Ilhabela
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Ilhabela é a maior ilha marítima do nosso país. É um lugar com montanhas, cachoeiras, trilhas, excelente gastronomia, pontos de mergulho e hotelaria cercadas por diversas praias. Também é um lugar onde o vento sopra para todos os lados, se tornando em o point de kitesurfistas, windsurfistas e em a sede da Semana Internacional de Vela. Esse é um dos únicos municípios-arquipélago marinho do Brasil e fica no Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Possui uma das mais belas paisagens da região costeira brasileira e com todas as características de relevo jovem. Ela é banhada pelo oceano Atlântico e o seu município fica a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o Estado do Rio de Janeiro, um pouco ao sul do Trópico de Capricórnio, que também passa pela cidade vizinha de Ubatuba.
Ilhabela possui belas praias e natureza exuberante, não é à toa que é um dos destinos turísticos mais charmosos do litoral de São Paulo. Mas quem curte, ela oferece também muita aventura pela Mata Atlântica.
Ao visitar Ilhabela, não deixe de conhecer a Praia de Castelhanos, que fica voltada para o oceano e não é urbanizada, ou seja, é um lugar muito selvagem e com aspecto de praia deserta. Mas atenção! Lá não existe luz elétrica e tem uma pequena comunidade de pescadores, que leva uma vida agreste. Porém, existem dois pequenos restaurantes à beira mar, onde você poderá desfrutar de uma refeição ao ar livre e de frente para o mar.
Enfim, Ilhabela é muito famosa pela prática de esportes náuticos, como o mergulho, o surf, o windsurf e a vela (devido a fortes ventos que sopram do Canal de São Sebastião). Um lugar muito charmoso e com características marcantes que reúne aconchegantes hotéis, pousadas, restaurantes, cafés nas ruas e muitas lojas de artesanato.
Os ares por lá é paradisíaco e ficam por conta de cenários emoldurados pelo seu mar azul, cachoeiras, montanhas cobertas com uma vegetação nativa da Mata Atlântica, águas cristalinas e areias douradas.
O que fazer em Ilhabela
São tantas opções para você curtir Ilhabela que você vai precisar de uma dose bem caprichada de espírito aventureiro, para poder conhecer e aproveitar um dos pontos mais atrativos e interessantes de Ilhabela.
Assim, depois de você curtir o glamour da Vila com pousadas requintadas e lojinhas sofisticadas, saia em rumo à selvagem costa Sul, que oferece praias desertas e perfeitas para a prática de surf e de mergulho.
Mas você encontra também cachoeiras lindas e comunidades onde a luz elétrica nem chegou. Mas se prepare para boas caminhadas e para sacolejar em veículos com tração nas suas quatro rodas.
São estas as principais atrações de Ilhabela: diversas cachoeiras, turismo na Vila, Baía de Castelhanos, mergulho, compras e passeio de escuna.
Turismo na Vila
A Vila é muito movimentada no início da noite com super lotação em restaurantes, cafés lojinhas da área. Uma dica é uma volta pela rua do Meio, um lugar repleto de gente.
Cachoeira da Lage
Essa cachoeira é formada pelo curso do rio que forma quedas pequenas que são perfeitas para escorregar em direção a piscinas naturais de águas cristalinas. O seu acesso é pela trilha que leva até a praia do Bonete e apenas 50 minutos de caminhada leve.
Cachoeira do Gato
O seu acesso não é considerado um dos mais fáceis, pois são 40 minutos de caminhada em trilha. Essa cachoeira possui 50 metros de queda e forma piscina natural de águas transparentes e o seu acesso é através da estrada para Castelhanos.
Baía de Castelhanos
Um passeio preferido dos jipeiros, pois a aventura que leva até a Baía de Castelhanos é feita no selvagem Sul da ilha, com pelo menos uma hora sacudindo em jipes. Ao chegar até a Baía, se prepare para encontrar uma extensa faixa de areia fina e dourada, além de trilhas que levam até a praias com ótimas ondas.
O caminho até a Baía de Castelhanos é muito legal, pois passa por dentro da Mata Atlântica. Aproveite para fazer uma trilha que dá até a Cachoeira do Gato, com apenas 40 minutos.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Castelhanos
Mergulho
Se você curte mergulhar, nada como ir na Reserva Marinha da Ilha das Cabras. Ela é considerada um dos melhores points para o mergulho e em toda a região. Além de você poder observar diversas espécies de cardumes, poderá também ver naufrágios repletos de vida marinha.
Mas em Ilhabela a prática de mergulho é realizada em diversas praias. Consulte o seu guia e escolha a que mais lhe atrai, mas não deixe de verificar o que cada ponto oferece, como naufrágios, por exemplo.
Passeio de Escuna
Em Ilhabela você pode fazer passeios de escuna partindo da Praia do Perequê com destino a quase todas as praias da costa Norte de Ilhabela. É um passeio incrível, sem contar que dura um dia inteiro. Entre os pontos de parada, os principais são as praias do Poço e da Fome, que passa por Itaquanduba, Siriúba, Itaguassu, Ponta do Pequeá, Engenho d’Água, Pedra do Sino, Vila, Saco da Capela, Pinto, Ponta Azeda, Ponta das Canas, Armação e Jabaquara.
Dica: ao longo desse percurso, aproveite e aprecie a Mata Atlântica nativa, pois ela emoldura grande parte desses cenários.
Veja a galeria de Fotos Passeio de Barco
Compras
O artesanato de Ilhabela é muito rico e variado. Ele é fruto da criatividade dos nativos e também dos artistas de algumas terras distantes que escolheram essa região para viver.nos ateliês e nas lojas espalhadas pela Vila, existem muitas opções de compras que vão desde esculturas em para machê a até luminárias de bambu, passando por bolsas, quadros, cortinas e outros. São lembranças para todos os tipos de gostos e bolsos.
Praias de Ilhabela
Praia do Castelhanos
A Baía de Castelhanos é um refúgio para quem está à procura de sossego e também o ponto de partida para as trilhas que levam a lindos cenários semidesertos. Entre esses cenários está o da Praia de Castelhanos, que possui dois quilômetros de extensão, um mar agitado, riachos transparentes e uma extensa faixa de areia prateada.
As praias Mansa e Vermelha são mais indicadas para a prática de surf e de mergulho. O acesso para a Baía de Castelhanos é feito por estrada de terra precária e tem 22 quilômetros, indicados para veículos com tração em suas quatro rodas. É possível chegar também de lancha ou de saveiro, desde que e verifique as condições do mar.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Castelhanos
Saco do Eustáquio
Na Praia Saco do Eustáquio o mar é muito transparente e atrai diversos mergulhadores que dividem esse cenário com pescadores da vila caiçara. Com areias amareladas e árvores frondosas que emolduram a paisagem, a Praia Saco do Eustáquio é um lugar paradisíaco. Oferece dois bares que servem frutos do mar fresquinhos, fazendo dessa praia, um excelente lugar para conhecer.
São 150 metros de extensão e possui areias brancas, sem contar que ela fica escondida no fundo de uma baía. Separada da baía de Castelhanos pela Ponta da Cabeçuda, a praia está entre as praias Guaxuma e da praia do Gato.
Praia do Viana
A Praia do Viana é pequena, com 150 metros de extensão, e possui muitos atrativos, como pedras grandes que formam até tocas, areias brancas e águas límpidas e transparentes. Ela é perfeita para o mergulho livre e em meio a peixes coloridos, polvos e lagosta. Para deixa-la ainda mais bonita, coqueiros e árvores sombreiam a orla. É muito procurada por famílias.
Seus principais frequentadores são os mesmos frequentadores do restaurante local e do hotel.
