Ilhéus
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Ilhéus, situada a 405 km de Salvador é referência histórica pelas construções erguidas no século 20 por barões nos tempos de riqueza do cacau, produção que permanece em vigor até hoje nas fazendas de cacau. Essas construções constituem hoje em dia um rico Centro Histórico com sobrados que se tornaram Prefeitura, um antigo bordel que virou restaurante e espaço cultural, um bar tradicional, igrejas e até a casa de Jorge Amado. A cidade ainda é berço do escritor que é referência nacional e que viveu por anos em Ilhéus na infância em uma casa construída pelo seu pai. Hoje, a antiga casa tornou-se centro que abriga Instituto Histórico, Academia de Letras e Fundação Cultural. Todas as construções foram preservadas em seu estilo neoclássico original.
Ao visitar Ilhéus percebe-se o quanto Amado foi verídico em suas narrações. As ruas de Ilhéus parecem as mesmas desde 1920, com ruelas pacatas, cenários permeados pela mata Atlântica e as belíssimas praias. O romance de “Gabriela Cravo e Canela” fica ainda mais evidente ao passear pelo centro e se deparar com o Bar Vesúvio, que na história do escritor pertence ao Nacib, um turco que se relaciona com Gabriela. Assim também é o antigo bordel Bataclan, em que, no livro de Jorge Amado, os barões frequentavam quase que diariamente para aliviar suas tensões. Estes lugares tentam resgatar a memória das obras do escritor em apresentações teatrais durante a semana.
As dezenas de praias extensas de Ilhéus, nos 84 km de costa, reúnem belezas selvagens e paradisíacas ao norte e mais urbanização ao sul, com cabanas e opções de diversão nas barracas e áreas para prática de esportes nas quadras, ciclovias e calçadões. O circuito natureza também inclui ao turista a oportunidade de visitação das fazendas de cacau que ainda existem com acompanhamento da plantação, colheita e pós-colheita. O circuito de fazendas que abrange outras cidades vizinhas também permite uma vivência cultural em meio às aldeias indígenas com apresentações de dança folclórica, possibilidade de realizar trilhas na mata Atlântica nativa e mergulho em cachoeiras.
A gastronomia presente na Praia do Pontal, no distrito de Olivença e mais ao centro reúnem restaurantes com comida regional que têm como carro-chefe as moquecas, bobós e frutos do mar. Algumas barracas também servem o elogiado acarajé baiano. Em algumas lojinhas artesanais também encontram-se os deliciosos chocolates artesanais nas mais variadas formas e sabores. Restaurantes italianos, franceses e churrascarias também se destacam dentre as opções democráticas de Ilhéus. Um som ao vivo ao anoitecer pode ser apreciado nos bares e barracas de praia.
O que fazer em Ilhéus
A época dos barões de cacau deixou uma marca em Ilhéus. Os tempos áureos podem ser observados nos casarões e igrejas no Centro Histórico, em uma volta ao passado riquíssima em conhecimento.
Vale a visita nas igrejinhas antigas, Centro Cultural Bataclan que já foi bordel no passado, a Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência do escritor e até um bar antigo retratado nos contos de Amado.
O chocolate ainda é um produto muito produzido nas fazendas de cacau, que podem ser visitadas com a presença de guias com direito a degustação e acompanhamento da produção.
Apesar do legado histórico, Ilhéus se destaca também pelas belezas naturais, facilmente encontradas nas praias ao centro e no distrito de Olivença.
Centro Histórico
O rico Centro Histórico de Ilhéus abriga sobrados, casarões e palacetes que fazem lembrar os tempos prósperos do ciclo do cacau. As construções têm estilo neoclássico do século XX.
Bar Vesúvio
Esta bar se tornou uma relíquia por ter sido aberto em 1920 por dois típicos italianos. Com outros donos, foi reformado e hoje conta com mesas e cadeiras nas calçadas ao melhor estilo boêmio. Em alguns dias da semana recebe apresentações teatrais. Fica na Praça D. Eduardo
Casa de Cultura Jorge Amado
A Rua Jorge Amado, abriga a Casa de Cultura de mesmo nome. Este lugar chegou a ser residência do escritor no passado. Foi construída em 1928 pelo pai de Jorge Amado, possui 600 metros e tem estilo neoclássico e azulejos ingleses bem dispostos na varanda. Em seu interior está a Fundação Cultural, Academia de Letras e Instituto Histórico. Além disso, em seu quarto, é possível encontrar pertences pessoais, fotos e capas de suas obras. O casarão foi inaugurado em 1988.
