Itajaí
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Itajaí é uma cidade no litoral norte de Santa Catarina, com a maior renda per capita e a segunda a proporcionar o maior PIB do Estado. Devido a isso, possui grande importância na economia regional, atraindo visitantes pelo Porto e também pelo turismo.
O nome Itajaí vem do Tupi e significa ‘rio que corre sobre as pedras’, em menção ao Rio Itajaí-Açu que margeia a cidade. A cidade foi fundada em 1860, mas a colonização europeia começou antes disso, em 1658. Começou com a vinda dos açorianos, após os portugueses, e cresceu com a vinda de imigrantes italianos e alemães, que tinham como destino o interior de Santa Catarina, mas permaneceram no litoral.
A principal atividade de caráter econômica do município é a pesca artesanal, desde o início das atividades da cidade, até os dias atuais. Nos dias de hoje, a sua importância para o estado de Santa Catarina é gritante: além do maior porto de todo o estado, a cidade também é passagem da maior exportação de frios de todo o território brasileiro.
A cidade faz divisa com outros dos maiores pontos turísticos de Santa Catarina, começando por Balneário Camboriú, além de Gaspar, Navegantes, Brusque e Ilhota. A Universidade do Vale do Itajaí também está instalada na cidade, e é a maior e melhor universidade privada de todo o estado de Santa Catarina.
A cidade é ainda banhada pelo Oceano Atlântico e muitos acreditam que os pontos turísticos são limitados às praias, que, é claro, são belíssimas. Porém, Itajaí é dona ainda de uma variedade de atrações.
Itajaí tem seis praias de fácil acesso. A mais próxima do Centro é a Praia de Atalaia, um reduto de surfistas, que possui quiosques, chuveiros e estacionamento na área. Atalaia está delimitada do lado do Rio Itajaí-Açu pelo molhe Sul da barra e do outro pela Praia de Jeremias, onde fica o Bico do Papagaio, a formação rochosa símbolo da cidade. Jeremias é uma praia com pequena faixa de areia e mar de águas calmas e pouco profundas, ótimas para banho.
Após Jeremias, é a Praia de Cabeçudas que segue com boa infraestrutura turística, de restaurantes, bares e rede hoteleira. Possui águas tranquilas e cristalinas. Seguindo para o sul, chega-se a Praia do Morcego, que tem uma paisagem paradisíaca e recebeu este nome devido à formação rochosa do Morro do Farol, que tem a Caverna do Morcego, escavada pelo mar ao longo de muitos anos, com cerca de 4 m de largura e 50 m de profundidade.
O norte da Praia Brava é a parte mais badalada da cidade, com ótima infraestrutura turística. Além do agito urbano, possui mar com águas azuladas e boas ondas, ponto bastante procurado para o surf.
No entanto, engana-se quem acredita que Itajaí só possui as praias para garantir a diversão. Por conta da colonização europeia, o destino conta com uma infraestrutura arquitetônica incrível, como é o caso de uma variedade de igrejas.
A cidade é muito rica culturalmente, para os que adoram cinemas, peças de teatro e outros festivais literários e musicais. No que diz respeito às peças de teatro, devemos destacar que a cidade abriga uma variedade de teatros e é exatamente por conta disso que as peças mais importantes de todo o Brasil chegam até Itajaí.
Além disso, a própria literatura da cidade também é um destaque em todo o Sul do território brasileiro. Artistas como Marcos Konder e Lausimar Laus foram alguns dos moradores e integrantes da própria Academia Itajaiense de Letras e fizeram sucesso no mundo afora.
Itajaí é uma cidade com beleza natural e cultura abundante.
O que fazer em Itajaí
A cidade que cresceu às margens do Rio Itajaí-Açu reúne belezas naturais e culturas.
Itajaí oferece belas praias agitadas ou tranquilas e todas com boa infraestrutura turística. Além disso, o Porto de Itajaí, o mais importante do Estado, é uma atração à parte. Devido à colonização europeia, o passeio é obrigatório pelo Centro Histórico, com um belo conjunto arquitetônico colonial preservado, que hoje abrigam museus, teatros e centros culturais.
