São Francisco do Sul
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
São Francisco do Sul, ou carinhosamente São Chico, é a terceira vila mais antiga do Brasil, descoberta em 1504, guardando um tesouro arquitetônico de casarios e construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Localizada em uma ilha no litoral norte de Santa Catarina, a 187 km de Florianópolis, São Francisco do Sul tem nas quase 400 construções do Centro muita história para contar. Os casarios hoje são sede de órgãos públicos, museus, centros culturais, restaurantes e comércio.
Os antigos armazéns utilizados para atividades portuárias abrigam o Museu Nacional do Mar, cujo acervo reúne mais de 80 embarcações, resgatando a relação homem/mar. Dentre jangadas do nordeste, canoas do norte e baleeiras do sul, está o barco Paraty, utilizado por Amyr Klink em sua travessia pelo Atlântico Sul. Em um anexo ao museu, está a Biblioteca com obras raras, como o 1º Dicionário Náutico encomendado pelo Barão de Angra em 1877.
Já o Museu Histórico de São Francisco do Sul está instalado em um casarão onde funcionou o presídio local, fechado em 1968, e, no pavimento superior, a Câmera Municipal. As antigas celas expõem o acervo que conta com objetos que retratam os 500 anos de história da cidade.
O imponente prédio do Mercado Público Municipal foi inaugurado em 1900 e era o principal centro comercial da cidade. E a Igreja Nossa Senhora da Graça teve sua construção iniciada em 1699 e foi concluída apenas em 1821, sendo o material utilizado bem curioso: pedras, barro, óleo de baleia, calcário e conchas.
Ainda no Centro Histórico, vale a pena conhecer o Terminal Marítimo de Passageiros, conhecido como Armazém do Santista, pois antigamente servia de armazém para erva-mate, madeira e farinha de mandioca.
Outro ponto para visitar é o Porto de São Francisco de Sul, o 5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres, com canais de acesso de 11 metros de profundidade. Mesmo com o porto importante, a cidade ainda mantém o clima sossegado de vila.
São Francisco do Sul é uma ilha cercada por outras 24 ilhas e ocupa posição privilegiada na Baía Babitonga, um dos lugares mais bonitos do litoral sul do Brasil. E por ser uma ilha, belas praias não faltam. Ao todo são 17. A Praia Grande, como o nome indica, é a maior praia da cidade, com 25 km de orla, e também é deserta e selvagem, limitada em um dos lados por sambaquis. As mais agitadas são as Praia da Enseada e Ubatuba, com ótima infraestrutura turística. Para o surf, as Praias da Saudade e Itaguaçu garantem boas ondas. E para quem prefere tranquilidade, a Praia do Forte abriga a Fortaleza Marechal Luz, erguida em 1915, com belo panorama da região.
E as belezas de São Francisco do Sul não param por aí. A região ainda possui um rico ecossistema com cachoeiras, dunas, manguezais e lagoas cercados pela Mata Atlântica, que pode ser observado na Vila da Glória e no Parque Estadual do Acaraí, uma área de reserva ambiental com 6 mil hectares. No parque é possível praticar canoagem, trekking e conhecer a fauna e flora local.
Para os amantes do ecoturismo, além do parque, os morros da cidade proporcionam belas vistas panorâmicas para quem chega ao seu topo.
História, porto, praias e natureza: São Francisco do Sul convida você para explorar as atrações locais!
O que fazer em São Francisco de Sul
Comece o passeio por São Francisco do Sul passeando no Centro Histórico, pelos charmosos casarios em estilo colonial, visitando o Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico, o Mercado Público e a Igreja Matriz.
Visite também o Terminal Marítimo e o Porto e aproveite para passear de barco pela Baía Babitonga, com muitas ilhas. Após o passeio central, circule pelas praias. Se seu estilo é agitado, vá a Praia da Enseada ou de Ubatuba. Se for aventureiro, à Praia Grande, contornada por dunas e densa restinga. Surfistas sigam para Praia da Saudade ou Itaguaçu. E quer conhecer mais a história e aproveitar um banho, a Praia do Forte tem a Fortaleza Marechal Luz e mar de águas calmas.
Além das praias, cachoeiras e outros atrativos te esperam na Vila da Glória e a Mata Atlântica está bem preservada no Parque Estadual do Acaraí. História e natureza não vão faltar.
Centro Histórico
Charmosas construções, em estilo colonial português, deixam o centro de São Francisco do Sul com ar saudosista. Um verdadeiro resgate da história do sul do Brasil.
Em 1504, o navegador francês Binot Paulmier de Gonneville veio à região e marcou o início da primeira povoação de Santa Catarina e a terceira do Brasil. No século XVII chegaram os portugueses, que colonizaram o lugar e parte dessa herança está preservada no Centro Histórico de São Francisco do Sul, que reúne um conjunto arquitetônico e urbanístico com cerca de 400 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Os casarios estão situados em frente à Baía Babitonga, um lindo cenário para uma caminhada.
Veja a galeria de Fotos do Centro Histórico de São Francisco do Sul
Museu Nacional do Mar
Os antigos armazéns portuários abrigam hoje uma valiosa coleção de embarcações de diversos lugares e épocas. Miniatura ou tamanho real, a história da navegação é contada no Museu Nacional do Mar.
O Museu Nacional do Mar é o único museu de embarcações da América Latina, composto por vários espaços, inclusive com trapiche, para os visitantes que chegam de barco.
Ocupa mais de 7 mil m², com um acervo que reúne dezenas de embarcações de diversas regiões brasileiras, uma coleção de modelos artesanais, instrumentos de pesca e navegação, além de uma biblioteca e quatro representações em tamanho natural de situações do cotidiano de quem vive no mar.
Uma das principais atrações do museu é a sala dedicada a Amyr Klink, onde está exposto o barco a remo Paraty, que em 1984 passou 101 dias atravessando o Atlântico Sul.
Veja a galeria de Fotos do Museu do Mar em São Francisco do Sul
Mercado Público Municipal
O imponente prédio do Centro Histórico ainda mantém o movimento de polo comercial da ilha de São Francisco do Sul. É o Mercado Público Municipal que merece uma visita.
O Mercado Público Municipal foi inaugurado em 1900 e por muitas décadas manteve-se como o entreposto comercial de São Francisco do Sul, concentrando a venda em seus boxs de diversos produtos para alimentação, em especial peixes e frutos do mar, além de vestuário, produtos para casa e artesanatos.
Hoje, abriga várias lojas de artesanato e, aos sábados, conta com shows de música e apresentações artísticas.
Museu Histórico
Uma das mais antigas edificações de São Francisco do Sul, a antiga cadeia, abriga hoje muita história da região em um interessante museu.
O belo prédio do Centro Histórico do final do século XVIII foi construído para abrigar a Câmara Municipal e a cadeia pública, segundo o costume da época. Era conhecido como ‘Palácio da Praia do Mota’ e serviu de prisão para líderes revolucionários da Guerra do Contestado.
Hoje, o casario abriga em suas salas e celas o Museu Histórico de São Francisco do Sul, cujo acervo possui muitos objetos doados pela comunidade, que resgatam a história do município. São fotos, mapas, documentos, plantas arquitetônicas, jornais e utensílios comuns ao cotidiano da época.
No pátio exterior está exposto um moinho de cana e de mandioca usados pelos imigrantes açorianos, uma máquina para fabricação de telhas e um carro fúnebre do início do século. Observe também uma cela solitária, que era ocupada para detenção dos mais perigosos criminosos.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
Com destaque entre as construções tombadas do Centro Histórico está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, que foi construída com argamassa composta de areia, cal, conchas e óleo de baleia.
Em 1699, as famílias da então Vila São Francisco decidiram edificar um novo templo na localidade. O construtor orçou a obra da Igreja Matriz em 500 mil réis, mas isso foi ultrapassado durante a execução da obra. Com isso, os acabamentos só foram possíveis 20 anos após.
A hoje Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça possui arquiteturas colonial em estilo veneziano, descaracterizada com a reforma e construção da segunda torre. Possui um acervo de arte sacra, além das pias Batismal e para Água Benta e um belo órgão musical.
Cariocas
As fontes de água que abasteciam a antiga vila eram chamadas pelos indígenas de cariocas e ainda jorram água cristalina.
As cariocas eram as fontes de águas que abasteciam a antiga Vila de São Francisco. Ao todo eram 5 espalhadas pelo Centro e hoje só restaram 3. Uma na Rua Benjamim Constant, recuperada em 1884 com belos azulejos portugueses; uma na Rua Marcílio Dias em estilo colonial, recuperada recentemente; e a última na Rua Coronel Oliveira, que mantém a construção original.
As 3 cariocas ainda jorram águas cristalinas que são consumidas pela população.
Forte Marechal Luz
Proteção para a vila de São Francisco não faltava com o Forte Marechal Luz, hoje belo ponto turístico que conserva a história militar da região.
A 15 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, na Praia do Forte, está a Fortaleza Marechal Luz, construída em 1909 sobre as ruinas do antigo forte que existia ali, com o objetivo militar de defender a região.
Junto ao Forte está um Museu, com artefatos e objetos utilizados no século de 1900. No local está também o acesso pelo Morro João Dias, onde em seu topo encontra-se uma bateria de artilharia de costa, composta de 4 canhões, que possibilitariam a defesa da ilha. Todos os sábados pela manhã, às 08h, o local é palco da troca da bandeira, realizada pela guarnição de serviço, com trajes de época, com direito a disparos de canhão.
Vila da Glória
A parte continental de São Francisco do Sul reserva para o visitante muitas belezas naturais, entre montanhas, cachoeiras e Mata Atlântica bem preservada.
Localizada no Distrito do Saí, a charmosa Vila da Glória é uma tranquila comunidade que fica a 3 milhas náuticas do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, com acesso via ferryboat saindo do Bairro de Laranjeiras, lanchas que partem do Centro Histórico, ou ainda por estradas vicinais a partir dos Municípios de Itapoá, Garuva ou Joinville.
A paisagem marcada pela Mata Atlântica no encontro da Baía Babitonga com a Serra do Mar é rica em biodiversidade e oferece muitos lugares para trekking e passeios, que chegam a belas e refrescantes cachoeiras com águas cristalinas e geladas. Além de ecoturismo de interior, a Vila da Glória também possui praias, como a linda e bucólica Praia Bonita, onde há presença de Sambaquis.
Nos momentos de descanso, prove os pratos típicos da região à base de frutos do mar e caules, servidos nos vários restaurantes da Vila. Visite também a encantadora Capela Nossa Senhora da Glória, construída em 1855 e reformada em 1912, que deixa a Vila mais atraente.
Porto de São Francisco de Sul
Com grande circulação de cargas, o Porto de São Francisco do Sul é parada obrigatória para observar a economia brasileira se movimentando.
O Porto de São Francisco do Sul é o quinto maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e cargas e o melhor porto natural do sul do País. Iniciou suas operações em 1920 e até hoje mantém sua importância econômica.
O canal de acesso com 11 metros de profundidade e quatro berços de atracação com profundidades entre 8 e 11 metros podem ser observados de perto em passeios de barco, que devem ser programados com antecedência.
Ecoturismo nos Morros
Trilhas ecológicas em meio a Mata Atlântica, com lindas vistas panorâmicas ao final das caminhadas: são os morros de São Francisco do Sul ótimas opções para trekking.
Morro do Pão de Açúcar: com 150 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade. Fica a 2 km do Centro, na Via Expressa, entre o Porto e a Praia de Paulas. Oferece do topo uma linda vista panorâmica da Ilha de São Francisco do Sul e da entrada do Porto de Paranaguá, no Paraná. No alto também está uma cruz de concreto armado, que recebe devotos.
Morro da Enseada: está no final da Praia da Enseada e o acesso ao topo é feito por uma escadaria com 300 degraus, tendo uma bonita vista da orla de São Francisco do sul e da entrada do Porto.
Morro do Forte ou Morro João Dias: localizado na Praia do Forte, a 15 km do Centro, tem aos pés o Forte de Marechal Luz e no seu topo estão quatro canhões construídos em 1910 para garantir a segurança da cidade. Possui vista da entrada do canal da Baía de Babitonga e da Ilha da Paz. Sobe-se caminhando ou de carro.
