Aracaju
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Designada capital de Sergipe em 1855, Aracaju possui uma incrível infraestrutura e planejamento urbano moderno voltado para recepcionar turistas. A característica turística e de segurança oferecida o ano todo talvez se justifique pela cidade ser polo petroquímico com inúmeras plataformas de exploração de petróleo instaladas em alto mar. Assim, a cidade é constantemente visitada por profissionais e também turistas que vêm simplesmente a passeios. A capital chegou a ser nomeada em 2008 como uma das melhores cidades que oferecem qualidade de vida aos moradores. As ruas são limpas e a cidade é arborizada, com belos jardins e árvores dispostas nas principais avenidas e nas orlas das praias.
Bem localizada, a cidade fica próxima à foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris. Também abriga o Rio São Francisco, da onde é possível realizar aquele tradicional passeio de barco pelas águas famosas que percorrem mangues e que, quando encontram o oceano, abrigam praias e dunas. Falando em praias, as de maior destaque da região são a Praia do Atalaia com uma estrutura de causar inveja: imenso calçadão, ciclovia, quadras de esportes, parque infantil e barracas. Outra praia que é referência desta vez pela calmaria e beleza é a Praia do Saco com um mar mais verde comparada às outras praias da cidade que possuem águas turvas.
Quem disse que Aracaju não abriga história? O Museu da Gente Sergipana conta de forma interativa através de aparatos tecnológicos de audiovisual a história e a cultura do povo sergipano. Ali, são ressaltados aspectos ligados à comida, vestimenta, música e outras tradições regionais. Um outro museu chamado Palácio Olímpio Campos abriga mobílias preservadas do século 19 e pinturas de artistas italianos.
Em se tratando de alimentação Aracaju também ganha fama, a Passarela do Caranguejo fica na Praia do Atalaia e abriga uma infinidade de bares e restaurantes que servem os melhores pratos nordestinos com todo o capricho que os visitantes esfomeados depois de um dia cansativo de passeio merecem. Se delicie com os pratos de camarões, carne de sol, pirão de leite e treine sua habilidade com o imensos caranguejos que são servidos.
Agora, se a ideia é prestigiar os eventos e festas que tem lugar garantido na região, vale a pena viajar em junho para participar do Forró Caju, uma das maiores festas juninas do nordeste com mil e um atrativos que envolvem música, dança, encenação e comidas. A festa chega a receber cem mil visitantes por noite. O Pré-Caju também chama a atenção dos turistas em janeiro com uma espécie de Carnaval antecipado.
O que fazer em Aracaju
Uma palavra não é encontrada em Aracaju: tédio. Aqui o marasmo passa longe! A cidade abriga inúmeras opções de lazer, história, diversão e vivências na natureza. O circuito de passeios na capital contempla passeio de barco pelo Rio Chico, travessia até o Mangue Seco, um vilarejo com dunas e piscinas naturais, além da vegetação rasteira e a Crôa do Goré com paisagens indicadas para banhos. Lugares que também permitem bons mergulhos são as praias da capital que surpreendem pela quantidade de belezas em um único lugar. Museus, parques, restaurantes e bares, feiras e centros de artesanato também são algumas das opções oferecidas pela capital. Lembre-se que a cidade também reserva festejos como o tradicional São João e Carnaval fora de época que já viraram tradição.
Museus
Dois museus são referência em Aracaju que também contempla muita história, são eles: o Palácio Olímpio Campos, antiga casa de governadores e atual museu onde alguns eventos políticos ainda acontecem de tempos em tempos e o Museu da Gente Sergipana que, como o nome já diz, é um local reservado à exaltação e orgulho da população e de sua cultura.
Museu da Gente Sergipana
O museu que é referência em todo o estado foi restaurado em 1926. Atualmente conta, de forma interativa, a cultura do povo sergipano através de personagens, festas populares, culinária típica e ecossistema. Os visitantes podem se divertir com espelhos que moldam o observador com trajes nordestinos, negociar o preço de algum produto com um feirante virtual e até ouvir repentistas cantar os temas solicitados. Tudo com muito bom gosto e criatividade. Fica na Avenida Ivo do Prado.
Palácio Olímpio Campos
Antiga sede do governo estadual e casa dos governadores até 1980, hoje o palácio transformou-se em museu onde são guardadas as mobílias antigas do século 19, quadros de artistas italianos, maquete e acervo de fotos que mostram a cidade nos anos 40. Fica na Praça Fausto Cardoso.
Passeios
Diferentes tipos de passeios para diversos tipos de públicos existem em Aracaju. Lá, é possível encarar passeios em meio à natureza pelo Rio São Francisco, bancos de areia na Crôa do Goré e as dunas do Mangue Seco. Além disso, é possível estreitar o contato com animais no Parque dos Falcões onde ficam as aves de rapina e no Oceanário com espécies marinhas, inclusive um tanque repleto de impressionantes tubarões. Os nerds e curiosos podem se entreter com uma aula de física e matemática na Casa de Ciência e Tecnologia.
