Praia do Forte
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Antiga vila de pescadores e hippies, Praia do Forte se tornou hoje um dos principais destinos de turistas que pisam em solo baiano. Talvez sejam as belas praias que circundam a costa litorânea, ou talvez sejam os inúmeros passeios interessantes que podem ser realizados em meio à mata preservada ou ainda talvez seja a rua principal com seus animados bares e restaurantes, o artesanato local, a comida saborosa, as construções históricas...
Ou quem sabe serão todos esses motivos juntos? Não se sabe ao certo o que faz as pessoas chegarem até Praia do Forte, mas a certeza de que a escolha foi acertada é sentida por todos os visitantes na hora de partir. Bastam alguns dias na vila para se apaixonar.
A cidadezinha abriga a principal unidade do Projeto Tamar, da onde é possível ter uma verdadeira aula sobre as espécies marinhas e quem sabe acompanhar os filhotes serem soltos ao mar. Lá também se encontra uma base do Instituto Baleia Jubarte que acompanham as espécies que chegam aqui para reprodução de julho a outubro. Para continuar os passeios que misturam ensinamentos e diversão, visite a Reserva de Sapiranga onde pode-se navegar de caiaque, barcos e fazer gostosas trilhas em meio às plantas e alguns animais que cruzam o caminho.
A expedição Imbassaí que reúne passeio de jipe por entre os vilarejos e banhos de rio também é uma aventura e tanto. Lembre-se de conhecer as ruínas do Castelo Garcia D´Ávila, primeira fortificação portuguesa, onde existe uma antiga capela e passarelas que descortinam belezas. As praias também são um colírio para os olhos com águas cristalinas e recifes coloridos.
A vida noturna também tem vez na Praia do Forte, a famosa Avenida ACM concentra incontáveis bares e restaurantes com música ao vivo e comidas regionais que saltam ao paladar. Lá também ficam boa parte das lojas artesanais com produtos à base de piaçava, pousadas charmosas e galerias com roupas. É possível caminhar com facilidade na avenida, uma vez que o tráfego de carros é proibido. No item hospedagem, a vila também não fica devendo, são opções luxuosas até as mais rústicas, como resorts e pousadas.
O que fazer na Praia do Forte
Praia do Forte é o local ideal para aqueles que não gostam só de lagartear nas praias o dia inteiro.
Claro que, se o objetivo for esse, também há opções na Praia do Forte, Imbassaí e Itacimirim com paisagens inspiradoras. Porém, caso o turista busque mais atrativos além das belas praias, é possível realizar passeios e expedições por entre rios, manguezais, percorrer trilhas extensas, tomar banho de rio, conhecer o artesanato feito de palha de piaçava, observar aves e outros animais nativos, conhecer o Projeto Tamar e suas espécies e com sorte e no tempo certo até observar baleias jubarte dando graciosas piruetas.
Projeto Tamar
Como todos já sabem, o instituto monitora o litoral para estudo e proteção das tartarugas marinhas. Na vila fica a principal sede com quatro das cinco espécies da costa. É possível participar de uma exibição de vídeo e conhecer espécies nos imensos tanques. Para observar a devolução das tartaruguinhas ao mar, viaje de novembro a maio.
Veja a galeria de Fotos do Projeto Tamar
Baleia Jubarte
De escuna este passeio é realizado entre julho e outubro, período em que as baleias chegam ao mar baiano para procriação nas águas mornas. O passeio até o local é acompanhado por guias biólogos do Instituto Baleia Jubarte que explicam mais sobre a espécie. A observação, o percurso e a palestra duram cerca de quatro horas.
Expedição Imbassaí
Esta aventura começa em um jipe onde o turista permanece por 15 minutos até chegar a Vila do Diogo. Lá é possível fazer uma pausa para conhecer o caprichado artesanato local de palha de piaçava que dão origem a chapéus, bolsas, carteiras e jogos americanos. Depois continua-se o trajeto, só que agora por canoa, pelo rio até um ponto ideal para banhos. Na volta, é possível fazer uma parada numa fazenda de coco.
Mergulho no Papa Gente
Este local denominado de Papa-Gente é a melhor localização para mergulhos por estar rodeada de recifes e esconder inúmeras espécies marinhas como peixes, crustáceos e os coloridos corais. Fica a 15 minutos da sede do Projeto Tamar. Guias acompanham os passeios e oferecem todos os equipamentos necessários.
Veja a galeria de Fotos das Piscinas Naturais de Papa-Gente
Reserva de Sapiranga
A visita à Reserva de Sapiranga leva a 500 hectares de Mata Atlântica preservada, possibilitando a observação de vegetação típica de manguezal. Também se encontram no caminho micos e tamanduás e algumas flores como as gameleiras, bromélias e orquídeas. O passeio inclui biblioteca temática, museu sobre fauna e trilhas curtas e longas que podem ser realizadas a pé, de bike ou à cavalo. É possível se refrescar no rio Pojuca com um banho revigorante ao final da caminhada. É preciso reservar com antecedência. O passeio é acompanhado de biólogos.
Lagoa Timeantube
O passeio em canoas canadenses leva à lagoa Timeantube. As quase duas horas de passeio leva a uma bela vivência na fauna e flora regional, com observação da vegetação nativa e aves, destaque para os jaçanãs, martins-pescadores e papagaios-do-mangue. Fique para curtir o pôr do sol.
Castelo Garcia D´Ávila
Este castelo que hoje se encontra em ruínas já foi edificação militar portuguesa em 1549, quando foi construída. Abriga museu, parque, uma capela de Nossa Senhora da Conceição e passarelas com vistas deslumbrantes do litoral. É considerada uma das primeiras fortificações do país. Fica a 3 km da vila.
Veja a galeria de Fotos do Castelo d`Ávila
Praias da Praia do Forte
Praia do Forte abriga três praias em seu território.
Apesar de parecer pouco, as praias compensam pelas belezas naturais que abrigam entre coqueiras gigantes, águas claras e calmas, areia fofa, recifes com deliciosas piscinas naturais, vegetação e até banho de rio.
Todas permanecem preservadas.
Praia do Forte
A praia que dá nome à cidade é uma das mais agitadas do norte da Bahia, possui 14 km de águas calmas, coqueiros, recifes que formam piscinas naturais no Papa-Gente da onde é possível realizar mergulhos. Surfistas também frequentam a praia em maré alta. É aqui que fica a sede do Projeto Tamar.
Veja a galeria de Fotos da Praia na Praia do Forte
Praia Imbassaí
Esta deliciosa praia mistura água doce e salgada. O fenômeno se deve a uma península de areia que divide o mar do rio que corta paralelamente a região. É ótima para banhos. Fica a 14 km ao sul.
Praia Itacimirim
Os imensos coqueiras ganham destaque nessa praia de mar azul. Tem trechos desertos e enseadas tranquilas. Fica a 5 km ao norte.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Itacimirim
Quando ir à Praia do Forte
De abril a julho costuma chover na região, por isso evite viajar nessa época do ano se o objetivo é apreciar as praias.
No verão é possível tanto aproveitar os passeios com sol quanto observar, com sorte, a soltura das tartarugas recém-nascidas pelo Projeto Tamar. Praia do Forte faz parte da Costa da Baleia, por isso de julho a outubro existem passeios de escuna até o melhor local de observação das baleias jubarte. Já em novembro vale apreciar o Tempero no Forte, um festival gastronômico onde um ingrediente tema é escolhido para preparação dos pratos e a única coisa que importa é a criatividade.
Como Chegar na Praia do Forte
De avião:
O aeroporto de referência para quem quer ir à Praia Forte é o da capital (Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães).
De carro:
Partindo de Salvador e do Sul/Sudeste basta seguir a BA-099 (Estrada do Coco) rumo ao norte. Do nordeste o acesso é pela Linha Verde.
De ônibus:
As opções são a empresa São Geraldo, Itapemirim, Águia Branca, Real Expresso e Bomfim que partem de inúmeras capitais brasileiras até Salvador.
Informações Úteis da Praia do Forte
Distâncias: Lauro de Freitas – 64 km / Salvador – 90 km.
Informações turísticas – (71) 3676-0283
Bancos: Real, Bradesco, Itaú e 24 Horas.