Ubatuba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Na cidade de Ubatuba o verde é a cor que domina, nas amplas áreas tanto do mar quanto da Mata Atlântica. Atrai turistas de toda parte, tanto famílias como surfistas, que vem em busca de um novo lugar a ser explorado em cada uma das suas 102 praias.
O centro da cidade possui uma grande variedade de restaurantes e pousadas que oferecem uma excelente estrutura para receberem seus visitantes. São tantas atrações que surgem em forma de baías de águas verdes e azuis, enseadas e muitos outros cantinhos peculiares onde é possível encontrar um que seja a sua cara.
A cidade de Ubatuba ainda oferece cachoeiras, trilhas e ilhas ideais para a prática de mergulho. Sem contar que, ao longo do Parque Estadual da Serra do Mar, existem opções de trekking que percorrem as praias desertas, rios, costões e as ruínas de fazendas. E para quem curte passeios de escuna ou de barcos, os recantos isolados também podem ser explorados.
Em alta temporada e em feriados prolongados, Ubatuba tem vida noturna bastante agitada. São diversos estilos musicais nos arredores das praias de Itaguá e do Cruzeiro, em bares, no centro e em boates, onde a noite desperta animada e sem hora para acabar.
Em Ubatuba você não precisa ir muito longe para encontrar belas paisagens, dignas de pôster de agências de turismo. A natureza caprichou no litoral Norte de São Paulo, onde a combinação de ilhas e mais de cem praias, fazem deste, um dos lugares mais bonitos da costa.
O que fazer em Ubatuba
Em Ubatuba, opções não faltam para você curtir. Você pode conhecer cachoeiras maravilhosas como, a Cachoeira Água Branca e a Cachoeira do Prumirim. Também poderá conhecer o Projeto Tamar, a Ilha Anchieta, andar de escuna e fazer maravilhosas trilhas.
Um lugar ideal para ir com a família, pois diversão é o que não falta. São muitas praias com enseadas calmas e sem ondas, tudo para uma diversão garantida da criançada. E mais! Em Ubatuba você poderá visitar as ruínas do antigo presídio, que foi desativado em 1952, logo após uma rebelião. Lá, entre celas e pavilhões, um pequeno museu conta a história da ilha e a sua colônia penal.
Através de caminhos bem sinalizados você chegará até às pequenas e quase intocadas praias do sul e do leste, onde as suas águas são cristalinas e com muita vida marinha, um verdadeiro convite ao mergulho. Disputadas por praticantes de snorkeling e de mergulho, outras ilhas como, Tamanduá, Vitória e das Couves, oferecem excelente visibilidade.
Cachoeira Água Branca
O cenário é de impressionar, assim como a sua altura, com 120 metros. Lá no alto da Cachoeira Agua Branca as águas se dividem em duas cortinas brancas, até se encontrarem novamente. Seu acesso é através de uma trilha de pouco mais de três horas na ida e por ter um acesso difícil, é imprescindível a presença de um guia.
O trajeto é longo, mas compensador, pois você conhece as cachoeiras do Chafariz e da Corrente e também o Lago Azul. As águas são limpas e proporcionam um banho revigorante depois da pesada caminhada. Mas não se preocupe! Na volta você conta com cascatas como do Corrêa, da Renata, do Zé e Poço Verde para se refrescar.
Cachoeira do Prumirim
A Cachoeira do Prumirim está localizada na beira da estrada e por isso não possui estacionamento. Com apenas dois minutos de caminhada pela trilha, você já conseguirá ver de cima, uma das quedas. E com mais cinco minutos de descida, você chegará até a queda principal, onde oferece um poço para banho.
Mas muita atenção ao descer a trilha, pois há pontos escorregadios e pode ser perigoso. O acesso até a Cachoeira do Prumirim é feito pela BR-101 para Paraty, km 30 e com distância do centro de Ubatuba, 23 km.