Parque dos Falcões
A apenas 45 km de Aracaju está a Serra de Itabaiana, onde situa-se um centro de criação e reprodução de aves de rapina, destaque para os falcões que levam o nome do parque. Lá também se encontram aves como os valentes gaviões e as curiosas corujas. Ao todo, o passeio dura três horas com direito à explanação sobre os hábitos dos animas, apresentação audiovisual e contato com as aves fora de gaiolas.
Barco pelo Rio São Francisco
Visitar a região nordeste onde corre o Velho Rio Chico e não realizar um passeio de barco pelo mesmo é quase um crime. Por isso, reserve um tempo para embarcar em Brejo Grande (a 130 km da capital) e navegar por 13 km no rio ao encontro do oceano, da onde começam a surgir as belas dunas e praias do litoral.
Crôa do Goré
Para este passeio é importante reservar um dia para aproveitar as belezas que a ilha oferece. Um barco parte do Rio Vaza-Barris rumo ao grandioso banco de areia. Para animar os turistas um barco-restaurante é instalado com mesas e cadeiras e servem pratos típicos ao som de músicas animadas. É possível encontrar tranquilidade em alguns trechos desertos, observar o mangue e se banhar nas piscinas naturais.
Mangue Seco
Mangue Seco é uma rústica vila rodeada por lindas dunas. Pode-se chegar ao destino através de um barco em Porto do Cavalo, situado no município de Estância (75 km de Aracaju). A embarcação passa pelo Rio Piauí e vai de encontro ao Rio Real, onde fica o acesso ao Mangue Seco.
Oceanário
O incrível Oceanário abriga aquários de água doce e salgada com diversas espécies de peixes advindas do Rio São Francisco e da costa litorânea. O ponto alto do passeio é a observação de um tanque cheio de tubarões, onde é possível tocá-los quando estão sendo alimentados. O local é administrado pelo Projeto Tamar. Fica na Avenida Santos Dumont.
Casa de Ciência e Tecnologia
O planetário reúne 80 experimentos divertidos e didáticos sobre física e matemática. Aos finais de semana quando a lua é cheia ou crescente, é possível realizar uma visita noturna para observação do céu com telescópios. A visita é monitorada. Fica na Avenida Oviedo Teixeira.
Compras
Assim como toda grande capital, o Mercado Municipal é um daqueles lugares que merecem ser visitados. Além de ser referência quando o assunto é artesanato, com inúmeros artefatos elaborados por artesãos locais, ainda abriga barracas e restaurantes com pratos sergipanos. O Centro de Arte e Cultura do Sergipe também é um ótimo lugar para se conhecer e valorizar a cultura e artesanato local através de peças em madeira e cerâmica.
Mercado Municipal Antônio Franco
Este imenso mercado retrata a cultura do Sergipe em suas diversas maneiras. Isso porque, ali, os turistas se deparam com artesanatos extremamente populares e genuínos como redes, bordados, objetos de palha, madeira, cerâmica, rendas e muitos outros artefatos. No mesmo local é possível apreciar pratos típicos de dar água na boca. Fica na Rua José do Prado Franco.
Centro de Arte e Cultura do Sergipe
Objetos artesanais como cerâmica colorida e tradicional, esculturas talhadas em madeira e as típicas rendas são encontrados no Centro de Arte e Cultura do Sergipe. Fica na Avenida Santos Dumont.
Praias de Aracaju
Inúmeras praias compõem a costa litorânea de Aracaju. Algumas praias são referência em todo o estado como a Praia do Atalaia, Nova Atalaia e Praia do Saco. Outras praias menos conhecidas, mas que também reservam belezas são a Praia Aruana, Caueira, Mosqueiro, Refúgio, Náufragos, Robalo, Praia dos Artistas, Pirambu e a Abaís de mar agitado.
Praia do Saco
Com mar tranquilo, rodeado de coqueiros e barracas que oferecem conforto aos turistas, a Praia do Saco é uma das mais belas do estado. As dunas e a imensidão do mar tem cor esverdeada e dividem, através da foz do Rio Real, o estado sergipano da Bahia.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Saco
Praia Aruana
A larga faixa de areia da Praia Aruana é indicada para caminhadas e o mar calmo propício para banhos. Ao redor da praia se enfileiram inúmeros condomínios residenciais.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Aruana
Praia Abaís
Costuma encher aos finais de semana, quando nativos e turistas se espreguiçam nos quiosques e bares do entorno. Com ondas fortes, alguns surfistas se aventuram na praia. Próximo dali, está a Lagoa Grande que se estende até se encontrar com a Praia do Saco.
Praia Caueira
As dunas da Praia Caueira abrigam vegetação rasteira típica do nordeste. A faixa de areia larga é completamente tomada pelo mar na maré alta. Ao redor se encontram barracas e um calçadão para caminhadas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Caueira
Praia Mosqueiro
Fica pertinho da Foz do Rio Vaza-Barris, onde é possível seguir para um passeio rumo à Crôa do Goré. Condomínios no entorno e barracas animadas tornam a infraestrutura do local propícia para receber turistas.
