São Sebastião
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
São Sebastião é uma cidade localizada no litoral paulistano e possui em torno de cem quilômetros de orla sendo esta recortada por enseadas e ilhas. No litoral de São Sebastião existem praias para todos os gostos, desde as mais badaladas com a de Maresias que é repleta de gente bonita e, principalmente, surfistas, até as mais selvagens e desertas com a praia da Jureia.
Porém, por mais que existam praias diferentes algumas características são comuns a todas suas 28 praias da orla de São Sebastião: a primeira é com relação à beleza da Mata Atlântica que emoldura todo o cenário e, a segunda característica é que cada praia é independente e possui a sua infraestrutura própria, como hotéis, pousas, restaurantes, lojas, bares, entre outros.
Entre as praias mais conhecidas e badaladas, além de Maresias que já citamos, estão a de Camburi, Boiçucaga, Juquehy e Bara do Uma, sendo que durante o verão ou nos feriadões estão sempre lotadas de paulistanos e paulistas de todas as regiões do estado.
A noite de São Sebastião é um evento a parte, pois todas as avenidas são tomadas por bares e restaurantes e a animação é garantida. Por conta disso, o congestionamento de carros e até de pessoas a pé é constante seja para andar pelas ruas ou para entrar nas casas noturnas que ficam abertas até o amanhecer tomando todos os tipos de músicas em seus vários ambientes.
Para aqueles que vão mais atrás de descanso do que de agito, São Sebastião oferece a seus turistas vários núcleos históricos na região central onde estão os casarões coloniais, assim como as singelas capelas caiçaras datadas dos séculos XVII e XVIII.
Para aqueles que gostam de fazer uma atividade esportiva há a opção da canoagem pelos rios e praias da região onde se pode passar um dia sem ver a hora passar e para os amantes da caminhada existem diversas trilhas que levam a belíssimas cachoeiras. Há, ainda, a possibilidade de fazer passeios de lancha pelas ilhas e, inclusive, mergulho em pontos indicados, como no arquipélago As Ilhas.
Portanto, São Sebastião é o local onde todas as tribos encontram uma maneira de se divertir seja no calor do verão ou em um breve feriado prolongado.
O que fazer em São Sebastião
Ir a São Sebastião e não fazer uma caminhada por suas trilhas que levam até as cachoeiras da região não é ir a São Sebastião. Embora as praias sejam belíssimas e agitadas uma boa caminhada pela Serra do Mar pode trazer inúmeras surpresas a cada quilômetro, como animais exóticos, vegetação preservada e as famosas cachoeiras para um banho refrescante com uma água límpida e agradável.
Portanto, mesmo que você seja do agito tire um dia para conhecer a região e não ficar apenas na praia. Talvez você acabe encontrando belezas naturais bem maiores e melhores do que ficar apenas ao sol durante sua estadia a São Sebastião.
Confira a seguir as principais cachoeiras, assim como a forma de chegar em cada uma delas.
Cachoeira de Boiçucanga
O Ribeirão do Itú possui várias quedas d’água que foram algumas das mais belas sequencias de cachoeiras de todo o litoral paulista sendo um dos melhores passeios para se fazer na cidade. Prefira conhecer a cachoeira de Boiçucanga durante a semana porque o movimento de visitantes é menor e, desta forma, se pode desfrutar melhor da natureza ao redor, assim como dos banhos nas piscinas naturais.
Como chegar: Pegue a estrada para o sertão de Bouçucanga e siga pela estrada de cascalho até uma bifurcação tripla escolhendo a estrada do meio até um estacionamento ao lado de uma estação da Sabesp. A partir deste ponto prossiga a pé sendo que até a primeira queda são aproximadamente 30 minutos de uma caminhada leve.
Cachoeira de Camburi
Localizada no sertão do Cacau, a cachoeira de Camburi é cerca por uma mata atlântica fechada e conservada e sua queda d’água é de 12 metros que forma uma bela e profunda piscina natural onde, inclusive, é possível pular dos paredões.
Como chegar: Seu acesso é somente por uma trilha de dificuldade moderada de aproximadamente 30 minutos.
Cachoeira de Maresias
Quem procura por uma sequencia grande de quedas d’água e piscinas naturais e não tem medo de enfrentar uma longa caminhada de grau médio em seu início, a cachoeira de Maresias é uma excelente pedida. As cachoeiras menores ficam no início da trilha, porém as maiores requerem um pouco mais de esforço e a caminhada se torna difícil à medida que se vai entrando mata atlântica adentro.
Como chegar: Pegue a saída no canto esquerda da Praia de Maresias e logo após passar a ponte vira na segunda rua à esquerda até um balão sem saída. Deixe seu carro aí e continue a pé até cruzar o rio e chegar a uma estrada que leva até as cachoeiras. Siga por ela até a estação de tratamento da Sabesp e após suba o leito do rio para chegar as primeiras cachoeiras.
Cachoeira de Toque-Toque Grande
Para quem não gosta de fazer uma caminhada por trilhas à cachoeira de Toque-Toque Grande é a melhor opção, pois fica a apenas 20 metros da Rodovia Rio-Santos.
Ressalte-se que é uma das maiores quedas d’água da região e a única fonte de água potável da cidade de São Sebastião, por este motivo a Prefeitura Municipal solicita aos visitantes não tomarem banho com shampoo ou sabonete na cachoeira para não contaminar a água.
Praias de São Sebastião
Para quem procura sol e mar durante as férias ou feriadões de verão, São Sebastião oferece 28 belas praias com areias brancas e águas claras e calmas. Existem na sua orla praias pequenas e outras com uma grande faixa de areia que se chega a perder de vista onde grande parte destas estão cercadas pela Mata Atlântica ainda intocada pelo homem.
Há praias para quem procure o agito do verão, dos jovens e dos praticantes de esportes radicais e aquáticos, porém também a espaço para os que estão atrás apenas de descanso e ar fresco.
Entre as principais praias podemos citar a de Maresias (famosa no Brasil inteiro) e a de Camburi e entre outras..., além de praias em que é a entrada é proibida por este área para pesquisas sobre a fauna e a flora marinha.
Portanto, São Sebastião tem a praia ideal para você seja esta para o seu descaso ou para o seu agito durante o dia ou à noite. Confira a seguir informações sobre as principais praias da cidade:
Praia da Boraceia
A praia da Boraceia faz divisa com Bertioga e está a 62km do centro. Possui areia compacta e escura, praia muito extensa com mar aberto, calmo e transparente. Quem vai a Boracéia encontra agradáveis surpresas como as praias encobertas pelo morro da Ponta da Boracéia, selvagens, e a Reserva Indígena do Rio Silveiras onde estão tribos indígenas Guaranis.
Praia da Jureia
A praia da Jureia tem em suas águas cristalinas e areias brancas uma perfeita combinação com os dois morros cobertos pela Mata Atlântica que emolduram a região. No seu lado norte existe um belo lago de águas escuras que abriga aves na época da migração. O local possui, ainda, algumas das mais belas casas de veraneio de São Sebastião que completa o cenário que tem uma pequena infraestrutura, porém que atender satisfatoriamente a todos os turistas e moradores.
Veja a galeria de Fotos da Praia Jureia
Praia Barra do Una
Uma das mais belas praias de São Sebastião, a Barra da Una mistura o lado da praia com o lado do campo, principalmente, pelo Rio Una que desce a Serra e deságua no mar no canto norte da praia. Uma praia de águas cristalinas e areais claras e soltas, onde as ondas mais fortes estão localizadas ao longo da praia e mais calmas no encontro com o Rio Una.