Projeto Tamar
Com um intenso movimento turístico e pesqueiro da região, esta base se tornou em uma das bases mais importantes do projeto no Brasil, sendo a única da região Sudeste. Esta base só perde para as de Fernando de Noronha, Pernambuco, e Praia do Forte, Bahia.
Ao visitar o Projeto Tamar, em Ubatuba, você poderá conhecer quatro, das cinco espécies de tartarugas-marinhas que foram encontradas no nosso litoral, como a cabeçuda, verde, oliva e a de pente.
O horário de funcionamento é de segunda, terça e quinta-feira das 10 às 18 horas, sexta-feira e sábado das 10 às 20 horas e de domingo das 10 às 18 horas. A base está localizada na Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 (Itaguá), telefone (12) 3832-7014. As visitas são feitas com um guia e duram duas horas.
Trilhas
Ubatuba possui muitas opções de trilhas e se você curte aventura, esse é o lugar certo. Entre elas estão as do Corcovado (é o ponto mais alto da cidade – a 1.160 metros de altitude), das Sete Fontes e Bonete. Em cada uma delas, você irá gastar apenas uma hora de caminhada. Além dessas trilhas, existem muitas outras em meio a Serra do Mar e que levam a belíssimas cachoeiras e praias selvagens e o seu caminho passa entre ruínas de fazendas e de vilas de pescadores. Vale a pena fazer qualquer uma dessas trilhas, pois no final, você verá o quanto foi compensador.
Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta foi transformada em Parque Estadual e é um dos melhores pontos para a prática de mergulho de todo o litoral Norte de São Paulo, pois possui uma rica vida marinha e a sua visibilidade chega a até 20 metros de profundidade. É conhecida como parada obrigatória de muitos passeios de escuna e oferece praias de águas transparentes, trilhas e ruínas de um antigo presídio.
Para quem pratica snorkeling, os costões das Ilhas Anchieta e das Couves são uma excelente opção. Mas o mergulho é praticado também nas ilhas das Couves, Palmas e Rapada, das Cabras e de Vitória.
Andar de Escuna
Se você deseja conhecer as ilhas da região de Ubatuba e conhecer algumas praias que oferece acesso complicado para quem segue a pé, os passeios de escuna são excelentes oportunidades para você. Os tours levam você à Ilha de Prumirim e à Ilha Anchieta, com direito a paradas nas praias do Engenho e a de Palmas.
É possível também fazer passeios em barcos dos pescadores, partindo de algumas praias, como a Lagoinha (Sul), a Almada (Norte) e a Prumirim (Sul).
Praias de Ubatuba
São tantas opções de praias em Ubatuba que é possível encontrar uma praia tranquila, mesmo no verão, onde você poderá ficar mais à vontade, sem ter que ficar colado ao guarda-sol do vizinho, devido a falta de espaço.
Mas para os surfistas, o inverno garante as melhores ondas do ano, sem contar que quase não chove.
Litoral Norte
Ubatuba possui 102 praias e todas são muito belas, mas cada uma com a sua própria história e característica. As principais praias de Ubatuba no litoral norte têm muitas faces, com no mínimo 70, e algumas praias são: Praia do Félix, Praia da Justa, Camburi, Brava, Picinguaba, Praia da Fazenda, Almada, Ubatumirim, Puruba, Prumirim, Itamambuca e Vermelha do Norte.
Em muitas delas o agito fica por conta de bares e boates que as rodeiam, com muita música diversificada, para atrair todos os gostos e estilos. Espalhadas por 90 quilômetros, as suas atrações são em forma de enseadas e de baías de águas azuis e verdes, emolduradas pela densa vegetação da Serra do Mar.
Se você curte surfar, a praia de Itamambuca possui boas ondas e faz parte do circuito internacional do esporte, por isso é uma escolha ideal. Com tantos cantinhos peculiares, é impossível você não encontrar um que seja o seu estilo.
