Penha
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Penha foi colonizada a partir do século XVIII, por portugueses que vinham procurar um novo ponto para a caça e beneficiamento de baleias. A então Armação do Itapocorói prosperou e cresceu a cidade. Com o fim da caça da baleia, a economia foi mantida pela pesca artesanal e o turismo em Penha não tinha grande expressão em Santa Catarina.
Entretanto, foi a partir de 1991 que o pequeno balneário de Penha começou a ganhar destaque turístico. Este foi o ano da fundação do parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Por ele, hoje Penha recebe mais de 300 mil visitantes no verão.
Agora no circuito turístico do litoral norte de Santa Catarina, Penha oferece 19 praias, todas com boa infraestrutura turística. Em muitos lugares a natureza segue quase intocada, como na Praia Vermelha. Já a Praia de Armação é a maior delas e tem este nome devido à estrutura criada para beneficiamento das baleias (armação). As praias do Quilombo e Grande são conhecidas pelas suas ondas fortes, boas para a prática de surf, enquanto as praias Alegre, Bacia da Vovó e São Miguel são ideais para banhos. Armação do Itapocorói ainda mantém a vila de pescadores e as praias do Poá, do Lucas, da Saudade e do Monge tem paisagem diferenciada, agrestes, com águas límpidas e costões adequados para pesca e mergulho.
Depois de aproveitar a natureza e os brinquedos, o Centro espera os visitantes no Museu Porto Amado, com instrumentos de navegação e apetrechos de pesca, além de ossos de baleias com mais de 100 anos.
Em Penha o ecoturismo e turismo de aventura tem espaço garantido. A cidade faz parte do Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar e oferece nas praias e morros trilhas para os amantes do pedal.
Em Penha você não vai ficar parado.
O que fazer em Penha
O Beto Carrero World é a grande atração de Penha, com muitos brinquedos e áreas temáticas.
Após se divertir bastante, aproveite uma ou as 19 praias da cidade, com opções para todos os estilos, de surf ao descanso.
Visite o Centro da cidade e o Museu Porto Amado.
Não vá embora sem provar os saborosos pratos a base de mariscos, herança cultural dos colonizadores açorianos.
Se estiver de bike, percorra o roteiro do Circuito da Costa Verde e Mar, inesquecível passeio.
Beto Carrero World
O maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World espera os visitantes com muitas atrações para adultos e crianças.
Localizado na Praia de Armação, a 7,5 km do Centro de Penha, o parque Beto Carrero World dispensa apresentações. É o maior parque temático da América Latina e apresenta inúmeras atrações para crianças e adultos, de brinquedos a belos espetáculos.
Inaugurado em 28 de dezembro de 1991, o parque possui uma área de 14 km², divididos por atrações (zoológico, brinquedos e shows) e por cenários temáticos (Ilha dos Piratas, Vila Germânica e Velho Oeste).
Os brinquedos mais famosos são Kidplay, com labirintos e escorregadores para os pequenos, a Fire Whip, montanha-russa de 700 metros de extensão, 40 de altura, 5 loopings e trilhos invertidos, além do elevador ‘free fall’ e do famoso barco pirata, que te levam às alturas.
Para os adultos, os espetáculos e show circenses e folclóricos emocionam pela encenação, figurinos e excelente grupo de artistas. O zoológico também chama atenção, com mais de 700 animais de 171 espécies originárias das Américas, Ásia e África.
Farol de Penha
O Farol que ilumina as embarcações também chama atenção na Praia da Armação.
Localizado na Praia da Armação, o Farol de Penha foi inaugurado em 1970 com o objetivo de sinalizar a área para as embarcações, pois é uma região com muitas formações rochosas.
Com alcance luminoso e geográfico de 18 milhas e visibilidade de 180º, até hoje ilumina o caminho das embarcações.
Está situado em uma área particular, por isso seu acesso não é permitido.
Ilha Feia
De feia não tem nada. A Ilha Feia é privilegiada por tantas belezas naturais. Um passeio imperdível.
A Ilha Feia tem este nome devido ao seu aspecto selvagem, mas de feia não tem nada. Sua beleza natural pode ser observada da praia, mas fica mais evidente ao chegar próximo, após 20 minutos de barco da costa.
A Ilha possui mata virgem e fechada e costões rochosos, ideais para mergulhos. Para quem gosta de trekking, é possível descer na ilha e visitar a famosa "Caverna do Diabo", uma bonita gruta ainda pouco explorada.
O local é refúgio natural para várias espécies, sendo considerada uma reserva ecológica.
Cachoeira da Praia Vermelha
Não apenas de mar vive Penha. A Praia Vermelha descortina uma bela cachoeira em um reduto escondido.
A partir da Praia Vermelha, há uma trilha perto do costão no lado direito que dá acesso a um reduto preservado. Pela trilha, depois de quase 1 hora de caminhada, chega-se a cachoeira da Praia Vermelha, uma queda d’água com águas cristalinas e geladas.
Ótima opção para variar da água salgada do mar.
Museu Porto Amado
A história da antiga Armação e dos moradores de Penha pode ser conhecida neste espaço: o Museu Porto Amado.
O Museu do Porto Amado está localizado próximo a Praia do Trapiche, onde está também a Capela São João Batista, construída em 1759.
O Museu reúne instrumentos de navegação, apetrechos de pesca, artefatos e objetos antigos do cotidiano dos pescadores que viviam na antiga comunidade de Armação, como as lamparinas de querosenes chamadas pombocas.
O museu se encontra ainda expõe ossos de baleias com mais de 100 anos. As visitas devem ser agendadas com antecedência.
Capela São João Batista
Um patrimônio nacional: a Capela São João Batista é tombada e possui belezas na arquitetura e nas obras internas.
A Capela São João Batista foi construída em 1759 utilizando argamassa à base de óleo de baleia, materiais abundantes e comuns na época.
Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e além das belezas arquitetônicas e artísticas, apresenta uma das mais belas vistas da baía da Armação do Itapocorói.
No interior da Capela estão muitas obras de importante valor histórico, como as imagens de Nossa Senhora da Piedade e do padroeiro São João Batista, importadas de Portugal há mais de 200 anos.
Cicloturismo
O Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar atrai os amantes dos pedais.
Penha faz parte do Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar, um roteiro de 270 km que integra 11 municípios da região, começando em Bombinhas e terminando em Piçarras.
Com 6 diferentes trechos que passam por estradas de terra e vias urbanas, o Circuito em Penha atravessa as praias Vermelha, Grande, da Armação de Itapocorói e Alegre.
Praias de Penha
Praia de São Miguel
Os barcos de pesca enfeitam as águas da Praia de São Miguel, bem pertinho do município vizinho de Navegantes.
Localizada a 10 km do Centro de Penha e a 8 km do município de Navegantes, a Praia de São Miguel é movimentada pelos barcos de pesca. A vila de pescadores segue com vida simples e ambiente agradável.
A Praia tem mar de águas calmas que são ideais para pesca e seguras para banho. O local é bastante procurado para acampamentos à beira-mar.
Praia do Lucas
Rústica e desabitada, a Praia do Lucas é um reduto natural para os amantes da natureza.
Localizada a 9 km do Centro de Penha, ao sul da Praia Vermelha, a Praia do Lucas possui pequenas faixas de areias separadas por costões de pedra.
É uma praia desabitada, sem infraestrutura turística, mas muito procurada pelos amantes da natureza que vem acampar. As águas são agitadas e com muitas ondas, boas para prática do surfe.
Praia de São Roque
A Praia de São Roque é puro ecoturismo, com costões de pedra e natureza preservada.
A Praia de São Roque, a 8,5 km do centro de Penha, tem sua orla limitada pelos costões de pedra, não havendo faixa de areia para praia, mas sua beleza agreste impressiona quem a visita.
