Cananéia
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Cananéia é cidade como poucas, no litoral sul paulista.
Tão antiga quanto os colonos e seus espelhos – novidade à época aos índios que aqui viviam –, atrai hoje milhares de turistas que buscam sol litorâneo, refugos de paz e tranquilidade e turistas curiosos por um pedaço da história do Brasil que livros de história limitam poucas linhas de dedicação – lendas, boatos e certezas populares, colocam, inclusive, o trecho geográfico como o primeiro município do país.
Mas longe das questões históricas, Cananéia, hoje, sobrevive fundamentalmente de pesca e do turismo, que se apinha calorosamente na alta estação, principalmente, quando o sol é mais quente, atraindo pessoas aos milhares anualmente.
O que fazer em Cananéia
As ruas de Cananéia abrigam, ainda, uma boa coleção arquitetônica do período colonial.
Conservados, oferecem uma riqueza cultural que vale a exploração turística no seu centro histórico.
Um capítulo da história que se torna obrigação, mesmo que o objetivo principal do viajantes seja esticar a esteira e ver o sol se por além da linha do Atlântico.
Praias de Cananéia
São sete, que se enfileiram no recorte geográfico litorâneo: a Praia da Comunidade Marujá, a da Comunidade, a de Ipanema, a da Comunidade Itacuruçá (Pererinha), a de Laje; a da Comunidade Pontal do Leste e a do Fole Pequeno. Nelas, shows são freqüentes na alta temporada, e a prática de esportes náuticos é comum, bem como um bom número de turistas faz a sua parte pelos quilômetros de areia da orla.
Praia Ilha Comprida
Outro ponto de paixão e adoração turística é a Ilha Comprida, com um trecho extenso de praia que muda de nome sem muita divisão geográfica, como de costume. Chega-se de balsa ou pela ponte de Iguape (com pedágio no trecho), e oferece uma alternativa pacífica e, igualmente, rica em diversidade. Vale uma visita prolongada pela sua extensão – sempre buscando se informar sobre a situação das marés, para que nenhum revés manche os encantos da sua viagem.
Outras ilhas compõem e complementam o cenário geral de Cananéia, que costumam fazer justiça aos que desbravam novos caminhos até elas. Dedicar um feriado prolongado a Cananéia costuma ser o ideal, para uma viagem desapressada e cheia de encantos.
Ilha do Cardoso
Um ambiente preservado quase que completo, devido à abundância de Mata Atlântica, com o ápice de tranquilidade e um dos lugares mais procurados por turistas: o parque estadual, que confere o início de muitos passeios na região. De cachoeiras a uma diversidade rica de animais e vegetais, a Ilha do Cardoso oferece múltiplas opções de hospedagem, para quem acha que um dia é pouco, por ali. O acesso é feito de barco, a partir de Cananéia.
Ilhas
Além de praias, história colonial e uma gastronomia e artesanato comuns ao litoral paulista – mas nem por isso, banal. Pelo contrário, há sabores e riqueza cultural por todo canto de Cananéia –, um dos municípios mais antigos do território nacional compõe, nos seus arredores, algumas ilhas que fazem sucesso entre locais e turistas. Uma oportunidade de ir além em um dos roteiros ecológicos mais belos do país.
Entre as principais, estão: