Campinas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Com pouco mais de um milhão de habitantes, e a menos de 100 quilômetros da capital paulista, Campinas é, hoje, uma cidade com a soberba de grandes municípios, mas com o charme e a simpatia de quem lembra e ainda pratica os trejeitos de tempos quando a ostentação urbana era menor lá nos seus primórdios, no ano de 1774, quando começou a ser fundamentada no comércio do café e da cana-de-açúcar.
Por isso, não é raro ver que, à luz do dia, óculos de sol e ternos no aprume de gravatas alinhadas deem o tom da seriedade da décima cidade mais rica do país, sendo ela um importante centro de produção científica (o maior do país), com infraestrutura hoteleira capaz de suprir a demanda de viagens de negócios que movem os dias úteis de Campinas.
Mas que não boceje de sono o turista com a câmera no peito e as expectativas de lazer dobradas e ajeitadas na mala. Aos finais de semana, o cinza dos trajes sociais cede espaço às cores vibrantes de famílias que saem à caça dos muitos parques da cidade, com opções gastronômicas e noturnas que acolhem seguramente jovens de todos os gostos.
O que fazer em Campinas
O passeio de maria-fumaça, aos sábados e domingos, é o atrativo principal para a criançada que chega à terceira cidade mais populosa do Estado de São Paulo (atrás apenas de Guarulhos e da capital).
O passeio, o parque Portugal e o Bosque dos Jequitibás fazem a viagem à Campinas ser um relaxante momento para encontrar o verde da natureza com raízes firmes ao redor do concreto cinza.
É no Cambuí, entretanto, que o sol se recolhe para a boêmia tomar forma nas sombras da noite. Aqui, bares e restaurantes costumam disputar a atenção tanto dos moradores da cidade quanto de turistas em busca de agito.
Quando ir à Campinas
Não muito diferente do clima paulistano, Campinas é destino que se conhece em um final de semana, mas exige quase que involuntariamente uma segunda ou terceira visita – principalmente, pela proximidade com a cidade de São Paulo.
Seus atrativos pedem novas explorações, e o modelo de cidade moderna tem sido planejado cuidadosamente, não fazendo do crescimento da cidade, algo desenfreado, mas harmonioso e sempre acolhedor aos visitante que venham não apenas do Estado de São Paulo, mas de outras partes do país, também.