O que fazer em Ilhéus
A época dos barões de cacau deixou uma marca em Ilhéus. Os tempos áureos podem ser observados nos casarões e igrejas no Centro Histórico, em uma volta ao passado riquíssima em conhecimento.
Vale a visita nas igrejinhas antigas, Centro Cultural Bataclan que já foi bordel no passado, a Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência do escritor e até um bar antigo retratado nos contos de Amado.
O chocolate ainda é um produto muito produzido nas fazendas de cacau, que podem ser visitadas com a presença de guias com direito a degustação e acompanhamento da produção.
Apesar do legado histórico, Ilhéus se destaca também pelas belezas naturais, facilmente encontradas nas praias ao centro e no distrito de Olivença.
Centro Histórico
O rico Centro Histórico de Ilhéus abriga sobrados, casarões e palacetes que fazem lembrar os tempos prósperos do ciclo do cacau. As construções têm estilo neoclássico do século XX.
Bar Vesúvio
Esta bar se tornou uma relíquia por ter sido aberto em 1920 por dois típicos italianos. Com outros donos, foi reformado e hoje conta com mesas e cadeiras nas calçadas ao melhor estilo boêmio. Em alguns dias da semana recebe apresentações teatrais. Fica na Praça D. Eduardo
Casa de Cultura Jorge Amado
A Rua Jorge Amado, abriga a Casa de Cultura de mesmo nome. Este lugar chegou a ser residência do escritor no passado. Foi construída em 1928 pelo pai de Jorge Amado, possui 600 metros e tem estilo neoclássico e azulejos ingleses bem dispostos na varanda. Em seu interior está a Fundação Cultural, Academia de Letras e Instituto Histórico. Além disso, em seu quarto, é possível encontrar pertences pessoais, fotos e capas de suas obras. O casarão foi inaugurado em 1988.
Catedral de São Sebastião
Inaugurada em 1967, é uma das mais belas igrejas com uma fachada imponente com vitrais, colunas e abóbadas. Fica na Praça D. Eduardo.
Centro Cultural Bataclan
Antigo cabaré e casa de jogos foi reaberto em 2004 como Centro Cultural Bataclan. Hoje em dia, tornou-se restaurante, choperia, café e charutaria. No local são realizadas apresentações teatrais, shows musicais e saraus. O cenário e decoração permanecem intactos. Fica na Avenida 2 de Julho.
Igreja Matriz São Jorge dos Ilhéus
Apesar de singela por fora, em seu interior abriga belas imagens sacras, objetos para cultos e documentos históricos. É considerada a mais antiga de Ilhéus, construída em 1556. Contempla o Museu de Arte Sacra de 1970 e uma imagem de São Jorge. Fica na Rua Conselheiro Dantas.
Mercado de Artesanato de Ilhéus
Tendo em vista o circuito do cacau existente na região é quase certo encontrar chocolates artesanais nos centros de venda que combinam com os deliciosos licores comercializados. Além disso, artefatos produzidos por artesãos locais se destacam por serem caprichosamente confeccionados com o uso de plantas, sementes e madeira.
O Mercado de Artesanato de Ilhéus possui 71 lojas que variam desde estabelecimentos especializadas em chocolates nos mais variados formatos: trufas, bombons e barras de sabores exóticos como pimenta, açaí e cupuaçu até os mais tradicionais de castanha e avelã. Além dessas delícias, encontram-se tapeçarias, camisetas, peças de crochê, objetos de argila, cerâmica, coco, madeira, cipó e piaçava.
Fazendas de Cacau
Através de visitas guiadas pode-se fazer este interessante passeio entre as fazendas de cacau da região. Os interessados na produção do chocolate podem acompanhar todo o processo desde a plantação até os passos pós-colheita.
Após agendamento prévio do passeio, aproveite para entender o processo de produção do cacau que leva até a montagem do chocolate. Com tours que incluem degustação, visite as fazendas Yrerê e Primavera. Além disso, é possível realizar trilhas ecológicas, passeios de cavalo ou charrete e conhecer um pequeno museu com relíquias. Se quiser um passeio mais intenso e dispor de tempo para isso, vale o passeio de seis dias pela rota do chocolate que inclui as cidades de Itacaré, Una, Uruçuca, Canavieiras e Ilhéus. A experiência contempla visita a aldeias indígenas, passeio de barco, trilhas, banhos de cachoeiras, dentre outros atrativos. Para completar, visite a primeira fábrica de chocolate artesanal de todo o nordeste, situado a 8 km do centro.