Imbituba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Um visual único que mistura dunas, pedras, mar, lagos e montanhas: esta é paisagem de Imbituba, Berçário das Baleias Francas, com muitos atrativos naturais que podem ser apreciados durante o ano todo.
Localizada no litoral sul de Santa Catarina, Imbituba tem colonização açoriana datada de 1715, que reflete até hoje em sua arquitetura, costumes, folclore e também na gastronomia. Emancipada de Laguna em 1958, a cidade foi ‘descoberta’ para o turismo a partir da década de 70, com surfistas que encontraram nas praias de Imbituba ondas ideais para a prática do esporte.
A cidade possui nove belas praias, em sequencia do norte ao sul: Praia da Vila, Praia do Porto, Praia de Itapirubá, Praia D’água, Praia da Ribanceira, Praia de Ibiraquera, Praia do Luz e Praia Vermelha. Quase todas respiram surf, pois a formação rochosa na enseada privilegia a formação de ondas fortes e grandes. Os praticantes de windsurfe também tem ponto de encontro em Imbituba, inclusive com etapas de campeonatos ocorrendo em suas águas. As praias mais procuradas para os esportes são a Praia da Vila, com as maiores ondas do Brasil, e as Praias de Ibiraquera e da Ribanceira, com bons ventos para o windsurfe.
A Praia do Rosa é formada por um lindo cenário de mar, dunas e lagoas, sendo muito frequentada pelas ótimas e tranquilas pousadas. A Praia de Itapirubá possui boa infraestrutura e paisagem relaxante. As Praias D’Água, do Luz e Vermelha são mais desertas e selvagens, oferecendo paz para contemplar uma natureza mais intocada. Já da Praia do Porto é possível avistar os vários navios que transitam no Porto de Imbituba, um dos mais importantes do sul do País, pescando nos molhes próximo aos vestígios de um navio encalhado.
Outros visitantes ilustres, além dos esportistas, passam por Imbituba todos os anos. São as baleias francas, que se deslocam da Antártica à procura de águas mais quentes para procriar e cuidar dos filhotes nos primeiros meses de vida. Assim, de junho a novembro, as águas se agitam ainda mais. Como um berçário dos grandes bichanos, a cidade abriga também um Museu da Baleia, ponto de parada para conhecer um pouco mais deste gigante das águas.
Das praias é possível observar algumas ilhas ao longe que também são programas para os mais exploradores. As ilhas Santana de Dentro, Santana de Fora, das Araras e do Batuta são reservas naturais e abrigam animais silvestres da região e podem ser acessadas via passeios de barco.
A cidade também possui lagoas completando o visual único. A Lagoa Ibiraquera e a Mirim são famosas pela pesca do camarão-rosa, servido fresquinho nos excelentes restaurantes espalhados pela beira mar e centro histórico. Já a Lagoa do Meio, na Praia do Rosa, é opção para quem quer variar o banho de mar.
Para um pós-praia, a boa pedida é circular pelo centro histórico e conhecer as antigas construções e a bela Igreja Matriz, edificada em arquitetura açoriana, e parar para se deliciar com os pratos tradicionais da região à base de frutos do mar.
Imbituba tem uma combinação perfeita de natureza, praias, esportes, aventuras e descanso. Visite e confira.
O que fazer em Imbituba
As nove praias de Imbituba são atração imperdível no verão.
Para os praticantes de surf a Praia da Vila é a mais concorrida e para windsurfe o vento sopra a favor das Praias de Ibiraquera e da Ribanceira.
Para descansar numa bela paisagem, a Praia do Rosa e a Praia de Itapirubá tem ótima infraestrutura.
Já para os que preferem privacidade sem perder o visual, as Praias D’Água, do Luz e Vermelha são as mais selvagens.
Quem gosta de pesca, os molhes da Praia do Porto são boas pedidas, além das lagoas que oferecem abundância do famoso camarão-rosa.
Cansou de banhos de mar? A Lagoa do Meio, também com água salgada, é a indicação.
Para mergulhos, as proximidades das ilhas oferecem belas paisagens submarinas. No pós-praia vá ao centro histórico conhecer a arquitetura e costumes açorianos na culinária à base de frutos do mar.