Veja a galeria de Fotos da Praia Barra do Una
Praia Juquehy
A praia do Juquehy possui uma água muito clara que combina com sua areia branca onde ambas contrastam com o verde forte da Mata Atlântica que emoldura a região. Em Juquehu estão localizados, inclusive, alguns bons restaurantes que fazem a culinária ser bastante apreciada pelos visitantes.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Juquehy
Praia Preta
A praia preta está localizada a poucos metros da praia grande e é um recanto delimitado por dois morros. Tem areia escura e firme e águas tranquilas. Nela encontra-se o Morro da Prainha, conhecido pela bela vista oferecida.
Praia da Baleia
A praia está localizada em frente à Ilha da Baleia, por isso recebe este nome e fica em meio a diversos condomínios residentes e casas. Por estar em uma zona residencial não existe muito agito durante a noite, assim como os comércios são muito poucos e, portanto, é uma praia ideal para quem quer apenas descansar. Possui areia dura e águas calmas – com exceção do canto sul onde as ondas batem forte e é a preferência dos surfistas enquanto que nas demais áreas o frescobol e o futvolei são unanimidade.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Baleia
Praia da Barra do Sahy
A praia da Barra do Sahy, assim como a do Juquehy possui areia branca e mar calmo. Seu formato de ferradura é muito aconchegante sendo que no seu lado sul estão os rochedos do canto bravo que foram belas piscinas naturais enquanto no lado norte está o rio Sahy que banha a capela da vila caiçara.
Veja a galeria de Fotos da Praia Barra do Sahy
Praia de Cambury
Uma praia onde as águas são mansas e é ideal para família, principalmente, com crianças pequenas, assim como para a prática de esportes como windsurf, caiaque, mergulho e pesca nos costões. Possui uma praça de alimentação na área central da praia e é a sede dos jogos de verão da Prefeitura devido à larga faixa de areia. Para quem gosta de uma caminhada uma boa pedida é subir o Morro das Sete Voltas, pois é um passeio gratificante devido à bela vista proporcionada e serve, também, para prática de asa delta e paraglider.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Cambury
Praia Boiçucanga
A praia de Boiçucanga é o maior centro comercial da costa sul de São Sebastião e possui uma infraestrutura completa para bem atender o turista da cidade, com hotéis, pousadas, bares, quiosques, casas noturnas entre outros. A praia, em seu canto norte, é onde está à foz do rio de mesmo nome e onde ainda podem-se encontrar pescadores que residem no local.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Boiçucanga
Praia Maresias
São os 5 quilômetros de orla mais agitados de toda a cidade de São Sebastião. Com suas águas cristalinas e areia branca e solta, a praia de Maresias é a mais procurada pelos turistas de todo o Brasil que vem conhecer a região. Possui, ainda, pontos em que a formação de ondas é excelente e, inclusive, no local são sediados diversos campeonatos e eventos de surf ao longo de todo o ano. E, por este motivo é o point da garotada na noite a procura de paquera e azaração.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Maresias
Praia Paúba
A praia de Paúba está localizada em uma pequena vila caiçara embora as casas de veraneio já comecem a invadir o local. Sua água é clara enquanto sua areia é fofa formando um conjunto perfeito para os banhistas. Quando sopra o vento sul as ondas batem com forma e é ideal para a prática do surf.
Veja a galeria de Fotos da Praia Pauba
Praia de Santiago
Para quem procura sossego durante a estadia em São Sebastião uma das melhores opções é a praia de Santiago, pois fica longe do agito das praias maiores e mais movimentadas. Além disso, possui águas cristalinas e uma areia fina e branca que dão uma visão total das Ilhas de Toque-Toque, Montão de Trigo e Alcatrazes.
Toque-Toque Pequeno
A praia de Toque-Toque Pequeno é uma antiga vila de pescadores que acabou sendo transformada em uma praia de veraneio, contudo continua mantendo um lado familiar devido aos condomínios existentes na região. Sua areia é clara e fofa enquanto que seu mar é totalmente calmo o ano todo fazendo assim uma praia ideal para os banhistas.
Praia de Calhetas
Pequena península cheia de pedras e areias branca, com vegetação nativa. Local com beleza exuberante e estritamente residencial, teve o aceso pela estrada proibido pelos moradores. Agora o acesso é feito apenas de barco. Em frente à praia está a Ilha de Toque-Toque.
Praia de Toque-Toque Grande
Praia com areias grossas e soltas está em uma enseada voltada para oeste e possui um belo pôr-do-sol. O acesso é feito pela SP-55 (Rio-Santos) em frente a uma bela cachoeira na beira da estrada.
Praia de Guaecá
Guaecá alterna dias de águas calmas e de mar extremamente agitado. Não possui infraestrutura para o turista, apenas algumas barracas na areia. Guaecá apresenta ondas em toda a sua extensão, sendo que o canto sul é o mais radical. Além disso, possui belas casas e condomínios residenciais que ajudam a compor a paisagem da praia.
Praia de Barequeçaba
Praia de águas mansas, ideal para família com crianças pequenas e prática de esportes como windsurf, caiaque, mergulho e pesca nos costões. Possui uma praça de alimentação na área central da praia. É sede dos jogos de verão da Prefeitura devido à larga faixa de areia. Subir o Morro das Sete Voltas é um passeio gratificante devido à bela vista proporcionada e também serve para prática de asa delta e paraglider.
Praia Grande
Cercada por coqueiros anões, tem areias brancas e mar calmo, propício para o banho. Nela localiza-se o Balneário dos Trabalhadores que possui infraestrutura para receber grupos de turistas, excursões e turistas de um dia. Possui serviços como restaurante, vestiário com ducha, quadras poliesportivas e estacionamento.
Praia Cabelo Gordo
Praia fechada para os turistas e de uso exclusivo do CEBIMar (Centro de Biologia Marinha da USP) tem sua utilização apenas para pesquisas. Durante a época de alta temporada são abertas visitações a grupos com data e hora marcada. Telefone para informações: (12) 3852-1655.
Praia Pitangueiras
Está localizada no Canal de São Sebastião, em frente à Ilhabela. Praias com pequenas e estreitas faixas de areia, com águas calmas e limpas, ótimas para prática do mergulho livre. Limitadas por dois morros cobertos pela Mata Atlântica, possuem algumas residências de veraneio.
Praia Porto Grande
É a praia mais próxima do centro da cidade, ficando de frente para o Canal. O banho de mar se torna desagradável devido ao fundo lodoso. Nela situa-se a Praça da Vela, point de windsurfistas e velejadores devido à infraestrutura oferecida.
Praia Deserta
Colada à Praia do Porto Grande é estreita e pedregosa, praticamente residencial. Em sua orla uma ciclovia e um calçadão convidam para um passeio ao entardecer para vislumbrar a bela paisagem formada pelo Canal tendo ao fundo Ilhabela.
Praia Pontal da Cruz
O Pontal da Cruz está localizado em um dos bairros mais populosos da cidade e mesmo a faixa de areia sendo larga e plana é pouco frequentada por banhistas. A maior atividade na praia deriva faz diversas garagens náuticas e por ser o ponto de partida de várias embarcações que fazem passeio com os turistas pela região das ilhas.
Praia do Arrastão
A praia do Arrastão é uma das preferidas pelos habitantes da cidade, pois ser uma das mais próximas do centro e por oferecer uma infraestrutura completa para a morada. Recebe este nome pela tradicional pesca de arrasto realizada no local ainda hoje.
Praia da Olaria
A praia da Olaria é pouco frequentada por turistas, sendo que seu único acesso é pela Rodovia Rio-Santos.
Praia de São Francisco
Única praia inclinada de São Sebastião e de areia fina tem em sua orla lindas árvores que a tornam extremamente aconchegantes. Sua enseada abriga inúmeras embarcações criando um belo cenário. O Bairro é conhecido pelo seu artesanato “paneleiro” (utensílios em barro).
Praia das Cigarras
A praia das Cigarras tem em sua orla muitas árvores que dão uma ótima sombra para as barracas de lanche e bebidas que são o point dos frequentadores do local. Por seu uma praia residencial estas barracas são praticamente o único comércio de um local de areias grossas e soltas e de uma água mansa ideal para banhos.
Praia da Enseada
Na divisa entre São Sebastião e Caraguá, a praia compreende os bairros da Enseada e Canto do Mar, residenciais. De areia escura, a praia é rasa até 100m mar adentro. É caracterizada pela pesca de crustáceos com redes ou então na maré baixa.
Quando ir à São Sebastião
Por ser uma cidade com infraestrutura completa, São Sebastião possui atrativos para seus visitantes durante todo o ano, porém a melhor época para conhecer a cidade, suas praias e cachoeiras é durante a alta temporada (dezembro a março), pois no verão todos os serviços e as principais atrações da cidade estão operando com carga máxima.
Pode-se ir, também, durante os feriadões, contudo é necessário ficar alerta com o tempo perdido nas estradas (ver como chegar) que levam até a cidade, pois ficam congestionadas devido ao grande trânsito e as poucas opções para se chegar até a cidade.
Durante a baixa temporada o número de visitantes reduz praticamente a zero e é frequentada apenas por surfistas que vem pegar as altas ondas que se formam devido aos ventos fortes que chegam do sul.
Os meses de inverno são bons também para aquelas pessoas que preferem descansar sem o agito do verão e poder desfrutar de possíveis tardes de sol fazendo caminhadas e conhecendo melhor a região de São Sebastião.
Como Chegar em São Sebastião
• De carro
São Paulo: para quem sai da capital paulista existem duas opções:
- a primeira é seguir pela Rodovia Ayrton Senna até Mogi e após pegar a Mogi-Bertioga na direção norte até chegar a São Sebastião.
- a segunda opção é também seguir pela Ayrton Senna, porém ir até Caraguatatuba. A partir de lá pegar a Rio-Santos na direção sul até São Sebastião.
Rio de Janeiro: para quem vem da capital carioca ou da região a melhor opção é seguir pela Rio-Santos.
• De ônibus
Três empresas de ônibus atendem a cidade de São Sebastião com saídas diárias tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro: Normandy, 1001 (4004-5001) e a Litorânea (0800-999-701). O endereço da Estação Rodoviária é Praça da Amizade, 10 – Fone: 3892-1072.
• Na cidade
Por ser uma cidade com aproximadamente 100 quilômetros de orla a melhor opção são os deslocamentos de carro, contudo durante o verão o congestionamento é muito grande e lembra os finais de tarde da capital paulista, principalmente nas praias mais badaladas.
Informações Úteis de São Sebastião
Para aqueles visitantes que estiver em São Sebastião e ficarem em dúvida de como chegar a alguma praia, ponto turístico ou precisar de assistência, a Prefeitura Municipal dispõe de três Centros de Informações Turísticas, sendo:
• Centro de Informações Turísticas
Localizado à Avenida Doutor Altino Arantes, 174 – a famosa Rua da Praia de São Sebastião – Fone: 3892-2620
• Centro Cultural e Turístico
Está localizado à Avenida Walkir Vergani na Praça Pôr-do-Sol na Praia de Boiçucanga distante aproximadamente 36 quilômetros do centro da cidade
• Costa dos Alcatrazes
Localizado à Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 40 no Shopping Laramar na Praia de Boiçucanga – Fone: 3865-3002
Outra maneira de conseguir informações úteis quanto à cidade é através do site da Prefeitura Municipal:www.saosebastiao.sp.gov.br ou www.turismo.saosebastiao.sp.gov.br
Maiores informações também podem ser obtidas pelos telefones da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: 3892-2620 ou da própria Prefeitura Municipal de São Sebastião: 3891-2000. É importante ressaltar que o DDD da cidade é o 12.