Parque Estadual Acaraí
Com rica biodiversidade de flora e fauna, o Parque Estadual Acaraí é uma área de reserva que preserva a ameaçada Mata Atlântica.
Criado em 23 de setembro de 2005, o Parque Estadual Acaraí é uma unidade de conservação localizada na planície litorânea da ilha de São Francisco do Sul e no arquipélago Tamboretes. Ocupa uma área de 6.667 ha, que integra ecossistemas costeiros formados pela Restinga e as terras baixas de Mata Atlântica. O parque abriga o complexo hídrico formado pelo Rio Acaraí, nascente do Rio Perequê e a Lagoa do Capivaru, sendo local de habitat e reprodução de várias espécies aquáticas.
Foram identificados no parque 337 espécies vegetais, 176 de aves, 35 de répteis, 17 de anfíbios, 20 de mamíferos e 38 espécies de peixes que vivem ali. Sendo assim, trilhas ecológicas serão abertas a visitação para educação ambiental e conscientização da importância da preservação do local.
Praias de São Francisco do Sul
Balneário de Paulas
Águas calmas e rasas marcam as praias do Balneário de Paulas, com a tranquilidade de uma vila de pescadores.
O Balneário de Paulas fica a 1.500 metros do Centro Histórico e tem seu acesso pela BR 280.
Possui 4 Praias: dos Ingleses, da Figueira, do Salão e do Calixto, todas com mar de águas calmas e rasas e muito rico em peixes e mariscos, importante fonte de renda dos pescadores que habitam o local.
Praia dos Ingleses: mais próxima ao Centro, está ao lado do Porto de São Francisco do Sul.
Praia da Figueira: possui marina com grande movimento de embarcações e muitas atividades náuticas são realizadas na praia.
Praia do Salão: muito frequentada por banhistas, a praia possui uma pequena faixa de areia e águas calmas e rasas.
Praia do Calixto: abriga uma comunidade pesqueira que é responsável pelo fornecimento de frutos do mar aos vários restaurantes e bares da região.
Na orla há vários bares e restaurantes que preparam com capricho os pratos da culinária regional, à base de peixes e frutos do mar. A noite as praias se agitam com som ao vivo e bailes de salão.
Balneário de Capri
Distante 18 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul via SC 301, o Balneário de Capri possui 2 praias com o Rio Capri as separando, onde se localiza o Capri Iate Clube.
As praias possuem águas calmas e muito piscosas, ricas em paratis, siris, camarões e outros animais marinhos, facilmente encontrados nos bares locais.
Um dos pontos curiosos de visitação do Balneário de Capri são as ruínas de um antigo leprosário, onde eram abandonados os marinheiros e cidadãos que sofressem daquela incurável enfermidade na época.
Praia do Forte
Caracterizada por abrigar a Fortaleza Marechal Luz, a Praia do Forte tem também muitas belezas naturais e uma bela vista da região.
Localizada a 17 km do Centro Histórico, a Praia do Forte é de mar aberto, ideal para prática de surf e pesca.
Uma mureta no início da praia separa a área aberta a banhistas da área reservada aos militares, que têm no pé do Morro João Dias, o Forte Marechal Luz, construído em 1909 para defender a região.
No final da praia, o Morro do João Dias proporciona bela vista panorâmica da região e aos seus pés encontram-se as areias monazíticas, que dizem ter características terapêuticas, sendo muito procuradas para esta finalidade.
Praia de Ubatuba
Boa infraestrutura e águas cristalinas: a Praia de Ubatuba é uma das mais concorridas da alta temporada.
Distante 12 km do Centro Histórico, com acesso via SC 301, a Praia de Ubatuba é uma das praias mais movimentadas de São Francisco do Sul.
Possui boa infraestrutura turística, com restaurantes e rede hoteleira, e arquitetura das casas de veraneio diferenciada, deixando o ambiente mais requintado.
A praia possui larga faixa de areia onde os praticantes de vôlei se divertem e no verão é palco das competições deste esporte. O mar tem águas agitadas com ondas, bastante frequentada por surfistas e também banhistas que gostam de ondas.
Praia de Itaguaçu
Esportes e descanso dividem espaço em uma das mais belas praias de São Francisco do Sul, a Praia de Itaguaçu.
A 15 km do Centro Histórico, a Praia de Itaguaçu é uma das praias mais bonitas de São Francisco do Sul. O mar de águas claras e agitadas gera ondas perfeitas para os praticantes de surf, mas os pescadores invadem a área com a pesca de arremesso, principalmente na época da pesca da tainha. E a larga faixa de areia atrai banhistas em procura de um lugar ao sol, além dos praticantes de vôlei, futebol, frescobol, entre outros.
A praia é limitada pelo Morro João Dias, onde estão as areias escuras chamadas monazíticas, tidas como tratamentos alternativos para algumas enfermidades como o reumatismo.
Balneário de Enseada
Agito, infraestrutura e belezas naturais são os pilares do Balneário de Enseada, o mais concorrido no verão.
O Balneário de Enseada fica a 18 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul e é constituída por duas praias: Praia de Enseada e Praia do Molhe.
A Praia de Enseada é a de melhor infraestrutura da cidade, com muitos bares, restaurantes, rede hoteleira, casas de veraneio e comércio em geral. No verão é a Praia onde se realizam os eventos esportivos e culturais de temporada, com opções de lazer e diversão aos turistas.
As águas são claras e tranquilas, ideais para os banhistas.
Já a Praia do Molhe é procurada pelos praticantes de esportes náuticos como o surf, bodyboard e pesca de arremesso.
Praia da Saudade
Uma das mais bonitas praias de São Francisco do Sul, a Praia da Saudade é também a das melhores ondas. Point do surf.
A Praia da Saudade, chamada também de Prainha, tem acesso pela SC 301 e está localizada a 16 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul.
A praia possui formato de ferradura, sendo limitada por dois costões. Este formato fazem as águas do mar ficarem sempre agitadas e com muitas ondas, atraindo muitos surfistas e sediando vários campeonatos do esporte.
À noite na alta temporada, a Praia da Saudade é agitada pelos bares mais badalados da região.
O mais importante sítio arqueológico de Sambaqui está localizado em uma das extremidades da praia. Vale a pena conhecer.
Praia Grande
Selvagem, rústica e tranquila: assim é a Praia Grande, a maior de São Francisco do Sul.
A Praia Grande é a mais distante do Centro Histórico, 20 km pela SC 301, e a maior, com 26 km de areias claras e finas das dunas com vegetação de restinga.
A restinga é uma área de transição entre a Mata Atlântica e o mar, abrigando uma rica flora e fauna, como o simpático caranguejo-de-casco-amarelo que habita as dunas, conhecido pelo nome popular de ‘Maria Farinha’.
No verão, a praia torna-se palco do Campeonato de Pesca de Arremesso, reunindo muitos nomes importantes deste esporte.
A Praia Grande tem início ao final da Praia da Saudade, sendo divididas pelos morros de sambaquis e o final próximo ao Canal do Linguado, na chamada Praia do Ervino, que recentemente virou balneário residencial, com muitas casas de veraneio.
Baía da Babitonga e Arquipélago das Graças
As belas ilhas da Baía de Babitonga emolduram a paisagem de São Francisco do Sul e são ótimas opções de passeio.
A Baía de Babitonga está localizada entre as cidades de São Francisco do Sul e Joinville e possui 14 ilhas com bela mata nativa e águas claras e tranquilas, ideais para banhos e mergulho. Os passeios pela Baía saem do Trapiche Principal no Centro Histórico de São Francisco do Sul, passam pelo Porto, pela Baía dos Golfinhos e pelas ilhas, com paradas na Ilha das Flores e na Vila da Glória.
Na entrada da Baía estão as Ilhas dos Veados, dos Piratas, Velha e da Paz, sendo as duas primeiras de costões de pedra. A Ilha Velha era utilizada como Porto e atualmente é residencial. A Ilha da Paz, a maior e mais bonita, pertence à Marinha e abriga o Farol, datado de 1905 e precisa de autorização da Capitania dos Portos para visitação.
Quando ir a São Francisco do Sul
Durante o verão São Francisco do Sul é invadida pelos turistas em busca das belezas naturais da ilha.
As águas são mais quentes e ideais para banhos. As praias são palco de eventos artísticos e culturais, além de competições esportivas de várias modalidades. E na alta temporada é quando os bares, restaurantes e rede hoteleira estão funcionando a 100%.
Já no inverno, muitos estabelecimentos fecham as portas, pois o número de turistas é bem menor. Isto agrada quem procura bons preços e tranquilidade para conhecer a cidade, sem necessariamente precisar entrar na água.
Como Chegar em São Francisco do Sul
De avião:
O aeroporto mais próximo de São Francisco do Sul é o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, distante a 50 km via rodoviária, ou em menor tempo se cruzar por balsa. O aeroporto de Joinville recebe voos diretos de São Paulo e Porto Alegre e com escalas de outras origens em diversos horários, pelas principais companhias aéreas brasileiras. Outras opções mais distantes são o Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Vitor Konder, em Navegantes/SC, a 95 km, e o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a 198 km.v
De carro:
O acesso a São Francisco do Sul tanto vindo do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre) é pela BR-101 e em seguida a SC 280 para chegar à cidade.
Saindo de Curitiba acessar a BR-376 e depois a BR-101 até a SC 280. São 176 km.
Saindo de Florianópolis são 160 km via BR-101 e mais 28 km pela SC 280.
De ônibus:
Saindo de Curitiba há uma linha direta para São Francisco do Sul via empresa Catarinense, em dois horários (08:20 e 19:40min) a uma tarifa de R$ 29,92. Das outras capitais não há linha direta. A melhor opção é viajar até Joinville, via empresa Catarinense, e pegar outro ônibus para São Francisco do Sul pela Viação Verdes Mares, em vários horários na alta temporada a uma tarifa média de R$ 11,36.
Catarinense
www.catarinense.net/pt
Fone: 4002-4700
Viação Verdes Mares
Fone: (47) 3444-2535
Informações Úteis de São Francisco do Sul
Informações Turísticas São Francisco do Sul
Fone: (47) 3444-8086
Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul
Fones: (47) 3444-5257, 3444-5380 ou 3444-2352
Centro de Atendimento ao Turista - CAT Rocio Grande
Fone: (47) 3444-6802
Rodoviária de São Francisco do Sul
Fone: (47) 3444-8108 ou 3444-8086
Museu Nacional do Mar
Rua Manoel Lourenço de Andrade, s/n - Centro Histórico
Fone: (47) 3444-1868
Site:www.museunacionaldomar.com.br
Horário de funcionamento:
Baixa temporada: terça a domingo das 10 às 18h.
Alta temporada: diariamente das 09 às 20h.
Valor do ingresso: Estudantes e crianças de 5 a 11 anos: R$ 2,00. Adultos: R$ 5,00. Idosos e crianças até 5 anos não pagam.
Museu Histórico
Rua Coronel Carvalho, s/n - Centro Histórico
Fone: (47) 3444-5443
Horário de funcionamento: terça a sexta das 08 às 18h e sábado e domingo das 11 às 18h.
Valor do ingresso: Crianças R$ 2,00. Adultos R$ 3,00. Idosos e francisquenses não pagam.
Mercado Municipal
Rua Babitonga, s/n
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07 às 18h. Sábados das 07 às 15h e Domingo das 09 às 14:30min.
Igreja Nossa Senhora da Graça
Praça Dr. Getúlio Vargas, s/n.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07:30 às 17:15min. Sábado e domingo das 08 às 20h.
Forte Marechal Luz
Estrada do Forte, s/n
Fone: (47) 3442-2131
Horário de funcionamento: terça a domingo das 08:00 às 11:30min e das 13:30 às 17:00min.
Passeios de barco
Durante a baixa temporada, saídas apenas com grupos de 8 a 12 pessoas.
Valor do passeio: R$ 25,00 por pessoa
Marujo Amigo Ramos
Fones: (47) 3449-0875/9146-3986
Escuna Maraike
Fones: (47) 8444-9515/9622-4372/9974-7266
Parque Estadual Acaraí
E-mail de contato: [email protected]
Site: www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai