Bombinhas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Bombinhas pode ser considerada uma cidade com características contraditórias. Localizada no estado de Santa Catarina, a uma distância de menos de uma hora de Florianópolis, possui a menor população do estado (cerca de 14.300 moradores), mas ao mesmo tempo tem as praias mais belas de Santa Catarina com áreas preservadas de mata e muitas trilhas para diversão.
A principal atividade econômica da cidade é a maricultura, ou seja, criação de ostras e mariscos, junto, lógico, da pesca artesanal. Daí já dá para perceber que os pratos típicos de frutos do mar não faltarão durante sua viagem ao local. Entre os principais estão os pirões.
Com relação a cultura, as festas folclóricas são típicas na região devido às tradições religiosas. Quem quiser conferir os espetáculos pode visitar o Parque Ambiental Família Schurmann e conferir grandes ensinamentos de ecologia e cultura local.
Se for para falar um pouco de suas belas praias, pode-se citar a Quatro Ilhas, a preferida dos surfistas; a Mariscal, totalmente protegida de poluição e construções imobiliárias; Bombinhas e Bombas, que são as mais badaladas da região, para quem realmente adora movimento.
Lógico que estas são somente as principais em meio a tantas outras que atraem turistas todos os anos e chega a um número de 170 mil visitantes em altas temporadas.
Para quem gosta de mergulho, Bombinhas é o local ideal, pois faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, estando entre os melhores locais para a prática de mergulho devido à sua extensa vida marinha, pontos de naufrágios que podem ser visitados e suas águas cristalinas que possibilitam ver esta paisagem ainda mais nítida.
E se quiser aproveitar para visualizar ainda mais a beleza do estado de Santa Catarina das alturas, você pode subir o Morro do Macaco, que permite ver até 70 km da cidade de Floripa.
Ou seja, fica fácil ver muitas belezas em uma cidade com tão poucos habitantes, mas que recebe tantos visitantes.
O que fazer em Bombinhas
Se Bombinhas é a cidade do estado de Santa Catarina com as mais belas praias, com certeza estes atrativos estarão em seu percurso quando não souber o que fazer em Bombinhas.
Mas além de conhecer todas as praias da cidade, você pode praticar esportes como mergulho, vela, snorkeling, trekking e surf. É só escolher o que mais te atrai em meio à tanta beleza de águas azuis ou verdes cristalinas.
Para quem gosta de cultura ou quer ver a paisagem do alto, há morros e locais preservados que garantem passeios para as mais diversas ocasiões. Não tem como ficar parado na cidade de Bombinhas!
Parque Ambiental Família Schurmann
O Parque Ambiental Família Schurmann fica na Av. Manoel José dos Santos, 220, na praia do Retiro. O destaque do local vai para uma coleção de objetos de diversos lugares do mundo que eram da família Schurmann (daí o nome do parque), mas, além disso, apresenta uma variedade de atividades ecológicas e culturais.
Na parte de cultura, há vídeos e fotos que retratam mais sobre a história da família; e na parte de ecoturismo tem uma trilha no meio da Mata Atlântica com lindas paisagens de ipês, embaúbas, araçás e outras plantas. Há ainda um laboratório de animais marinhos onde os visitantes podem entrar.
A parte cultural fica por conta de tradições folclóricas que acontecem aos finais de tarde. Para mais informações, você pode ligar para (47) 3369-3690.
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo:
Para quem busca um bom local de mergulho, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo não pode faltar jamais de seu roteiro.
O local é formado pelas ilhas Deserta, Galé e Arvoredo e foi criado em 1990 para defender não somente a natureza, mas também a história da região, que possui sepulturas e vestígios de populações antigas.
Deste arquipélago protegido, a principal ilha é a que dá nome à reserva, ou seja, a Ilha do Arvoredo. Apenas 25 pessoas por dia podem ter acesso à sua fauna marinha, pois é totalmente controlada pelo IBAMA. São 25 m de profundidade em que pode avistar sardinhas, lulas, garoupas e muitos outros peixes.
Para conferir tudo, o passeio dura duas horas. Em caso de dias com muito vento ou de mar agitado, o passeio é cancelado.
Não é preciso ter experiência em mergulho para conhecer estes encantos, pois há auxílio de instrutores para ajudar todos os níveis de mergulhadores.
Morro do Macaco
O Morro do Macaco vale cada metro que deve escalar para conferir tanta beleza. Isso porque este morro de 150 m de altitude, que pode ser acessado somente através de uma trilha íngreme, tem uma beleza preservada onde pode conferir lindas orquídeas até mesmo antes de chegar ao topo.
Porém, o seu sucesso deve-se ao que o aguarda lá em cima: além de ser um dos locais mais lindos da cidade para avistar o pôr do sol, de lá é possível avistar praias como Zimbros e Mariscal, além da Reserva da Ilha do Arvoredo.
Quem gosta de esportes radicais também pode aproveitar para descer do morro em um estilo diferente: através do voo livre. De qualquer forma, independente da forma que vá descer, vale a pena subir no Morro do Macaco para conferir tanta beleza.
Mirante Eco 360º
O acesso ao Mirante Eco 360º é feito pela Praia da Tainha e o nome se deve justamente pelo fato de poder ter uma visão panorâmica da região, em 360º.
Chegando ao local, já na base, você pode ver um museu sobre fauna e depois subir por uma trilha especialmente preparada para uma linda visão de 360º. Entre as lindas paisagens que podem ser avistadas do mirante estão a Ilha de Santa Catarina (norte), Praia de Mariscal, Zimbros e Morro do Macaco.
Para o passeio deverá pagar uma taxa de R$5,00 para ajudar na manutenção do lugar que recebe tantas pessoas e proporciona uma vista tão maravilhosa da região. O valor é simbólico, visto que tamanha beleza vista de um único lugar não tem preço.
Instituto Boi de Mamão
Localizado na Estrada para Praia de Zumbos, o Instituto Boi de Mamão está em um engenho antigo onde era produzida farinha no século XIX. Hoje abriga uma mistura de restaurante, escola e muito folclore para quem deseja ter um misto de cultura da região.
Lá é possível conferir artesanato feito por adolescentes e crianças, além de peças antigas e fotos que retratam a história local.
E para quem tiver fome durante o passeio, conta com um restaurante onde devem ser feitas reservas antecipadas. Eles servem deliciosos pratos caseiros e possuem a famosa cachaça feita de café e especiarias que serve para abrir o apetite. Faça sua reserva pelos telefones (47) 3369-2069 e (47) 3393-3099.
Esportes e Ecoturismo
Quem gosta de esporte está no lugar certo ao visitar Bombinhas, pois a cidade oferece opções para todos os estilos.
Fazendo parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, está entre os melhores locais para mergulho do país. É possível ver diversos naufrágios da região, além de conferir todos os detalhes em suas águas cristalinas.
Ainda na água, para quem não gosta de mergulhar, pode aproveitar opções de esqui, iatismo, widsurf e snorkeling. O surf, lógico, não podia faltar na região, sendo a praia de Quatro Ilhas a mais visitada para esta prática. Para quem gosta de coisas mais calmas, a pesca também faz sucesso nos passeios de barcos, pois não há quem volte sem peixes.
Em terra, há opções de fazer trekking em suas diversas trilhas; e no ar há o voo livre, onde você pode sair do Morro do Macaco.
Praias de Bombinhas
Praia Vermelha
A Praia Vermelha possui um barro que vem das encostas e deixa a praia colorida, tendo por isso este nome. Possui 600 m de extensão e é a praia mais distante do costão de Zimbros, tendo acesso pela Trilha da Costeira de Zimbros também, assim como a maioria das praias do sul de Bombinhas.
Pela grande distância, é a mais deserta de todas as praias, não possuindo infraestrutura.
Há quem acredite no poder medicinal de suas areias vermelhas.
Praia Triste
A Praia Triste tem um cenário um pouco triste e por isso recebe este nome, porém mesmo diante disso suas belezas naturais fazem parte de 380 m extensão de praia que não é muito visitada.
Fica na continuação da trilha da Costeira de Zimbros, depois de passar pela Praia de Cardoso e pela Praia da Lagoa. Suas águas são calmas e tranquilas e boas para um mergulho no mar, aproveitando o clima mais deserto da região.
É a última praia da Trilha da Costeira de Zimbros, caso queira fazer todo o trajeto.
Praia da Lagoa
A Praia da Lagoa recebe este nome por ficar entre uma lagoa e mata, além de ficar perto de uma represa. Com 300 m de comprimento, para chegar até lá é preciso ir por uma trilha depois da Praia do Cardoso.
A infraestrutura é ideal para mergulhos tranquilos e faz parte da Trilha da Costeira de Zimbros, sendo a segunda da trilha. Saindo de lá, você encontra uma cachoeira com uma linda flora e fauna conservadas.
Praia de Zimbros
A Praia de Zimbros recebe este nome devido ao local ter uma planta de frutos com um bom aroma que serviam para tratamentos medicinais que chamavam zimbros. Hoje, a semente é utilizada para fabricar aguardente.
Possui 2 km de águas tranquilas e um acesso fácil através de caminho asfaltado onde pode sair da Praia de Bombas e ir seguindo as indicações das placas, pois logo ao final da Avenida já encontrará a praia.
A paisagem conta com barcos de pescadores e é ótima para as crianças ou esportes náuticos, visto que possui águas mais calmas.
Veja a galeria de Fotos Praia Zimbros
Morrinhos
A Praia de Morrinhos possui um pouco mais de 1 km e é um lugar tranquilo, bom para quem busca descanso depois de visitar outras praias mais agitadas e participar das atividades de Bombinhas.
É bastante visitada em altas temporadas por famílias que possuem crianças, já que elas podem brincar á vontade em meio à tranquilidade e beleza local.
Nas demais temporadas, recebe bastante pescadores que vendem os frutos do mar e peixes da região.
O mar é azul, com águas tranquilas e bom para praticar esportes aquáticos como windsurf e caiaque.
Como não possui infraestrutura, sempre leve alimentos e bebidas.
Praia de Canto Grande
A Praia de Canto Grande é um local ideal para quem busca bastante sossego, pois fica em uma vila com aproximadamente 800 habitantes, entre maricultores, pescadores e descendentes.
Antes era chamada de Ponta Grande e mudou de nome em 1930. O título é pelo fato de ser a mais extensa do município e ter um quilômetro de águas calmas formadas pelo Mar de Dentro e mais 3 km de ondas com o Mar de Fora.
Para chegar até lá o caminho é asfaltado, através do morro entre Bombinhas e o bairro Sertãozinho, saindo da Avenida Principal, sendo de fácil acesso.
Veja a galeria de Fotos Praia Canto Grande
Porto da Vó
A 12 km de Bombinhas, a Praia Porto da Vó é pequena e deserta, mesmo em altas temporadas.
Para chegar até lá é preciso sair da Praia da Tainha, que fica logo ao lado, mas como não há sinalização, o indicado é sempre contar com um guia durante o passeio.
O local é rodeado pelos costões e procurado pela pesca, então a infraestrutura é praticamente inexistente, sendo que deve ir sempre prevenido.
Praia da Tainha
A Praia da Tainha tem 200 m de extensão e boa para banhos de mar, mergulhos com máscaras e snorkel, sendo um lugar mais tranquilo nos dias em que o vento não está agitado.
Seu nome vem pelo fato de ser um bom local para pesca de arrastão de tainha, quando é época.
Para chegar até lá é preciso ir pela Praia da Conceição através de um morro íngreme, sendo muito dificultoso o seu acesso em dias de chuva, já que o local fica perigoso.
Não é um local muito frequentado, mas possui população de pescadores locais, sendo uma praia mais pacata.
Praia da Conceição
A Praia da Conceição fica perto da Praia do Mar de Fora e serve como ponto de saída de barcos particulares tanto para as atividades de pesca como lazer, sendo um ponto conhecido pela diversidade de lazer que traz para a comunidade.
Tem piscinas naturais e costões que são ótimos para mergulho, sendo ideal para quem gosta de snorkeling. Além disso, por ser propícia a várias atividades, é uma boa sugestão de local para visitar com toda a família.
Veja a galeria de Fotos Praia da Conceição
Praia Mariscal
A Praia de Mariscal possui 4 km de extensão e é boa tanto para banho de mar como caminhada.
Quando o clima não está tão propício para entrar na água, a pesca de arremesso faz sucesso na região, com destaque para o outono e inverno.
O local também é procurado por surfistas, que vêm em busca de ondas, e possui uma boa infraestrutura com hotéis e pousadas ao redor.
Não há nada de poluição, sendo um bom local para conferir as belezas de Bombinhas formadas pela vegetação de restinga.
Veja a galeria de Fotos Praia Mariscal
Praia de Quatro Ilhas
A Praia de Quatro Ilhas é famosa pelo surf e por isso é ponto de encontro da turma mais jovem. Suas águas são de um belo azul e as ondas bastante agitadas. O nome vem pelo fato de ficar entre as ilhas Deserta, Galés, Arvoredo e Macuco, todas que compõem a Reserva Biológica Marinha de Arvoredo, famoso ponto de mergulho.
A infraestrutura local é repleta de restaurantes e bares e há um camping ao lado esquerdo que funciona no verão, época onde a praia fica mais frequentada.
É ideal para viajar com os amigos, em turma, mas se quiser ir sozinho para se entrosar também pode aproveitar bastante.
Veja a galeria de Fotos Praia Quatro Ilhas
Praia do Retiro dos Padres
Com apenas 100 m de extensão, a Praia do Retiro possui um camping e restaurante e boa parte pertence à Igreja Católica (por isso o nome). Também é conhecida como Praia dos Ingleses.
Para chegar até lá se deve ir pelo costão, saindo da Praia de Bombinhas.
É possível praticar mergulho ou pesca esportiva e mesmo sendo ao lado de um condomínio e pertencendo à igreja, é totalmente aberta ao público.
Quem já visitou recomenda bastante sua paisagem natural e dizem estar em um pequeno paraíso.