A praia é própria para ecoturismo sobre as pedras e também para captura de mariscos e siris. O acesso é feito por caminhada a partir da Praia Vermelha.
Praia Vermelha
Natureza intocada e ondas fortes são as características da Praia Vermelha. Um refúgio para ecoturismo e descanso.
A Praia Vermelha, a 8 km do Centro de Penha, possui acesso pela estrada pavimentada que passa pela Praia de São Miguel ou pela estrada de chão, desde a Praia Grande. Após, há uma pequena trilha para chegar à praia.
Esta dificuldade de acesso preservou as belezas naturais, que estão quase intocadas. Assim, é uma das praias mais lindas de Penha, com mar aberto de águas cristalinas, boas ondas e larga faixa de areia, emolduradas por costões de rochas, sendo ideal para ecoturismo, surf e mergulhos. É também bastante procurada para pesca, principalmente na época da tainha.
A Praia ganhou este nome devido aos dias de chuva forte, onde as águas escorrem das pedras para a praia carregando a terra de coloração avermelhada, que fica sobre a areia durante alguns dias. Daí o nome Praia Vermelha.
Praia do Caminho
Para chegar a esta praia é preciso caminhar. A Praia do Caminho reserva muitas belezas.
A Praia do Caminho é uma pequena extensão da Praia Vermelha, com acesso realizado a pé por meio de uma trilha.
As areias são claras e fofas e as águas do mar límpidas e mansas, um ótimo ponto para banho.
Praia do Monge
Deserta e preservada: a Praia do Monge é um reduto escondido para fugir do agito urbano.
A Praia do Monge tem acesso apenas para pedestres pela Praia Vermelha, a 8 km do Centro de Penha, por meio de uma propriedade particular.
É uma praia pequena, com pouca faixa de areia, deserta e de águas cristalinas e calmas. É pouco frequentada pelos veranistas, sendo um refúgio escondido em meio à natureza preservada da Mata Atlântica.
Praia do Lucas
Com um cenário encantador, a Praia do Lucas é rodeada pela Mata Atlântica. Ideal para descanso em meio à natureza.
A Praia do Lucas é uma praia deserta que tem acesso para pedestres por uma trilha ecológica a partir da Praia Vermelha. Devido à caminhada para chegar até a praia, ainda mantém a paisagem natural preservada.
Possui mar com ondas fortes e águas cristalinas, ótimas para banhos, mergulho e também para a pesca de arremesso.
Praia Grande
Boa infraestrutura turística e belos pontos naturais fazem da Praia Grande uma das mais procuradas em Penha.
A Praia Grande fica a 7 km do Centro de Penha, aos pés do Morro da Vigia, onde fica o mirante. O local possui boa infraestrutura turística, com restaurantes, bares, comércio e pousadas.
A Praia possui mar de águas agitadas, com muitas ondas, favorável para prática do surf e outros esportes náuticos.
Praia do Poá
As belezas naturais são o grande atrativo da Praia do Poá, selvagem e quase deserta.
A Praia do Poá está separada da Praia Grande por formações rochosas e ainda é pouco procurada pelos turistas, pois o acesso é via trilha por entre as pedras.
Possui mar tranquilo de águas límpidas, ideais para banhos.
Praia Ponta da Vigia
Um dos pontos mais altos da região, a Ponta da Vigia oferece linda vista das praias.
Com acesso por entre a bela Mata Atlântica a partir da Praia Grande, a Ponta da Vigia fica no Morro da Vigia, um mirante muito procurado pela bela vista que proporciona de grande parte de Penha e das Ilhas Feia e Itacolomi.
O local servia como ponto de observação aos caçadores de baleias e pode-se avistar toda a baía da Praia da Armação até o norte do Balneário de Piçarras.
Praia da Paciência
Ao pé do Morro da Vigia se apresenta uma pequena faixa de areia com belas formações rochosas: é a Praia da Paciência.
