - (27) 3235-6300
Rodoviária - (27) 3222-3366
Mais infos nos sites: http://www.vitoria.es.gov.br/