Visite Itajaí e passe momentos muito agradáveis.
Porto e Terminal de Passageiros de Itajaí
A circulação de embarcações encanta moradores e turistas. No Porto de Itajaí a economia catarinense se movimenta.
O Porto de Itajaí é o segundo maior do País em termos de movimentação de contêineres e cargas, pois o canal de acesso permite a atracação de embarcações de grande porte. É também o maior exportador de produtos congelados do Brasil. Possui 1.000 metros de cais que opera 24 horas.
Itajaí tem o único terminal alfandegado para embarque e desembarque de passageiros do sul do Brasil, com um moderno píer exclusivo para navios de cruzeiro.
Igreja Matriz Santíssimo Sacramento
Um monumento artístico e cultural de Itajaí, a Igreja Matriz Santíssimo Sacramento é um cartão postal do centro da cidade.
A Igreja Matriz Santíssimo Sacramento é um dos principais monumentos culturais e artísticos da cidade, com elementos que variam entre góticos e românticos ao mesmo tempo. Grandiosa e imponente teve sua construção iniciada no ano de 1940 e foi finalizada 15 anos depois.
Em seu interior, as pinturas são dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli, com estrelas e capitéis das colunas folheados a ouro. 55 vitrais decoram a catedral com desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos.
Na área externa está uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora de Fátima e na praça em frente, um grande chafariz.
Centro Histórico
Um patrimônio arquitetônico preservado pelas ruas centrais de Itajaí. Construções com muita história.
Os casarios e edifícios do Centro Histórico de Itajaí estão bem preservados. As construções dos séculos XVIII, XIX e início do XX são um passeio pelos costumes e tradições da cidade nas épocas antigas.
Um dos destaques é o prédio do Palácio Marcos Konder, de 1925, construído para abrigar o Paço Municipal e hoje recebe o Museu Histórico de Itajaí. Na Casa Burghardt, de 1904, funcionam a Fundação Cultural e a Galeria Municipal de Artes. A Casa Malburg, do início do século XX, foi restaurada para a Receita Federal. E o antigo Grupo Escolar Victor Meirelles, de 1913, é atualmente a Casa da Cultura Dide Brandão.
Observe ainda o casarão da Biblioteca Municipal; do Hotel Rota do Mar, de 1897; a Casa Konder, hoje o Sebo Cultural Casa Aberta; e a Casa Lins, atual Fundação Genésio Miranda Lins e Arquivo Histórico da cidade.
Museu Histórico de Itajaí
História e tradições da região são apresentadas no Museu Histórico de Itajaí. Um ponto para adquirir conhecimentos.
O Museu Histórico de Itajaí se destaca como um dos principais pontos turísticos da cidade desde o seu surgimento no ano de 1982.
Instalado no Palácio Marcos Konder, uma das mais importantes construções do Centro Histórico de Itajaí, o museu possui exposição permanente de móveis e objetos antigos, além de mostras temáticas temporárias. Lá, é possível conhecer os rádios mais antigos da cidade, até mesmo os uniformes militares de quem lutou a Segunda Guerra Mundial. Histórias, invenções, tradições e outros costumes estão também expostos neste ponto histórico.
Casa da Cultura
Eventos diversos mantém a cultura ativa em Itajaí, sendo a Casa da Cultura palco das mais variadas atrações.
A Casa da Cultura tem como principal objetivo a elevação do nível de conhecimento intelectual da cidade. Por conta disso, abre uma variedade de eventos de caráter artístico e cultural para o público. Isso mantém viva a cultura em Itajaí.
Centro de Cultura Popular
Os costumes e tradições de Itajaí são representados no artesanato e na culinária local, que são encontrados no Centro de Cultura Popular, antigo Mercado Público Municipal.
O antigo Mercado Público Municipal, também chamado de Mercado Velho, hoje recebe o nome de Centro de Cultura Popular pela Fundação Cultural de Itajaí. Um dos maiores entrepostos comerciais de 1917, ano de sua construção, recebe os boêmios da cidade que apreciam música com shows ao vivo aos sábados.