Pelo mesmo caminho que leva a Ponta da Vigia, mas pegando a esquerda, chega-se a reservada Praia da Paciência, com uma paisagem que lembra corais. São formações rochosas desgastadas pela ação do mar, que se modificaram.
O nome Paciência vem da época que os pescadores ficavam pacientemente esperando um sinal do observador que estava na Ponta da Vigia para sair a alto mar à caça das baleias.
As águas são tranquilas, boas para banho, e na alta temporada um pequeno bar serve petiscos e bebidas aos visitantes.
Praia da Armação do Itapocorói
A Praia da Armação do Itapocorói tem muita história e não é apenas de pescadores.
As inúmeras embarcações da vila de pescadores da Armação do Itapocorói, a 7 km do Centro de Penha, seguem decorando o mar para o sustento da família. Há muitos anos, a praia serviu para desembarque dos primeiros colonizadores e até hoje os 800 metros de orla concentram belezas e economia.
O local tem este nome devido à ‘armações’, que eram locais que concentravam o trabalho de pesca e beneficiamento da baleia. A Armação do Itapocorói até hoje é uma colônia de pescadores, onde é possível comprar os produtos fresquinhos vindo do mar.
Com mar calmo e protegido dos ventos, é indicada apenas para pesca, não sendo boa para banhos.
Praia da Cancela
Com pequena extensão, mas belezas únicas. A Praia da Cancela é local de banhos, caminhadas e lazer.
Localizada a menos de 7 km do centro de Penha, a Praia da Cancela possui pequena orla, limitada pelas pedras de um lado e pelo trapiche da Praia de Armação do Itapocorói do outro.
As águas do mar em meio às pedras forma uma piscina natural, bastante tranquila, ideal para banhos. Além disso, a praia proporciona ótima vista das embarcações ancoradas na baía de Armação e da Igreja de São João Batista, construída em 1759.
Praia da Armação
Praia urbana e a mais frequentada pelos turistas. A Praia da Armação é pura agitação.
A Praia da Armação possui 6 km de extensão, a maior da cidade, ocupando toda a orla do Centro de Penha. Abrange as praias do Manguinho, Fortaleza e a Praia do Quilombo.
Com a excelente infraestrutura turística pela região central da cidade, é a praia mais procurada pelos turistas na alta temporada, com muitos restaurantes, comércio e rede hoteleira.
As Praias que compõe a Armação são de mar aberto, com águas limpas e calmas, ideal para banhos. O local também é bastante procurado para passeios de barcos e pescarias.
Praia de Manguinho: uma das mais tranquilas praias de Penha possui boa faixa de areia dourada, com mar de águas calmas e cristalinas, propícias para banhos e prática de esportes náuticos. Há muitas árvores próximas, então não se preocupe com o guarda-sol.
Praia da Fortaleza: formações rochosas separam a Praia da Fortaleza da Praia da Armação. Possui mar aberto de águas calmas, ideais para banhos.
Praia do Quilombo: possui 1.000 metros de extensão, com ondas fortes, atraindo muitos surfistas.
Praia da Saudade e Praia da Lola
Enseada residencial de belezas naturais. As Praias da Saudade e da Lola são pequenas, mas com muitas atrações.
A Praia da Saudade e a Praia da Lola são bem próximas do Centro de Penha. São residenciais, com muitas casas à beira-mar, e ao fundo é possível avistar a Ilha Feia.
Praia da Saudade: conhecida também como Prainha é uma enseada pequena, excelente para banhos de sol e de mar e propícia para esportes náuticos, onde no verão lanchas e iates passeiam pelo local e a banana boat diverte os veranistas. Há ainda um calçadão à beira mar com alguns quiosques e estacionamentos.
Praia da Lola: é uma pequena extensão da Praia da Saudade, com mar de águas calmas, ideal para banhos.
Bacia da Vovó
A Bacia da Vovó reúne piscinas naturais ideais para banhos refrescantes em meio à natureza preservada.