Praia Brava
O acesso para a Praia Brava é feito por trilhas, partindo da praia de Camburi. Ela é uma praia habitada por pescadores e muitos deles vivem no local. Possui excelentes ondas, ideais para os praticantes de surf. Localizada a 42 quilômetros do centro de Ubatuba, a praia Brava possui um cenário lindo.
Enseada
Localizada a apenas 9,5 quilômetros do centro de Ubatuba, a Praia da Enseada possui uma boa infraestrutura com restaurantes e bares. O seu mar é tranquilo e ideal para esportes náuticos. Outro motivo que a torna uma praia especial é a própria Baía da Enseada, propiciando bons pontos de atracamento, bem próximo à praia.
Ideal para quem curte Ecoturismo, pois ela dá acesso a duas trilhas bem interessantes, mas que exige o acompanhamento de um guia. Mas a praia também é excelente para famílias e banhistas, pois possui uma excelente rede de hospedagem. Nela você encontra farmácias, supermercados, lojas e comércio de vários tipos.
Toninhas
A Praia de Toninhas possui ondas muito boas que reúnem os surfistas e também é muito procurada por quem está à procura de tranquilidade, mas com proximidade do centro urbano e toda a sua estrutura. As suas águas são perfeitas para banhistas e para praticante de surf e de body board.
Do seu lado direito, ficam as famílias, os banhistas e o pessoal todo que curte estar à beira-mar. Já do lado esquerdo, ficam as ondas boas, ideais para esportistas. A rede de hotéis e pousadas é excelente, assim como seus restaurantes que servem diversas especiarias como comida japonesa, internacional, frutos do mar e pizzarias.
Veja a galeria de Fotos Praia das Toninhas
Praia Grande
A Praia Grande é um dos points mais movimentados de Ubatuba, oferecendo drinks, bebidas de variedades, frutos do mar e petiscos. Ela é frequentada por jovens e surfistas, sendo urbanizada, em sua orla, por diversos quiosques que oferecem ótimas infraestruturas.
A apenas quatro quilômetros do centro de Ubatuba, a Praia Grande possui 1.800 metros de extensão e possui areias finas e batidas. No meio da praia os turistas podem contar com um posto de salva-vidas.
Ela conta com uma rede de hospedagem muito boa, oferecendo alguns hotéis e pousadas em Ubatuba, além de supermercados, padarias, restaurantes, postos de combustíveis, imobiliárias, bancas de jornal entre outros estabelecimentos comerciais na própria praia.
Praia Vermelha do Norte
Com fortes ondas, a praia Vermelha do Norte atrai diversos surfistas e para quem curte um agito noturno, ela possui uma das mais frequentadas baladas de Ubatuba. Sua areia é grossa e avermelhada, daí o nome do local. Lá funciona o Red Beach que é um parque aquático maravilhoso, indicado para famílias que viajam com crianças de todas as idades.
A praia Vermelha do Norte fica a sete quilômetros do Centro de Ubatuba e não oferece estabelecimentos de hospedagem. Ela é frequentada por turistas que ficam hospedados em hotéis e pousadas bem próximos da praia. Ela tem muitas áreas de estacionamento, quase à beira mar.
Praia de Itamambuca
A praia de Itamambuca é muito famosa por ter ondas muito boas. Ela reúne a turma do surf o ano inteiro e principalmente em julho, pois é nesse mês que ela sedia campeonatos nacionais e internacionais. O turista pode aproveitar para fazer um ecoturismo pela Mata Atlântica.
É uma das praias mais preservadas e também ela é extensa e bem protegida por morros. A praia de Itamambuca reúne bares e restaurantes charmosos e rústicos. Esta localizada a apenas 12 quilômetros do centro de Ubatuba, mas você poderá se hospedar por lá mesmo, em um de seus charmosos chalés, pousadas, campings e até em um eco resort.
Praia do Félix
A Praia do Félix está localizada a apenas 15 quilômetros do centro de Ubatuba e reúne surfistas no seu canto esquerdo e mergulhadores no seu canto direito. É considerada praia de tombo no seu canto esquerdo e possui areia branca e solta, sombreada por abricós. Na Praia do Félix tem barracas rústicas, restaurante japonês e uma trilha que leva à selvagem prainha do Félix, que é considerada ótima para o mergulho.
Lá existe um condomínio com imóveis de veraneio, onde alguns oferecem locação para temporadas. Outras opções de hospedagem são em algumas pousadas e chalés. Na praia tem ambulantes com carrinho de sorvete e de petiscos.
Praia de Prumirim
Prumirim fica a 18 quilômetros do centro de Ubatuba e é uma antiga vila que virou um condomínio. Possui boas barracas, trechos com ondas e de mar calmo, boas barras, pedras e trilha que leva a uma aldeia dos índios guaranis.
Ela possui pouca infra-estrutura, mas oferece um barzinho de caiçaras que só funciona em alta temporada ou em feriados. Dessa praia partem barcos com destino á Ilha de Prumirim, muito procurada por mergulhadores. Nessa ilha você desfruta e águas translúcidas, uma rica vida marinha e areias brancas.
Você pode se hospedar por lá mesmo, pois têm pousadas e chalés e no condomínio, ,muitas casas de veraneio para alugar por temporada.
Praia de Puruba
A Praia de Puruba tem 2 quilômetros de extensão e é bem preservada. Para chegar a essa praia deserta, que fica à 24 quilômetros do centro de Ubatuba, é preciso atravessar um riacho de águas verdes, a nado, a pé (durante a maré baixa) ou em barquinhos de pescadores. Dependendo da altura, a água chega até a altura da cintura e a travessia é muito tranquila.
A praia tem areia branca, mar tranquilo e mata nativa ao longo da sua orla. Ela fica também na enseada de Ubatumirim, com vista para a Ilha de Prumirim. Na vila, tem capela, bares, casas e escola. Ela já foi cenário de filmes e mini-séries como “Desmundo” e Invenção do Brasil”.
Praia da Justa
A Praia da Justa é pequena e o seu acesso se dá por trilhas a partir do canto direito de Ubatumirim. Pouco frequentada, a Praia da Justa possui mar calmo e areia fina e está localizada a apenas 28 quilômetros do centro de Ubatuba. Ela é separada pelo Rio da Onça e é excelente para banhos de mar e também para a prática de mergulhos.
Praia Ubatumirim
A Praia de Ubatumirim é muito plana e extensa e possui areia finas, dura e escura, além de um mar calmo, excelente para banho. Está localizada a 28 quilômetros do centro de Ubatuba e possui uma vila caiçara que abriga campings e bares.
O acesso é feita através da rodovia Rio-Santos, partindo do quilometro 9, seguida de uma estrada secundaria de terra. Está localizada em uma enseada, de mesmo nome, e de lá é possível avistar algumas ilhas como a do Prumirim, que é cenário perfeito para aqueles que sonham em fugir do stress urbano, a ilha Pequena dos Porcos, Redonda, da Pedra, das Couves, do Negro e Prumirim.
Praia da Almada
A Praia de Almada é pequena e de mar calmo, barracas que servem frutos do mar e uma vegetação abundante e fica a apenas 34 quilômetros do centro de Ubatuba. Com ares do nordeste, a Praia de Almada é formada por árvores centenárias, areias claras e suas águas são tranquilas, perfeitas para o banho e para passeios de caiaque.
Se você curte mais privacidade, uma trilha de 40 minutos levará você à selvagem praia Brava da Almada, onde tem ondas fortes e areia fofa. Entre elas, fica a praia do Engenho. Os turistas ainda poderão, em contato com pescadores locais, ter peixe fresco e mariscos em uma grande variedade, para assim, preparar uma refeição típica. Mas se preferirem, os turistas podem apreciar as iguarias nos restaurantes e bares que são especializados em frutos do mar.
