Navegantes
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Entre o mar e o rio: assim é Navegantes, uma bela cidade no litoral catarinense, a 112 km ao norte de Florianópolis, banhada pelo Oceano Atlântico e cortada pelo Rio Itajaí-Açu.
Colonizada pelos açorianos, mantém costumes e tradições, principalmente ligados à pesca, sendo o terceiro maior centro pesqueiro e de beneficiamento da América Latina, e o primeiro polo de construção naval no Brasil.
A cidade é muito conhecida pela festa e peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, construído em formato de uma embarcação ao lado da igreja matriz, que recebe milhares de fiéis durante o ano, em especial da última semana de janeiro a primeira de fevereiro, quando ocorre a procissão fluvial, realizada desde 1896 em homenagem a santa padroeira protetora dos pescadores. Outras festas que agitam a cidade é o Navegafolia, na época do carnaval, bastante luxuoso e animado, e a Festa do Pescador, realizada em julho, com gastronomia típica à base de peixes e frutos do mar.
Com tanto litoral disponível, as praias chamam a atenção dos turistas, que podem chegar pelo Aeroporto Internacional de Navegantes, o segundo mais importante do Estado, de carro via BR-101, ou ainda de balsa, a partir de Itajaí.
Navegantes possui 12 km de extensão de praias, com dunas de areia clara cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão, divididos em 4 praias do norte para o sul: Gravatá, Meia Praia, Centro e do Pontal.
A Praia de Gravatá fica na divisa com a cidade de Penha, onde está localizado o famoso parque Beto Carrero World. O que faz a divisa natural é um riacho que tem sua foz junto ao costão de pedras, sendo um local muito procurado pelos praticantes de esportes náuticos. A pesca de arremesso é realizada, geralmente, próximo a Ilha de Gravatá e a Pedra da Miraguaia. No verão, a praia tem vida agitada, com muitos bares, restaurantes e casas noturnas.
A Meia Praia possui ampla faixa de areia, ideal para prática de esportes, como futebol, vôlei e caminhadas. As ondas são regulares e as águas tranquilas, sendo concorridas na alta temporada. Da mesma forma, a Praia do Centro é a mais frequentada pelos veranistas, e local onde há a realização dos eventos turísticos de verão.
No sul de Navegantes está a Praia do Pontal, ponto de encontro dos surfistas e adeptos do bodyboard pela perfeição das ondas locais. Na extrema ponta, molhes foram construídos na década de 1930, para que o canal do rio tivesse a largura e a profundidade ideal para as entradas das embarcações até as áreas portuárias, sendo ótimo ponto para observar o encontro das águas do mar com as do rio Itajaí-Açu em um belo pôr-do-sol. O molhe também abriga o farol que guia as embarcações até o Porto de Itajaí, tendo uma bela vista da cidade vizinha.
Um passeio pelo Rio sai diariamente do Píer turístico, localizado na Prefeitura, que passa pelos Portos de Navegantes e de Itajaí. E para conhecer Navegantes de outro ângulo, do Morro da Pedra, zona rural do município, saem voos de asa delta e parapente. O local também possui trilhas ecológicas para os amantes do trekking, que também podem ir ao Parque Natural Municipal de Navegantes, uma unidade de conservação ambiental com 410 mil m², onde funcionava até 1912 uma mineração e hoje está sendo recuperado para educação ambiental.
Seja por terra, água ou ar, Navegantes merece sua visita!
Saiba mais sobre Florianópolis.
Informações Úteis de Navegantes
Secretaria de Turismo
Rua Valdemar Vieira, 42 - Centro
Fone: (47) 3319-4606
E-mail: [email protected]