Praia do Refúgio
Os coqueiros envolta da praia combinam perfeitamente com as águas calmas desse mar cristalino. As barracas ali dispostas oferecem serviços interessantes aos turistas.
Praia dos Náufragos
Com ondas tranquilas e dunas indicadas para banho, a praia fica próxima aos condomínios.
Praia do Robalo
As águas calmas e fracas da Praia do Robalo se contrastam com a agitação trazida pelos quiosques. Os finais de semana costumam ser agitados.
Praia dos Artistas
A praia é uma continuação da praia do Atalaia, possui orla urbanizada com quiosques que servem bebidas frescas e saborosos petiscos. Lá fica a foz do Rio Sergipe. As ondas costumam ser fortes, atraindo surfistas.
Praia Pirambu
Também chamada de Praia Santa Isabel fica no município de Pirambu, a 34 km de Aracaju. A praia é ideal para os turistas que querem fugir da urbanização. Semideserta, abriga um posto do Projeto Tamar com algumas espécies de tartarugas.
Praia Atalaia Nova
Situado em Barra dos Coqueiros, a praia fica um pouco mais distante. O acesso à Ilha de Santa Luzia é possível através da travessia da ponte sobre o Rio Sergipe. As águas cristalinas lá encontradas oferecem paisagens desertas rodeada de coqueiros e lagoas.
Praia Atalaia
Possui uma orla movimentada marcada por bares, restaurantes e hotéis com a melhor infraestrutura de toda capital. O calçadão na praia abriga uma incrível área de lazer que reúne quadra de esportes, ciclovia, barracas e até um parque infantil. Dali, é possível observar em alto-mar as plataformas de petróleo. É uma das praias mais visitadas por turistas e moradores.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Atalaia - Aracaju
Quando ir à Aracaju
Setembro e março são as melhores épocas para quem quer aproveitar o calor da capital que fica na faixa dos 30° se banhando nas deliciosas praias. Porém, mesmo que viaje em outro mês dificilmente o turista irá encontrar muita chuva, a cidade faz sol a maior parte do ano. Dois eventos acontecem ao longo do ano, um em junho e um no fim de janeiro, são eles: o Arraiá do Povo na Praia de Atalaia com muita dança e animação, conhecido como Forró Caju onde um palco é montado no centro da cidade com apresentações de artistas e músicos consagrados e o Pré-Caju, uma espécie de micareta antes do Carnaval oficial.
Eventos
Aracaju é conhecida como a capital que abriga comidas típicas, belas praias e também festejos. Lá, assim como outras cidades do nordeste que se prezam, realiza-se anualmente uma festa em homenagem ao São João. Em junho, o Forró Caju acontece na Praia do Atalaia com músicas, comidas pra lá de saborosas e danças tradicionais. Outro evento muito prestigiado por turistas é o Pré Caju, um carnaval fora de época repleto de agito em plena avenida.
Forró Caju
Na segunda quinzena do mês de junho acontece a tradicional festa junina conhecida como Forró Caju. Nesse período barracas, música dos forrozeiros e danças típicas como a quadrilha tomam conta da cidade. O epicentro é a Praça de Eventos da Praia de Atalaia, onde se iniciam as comemorações que se expandem por todas as ruelas. Na região chega-se a montar uma cidade cenográfica conhecida como Arraial do Povo com direito a fachadas de igrejas antigas e casas de farinha. Fogueira e queima de fogos estão entre os atrativos da festa. Um público imenso de turistas e moradores participam dos festejos.
Pré-Caju
O Pré-Caju, nada mais é do que um Carnaval fora de época. Todos os anos, no mês de janeiro, trios elétricos se instalam na Avenida Beira-Mar fazendo a alegria dos foliões.
Como Chegar em Aracaju
De avião:
Voos de inúmeras regiões do Brasil partem todos os dias em direção ao Aeroporto Santa Maria, a 10 km do centro de Aracaju.
De carro:
Das principais capitais brasileiras da região Sul e Sudeste a indicação é a rodovia BR-101. Outras capitais podem seguir pela BR-235. Uma terceira rodovia mais curta também leva a Aracaju, é a BR-116, mas pelo intenso movimento de caminhões não é indicada.
De ônibus:
São quatro as viações que saem das capitais brasileiras rumo à capital do Sergipe: Gontijo, São Geraldo, Itapemirim e Guanabara.
Informações úteis de Aracaju
Distâncias: Brasília – 1.741 km / Rio De Janeiro – 1855 km / São Paulo – 2168 km / Salvador – 337 km / Maceió – 290 km / São Cristóvão – 30 km / Laranjeiras – 23 km.
Informações turísticas - (79) 3214-8848
Aeroporto Santa Maria – (79) 3212-8500
Rodoviária – (79) 3259-2848
Bancos: Banese, Santander, Banco do Brasil, BNB, Caixa, Bradesco, HSBC e Itaú.
Clima: Temperatura entre 18 e 36°
Mais infos no site da Prefeitura www.aracaju.se.gov.br