Praia da Fazenda
A Praia da Fazenda é muito extensa, com 3,5 quilômetros e abriga a Sede Administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. Ela é uma praia com mar calmo e areias claras e possui dois rios que são excelentes para banhos. Por estar localizada em Área de Preservação Ambiental, não é permitido barracas, por isso é recomendado levar lanche e água.
Considerada uma das 10 orlas mais bonitas do Brasil, por ser um lugar pitoresco entre mar, rios, manguezal e vegetação de restinga, a praia da Fazenda não oferece hospedagem e o acampamento só é permitido em um único camping da região. Os turistas, porém, podem desfrutar uma ducha e de estacionamento oferecido pelo Parque Estadual da Serra do Mar, a poucos metros da praia.
Praia Picinguaba
A Praia de Picinguaba é rodeada por ilhas: Comprida, Couves e a Carapuça, e possui águas verdes e tranquilas. Oferece bons pontos para o mergulho e é também o ponto de parada de barcos, oferecendo bares e restaurantes. Possui também uma colônia de pescadores que conserva as casas e as canoas com características originais do lugar.
Essa praia está a 40 quilômetros do centro de Ubatuba e faz parte da vila de mesmo nome. Ela é rodeada de um lado, pelo mar e do outro, por rios, Picinguaba e Fazenda. Tudo ali faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar.
Seu nome, Picinguaba, quer dizer, em tupi-guarani, refúgio de peixes.
Camburi
A praia de Camburi é a última praia do litoral Norte paulista e faz divisa com o Rio de Janeiro. Possui trilhas que levam até a praia de Parati. Essa praia é muito deserta, mas oferece ondas excelentes para o surf e também alguns bares rústicos. Com 46 quilômetros do centro de Ubatuba, o seu acesso é através de estrada secundária que parte da rodovia.
Camburi faz parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar. Ela é um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO e o único ponto do litoral paulista que são protegidos os ecossistemas costeiros, como mangue, praias, costões rochosos e mata de restinga.
Com areias claras, a praia Camburi é ideal para banhos e em algumas épocas, também para o surf. Para hospedagem, ela oferece casas para alugar e camping.
Santa Rita
A Praia de Santa Rita está localizada na enseada do Flamengo e o seu acesso é feito através de trilha que parte da Praia do Perequê Mirim ou da praia da Enseada.
Ela está dentro de um condomínio que possui belas casas a veraneio, porém, é pequena e com um mar calmo como uma piscina, o que a torna excelente para banho.
Perequê-Mirim
A Praia do Perequê-Mirim está localizada na enseada do Flamengo, com 11 quilômetros do centro de Ubatuba e possui uma estrutura comercial e de hospedagem excelente, pois está bem próxima com a praia da Enseada.
Ema tem 800 metros de extensão e forma uma baía de mar tranquilo e ainda tem quiosques e esportes náuticos. Do seu lado esquerdo, ela tem uma trilha que dá aceso a praia de Santa Rita e da praia da Enseada.
Praia de Fora
A Praia de Fora está localizada ao lado da Ponta do Espia, bem em frente à Ilha Ancheita. O seu acesso é através de uma trilha que sai da praia da Enseada ou de Toninhas e passa pelas praias do Godoi, Prainha de Fora e Itapecerica.
Com 200 metros de extensão, o seu mar é agitado e suas ondas são fortes e lajes submersas. É mais frequentada por surfistas, pois para banhistas ela se torna perigosa. A Praia de Fora fica a 9 quilômetros do centro de Ubatuba.
Perequê-Açu
A Praia de Perequê-Açu é uma das praias mais tradicionais de Ubatuba. Ela possui areias brancas, boa infraestrutura (com quiosques, pousadas, camping e restaurantes) e águas calmas e rasas. Essa praia é um lugar muito frequentado por famílias e bastante utilizado para eventos esportivos e recreativos também.