Catedral de São Sebastião
Inaugurada em 1967, é uma das mais belas igrejas com uma fachada imponente com vitrais, colunas e abóbadas. Fica na Praça D. Eduardo.
Centro Cultural Bataclan
Antigo cabaré e casa de jogos foi reaberto em 2004 como Centro Cultural Bataclan. Hoje em dia, tornou-se restaurante, choperia, café e charutaria. No local são realizadas apresentações teatrais, shows musicais e saraus. O cenário e decoração permanecem intactos. Fica na Avenida 2 de Julho.
Igreja Matriz São Jorge dos Ilhéus
Apesar de singela por fora, em seu interior abriga belas imagens sacras, objetos para cultos e documentos históricos. É considerada a mais antiga de Ilhéus, construída em 1556. Contempla o Museu de Arte Sacra de 1970 e uma imagem de São Jorge. Fica na Rua Conselheiro Dantas.
Mercado de Artesanato de Ilhéus
Tendo em vista o circuito do cacau existente na região é quase certo encontrar chocolates artesanais nos centros de venda que combinam com os deliciosos licores comercializados. Além disso, artefatos produzidos por artesãos locais se destacam por serem caprichosamente confeccionados com o uso de plantas, sementes e madeira.
O Mercado de Artesanato de Ilhéus possui 71 lojas que variam desde estabelecimentos especializadas em chocolates nos mais variados formatos: trufas, bombons e barras de sabores exóticos como pimenta, açaí e cupuaçu até os mais tradicionais de castanha e avelã. Além dessas delícias, encontram-se tapeçarias, camisetas, peças de crochê, objetos de argila, cerâmica, coco, madeira, cipó e piaçava.
Fazendas de Cacau
Através de visitas guiadas pode-se fazer este interessante passeio entre as fazendas de cacau da região. Os interessados na produção do chocolate podem acompanhar todo o processo desde a plantação até os passos pós-colheita.
Após agendamento prévio do passeio, aproveite para entender o processo de produção do cacau que leva até a montagem do chocolate. Com tours que incluem degustação, visite as fazendas Yrerê e Primavera. Além disso, é possível realizar trilhas ecológicas, passeios de cavalo ou charrete e conhecer um pequeno museu com relíquias. Se quiser um passeio mais intenso e dispor de tempo para isso, vale o passeio de seis dias pela rota do chocolate que inclui as cidades de Itacaré, Una, Uruçuca, Canavieiras e Ilhéus. A experiência contempla visita a aldeias indígenas, passeio de barco, trilhas, banhos de cachoeiras, dentre outros atrativos. Para completar, visite a primeira fábrica de chocolate artesanal de todo o nordeste, situado a 8 km do centro.
Praias de Ilhéus
As praias de Ilhéus se dividem em vários aspectos.
Existem aquelas ideais para surfistas, para praticantes de esportes náuticos, aquelas selvagens afastadas do centro, aquelas urbanizadas com muitas barracas, aquelas extensas perfeitas para caminhadas, aquelas menores ideais para banhos, aquelas rodeadas de coqueiros e recifes e também aquelas que descortinam vistas agradáveis.
Dentre a infinidade de opções fica até difícil escolher qual visitar, porém vale visitar o máximo de praias que o tempo livre permitir.
Praia dos Milionários
O nome se relaciona com o passado, onde as mansões dos barões de café tomavam toda a orla. De areia fina e clara e águas calmas, o local é ponto de visitação de banhistas e boêmios que passam o dia nas barracas comendo quitutes, tomando cerveja gelada e apreciando a vista panorâmica. Fica situada a 7 km do centro.
Cururupe
Esta praia mais afastada, a 12 km do centro, é ideal para praticantes de surf e caiaque por ter ondas fortes.
Back Door
Situada no distrito do Olivença, esta praia é uma das mais paradisíacas e selvagens com ondas fortes e areia grossa rodeada por rochas. Nesta mesma praia acontecem campeonatos de surf de tempos em tempos. Se não é surfista vá na maré baixa para aproveitar as piscinas naturais.
