Caraguatatuba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O litoral norte esconde belezas diversas para todas as idades e exigências. Não à toa, seu recorte geográfico oferece a turistas novos significados para um descanso à beira-mar, seja você um viajante solitário, parte de um grupo jovem em busca de agito e sossego ou na companhia de familiares, aproveitando fins de semana e feriados prolongados.
E Caraguatatuba tem arrecadado cada vez mais sua parcela turística da região norte do Estado de São Paulo justamente por isso. Acomodada entre Ubatuba e São Sebastião, localizada nos abundes do oceano Atlântico e da Serra do Mar, a cidade – que abriga pouco mais de 100 mil habitantes – com diversos quilômetros de praias, acolhe crianças e adultos, esportistas e esticadelas na areia.
Tudo isso com infraestrutura de cidade grande, com comércio diversificado, shoppings, quiosques na orla, com petiscos que casam muito bem debaixo de um guarda-sol, e atividades para todos os gostos, desde voos livres de parapente ou asa-delta a passeios pelo Parque Estadual da Serra do Mar, não esquecendo as opções de diversão que adentram as noites, e sem hora para acabar, com baladas, bares ou uma acalorada prosa no calçadão da praia Martin de Sá, a mais badalada de Caraguatatuba.
Dedicar um final de semana já é o suficiente para se encantar por essa pérola do litoral norte paulista. Mas uma segunda ou terceira visita se fazem mais que obrigatórias para que toda a beleza natural de Caraguatatuba se revele em sua totalidade aos turistas.
O que fazer em Caraguatatuba
Praias não faltam em Caraguatatuba. O agito pode vir tanto na Martin de Sá, que se apinha de gente e quiosques dia e noite, com petiscos, batidas, refrescos e diversão para todos os pudores, ou em orlas mais afastadas, como as praias do Capricórnio, Cocanha e Mococa, que se dividem em águas calmas e turbulentas, mas indicadas para quem quer fugir um pouco do burburinho de gente – principalmente, em altas temporadas.
A cidade reserva, também, atividades náuticas, como mergulho, surfe e pesca, por exemplo, próximas às ilhas do Tamanduá e de Cocanha. Além disso, uma vista privilegiada das imediações de Caraguatatuba é recomendada pelos voos de asa-delta ou parapente, que partem dos 340 metros de altitude que chega o morro de Santo Antônio.
Confira algumas dicas de lugares e atividades para você desvendar Caraguatatuba em sua plenitude:
Morro de Santo Antônio
São 340 metros de altitude que revelam paisagens em quilômetros de beleza natural, com detalhe para a enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e de Ilhabela. Mais que um mirante, é o reduto de quem injeta adrenalina antes de sair ao sol, com voos de parapente e de asa-delta, permitindo novos ângulos ao deslumbre visual.
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba
Aqui, o viajante se depara com três trilhas abertas ao público, desde as fáceis e que podem fazer sem guia, ou aquelas que necessitam de auxílio profissional guiado e paga.
Pode-se ir seguir a trilha do Jequitibá, cujo passeio desemboca nos pingos e respingos refrescantes de uma piscina natural; a Trilha do Poção, em um passeio de 3 horas de duração, em média, e que deve ser feito com guias para chegar à Cachoeira da Pedra Redonda; ou a Trilha dos Tropeiros, historicamente famosa, e que exige um pouco de garra, resistência e, principalmente, o dispêndio de 5 horas do tempo do viajante, aproximadamente, para apreciar em toda a sua essência o caminho (feito, também, somente com guia), que se encerra confortavelmente na sede do Parque Estadual da Serra do Mar.
Ilha do Tamanduá
Das praias de Cocanha, Mococa, Martin de Sá, Tabatinga e Massaguaçu é que se chega a essa ilha que é um dos alvos preferidos de pescadores e entusiastas de exploração submarina, que podem praticar longos mergulhos. O embarque e acesso são feitos via barco ou jet ski.
Treeking
Uma vez no Parque Estadual da Serra do Mar, deixe a câmera a postos e não desperdice seu tempo desatento. Aqui, o lugar oferece uma gama de animais, aves e árvores típicas da mata Atlântica, todos fotogênicos e atentos em saírem bonitos na foto. Os passeios, como citados anteriormente, costumam desembocar em refrescantes banhos, com quedas d’água e piscinas naturais de recompensa final.
Surfe
A Praia Brava é o ponto de encontro das ondas e seus desafiantes sobre pranchas, oferecendo privacidade aos surfistas, sendo o trecho quase que deserto de banhistas. A badalada Martine de Sá e a praia de Tabatinga também colecionam suas cotas diárias de boas ondas, mas com menos intensidade do que a Brava.
Praias de Caraguatatuba
Praia Mococa
Mais próxima do centro da cidade, estando a 16 quilômetros do agito urbano, a Praia Mococa oferece uma vastidão de quiosques, alinhadas em um formato de ferradura, para garantir sabor e refresco sob o exibido sol do verão – ou os tímidos de inverno. Suas águas são calmas e preferidas por famílias com crianças.
Praia Tabatinga
Localizada a cerca de 18 quilômetros do centro, com direito a área restrita a moradores de um condomínio de luxo e divisa com ás águas de Ubatuba, a Tabatinga garante sossego e águas calmas para banhos refrescantes e tardes preguiçosas.