Com muitos quiosques, a Praia de Perequê-Açu é uma praia tranquila e com muita gente bonita. Sem contar que ela fica bem próxima ao centro e é muito usada para eventos esportivos, recreativos e também para surfistas iniciantes. Ela possui também um terminal turístico, que atende o turista de um dia. No seu canto esquerdo fica a praia da Barra Seca.
Circulando em Ubatuba
A melhor maneira de circular por Ubatuba é com carro.
Isso porque muitas das praias intocadas ficam distantes do centro da cidade.
Mas na alta temporada são comuns os congestionamentos em direção à orla Sul.
Quando ir à Ubatuba
Ubatuba é uma região chuvosa o ano inteiro, por ter proximidade com a Serra do Mar. Mas quem quer aproveitar melhor a praia, pode encontrar dias bastante ensolarados e de calor no verão. Como em todas as outras praias, nos finais de semana e em feriados o movimento de turistas é muito grande e acabam por congestionar as ruas e as estradas de acesso. Mas durante a semana a cidade fica praticamente deserta.
No mês de Junho, a cidade faz a festa de São Pedro Pescador, que é um festival que relembra as tradições caiçaras, permitindo a seus visitantes conhecerem melhor a sua história. Já em Setembro, os visitantes podem acompanhar a emocionante Corrida de Canoas.
Mas para quem quer mesmo é curtir a praia, no verão todos os serviços estão a todo o vapor. Mas se você não curte muito agito e congestionamento, saiba que na baixa temporada as praias de Ubatuba ficam praticamente desertas.
Corrida de Canoa Caiçara
A Corrida de Canoa Caiçara é um evento que acontece no mês de setembro e reúne canoeiros de todo o litoral Norte, além de alguns de Paraty. Esse evento foi batizado como Copa Professor Joaquim Lauro, que é o organizador da histórica Travessia Ubatuba-Santos, no ano de 1973-, essa corrida dura três dias e é de pura adrenalina.
Festa de São Pedro Pescador
A Festa de São Pedro Pescador acontece no final do mês de junho e início de julho, onde o dia 29 é o ponto mais alto das comemorações. A Praça de Eventos é o epicentro dos festejos e fica localizada na Avenida Iperoig e a sua programação reúne shows musicais, culinárias diversas (com destaque para a tainha na brasa) e manifestações artísticas da cultura caiçara como a Congada, a Xiba, a Folia dos Reis, a Dança de Fita e a Procissão Noturna de Canoas, que são iluminadas por tochas, muito linda de se ver.
Como Chegar em Ubatuba
• De avião
O aeroporto de Ubatuba só recebe aviões de pequeno porte.
• De carro
Quem vem do Rio de Janeiro, o percurso é pela Rodovia Rio-Santos ou então seguir pela Rodovia Pres. Dutra até SP-099 ou SP-125;
- Vindo de São Paulo, há duas opções:
1ª - Via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até São José dos Campos, Rodovia dos Tamoios até Caraguatatuba e Rodovia Rio-Santos (sentido Rio de Janeiro) até Ubatuba;
2ª - Via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até Taubaté e Rodovia Osvaldo Cruz até Ubatuba.
• De ônibus
As empresas Reunidas (0800-177-200), Normandy (http://www.normandy.com.br/), Litorânea (0800-999-701) e São José (12-3832-1117) servem a cidade de Ubatuba e têm saídas de cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Informações Úteis de Ubatuba
Se você estiver na cidade de Ubatuba, algumas informações são bem úteis para o seu passeio. Para começar, o DDD é 12 e para ter informações de turismo, o telefone de contato é 3833-9123, para o aeroporto é 3832-1992 e para táxi é 3832-1235.
Outros telefones úteis são:
- Rodoviária: empresas:
Litorânea - 3832-3622;
Normandy - 3832-5361;
Reunidas - 3832-1007;
São José - 3832-1117.
- Bancos:
Banco do Brasil, Banespa, Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Itaú e Nossa Caixa
Banco 24 Horas, todos na Avenida Iperoig, s/n, Praça Manoel da Nóbrega.