Praia Grande
Essa é a maior praia do oeste de Ilhabela. Ela possui 650 metros de extensão e a sua faixa de areia é bem amarelada e grossa. Sem contar que possui inclinação grande, principalmente no seu centro. Sua orla possui um calçadão muito bonito com diversos bancos e dois bares, onde é possível matar a sede com direito à sombra de coqueiros.
A Praia Grande possui um rio que deságua no mar, na sua ponta esquerda. Os moradores de lá e os caiçaras de suas redondezas contam com apenas uma quadra de esporte e uma capela pequena. Nessa praia, é praticado o Windsurf, devido às boas condições de ventos e também a facilidade de jogar a prancha na água. A sua localização é de 1 quilometro após a Praia do Julião e a 2 quilômetros antes da Praia do Curral.
Veja a galeria de Fotos da Praia Grande
Praia do Curral
A Praia do Curral é a praia mais agitada de Ilhabela. É considerado um lugar ideal para quem busca bares e muita música, mas quem está procurando tranquilidade, com certeza evita essa praia. Com aproximadamente 400 metros de extensão, a Praia do Curral possui uma faixa de areia larga e bem plana. Sua orla está cheia de bares e restaurantes com muitas mesas na areia, com direito a guarda-sóis ou então, sombra da árvore.
O lugar tem uma curiosidade local: as pessoas que vem pela estrada são surpreendidas por funcionários dos diversos bares e restaurantes, que os convidam para estacionar por lá mesmo. Ela fica entre a Praia Grande e a Praia do Veloso.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Curral
Praia do Veloso
A Praia do Veloso possui 200 metros de extensão e suas águas são tranquilas e areias amareladas. Ela possui dois naufrágios, o que atrai muitos mergulhadores, sendo ideal para a prática de mergulho. Possui também pedras, areias monazíticas e também vegetação com árvores frutíferas.
É pouco habitada por turistas, talvez por não conhecer muito bem a Praia do Veloso, pois eles costumam escolher outras praias do norte da ilha.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Veloso
Praia do Bonete
Situada no Sul da ilha, a Praia do Bonete é um lugar adorado pelos surfistas, pois possui ondas grandes e é muito selvagem. A sua maior comunidade caiçara de Ilhabela, que tem 100 famílias, fazendo dessa praia, um lugar especial. A praia possui 600 metros de extensão e areias claras e possui no seu lado esquerdo, o Ribeirão do Bonete, fornecendo abrigo para pequenas embarcações e canoas.
Para chegar até a Praia do Bonete, o melhor jeito é de barco, contornando a ilha do sul. Muito fácil de localiza-la, pois ela é a primeira praia a ser vista, após a Praia do Veloso, no oeste da ilha. Por terra, é necessário caminhar por uma trilha de 4 horas e meias e quem se aventura, aproveita de duas cachoeiras, porém, essa trilha exige muito preparo físico.
Ela é considerada uma das mais belas praias do Litoral Norte de São Paulo por possuir rios, cachoeira e uma vila de pescadores.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Bonete
Praia Enchovas
A Praia de Enchovas é conhecida por ser um lugar paradisíaco de Ilhabela. Ela possui 600 metros de extensão, areias grossas e amareladas e um rio que deságua no mar, um pouco antes dos seus paredões de pedra.
Para chegar na Praia de Enchovas, o melhor jeito é de barco, contornando a Ponta da Sepituba ao sul da ilha e passar pela Praia do Bonete. Para chegar até Enchovas, a partir da Praia do Bonete tem que caminhar por 50 minutos. Um lugar muito bonito, rodeado de paredões de pedra.
Veja a galeria de Fotos da Praia das Enchovas
Indaiaúba
A Praia de Indaiaúba é uma praia de mar calmo e azul, muito procurada para a prática de pesca de linha e de mergulho. Localizada próxima à praia do Bonete, o acesso à Praia de Indaiaúba é feito pelo mar ou por trilha.
Esse é um lugar muito lindo, onde as areias são claras e finas e o seu visual, selvagem, atraindo assim, muitos aventureiros. Existem ainda, na região de Ponta da Sepituba e Ponta do Boi, vários naufrágios.
Saco do Sombrio
Não é exatamente uma praia, mas Saco do Sombrio possui uma faixa de areia, águas transparentes e protegidas, ao lado do Yacht Club de Ilhabela. O seu mar é bem calmo e com águas transparentes, o melhor atracadouro do lado leste dessa ilha.
Esse foi o local preferido por piratas, que usavam a ilha como sua base. Isso porque ele é um local escondido e está em uma posição estratégica, bem atrás da Ponta da Piracununga. A sua entrada não é tão perceptível para os barcos que passam pela Baía de Castelhanos, sendo assim, os piratas só tinham que aguardar que os navios portugueses passassem rumo ao continente para poder ataca-los.
Mas não é qualquer pessoa que pode utilizar o atracadouro de Yacht Club, pois é liberado apenas para sócios.
Praia da Fome
A Praia da Fome é cortada por dois riachos e possui um mar calmo e frequentada por adeptos dos esportes náuticos. Ela conhecida como antigo ponto de tráfico de escravos e ainda guarda as ruínas de uma senzala. Está localizada entre as praias do Jabaquara e a do Poço, mas só é acessível de barco para quem vem do canal com destino a outra praia, de Castelhanos.
Na Praia da Fome o movimento de embarcações no mar é intenso, porém, são poucas embarcações que fazem parada na praia. É uma praia ideal para quem deseja mergulhar ou praticar a pesca submarina nas suas águas tranquilas e límpidas.
Praia do Poço
A Praia do Poço é uma praia com apenas 50 metros, desabitada e primitiva. Mesmo que pequena, ela é emoldurada por pedras e um rio onde se forma uma piscina natural, mas que poderá desaparecer caso a cascara deságue diretamente no mar, já que sua formação depende do comportamento do mar. Suas águas são mansas propiciam atividades como o mergulho e a pesca de lulas. Ela também possui uma cachoeira pequena que deságua em uma lagoa de água doce.
Para chegar até a Praia do Poço é necessário passar pela mesma trilha da Praia do Jabaquara até a Praia da Fome.
Pedras Miúdas
A Praia das Pedras Miúdas está localizada bem em frente à ilha das Cabras. Ela é uma praia pequena e possui águas límpidas e sem ondas, areias brancas e o seu principal atrativo é o Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras e bares que servem frutos do mar.
Essa praia é indicada para o mergulho e os mergulhadores podem apreciar peixes coloridos, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos que sempre estão por lá.
Costa Norte
As praias mais procuradas em alta estação são a do Veloso e a de Jabaquara, mas Ilhabela é cenário de 41 praias e uma mais linda do que a outra. Na Costa Norte, algumas praias são: Saco do Eustáquio, Praia da Fome, Praia do Poço, Praia do Veloso, Praia do Viana, Pedra Miúda, Praia do Curral e Praia Grande.
A Costa Norte é conhecida por ter praias com águas calmas, onde o mergulho é em meio a peixes coloridos e praticados nas diversas enseadas, principalmente na tranquila praia de Jabaquara e na badalada do Curral. Sem contar o cenário que é exuberante das praias da Costa Sul.
Costa Sul
Costa Sul as praias são: Baía de Castelhanos, Praia do Bonete, Indaiaúba, Enchovas e Saco do Sombrio.
Quando ir à Ilhabela
Na estação mais quente do ano, o verão, e em feriados prolongados, além da Semana Internacional de Vela, em julho, a Ilhabela fica lotada, há grandes filas na balsa, os preços ficam elevados e o transito deixa as férias com um ritmo de cidade grande. Mas no resto do ano, as diárias são bem mais baixas e entre o mês de janeiro e de março, a probabilidade de chuva é bem maior, mas com temperaturas elevadas.
No verão e em feriados, as atrações funcionam a todo vapor, pois nestes períodos o movimento aumenta muito, mas se você optar por ir em baixa temporada, as praias são praticamente desertas.
Além das praias, a gastronomia, o esporte e a tradição garantem ao turista, muitos eventos na cidade. Se você for no primeiro semestre, as festas são em homenagem a São Benedito e a São Pedro, onde combina com apresentações folclóricas, procissões e missas. Mas se você for no mês de julho, acontece a Semana Internacional da Vela, onde todos os idiomas se misturam. E em agosto, acontece o Festival de Camarão, um delicioso festival que atrai muitos turistas.
Festival do Camarão
Uma delícia acrescentada à gastronomia de Ilhabela.Essa alta gastronomia invade a cidade no mês de agosto e vem acompanhada de uma programação repleta de concursos, cardápios especiais, degustações e cursos ministrados por grandes chefs nacionais e também internacionais. Além disso tudo, esse festival conta com shows e vasta programação cultural nos melhores restaurantes.
Semana Internacional da Vela
A Semana Internacional da Vela em Ilhabela é uma comemoração tradicional que acontece no mês de julho e reúne cerca de 1.500 velejadores, onde o maior número é da América Latina. Mas além das regatas, esse evento conta com atividades paralelas, como exposições fotográficas, palestras, exibições de filmes e documentários ao ar livre, shows e recreação infantil.
Procissão de São Pedro
O Dia de São Pedro (padroeiro dos pescadores), em 29 de junho, é um dia comemorado com fé e festa em Ilhabela. Logo pela manhã a imagem do santo é carregada da Igreja Matriz até a Colônia dos Pescadores, para uma missa campal. Logo em seguida, uma procissão marítima conduz a imagem até a praia da Armação, onde é todo acompanhado por barcos, saveiros enfeitados e coloridos e lanchas.
Como Chegar em Ilhabela
- De carro:
• Vindo do Rio de Janeiro
Se você vem do Rio de Janeiro, o seu percurso será feito pela Rodovia Rio-Santos, onde irá cruzar as cidades de Mangaratiba, Parati, Angra dos Reis e Ubatuba. Ao chegar em Caraguatatuba, você deverá seguir em direção a São Sebastião, que é de onde partem as balsas que vão em Ilhabela.
• Vindo de São Paulo
Se você estiver vindo de São Paulo, você vai seguir pela Rodovia Ayrton Senna até a Rodovia Carvalho Pinto. Passando pelo pedágio e pelo posto policial, você deverá pegar a saída para Ilhabela, Caraguatatuba e para Ubatuba. Ao chegar em Caraguatatuba, siga em direção a São Sebastião, de onde partem as balsas.
- De ônibus
Na cidade de São Paulo, a empresa Litorânea faz o trajeto até São Sebastião. O telefone da empresa é (11) 6221-0244.
Já na cidade do Rio de Janeiro, a empresa que opera é a Normandy e o telefone é (21) 2518-1133.
Informações Úteis de Ilhabela
Quando você estiver na cidade de Ilhabela, algumas informações serão bem úteis a você, como o DDD da cidade que é 12. Outras informações são de grande importância e vale a pena anotar, como o telefone da balsa, que é 0800-55510; informações turísticas que é 3895-7220; travessia da balsa é 3895-8286.
Mas enquanto estiver na cidade, vale a pena saber de outros números, como:
• Rodoviária Ilhabela: 3895-8709;
• Rodoviária de São Sebastião: 3892-1072;
• Bancos: Bradesco e Nossa Caixa;
• Centro Médico de Ilhabela: 3896-1012;
• Táxi: 3895-8234 e 3895-8587;
• Viação Ilhabela – ônibus urbano: 3895-8258.
Com essas informações, você conseguirá ficar mais tranquilo em Ilhabela.