O Centro de Cultura Popular tem como principal destaque o chafariz ao meio do pátio interno. Nesse espaço, é possível adquirir as peças do artesanato único de Itajaí, saborear um delicioso prato regional e conhecer as festas e demais tradições que se intensificaram na cidade catarinense.
Ao lado está o Mercado de Peixe, ponto comercial de pescados frescos e produtos coloniais.
Galeria Municipal de Artes
Exposições artísticas são montadas mensalmente na bela construção que abriga a Galeria Municipal de Artes.
A Casa Burghardt, de 1902, hoje abriga Fundação Cultural de Itajaí e na parte térrea está a Galeria Municipal de Artes.
O prédio com construção de influência germânica, com linhas do barroco alemão, apresenta mensalmente exposições de fotografias, esculturas, pinturas, desenhos e outras manifestações artísticas.
A Galeria tem horários diferenciados para turistas vindos de cruzeiros.
Centro de Documentação e Memória Histórica
A Casa Lins preserva hoje a história e os acontecimentos de Itajaí, abrigando o Centro de Documentação e Memória Histórica do município.
A Casa Lins, de 1910, abriga hoje o Centro de Documentação e Memória Histórica, cujo acervo reúne mais de 30 mil fotos, 153 mil documentos oficiais, 3,4 mil exemplares de periódicos, além de mapas, arquivos pessoais e familiares, plantas arquitetônicas e cartazes de diferentes épocas da história de Itajaí. Há ainda uma biblioteca anexa com acervo de 4 mil livros e a Fundação Genésio Miranda Lins.
Museu Etno-Arqueológico
Registros dos primeiros habitantes da região podem ser observados no Museu Etno-Arqueológico.
O Museu Etno-Arqueológico possui em seu acervo milhares de peças que foram encontradas nos sambaquis da região, em especial o da Rua do Papagaio, em Bombinhas.
Está instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, onde há um sítio arqueológico. O local também é aberto para pesquisas, possuindo um dos melhores e mais bem equipado laboratório de arqueologia da região sul do Brasil.
Herbário Barbosa Rodrigues
A flora catarinense bem guardada e apresentada. O Herbário Barbosa Rodrigues é uma riqueza botânica da região.
Um imponente casarão na Avenida Marcos Konder abriga o Herbário Barbosa Rodrigues, instituição que há mais de 70 anos pesquisa e cataloga a flora regional.
O acervo reúne 50 mil espécies de plantas estudadas e outras 20 mil aguardando análise, o correspondente a 95% das espécies encontradas em Santa Catarina. O local ainda mantém uma biblioteca especializada em botânica, com acervo superior a 14 mil livros.
Casa da Cultura Dide Brandão
A bela construção de 1913 hoje abriga a Casa da Cultura Dide Brandão e enriquece a cidade com arte, música e dança.
Inaugurada em 1982, no prédio da antiga Escola Básica Vitor Meirelles, a Casa da Cultura Dide Brandão recebe o nome de um dos maiores artistas plásticos itajaiense, Dide Brandão.
O espaço abriga 2 galerias de arte, sala de leitura, sala de áudio e vídeo e um pequeno teatro e oferece cursos de arte, oficinas de música, teatro e dança para a comunidade.
Igreja da Imaculada Conceição
Obras do artista plástico Dide Brandão decoram o interior da Igreja Imaculada Conceição, resgatando a cultura local.
A Igreja Imaculada Conceição está instalada onde foi construída a primeira capela de Itajaí, no início do século XIX.
A Igreja sofreu alterações e ampliações, mas manteve alguns traços da arquitetura colonial antiga. O destaque da Igreja são as obras no interior, com painéis e pinturas de arte sacra do artista plástico local Dide Brandão, além de imagens de madeira do século XIX.
Carmelo Santa Teresa
O mosteiro das irmãs carmelitas é um belo local para visitar e apreciar a vista da Praia de Cabeçudas.
O Carmelo Santa Teresa pertence às irmãs carmelitas, conhecidas por viverem em clausura, sem contato com o mundo externo. Localizado na Praia de Cabeçudas, o mosteiro tem missas abertas ao público e é aberto para visitação. Das suas escadarias há uma lista vista da praia.
Parque Aquático Zacarias
Cercado pela Mata Atlântica, o Parque Aquático Zacarias oferece lazer e diversão para todas as idades.
O Parque Aquático Zacarias está localizado em uma área de 30 mil m², cercada pela Mata Atlântica e águas naturais. Oferece ampla estrutura de lazer, com 6 piscinas, churrasqueiras, área de recreação, campo de futebol e restaurante.
Além disso, o parque destaca-se pelas trilhas ecológicas, onde se pode observar a flora e fauna da região. Ótima opção para um dia diferente em Itajaí.
Morro da Cruz
Um mirante da região. O Morro da Cruz é para observar Itajaí bem do alto.
O Morro da Cruz possui 180 metros de altitude, com acesso por rua pavimentada próxima a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Do alto do morro há uma bela vista panorâmica da cidade e também da vizinha Navegantes, além de poder observar o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, os molhes, o Porto e o Centro Histórico de Itajaí. Aproveite para ir almoçar, pois há um restaurante no local.
Praias de Itajaí
Praia de Atalaia
As ondas mais regulares de todo o território brasileiro são encontradas na Praia de Atalaia e junto delas, os surfistas.
A praia de Atalaia é a mais próxima do centro, a 5 km, ao lado do bairro Saco da Fazenda. Possui águas de mar aberto e suas ondas são consideradas as mais regulares de todo Brasil. Por conta disso, o destino reúne muitos surfistas.
Outra tribo que aparece por lá são os praticantes de voo livre, que buscam a rampa natural do Morro da Praia de Atalaia para alçar voo. Do alto do Morro há uma vista panorâmica de toda cidade e da vizinha Navegantes, além de poder observar a baía de entrada para o Porto de Itajaí com o grande movimento de embarcações.
Praia de Jeremias
Pequena de extensão, mas agradável pelas águas tranquilas, a Praia de Jeremias abriga o Bico do Papagaio, o mirante cartão-postal de Itajaí.
São apenas 200 metros de extensão, logo após a Praia de Atalaia, mas com águas rasas, limpas e mansas. Assim, a Praia de Jeremias é quase um refúgio, cercada de muitas casas à beira-mar. O mar é ideal para banhos e para as crianças se divertirem.
Pelas águas rasas, sempre limpas e tranquilas, a praia também é ideal para prática de caiaque e outros esportes náuticos.
E é nesta praia que está localizado o mirante Bico do Papagaio, uma formação rochosa que foi originada após as explosões para a construção da via que liga o centro às Praias de Itajaí. O Bico do Papagaio é o cartão-postal da cidade.
Praia de Cabeçudas
Urbanizada e movimentada, a Praia de Cabeçudas possui um agradável calçadão para caminhadas de final de tarde.
A Praia de Cabeçudas fica a 7,2 km do Centro de Itajaí e possui uma infraestrutura incrível nos arredores, com muitos restaurantes, bares e pousadas.
O mar possui águas limpas e mansas e a praia possui um trapiche de pedras dentro do mar, ótimo para caminhadas. Outra opção é calçadão, muito charmoso e disputado no final de tarde. Aproveite também para curtir a vista panorâmica do alto da escadaria da Carmelo Santa Terezinha.
No verão, a praia também reúne competidores de iatismo.
Praia dos Amores
Ideal para um passeio a dois, a Praia dos Amores é tranquila e de natureza exuberante.
Já na divisa com Balneário Camboriú, a 10 km do Centro de Itajaí, a Praia dos Amores é calma, com mar de águas cristalinas e agitadas, atraindo muitos praticantes de surf e bodyboard.
Pela orla há quiosques suspensos em pequenos trapiches, para não depredar a vegetação de restinga, preservando a praia. O local é ideal para quem busca descansar.
No lado direito da praia, o Morro do Careca possui 160 metros de altura e uma rampa para saltos de voo livre.
Praia do Morcego
Um recanto isolado, com natureza quase intocada e muitas belezas. A Praia do Morcego é o lugar para quem descansar.
A Praia do Morcego tem acesso apenas pela trilha do Morro do Farol, ou, quando a maré está bem baixa, pelas areias da Praia Brava.
O mar tem águas agitadas e cristalinas, atraindo muitos surfistas.
A praia é cercada de paredões de pedras e em um deles fica a Caverna do Morcego, uma gruta de 4 metros de largura e 50 metros de profundidade, formada pela ação do mar por muitos anos. Como o nome sugere, a gruta é habitada por muitos morcegos.
Praia Brava
Linda, rústica e preservada: assim é a Praia Brava em Itajaí, um reduto ecológico em meio a agitação urbana.
A 8 km do Centro de Itajaí, a Praia Brava certamente é um dos principais destinos dos turistas mais aventureiros, que gostam de um contato maior com a natureza.
A praia é limpa, com o mar bem agitado, o que reúne muitos surfistas. A Praia Brava é palco de etapas de campeonatos nacionais e internacionais de surf e jet-ski. E nas areias, com 3 km de orla, os esportes continuam com vôlei, futebol e frescobol. Ainda em termos de natureza, o Costão da Praia Brava é bastante procurado para escaladas, pois apresenta condições para a prática de até 15 m, com um belo visual.
Na praia não há infraestrutura turística, mas nas redondezas, os bares, churrascarias e restaurantes ficam cheios. E é próximo à Brava que está uma das únicas boates da cidade, o Warung Beach Club, eleita a melhor casa de música eletrônica do Brasil.
Quando ir a Itajaí
Certamente, a melhor época para fazer uma visita a Itajaí é em meio ao verão, entre os meses de novembro e março. A cidade recebe muitos visitantes no final do ano, principalmente para o Réveillon.
Porém, outras épocas também podem ser boas se a sua intenção é tranquilidade e sossego nesse destino. A temperatura de Itajaí varia entre 15 e 20 graus durante todo o ano. No calor, pode chegar a até 40ºC e no inverno a 5ºC. Se escolher um meio termo, como setembro ou outubro, ou até o mês de maio, você pode acabar pegando um clima bem bacana e, ainda, curtir a tranquilidade do ambiente.
Além disso, você também pode aproveitar para conhecer o destino em meio à variedade dos festivais que acontecem por lá. A Marejada é a maior festa de tradição portuguesa do Brasil e ocorre anualmente em Itajaí no mês de outubro. 17 dias de ampla programação e muita comida típica, como o bolinho de bacalhau, além de apresentações folclóricas, inclusive com cantores de fado, artesanato e música.
Outro momento de grande agitação na cidade é a Festa Nacional do Colono, a segunda maior festa de Itajaí. Todo mês de julho, o Parque do Agricultor Gilmar Graf reúne feira e exposição agroindustrial, com mostra de animais, além de comidas típica, competições esportivas rurais e apresentações artísticas e culturais.
E a cidade também realiza o Festival de Música de Itajaí, considerado um dos principais festivais de música do Brasil. O festival toma conta da cidade no mês setembro desde 1997 e proporciona grandes espetáculos e momentos musicais. O evento oferece oficinas de formação para músicos profissionais e estudantes e os shows acontecem no Teatro de Itajaí e também ao ar livre pela cidade.
Como Chegar em Itajaí
De Avião:
O aeroporto mais próximo de Itajaí é o Aeroporto Internacional de Navegantes, no município vizinho de mesmo nome. O aeroporto recebe voos diários, em vários horários, das principais companhias aéreas brasileiras. Para chegar a Itajaí há duas opções: via BR 101 (23 km) ou pela travessia de Ferry Boat do Rio Itajaí-Açu que divide as duas cidades (8 km).
De Carro:
O acesso a Itajaí tanto vindo do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre) é pela BR-101.
Saindo de Curitiba acessar a BR 376 e depois a BR 101 até Itajaí. São 213 km.
Saindo de Florianópolis são 98 km diretos via BR-101.