Batuba
É uma das melhores praias no quesito beleza, porém não é indicada para banho devido às ondas fortes, já os surfistas fazem a festa com ondas de dois metros de altura. Mesmo para os não surfistas, vale a visita pela paisagem de recifes e coqueiras, além dos bares famosos do distrito de Olivença.
Cai N´Água
Em Olivença, esta praia é frequentada pelos moradores que levam crianças para curtir as águas calmas na maré baixa. Alguns pontos mais afastados recebem surfistas. Fica a 20 km do centro.
Praia do Jari
As águas calmas e o cenário deserto é perfeito para turistas que buscam sossego. Apesar de tranquila, as areias douradas abrigam algumas barracas para alimentação.
Canabrava
Em Olivença se destaca a praia Canabrava com baixa infraestrutura de barracas, coqueiros imensos que enfeitam a orla, recifes coloridos e ondas fracas.
Acuípe
Esta praia se sobressai dentre as outras por uma diferença: contrasta coqueiros, águas tranquilas, areia fofa com vegetação de restinga. Fica próxima às fazendas de cacau, a 23 km do centro.
Praia do Marciano
Mais urbanizada, a praia conta com calçadão para caminhadas e área de lazer. Surfistas frequentam essa praia que abriga boas ondas. Fica a apenas 4 km do centro.
São Miguel
Esta praia contempla uma vila de pescadores, que nada impede a visitação e o aproveitamento nas sombras dos coqueiras e banhos no mar calmo. Fica a 5 km do centro.
Praia do Norte
Extensa, essa praia tem quase 50 km de área encoberta por areia, coqueiros e mata Atlântica. É ideal para caminhadas, ciclismo, banhos, pesca e surf. Situada a 6 km do centro.
Praia da Avenida
Como o nome já diz, fica na movimentada Avenida Soares Lopes. Banhistas e esportistas frequentam a praia para usufruir das quadras esportivas, ciclovias, concha acústica, centro de convenções e até um divertido circo.
Praia do Cristo
Leva este nome por trazer uma imagem do Cristo Redentor, réplica da que está no Rio de Janeiro, só que muito menor. Frequentam esta praia prioritariamente praticantes de esportes náuticos.
Praia da Concha
Com águas tranquilas para banhos fica na base do morro do Pernambuco, da onde se vê a Baía do Pontal, a Avenida e o Centro Histórico. Tem apenas cem metros de extensão.
Praia do Sul
Esta praia é a mais indicada para quem busca infraestrutura, pois possui incontáveis barracas por toda a orla. A paisagem contempla coqueirais, recifes perfeitos para praticantes de mergulho e ondas fortes para surfistas.
Vida Noturna em Ilhéus
Ilhéus está longe de ser o centro da agitação baiana. Entretanto, os turistas que almejam aproveitar a noite podem encontrar opções interessantes com música ao vivo em restaurantes, bares agradáveis e barracas na praia.
Os pontos que recebem música ao vivo são as barracas na Praia do Milionário e o bairro Pontal com pubs rústicos em que se apresentam cantores de MPB com violão e voz. Outros bares ficam dispostos no entorno e também no distrito de Olivença.
Para soltar a voz, vale a diversão nos karaokês no centro da cidade.
Quando ir a Ilhéus
O sol bate forte na cidade de Ilheus quase o ano inteiro, tornando o passeio ideal para conhecer as belas praias da região.
Evite os meses entre maio e junho, pois costuma chover.
No verão a oferta de hotéis e restaurantes é maior do que nas outras estações, em compensação, as praias, centro histórico e outros atrativos turísticos ficam mais cheios.
Como Chegar em Ilhéus
De avião:
Voos do Brasil inteiro partem para Ilhéus pousando no Aeroporto Jorge Amado.
De carro:
Partindo do sul, siga a rodovia BR-101 até Itabuna e depois BR-415 até Ilheús. Agora, se já estiver na capital, basta seguir a BA-262 até chegar à cidade.
De ônibus:
Várias companhias se deslocam das principais cidades até Ilhéus, são elas: Águia Branca, São Geraldo, Novo Horizonte e Rio Doce.
Informações Úteis de Ilhéus
Distâncias: Itabuna – 38 km / Jequié- 196 km / Vitória da Conquista – 288 km / Salvador 322 km.
Secretaria de Turismo – (73) 2101-5500
Aeroporto Jorge Amado – (73) 3231-7629
Rodoviária de Ilhéus – (73) 3631-3161