Não perca também uma visita ao Museu da Baleia, pois Imbituba faz parte da área de preservação da baleia franca, que anualmente vem da Antártica no período de junho a novembro para se reproduzir e cuidar dos filhotes.
Você também vai querer voltar todos os anos!
Museu da Baleia
Hoje protegidas, as baleias francas eram caçadas até 1973, quando a prática se tornou proibida. Esta história é contada no Museu da Baleia.
Imbituba era, até 1973, um dos principais locais onde se caçavam baleias no Brasil, pelo litoral ser utilizado de berçário por estes mamíferos. Deste o século XVII, do animal se extraía o óleo, que tinha diversos usos, inclusive na construção civil, como exemplo a Igreja Matriz de Imbituba.
Um dos casarões onde se limpava a baleia e era realizado o processo de extração, conhecido como ‘barracão’, foi restaurado e hoje abriga o Museu da Baleia.
O Museu da Baleia é tombado como Patrimônio Histórico Municipal e abriga equipamentos e objetos da época em que a caça era permitida, além de vídeos, fotografias e painéis informativos que narram a história da caça às baleias até sua proibição. Há também um esqueleto de uma baleia franca de 14 metros de comprimento, que chegou a pesar uma tonelada e meia.
A entrada custa R$ 3,00 por pessoa e a visitação é de segunda a sábado.
Lagoas
Completando a paisagem única de Imbituba, três principais lagoas dão um charme e encantam a noite da cidade.
Lagoa de Ibiraquera
Com águas tranquilas, a Lagoa de Ibiraquera, localizada ao sul e a oeste da Praia do Rosa, é muito procurada pelos praticantes de windsurfe e kitesurfe, e acolhe anualmente os campeonatos nacionais destes dois esportes. Além disso, canoístas e mergulhadores vão à lagoa para exercitar-se. Famosa pela pesca do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis), que enriquece a culinária local, a Lagoa de Ibiraquera faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, e serve de viveiro natural de várias outras espécies de peixes e crustáceos. Ao entardecer, proporciona um belíssimo por do sol, atração imperdível ao final de tarde.
Lagoa Mirim
A Lagoa Mirim possui as melhores condições de pesca de Imbituba, possuindo grande quantidade do camarão-rosa e tainha, peixe tradicional e abundante na região. Com 63,77 km², a Lagoa Mirim tem ligação com a Lagoa de Imaruí, em Laguna, formando uma área ampla e biologicamente diversificada.
Lagoa do Meio
Localizada na Praia do Rosa, a Lagoa do Meio é uma opção para quem cansou das águas salgadas do mar. Rasa e com águas quentes, é lugar ideal para banhos relaxantes, inclusive para crianças.
Ilhas
As ilhas localizadas no mar de Imbituba são reservas ecológicas e se harmonizam com a água cristalina, completando a paisagem única da região.
Ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora
As Ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora podem ser avistadas da Praia da Vila e, devido a sua localização, proporcionam o desenvolvimento de ondas que chegam a 5 metros, tornando-se ponto ideal para o surf. Na maré baixa há a formação de uma piscina natural próxima da Ilha de Santana de Dentro, onde é possível nadar e mergulhar. Próximo às ilhas, de junho a novembro, é possível permanecer nos barcos para observar as baleias francas e seus filhotes.
Ilha das Araras
Distante 11 milhas da costa (cerca de 3 km), a Ilha das Araras pode ser vista da Praia de Itapirubá. Não é habitada e possui uma área de reserva de quase 97 mil m². Totalmente selvagem, é frequentada apenas por mergulhadores, praticantes de esportes náuticos e pescadores. Na Ilha há um farol de 11 metros de altura, que ainda guia as embarcações que se aproximam de Imbituba.
Ilha do Batuta
A Ilha do Batuta pode ser avistada do bairro de Ibiraquera. Deserta, é um viveiro natural de várias espécies de aves marítimas, que realizam a postura dos ovos e a criação dos filhotes no local. Há também espécies de serpentes, lagartos e alguns outros répteis, servindo de área de estudos biológicos. No local há um pequeno rancho construído de frente para praia e, pela facilidade de chegar à Ilha de barco, ou mesmo pranchas, é frequente ver luzes à noite, mesmo sem moradores.
Igrejas Coloniais
Construídas no século XIX, as igrejas de arquitetura colonial açoriana tem uma beleza admirável e muita história preservada.
Igreja Matriz
Localizada na Praça Henrique Lage, voltada para a Praia da Vila, a Igreja Matriz de Imbituba é sede da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Sua história teve início com a doação de uma imagem, em 1878, por um capitão irlandês que se salvou de um naufrágio. Para abriga-la em 1898 foi construída uma capela, atualmente a Capelinha da Praia. Em 1942, com a construção do Porto de Imbituba e a necessidade de uma igreja maior para amparar mais fiéis, foi lançada a pedra fundamental para construção da Matriz, que foi inaugurada em 1954. A arquitetura manteve os traços coloniais tardios, de inspiração açoriana, com altar gótico todo em mármore branco de Carrara. Sua construção utilizou óleo de baleia como componente da argamassa, preservando um ciclo da história de Imbituba.
Igreja de Mirim
Em estilo colonial e inspiração portuguesa, a Igreja de Sant´Ana do Mirim teve o início de sua construção em 1844 e só foi finalizada apenas em 1912. O altar é datado de 1918 e possuem belíssimas obras sacras.
Praias de Imbituba
Praia do Rosa
Bucólica e agitada. A Praia do Rosa muda o visual de acordo com a temporada, mas sempre alia a natureza, sofisticação e simplicidade.
Com 2 km de extensão, a 23 km do centro de Imbituba, a antiga praia de pescadores na divisa com Garopaba hoje tem ares sofisticados e inovadores, mas apenas na alta temporada. Quando a maioria dos turistas vai embora, a praia volta a ter um clima bucólico e tranquilo.
Em formato de meia lua, costões de pedra com muito verde emolduram a bela praia de areias claras e mar azul. Não bastasse o lindo mar, a paisagem se completa com uma lagoa de água salgada que fica entre as dunas e não podia se chamar diferente: Lagoa do Meio, boa opção para banhos acompanhando as crianças.
Na Praia do Rosa os surfistas são reis. Eles garantem o colorido do mar em dias de boas ondas nos pontos extremos da praia, onde há formação de ondas maiores.
A infraestrutura é excelente, com pousadas e restaurantes de qualidade, geralmente localizados nos altos dos costões e acessados por trilhas, proporcionando uma linda visão da paisagem e do mar. À noite a praia se agita com os bares e casas noturnas baladas da região. Atenção ao calendário de funcionamento, pois muitos locais fecham de março a novembro.
No inverno, baixa temporada, a Praia do Rosa ganha novos visitantes, as baleias francas, virando um berçário natural. Nesta época a tranquilidade reina por lá e é ótimo período para descansar em clima de romance.
Veja a galeria de Fotos Praia do Rosa
Praia da Vila
A Praia da Vila é o reduto tradicional dos surfistas em Imbituba, que não perdem a oportunidade de conseguir a onda perfeita.
Com 3 km de extensão, margeando o centro de Imbituba, é uma praia urbana, com ótima infraestrutura turística.
Naturalmente, possui uma paisagem deslumbrante, com costões de pedra e as ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora ao longe no mar. É o posicionamento destas ilhas que viabilizam a formação de ondas que chegam a atingir entre 12 a 15 pés, ou seja, 4 a 5 metros.
Ondas grandes somadas ao vento nordeste só pode ser igual a surf! E com este conjunto de características, a Praia da Vila é considerada a melhor praia brasileira para o esporte, abrigando eventos do Campeonato Mundial de Surfe (WCT).
Não só de surf viva a Praia da Vila, pois também é procurada pelos pescadores e pelos mergulhadores, para observação submarina próxima às ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora. No inverno as baleias francas ficam até 20 metros próximas da praia, sendo ótimo ponto para apreciar o balé das gigantes e seus filhotes.
No morro que separa a Praia da Vila da Praia do Porto, há um farol, um dos pontos turísticos de Imbituba, que já está integrado à paisagem. Tem acesso a partir de uma trilha na ponta esquerda da Praia da Vila, com belo trajeto, e no alto é possível ter uma visão panorâmica da praia e da região.
Praia do Porto
Os vestígios de um navio encalhado e os molhes emolduram a paisagem da Praia do Porto, ponto de pesca e surf.
Localizada entre a Praia da Vila e a Praia da Ribanceira, a Praia do Porto abriga o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do sul do país, que foi construído em 1880 para escoar a produção de carvão, extraído nas minas no Rio Tubarão, e continua em funcionamento até hoje.
Com o porto, foram construídos os molhes, que hoje são bastante utilizados pelos pescadores que estão ali quase todos os dias. Apesar do tráfego de embarcações, também tem boas ondas, sendo utilizada para prática de surf.
Nesta praia, do século XVII até 1973, foi instalada a IV Armação da Pesca de Baleia do Brasil, onde alojavam o mamífero depois de caçá-los em alto mar. Atualmente, os bichanos são protegidos pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, da qual Imbituba faz parte.
Praia do Itapirubá
Duas praias divididas por um morro de pedras, com dunas e um belo mar. Assim é a Praia do Itapirubá, a última ao sul de Imbituba.
Localizada a 17 km do centro de Imbituba, já na divisa com o município de Laguna, a Praia do Itapirubá é separada em duas por um morro de pedras, distantes 250 metros uma prainha da outra.
Do alto do morro é possível ter uma vista panorâmica da baía e da linda Ilha das Araras, uma reserva ambiental localizada a 3 km do continente.
Nas Dunas de Itapirubá é praticado o sandboard, que é a descida nas areias com uma prancha similar a de snowboard. Diversão garantida no verão para os iniciantes e ponto de treino para os experientes.
Praia D’Água
Selvagem e quase deserta, a pequena Praia D’Água é um refúgio para quem quer fugir do agito da cidade.
Praia D’Água, também conhecida como Praia da Aguada, recebe esse nome devido às várias correntes de água que se formam pela posição dos morros de pedra ao seu redor.
Localizada a 4 km do centro de Imbituba, com acesso apenas por trilhas a partir da Praia do Porto, todo esforço é recompensado pela bela e tranquila paisagem da praia.
Com pequena faixa de areia e muitas pedras, é quase deserta e possui águas limpas e agitadas. Ao norte da praia há uma fonte de água limpa e refrescante. Com o clima de paz, é um simples paraíso em meio à agitação urbana e turística, pois não possui infraestrutura alguma.
Praia de Ibiraquera
Com uma vista belíssima e águas mais calmas, a Praia de Ibiraquera é privilegiada para vários esportes náuticos.
Localizada a 13 km do centro, ao norte da Praia da Ribanceira, a Praia de Ibiraquera destaca-se pelo cenário de mar, dunas e uma lagoa que proporciona o mais belo por do sol de Imbituba.
Com águas mais calmas que as demais praias, a Praia de Ibiraquera é adequada a muitos esportes náuticos, como surf, kitesurf, stand up paddle, pesca esportiva, vela e o windsurfe, cujo Campeonato Brasileiro é realizado todos os anos tendo as águas de Ibiraquera como palco.
A Barra da Praia de Ibiraquera, próxima a Lagoa de Ibiraquera, merece destaque pelas águas rasas que permitem uma agradável caminhada refrescante. Ao final da tarde, o sol dá um espetáculo a parte se pondo com cores incríveis e reflexos na Lagoa.
A Lagoa de Ibiraquera recebe, esporadicamente, águas do mar, se tornando um ecossistema único e viveiro natural de várias espécies de peixes e crustáceos, entre eles a tainha e o camarão-rosa, e serve de local de pesca para movimentar a economia da cidade.
As dunas de areias brancas e finas completam a incrível paisagem. Com mais de 30 metros de altura, são o local ideal para a prática de sandboard. Das areias da praia é possível avistar a Ilha do Batuta, que serve de ninho para várias espécies de aves marítimas e répteis.
A Praia de Ibiraquera tem boa infraestrutura turística, contando com pousadas aconchegantes e tranquilas e ótimos restaurantes que servem pratos tradicionais à base de frutos do mar.
Praia da Ribanceira
Pequena em tamanho, mas grande em belezas naturais, a Praia da Ribanceira é local de banhos de mar, sandboard e windsurfe.
A 9 km do centro de Imbituba, fazendo divisa com a Praia de Ibiraquera, a Praia da Ribanceira possui apenas 50 metros de extensão, tem mar aberto com boas ondas e grandes dunas no continente. Esta combinação atrai os praticantes de surf e windsurfe e também de sandboard, que agitam o local.
Praia do Luz
Meditação e contemplação: duas palavras que melhor descrevem as atividades realizadas na deserta Praia do Luz.
Localizada ao sul da Praia do Rosa, a 20 km do centro de Imbituba, a pequena e selvagem Praia do Luz tem 1,5 km de extensão e paisagens maravilhosas, com costão de pedras formando uma baía e a Ilha do Batuta no mar de águas claras para completar o cenário.
A Praia do Luz tem uma trilha que passa pelo morro e chega a Praia do Rosa, com um trajeto de belas paisagens, onde do lado sul estão as praias de Ibiraquera e Ribanceira e do norte a Praia do Rosa. No alto do morro, no final de tarde, há vários adeptos da yoga meditando e praticando em um cenário digno de contemplação.
Veja a galeria de Fotos Praia do Luz
Praia Vermelha
Entre morros e vegetação nativa, a Praia Vermelha é rústica e deslumbrante pelas belezas naturais, um verdadeiro paraíso escondido.
Localizada após a Praia do Rosa, distante aproximadamente 18 km de Imbituba, a Praia Vermelha tem este nome devido à coloração das pedras do local.
Formando uma baía circundada por morros de pedras, com pequena faixa de areia branca e mar de águas calmas e cristalinas, a Praia Vermelha é a mais escondida e tem acesso restrito. Para chegar lá é necessário andar por uma trilha de 2 km entre a mata, percorrida em cerca de uma hora, tempo que passa despercebido diante das incríveis paisagens. Todo esforço vale a pena.
Quando ir à Imbituba
O verão é quando Imbituba se agita com os veranistas lotando as praias da cidade e é quando a maioria dos bares, restaurantes e casas noturnas funcionam a pleno gás.
As competições esportivas nas praias e lagoa também ocorrem entre dezembro e abril.
E no inverno, as baixas temperaturas não são impeditivas para a prática de surf e nem para observação das baleias francas, que vêm da Antártica para se reproduzirem.
Elas ficam até 20 metros das praias e nesta época há passeios de barco para avista-las mais de perto.
Como Chegar em Imbituba
De avião:
O aeroporto mais próximo de Imbituba é o Hercílio Luz, em Florianópolis, a 99 km, que recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e algumas internacionais.
De carro:
O acesso a Imbituba é via BR 101, tanto vindo do Norte (Curitiba e Florianópolis), quanto do Sul (Porto Alegre).
Saindo de Florianópolis acessar Imbituba via BR 101. São 90 km. De Curitiba são 374 km e de São Paulo 766 km.
Saindo de Porto Alegre acessar a BR 290 em direção a Osório e depois a BR 101 direção norte até Imbituba. São 370 km.
Para quem vem do interior de Santa Catarina, há a opção de descer a belíssima Serra do Rio do Rastro, SC 390, até Tubarão e depois via BR 101 até Imbituba. Do início da Serra são 130 km.
De ônibus:
Saindo de São Paulo e Curitiba, as empresas Reunidas e Eucatur têm linhas diretas para Imbituba diariamente. De São Paulo são 4 horários: 09:20 e 19:20 – Reunidas e 20:00 e 22:15 – Eucatur, com tarifa de R$ 110,77 (Reunidas) e R$ 114,40 (Eucatur). De Curitiba são 5 horários: 01:30, 16:20 e 22:30 – Reunidas (tarifa R$ 54,95) e 03:40 e 05:00 – Eucatur (tarifa R$ 47,35).
Saindo de Porto Alegre ou Florianópolis, a Eucatur e a Santo Anjo fazem o trajeto até Imbituba em diversos horários diariamente, com tarifa média de R$ 63,65 (Porto Alegre) e R$ 25,00 (Florianópolis).
Informações Úteis de Imbituba
Secretaria de Turismo de Imbituba
Avenida Dr. João Rimsa, 601
Fone: (48) 3355-8330 ou (48) 3355-8331
Rodoviária de Imbituba
Rua Nova, s/n
Fone: (48) 3255-0439
Museu da Baleia
Endereço: Praia do Porto, s/n
Fone: (48) 3255-2922
Horário de Visitação: terça à sexta-feira das 08 às 12h e sábados das 08 às 12h e das 14 às 17h30.
Valor do ingresso: R$ 3,00 por pessoa.