Praia Martim de Sá
Este é o centro de todas as atenções da cidade, com calçadão, quiosques variados, ciclovia e diversão desde o nascer do sol ao adormecer da lua. Estando a 3 quilômetros do centro, conta com restaurantes e bares, para os petiscadores de plantão, além de comércio para alugar caiaques ou fazer passeios de escuna – surfistas dão o ar da graça no alto de ondas, também.
Praia Brava
Chegar à Praia Brava, o xodozinho dos surfistas, é preciso abrir mão do veículo próximo à praia Martin de Sá e fazer o caminho por entre verticais pedaços de mata Atlântica verdejante e areia grossa. Uma rápida trilha e a praia, que não tem infraestrutura qualquer de quiosques, revela-se em ondas altas do verão a primavera e surfistas aos montes, em fileiras à espera da próxima movimentação marítima. Ela está localizada a uma média de 4 quilômetros do centro da cidade.
Praia Massaguaçu e de Capricórnio
Essas duas praias, uma na sequência da outra, formam a faixa de praia mais extensa de Caraguatatuba. Quiosques adornam toda a sua orla, que fica a 10 quilômetros do centro da cidade. Para os lados da Praia de Capricórnio, mais à direita, encontra-se a isolada e bela Lagoa Azul, nascida das águas do Gutuba e mantidas em represa por agradáveis dunas.
Praia do Centro
Concentra multidões pela manhã e à noite, com ciclovia à beira-mar, pista de skate e quiosques fazendo as vezes de protagonista, já que as águas daqui são impróprias para banho. Prepare-se, portanto, para ter o mar apenas como cenário de fundo para toda a diversão e opções diversas que a região comporta, como shows, eventos e badalações disfarçadas para todos os tipos de turistas.
Prainha
Quiosques e infraestrutura que garantem a preferência de famílias e turistas que preferem conforto e comodidade para atender às suas exigências a poucos metros da sua preguiça de verão. Localizada a dois quilômetros do centro, dita o seu ritmo em lentas ondas, com destaque à Pedra do Jacaré, que permite uma visão panorâmica do local
Praia da Freira
Coladinha com o centro da cidade, a apenas um quilômetro do miolo urbano de Caraguatatuba, a Praia da Freira é seletiva, e só recebe visitantes que resolvam acessá-la por meio de uma trilha de apenas 10 minutos, aproximadamente. Lá, o cenário se descortina em um tapete de areia tranquilo, com predileção de pescadores e alguns caiaques flutuantes sobre a tranquilidade marítima.
Praia da Cocanha
O cenário, aqui, é bucólico, decorado naturalmente com coqueiros e complementado pelas mãos do homem, que estende seus barcos de pesca na água resplandecente, com destaque no horizonte às ilhas Cocanha e do Tamanduá.
Suas águas são claras e praticantes de mergulho ou esportes náuticos, como caiaque, protagonizam a movimentação local, com famílias à beira-mar e seus castelos de areia. A praia fica a 14 quilômetros do centro de Caraguatatuba.
Aqui se encontra, também, a maior fazenda de mexilhões do Estado de São Paulo, mantida sob o pulso firme dos pescadores locais, podendo fazer visitas ao local com acesso somente por barcos.
Quando ir à Caraguatatuba
O verão, como todo bom litoral, é a alta temporada, quando o quadro habitacional da cidade se multiplica.
No resto do ano, é aprazível destino turístico que acolhe o viajante e permite passeios sem pressa e tão bons quanto na alta temporada – ideal para famílias e pessoas que buscam se afastar de grandes concentrações.
Mas que o verão não afaste o turista pacato: mesmo em feriados prolongados ou fim de ano, Caraguatatuba possui infraestrutura para receber turistas e manter a qualidade de vida dos seus habitantes estável, não criando enormes filas por todos os lados.
Faça o comparativo e faça check-in em um hotel, camping ou pousada tanto na baixa quanto na alta temporada, e descubra as nuances características de cada sazonalidade.
Como Chegar em Caraguatatuba
- De avião
Não vem de São Paulo? Sem problemas. Mas o melhor caminho é, realmente, desembarcar na capital paulistana, que fica a 180 quilômetros de Caraguatatuba.
- De carro
Partindo de São Paulo, o acesso é feito pela Via Dutra, até a cidade de São José dos Campos, seguindo pela Rodovia dos Tamoios (SP-99).
Já quem vem do Rio de Janeiro, o acesso é feito rapidamente pela rodovia Rio-Santos.
- De ônibus
Duas ou três companhias, como a Litorânea (www.litoranea.com.br/), a Itapemirim (www.itapemirim.com.br) e a Normandy (www.normandy.com.br/) fazem o trajeto até o festivo e belo litoral norte diariamente.
Vale lembrar que, principalmente pela distância de algumas praias até o centro de Caraguatatuba, é preferível ter um carro à disposição para circular pela cidade.
Informações Úteis de Caraguatatuba
Se estiver em Caraguatatuba, algumas informações são bastante úteis durante seu passeio.
A começar, o DDD é 12.
Para informações de turismo, o site www.portal.caraguatatuba.sp.gov.br possui diversas opções.
Outros telefones úteis também podem ser da rodoviária local (3882-5397) ou mesmo da Secretaria de Turismo (3882-6190), preparada para sanar as dúvidas dos seus visitantes a qualquer instante.