Ideal para quem busca um pouco mais de sossego ao invés das badalações das praias mais agitadas da região.
Veja a galeria de Fotos Praia do Retiro dos Padres (Ingleses)
Bombinhas
A Praia de Bombinhas é a mais famosa da cidade e possui águas transparentes com quase 1 km de comprimento de areia fina de quartzo. Ao andar, é possível até ouvir os estalos da areia e é por isso que a cidade recebe este nome.
A infraestrutura deste local é ótima, com bares, restaurantes, pousadas e hotéis ao redor em opções variadas para todos os gostos, bolsos e estilos.
É um local bastante visitado pelo público jovem e a praia mais badalada de todas da cidade, ficando ainda bem próxima da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, local famoso por ser um ponto ótimo para a prática de mergulho.
Veja a galeria de Fotos Praia Bombinhas
Bombas
Para ir com a família, Bombas é o local ideal, pois ao mesmo tempo em que é famosa é bastante calma, possui infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes que dão conta de todas as necessidades durante seu passeio.
São 2 km de comprimento com areias e águas limpas e ótima para surf, caminhadas, esportes náuticos e pesca (durante o inverno, principalmente).
O local é bom também para caminhadas à beira-mar e um ótimo banho para se refrescar nos dias de verão aproveitando para ver sua linda paisagem.
Veja a galeria de Fotos Praia Bombas
Praia do Ribeiro
A Praia do Ribeiro fica entre a Praia de Bombas e a Praia de Bombinhas, sendo um pouco maior do que 200 m.
O lugar é ideal para quem busca tranquilidade depois de visitar as praias mais agitadas ou de fazer grandes passeios e querer um pouco de descanso. É ótima para um banho de mar ou pegar uma corzinha ao sol.
É preciso pegar as trilhas pelo costão que sai de Bombinhas ou de Bombas ou então um pequeno atalho da Avenida Principal para chegar até o local.
A infraestrutura não é completa, então é preciso ir prevenido.
Praia da Galheta
A Praia da Galheta fica na ponta da Galheta e por isso recebe este nome. Possui pouco mais de 100 m de extensão e é a primeira praia ao norte de Bombinhas, sendo bastante selvagem, com conchas e pedras.
Não possui água potável e nenhuma infraestrutura local, sendo por isso bastante deserta.
Para ir até lá se deve sair de Bombas a pé por uma trilha de 1 km ou pegar o carro pela estrada de Porto Velho até a vila dos Pescadores do Araçá e depois pegar a estrada que leva à praia. No caso de ir de carro, estacione nas imediações da praça Jackes Costeau e depois pegue uma trilha de 60 degraus.
Quando ir à Bombinhas
O sol não costuma brilhar o tempo todo em Bombinhas, afinal, localiza-se na região sul do país. Por isso, quem quer conhecer suas belas praias e praticar esportes e ecoturismo deve aproveitar a época de calor, ou seja, o verão.
Nas demais épocas, os passeios podem ser cancelados devido ao mar agitado e ao vento forte, sem contar que as temperaturas não são muito boas para arriscar um mergulho.
Vale lembrar ainda que até mesmo a questão de hospedagem fica mais restrita em épocas frias, pois algumas fecham por meses durante a baixa temporada. Da mesma forma, vale lembrar que o ideal é fazer sua reserva antecipada porque nas altas temporadas, mesmo com mais pousadas e hotéis abertos, a cidade recebe muitos visitantes e você pode não conseguir algum lugar para ficar de última hora.
Para economizar, as diárias são menores em épocas que antecedem o Ano Novo e depois do Carnaval. Como são períodos de calor, são ótimas datas para um passeio em Bombinhas.
Informações Úteis de Bombinhas
Se você vai para Bombinhas é importante ter em mãos alguns telefones úteis para possíveis informações que possa precisar durante seu passeio pela cidade.
Para iniciar, saiba que o DDD de lá é o 47, então se for fazer qualquer ligação, esteja atento.
No caso de precisar de informações sobre turismo, pode ligar para (47) 3369-2350 ou ir até a Av. Manoel José dos Santos, 662, no Centro. E se precisar de um táxi para ir a qualquer local, o João do Táxi oferece serviços pelo telefone (47) 3369-2349.
Para o aeroporto de Navegantes, o endereço é R. do Aeroporto, com telefone (47)3342-1132; para a Rodoviária de Balneário Camboriú você pode ligar no (47)3367-2901 ou ir na Av. Santa Catarina, no Bairro dos Estados; e para o Terminal Rodoviário de Bombinhas o endereço é Av. Manuel José dos Santos, 903, com telefone (47) 3369-2529.
Em casos de contratempos, a delegacia funciona no número (47) 3369-1336 e o número da polícia é o 190.