De ônibus:
Saindo de Curitiba há uma linha direta para Itajaí via empresa Catarinense, em vários horários a uma tarifa de R$ 39,75. De São Paulo, vários horários saem para Itajaí pelas empresas Catarinense, Itapemirim e 1001, a uma tarifa média de R$ 130,00. Do Rio de Janeiro são dois horários pela Itapemirim, com tarifa de R$ 200,00. De Florianópolis há várias linhas para Itajaí, diariamente pela Catarinense a R$ 26,325. E de Porto Alegre há dois horários pela Itapemirim a uma tarifa média de R$ 100,00.
Catarinense
www.catarinense.net/pt/
Fone: 4002-4700
Itapemirim
www.itapemirim.com.br
Fone: 0800 723 2121
1001
www.autoviacao1001.com.br/pt/
Fone: 4004-5001
Informações Úteis de Itajaí
Informações turísticas
Fone: (47) 3248-9855
Secretaria de Turismo de Itajaí
Fone: (47) 3348-1080
Site: www.visiteitajai.sc.gov.br
Terminal Rodoviário Internacional de Itajaí
Avenida Governador Adolfo Konder, 1.201
Fone: (47) 3241-6500
Site: www.terri.com.br
Porto de Itajaí
Rua Blumenau, 5
Fone: (47) 3341-8000
Site: www.portoitajai.com.br
Píer Turístico Guilherme Asseburg
Avenida Prefeito Paulo Bauer, s/n - Centro Histórico
Site: www.pierturisticoitajai.com.br
Mercado Público de Peixe
Avenida Ministro Victor Konder - Praça Félix Busso Asseburg
Fone: (47) 3346-4526
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07 às 18h e sábado das 07 às 14h.
Museu Histórico de Itajaí
Rua Hercílio Luz, 681
Fone: (47) 3348-1335
Horário de funcionamento: terça a sexta das 08 às 18h, sábado das 09 às 13h e domingo das 14 às 18h.
Teatro Municipal de Itajaí
Rua Gregório Chaves, 111
Fone: (47) 3349-6447
Agenda: www.teatromunicipalitajai.blogspot.com
Galeria Municipal de Artes
Rua Lauro Müller, 53
Fones: (47) 3348-3610 ou 3349-1665
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08 às 12h e das 14 às 18h.
Centro de Documentação e Memória Histórica
Rua Lauro Müller, 335
Fones: (47) 3348-1886 ou 3349-7573
Site: www.fgml.itajai.sc.gov.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08 às 18h.
Museu Etno-Arqueológico
Avenida Itaipava 3.901
Fone: (47) 3346-5715
Horário de funcionamento: terça a sexta das 09 às 17h e sábado e domingo das 14 às 18h.
Herbário Barbosa Rodrigues
Avenida Coronel Marcos Konder, 800
Fone: (47) 3348-8725
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 13 às 19h. Necessário agendar visita.
Casa da Cultura Dide Brandão
Rua Hercílio Luz, 323
Fone: (47) 3349-1665
Site: www.casadacultura.wordpress.com/
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Praça Irineu Bornhausen, s/n
Fone: (47) 3348-1254
Igreja da Imaculada Conceição
Rua Lauro Müller - Praça Vidal Ramos
Fone: (47) 3349-6195
Carmelo Santa Teresa
Rua Benjamin Constant, 425 – Praia de Cabeçudas
Fone: (47) 3348-7343
Site: www.carmelosantateresa.com
Horário de funcionamento: diariamente das 08:30 às 10:30min e das 15:00 às 16:30min.
Missas abertas ao público: segunda a sexta às 17h. Sábados às 17:30min e domingos às 08:30min.
Parque Aquático Zacarias
Rua Benjamin Dagnoni, 350 - Rio do Meio
Fone: (47) 3346-5034
Site: www.parqueaquaticozacarias.com.br
Horário de funcionamento: diariamente das 07 às 19h, de novembro a março.
Tarifa: R$ 20,00 por pessoa. Crianças menores de 5 anos acompanhadas de 1 pagante, não pagam.
Voo livre
Asas do Litoral
Rua Domingos Rampelotti, 1.434
Fone: (47) 8409-0350