Ilha de Boipeba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Destino intocado, deserto, afastado, selvagem e até secreto...Estas são as principais características da Ilha de Boipeba que, situada ao sul do litoral baiano e atrás da Ilha de Tinharé, é um dos atrativos mais bem preservados. Isso se deve não só às poucas visitas na alta e principalmente na baixa temporada, mas também ao esforço dos poucos nativos que ali vivem, em sua maior parte pescadores, que preservam com carinho as paisagens naturais do entorno. Essa preservação é tanta que inclusive é proibida até hoje o percurso de carros na ilha, apenas permite-se cavalos, barcos, tratores – que fazem a coleta do lixo - e a opção de caminhar a pé (principal meio de locomoção de quem mora ali).
Alguns turistas mais animados se aventuram em realizar caminhadas desde 10 minutos até a praia Tassimirim, vizinha de Boca da Barra, até aquelas mais demoradas de uma, duas e até quatro horas de caminhada até praias mais selvagens como a Cueira, Moreré, Bainema, Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça. Aliás, são estas mesmas praias que revelam coqueiros e amendoeiras, areias macias e brancas, águas cristalinas e calmas, pedras no entorno da encosta, recifes e piscinas naturais. Em algumas pode-se realizar deliciosos mergulhos profundos próximo à peixes e embarcações naufragadas presentes em Moreré e Ponta dos Castelhanos.
As belezas paisagísticas já se tornaram passeios recorrentes de franceses, ingleses, italianos, espanhóis e alemães que, desde então, retornam para apreciar o mar azul que se assemelha a paisagem caribenha. Atualmente turistas brasileiros descobriram a região, mas ainda é pouco visitada por ser pacata demais para o gosto generalizado dos brasileiros que procura agitação nas praias e intensa vida noturna. Aqui, preza-se por fugir do consumismo, baixar a adrenalina, valorizar a natureza em banhos refrescantes na água do mar ou do rio, passeios em canoas rústicas entra manguezais, mergulhos próximos à espécias marinhas, apreciar o pôr do sol e o céu cravejado de estrelas e retornar à pousada renovado ao final do dia.
O que fazer na Ilha de Boipeba
O turista para se apaixonar por Boipeba precisa ser apaixonado por duas coisas: caminhadas, já que uma praia fica longe da outra e não é permitido carros e, principalmente apreciar sossego. Exceto pela praia Boca da Barra que é mais movimentada e contornada por pousadas e barracas, as outras praias são praticamente desertas e repletas de matas virgens, ideal para caminhadas ou apenas apreciar a paisagem sem fim. Praias como Moreré e Ponta dos Castelhanos se destacam pela distância e melhores pontos para mergulhos. Outros atrativos da ilha são passeios de barcos e canoas pelos mangues e praias.
Caminhadas
As praias de Boipeba são predominantemente desertas, rodeadas de coqueiros e amendoeiras com boas sombras e faixas de areias plana e extensas que permitem ótimas caminhadas. Os adeptos da prática podem aproveitar para se deslocar de uma praia a outra a pé percorrendo assim cenários incríveis ao redor de vegetação nativa.
Passeio de barco e lancha
O passeio de lancha ou barco que geralmente parte da praia da Boca da Barra levam a um tour irresistível pelas piscinas naturais e depois para a Ponta dos Castelhanos para mergulhos, além de parada para almoço tradicional na praia Cova da Onça.
Piscinas naturais
Moreré é o ponto ideal para relaxar nas piscinas naturais e ainda por cima observar espécies marinhas interessantes. Não é difícil um cardume colorido se aproximar dos visitantes neste verdadeiro aquário natural. Leve máscara e snorkel para vivenciar a atividade de forma plena. São vinte minutos de lancha partindo de Boca da Barra.
Passeio de canoa
Canoas artesanais guiadas por nativos levam até cenários encantadores envoltos pelos mangues branco, vermelho e siriba, próximos ao rio do Sapê. Indica-se o passeio logo no início do dia ou final da tarde para apreciar o nascer ou o pôr do sol. Os passeios partem da praia Boca da Barra.
Praias da Ilha de Boipeba
Os vinte quilômetros de praias praticamente desertas e intocadas de Boipeba são um colírio aos olhos. Visitantes podem ter acesso às praias mais próximas, em frente às pousadas ou mais distantes após percursos longos de caminhadas ou passeios de barco. O mergulho livre ou com cilindro também é possível em algumas praias com recifes e embarcações naufragadas.
Boca da Barra
É a mais agitada comparada às outras, ao redor ficam as principais pousadas da onde se vê uma bela vista da praia. O mar calmo se justifica por abrigar a foz do rio do Inferno. É ideal para banhos relaxantes e para petiscar nas barracas que se encontram na orla. Dali, partem excursões para outras praias mais afastadas.
Praia Tassimirim
Pertinho da praia Boca da Barra, da onde é possível chegar a pé essa praia também tem águas calmas. A grande quantidade de pedras no mar forma piscinas naturais deliciosas para mergulhos, porém, pelo perigo de bater em alguma pedra é mais frequentada por pescadores.
Praia Cueira
Dentre as outras opções de praias é a mais indicada para banhos. Isso porque as pedras ficam dispostas na lateral, impedindo assim qualquer chance de acidente. As águas também são calmas e relaxantes, o que favorecem os banhos. Coqueiros ao redor contribuem para embelezar o cenário deserto. Em alguns trechos, principalmente no canto esquerdo surgem surfistas. A barraca do Seu Guido, uma das mais conhecidas, fica nesta praia. O acesso é após meia hora de caminhada.
Praia Moreré
Para chegar a esta bela praia existem basicamente duas opções: caminhar por uma hora ou pegar um barco para fazer a travessia pelo rio Oritibe. A praia se destaca por ser cercada de amendoeiras e coqueiros que fazem ótimas sombras. Mais distante, em alto-mar, é possível encontrar piscinas naturais. Algumas barracas especializadas em moquecas fazem prontidão na praia.
Praia Bainema
Deserta e também rodeada por coqueiros imponentes, chega-se depois de duas horas de caminhada. Entretanto, a caminhada compensa pelas águas transparentes que formam piscinas e faixas de areias planas.
Ponta de Castelhanos
Os aventureiros e mergulhadores de plantão irão adorar esta praia. Na Ponta dos Castelhanos ficam situados alguns recifes e naufrágios como o Madre de Dios naufragado em 1535 perfeitos para a prática de mergulho livre e com cilindro. Lá se misturam a água do mar e o rio Catu. Mais distante do que as outras, fica a três horas de caminhada ou uma hora e meia de barco.
Praia Cova da Onça
Esta praia tem mar escurecido devido à presença do mangue. Ao redor se encontra uma vila de pescadores. A chegada a esta praia mais selvagem é possível após quatro horas de caminhada em trilhas no meio da mata Atlântica ou em duas horas de barco.
Quando ir à Ilha de Boipeba
Se quiser curtir a movimentação da Ilha viaje no Natal ou Carnaval quando vários turistas tomam conta das ruas. Para encontrar praias mais desertas e preços mais em conta viaje de setembro a dezembro. Além disso, é nesse período também que a temperatura está mais amena para passeios. Fuja da chuva de abril a julho, atrapalhando os passeios e banhos de mar.
Como Chegar na Ilha de Boipeba
De avião:
Voos diários partem das principais cidades brasileiras até Salvador. De lá biomotores e monomotores levam até a Ilha.
De carro:
O acesso se dá pela BA-001 até Torrinhas, no distrito de Cairu. De lá não há outra alternativa há não ser pegar lanchas e barcos até a Ilha de Boipeba. Se já estiver no Morro do São Paulo basta pegar carona nas jardineiras e chegar rapidamente à ilha.
De ônibus:
As principais são São Geraldo e Águia Branca que levam até os principais destinos turísticos. De lá, basta pegar um outro ônibus da empresa Olivença Transportes que leva até Torrinhas e pegar um barco até a Ilha.
* Como o tráfego de carros é proibido em Boipeba é indicado fazer passeios à cavalo ou de barco para chegar às praias mais afastadas.
Informações Úteis da Ilha de Boipeba
Informações turísticas - (75) 3483-1083
Aeroporto de Salvador – (71) 3204-1010
Rodoviária de Salvador – (71) 3460-8300
Terminal Marítimo de São Joaquim – (71) 3319-2890
Não há agências bancárias na cidade.
Mais infos nos sites:
Site da Associação de Moradores e Amigos de Boipeba – Amabo
http://www.ilhaboipeba.org.br/
Portal da Ilha de Boipeba - http://www.boipeba.org/