Mongaguá
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Traduzir do tupi-guarani para o português “Mongaguá” não torna a cidade tão atrativa. Afinal, quem busca sol, sombra e mar nos seus dias de descanso procura por algo mais apelativo em um destino do que “águas pegajosas”.
Por sorte, a alcunha veio de batismo indígena, em uma época de muitas chuvas na região que margeava dois rios de importância fundamental para os habitantes, que dependiam da pesca para a sua sobrevivência.
Os séculos seguintes fizeram de Mongaguá um cobiçado roteiro turístico do litoral sul paulista, em altas temporadas, principalmente. A modesta população que soma pouco mais de 40 mil habitantes é ampliada exponencialmente, nesses períodos, fazendo do turismo a principal atividade do município.
Margeando a cidade, estendem-se 13 quilômetros de litoral contínuo, com praias preferidas por surfistas, banhistas e espreguiçadeiras ao sol.
O que fazer em Mongaguá
Mas que não se engane o viajante em pensar que só de sol e sal vive Mongaguá. A alguns quilômetros do centro da cidade, um parque ecológico nomeado de Poço das Antas oferece trilhas, água doce e muita aventura cercada pela natureza, oferecendo uma alternativa a quem já cansou da marola litorânea.
Outra boa pedida, que vale a visita de fiéis e pagãos, é o Morro da Padroeira, localizado logo na entrada da cidade, com uma imagem que passa os 15 metros de altura. Para chegar lá, uma suave subida por alguns degraus, mata adentro, até que a padroeira se revele diante dos olhos do sempre curioso turista.
Praias de Mongaguá
A Praia Grande de Mongaguá costuma ser o palco de shows e grandes eventos, na alta temporada, além de point de feirinhas de artesanato e encontro de muitos jovens.
Já a Praia Agenor de Campos é disputada por pranchas e surfistas sobre elas – ou debruçados sobre o sol.
O ponto é famoso pelas suas ondas graças aos pilares da Plataforma de Pesca, um local com variedade de equipamentos e acessórios para o pescador profissional e o de veraneio.
Veja a galeria de Fotos Praia de Mongaguá