A Bacia da Vovó fica entre a Praia Alegre e a Praia da Saudade e é um pedacinho de praia limitada por pedras que formam belas piscinas naturais de águas cristalinas e calmas, ideais para banhos. Por estas características, ganhou o nome de Bacia da Vovó, e muitos idosos preferem esta praia.
O local é um reduto natural, pois fica entre mata e costões, que são utilizados pesca de arremesso.
Praia Alegre
Emoldurada por áreas frondosas e centenárias, a Praia Alegre é a última praia de Penha, já pertinho de Piçarras.
A Praia Alegre fica a 2,5 km do Centro de Penha, já na divisa com a bela vizinha Piçarras. A Praia é bastante procurada pela boa infraestrutura com quiosques espalhados pela orla e mar de águas calmas, pois pela sua localização (delimitada pelos canais de Piçarras à esquerda e pelo Rio Iriri à direita) não sofre interferência das correntes marítimas.
Com larga faixa de areia emoldurada por árvores centenárias e uma iluminação decorativa à beira-mar, é frequentada durante o dia e a noite.
Na Praia Alegre acontecem muitas etapas de campeonatos esportivos, como o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski. Além disso, é palco de eventos de lazer na alta temporada e apresentações artísticas e musicais.
Quando ir a Penha
Penha é destino certo em qualquer época, em especial pelo parque Beto Carrero World que funciona durante todo o ano.
Entretanto, a alta temporada de verão atrai os veranistas, em busca das belas praias da cidade.
Próximo ao Carnaval a cidade também se agita pela Festa Nacional do Marisco, a maior festa gastronômica de Penha, com programação variada de apresentações folclóricas, artísticas e culturais, além de pratos a base de mariscos e frutos do mar.
Já de maio a junho, Penha recebe a Festa do Divino, a mais tradicional festa religiosa do município, que atrai devotos de todas as regiões do Estado.
São 3 dias de missas, procissão e o espetáculo de representação da coroação do imperador, a parte mais esperada da festa. Seja em qual época for, Penha tem atração para todos os visitantes.
Como Chegar em Penha
De avião:
O Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Vitor Konder é o mais próximo de Penha, a cerca de 20 km. O aeroporto de Navegantes recebe voos diários com várias origens pelas principais companhias aéreas brasileiras.
De carro:
O acesso a Penha é pela BR 101, tanto do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre). Saindo de Florianópolis são 115 km diretos pela BR 101 e de Curitiba são 194 km, com acesso pela BR 376 e depois a BR 101.
De ônibus:
Penha não possui Terminal Rodoviário, então para chegar à cidade de ônibus é preciso ir a Piçarras, cidade vizinha. De Florianópolis há linhas diretas para Piçarras pela Catarinense e pela Reunidas em diversos horários. De Piçarras, o circular da empresa Rainha faz diariamente o trajeto até Penha em vários horários.
Catarinense
www.catarinense.net
Fone: 4002-4700
Reunidas
Fone: 0800 49 6161
Informações Úteis de Penha
Secretaria de Turismo de Penha
Fone: (47) 3345-3428
Terminal Rodoviário de Piçarras
Avenida Getúlio Vargas, 333 - Piçarras
Fone: (47) 3345-0848
Posto de vendas de passagens em Penha
Rua Alfredo Brunette, 161 - Armação
Fone: (47) 3345-9791
Beto Carrero World
Rua Inácio Francisco de Souza, 1.597
Fone: (47) 3261-2222
Site: www.betocarrero.com.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 09 às 18h, com bilheteria iniciando às 08:30min.
Valor do Passaporte: diferenciado para crianças, adultos e idosos. Depende do dia de visita e da temporada. No site há possibilidade de compra antecipada.
Museu Porto Amado
Avenida Elizabeth Konder Reis, 467 - Armação
É necessário agendar visitas.
Fone: (48) 3228-1807 ou (47) 3398-0038
Cicloturismo
Consórcio Intermunicipal de Turismo – Citmar
Fone: (47) 3404-8000