Barretos
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Mineiros ergueram o que seria a cidade de Barretos, no ano de 1854. Desde então, o lugar se tornou um dos polos mais importantes da indústria agropecuária do Estado de São Paulo.
O fato histórico, na verdade, é o que menos ecoa pelas ruas da cidade. “Segura peão” e outros bordões country são os preferidos dos turistas, quando ouvem falar em Barretos. Sede da Festa do Peão de Boiadeiro há mais de 50 anos, a cidade sai do clima pacato e pecuário para se transformar, na segunda quinzena do mês de agosto, em um centro da cultura country, com festas, baladas, shows, paqueras e, claro, boiadeiros a bailar em feras bovinas.
O clima sertanejo toma conta do Parque do Peão, orquestrado em sua arquitetura por Oscar Niemeyer, onde a cidade chega a abrigar cerca de 1 milhão de visitantes, no período. Mas Barretos é destino que pede ao turista que venha sem preconceitos: menos um point, trata-se de um recorte turístico de um capítulo da história do país, sempre em constante atualização.
O que fazer em Barretos
Além do Parque do Peão, cujo formato de ferradura vale a visita não apenas no turbulento mês de agosto, mas em outras épocas do ano, a cidade é facilmente desbravada a pé a partir do seu centro, que oferece um comércio dedicado aos produtos country e respira outros ares de cidade de interior, com convidativas sorveterias coloridas nas esquinas, prontas a refrescar o calor que acomete Barretos quase que o ano inteiro.
Agora, se a intenção é mesmo as surpresas que acontecem noite a noite durante a festa de boiadeiro, a dica é que o viajante se planeje com muita antecedência. Não é raro muitos desistirem da sua viagem a Barretos, no período, por ficar sem vagas em hotéis (a opção, no caso do insistente turista que não abre mão da festa, é se hospedar em cidades vizinhas, como Olímpia, Ribeirão Preto e Bebedouro).
Quando ir à Barretos
Agosto é o mês do sertanejo. Portanto, se você não suporta rodeios, o estilo musical mais universitário do momento, as roupas e um mar de gente que adora esse estilo, Barretos pode não ser o destino ideal.
Pelo resto do ano, é uma viagem interessante pela história e cultura do Brasil manifestadas numa típica cidade do interior paulista, que vale a pena ser conhecida em qualquer época do ano.