Itapema
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Uma enseada com praias de areias brancas, águas verde-esmeralda e o verde da Mata Atlântica nas encostas dos morros que emolduram a paisagem. Itapema é um cenário perfeito para descanso nas férias em família, ecoturismo ou agitação de verão.
A Princesinha Catarinense, como Itapema é conhecida, fica no Litoral Sul de Santa Catarina, na Costa da Esmeralda, e é considerada uma das praias com melhor infraestrutura turística, atraindo na alta temporada até 300 mil visitantes.
Com pouco mais de 7 km de orla, Itapema possui seis praias, todas com belas paisagens. A Praia Central concentra a rede hoteleira, bares e restaurantes, além das atividades aquáticas, como jet-ski e banana boat. A Meia-Praia é a de melhor infraestrutura turística. As Praias da Ilhota, Plaza e Cabeço, ou Grossa, são as preferidas dos surfistas, pelas boas ondas e águas mais claras. O Canto da Praia é uma piscina para quem gosta de poucas ondas e pescaria e é lá que fica o Mirante do Encanto, que permite uma visão panorâmica da região. Já o Costão oferece passeios de barco e caminhadas entre a mata nativa.
Após a praia, um bom programa é caminhar pelas ruas do comércio da cidade, famosa na baixa temporada por produtos de malha direto de fábrica, com preços muito atrativos. Para encerrar o dia, escolha um dos ótimos restaurantes que servem pratos à base de frutos do mar, herança da colonização açoriana. Na baixa estação ainda é possível participar da saborosa Semana Internacional de Gastronomia.
Itapema também agrada quem prefere água doce e pouca areia. Menos conhecidas e frequentadas, as cachoeiras do outro lado da BR 101 oferecem tranquilidade e banhos refrescantes em meio à natureza.
E para os amantes do ecoturismo, em especial as trilhas, o Morro da Guarita é passeio obrigatório, oferecendo ao final da caminhada uma bela vista da cidade. O Morro do Trombudo e o Morro do Encano são outras opções para conhecer mais a flora e fauna de Itapema.
O que fazer em Itapema
As praias são o principal atrativo de Itapema. Tente escolher a mais bela entre as seis da cidade: Central, Meia-Praia, Ilhota, Plaza, Grossa, Canto da Praia e Costão. Será tarefa bem difícil, mas prazerosa. Para ajudar, vá ao Mirante do Encanto, para ter uma vista panorâmica. Visite também as cachoeiras na Serra dos Macacos, com incríveis belezas naturais escondidas entre a Mata Atlântica. Para quem curte ecoturismo, os montes da região são ideais para caminhar e fazer trilhas, como o Morro da Guarita, do Trombudo e do Encano. Ao final dos passeios, circule pelo comércio da cidade para conhecer as famosas malhas direto das fábricas, os preços vão agradar. E não vá embora sem antes degustar uma saborosa refeição à base de frutos do mar, tradição originada dos Açores.
Mirante do Encanto
Visão 360º de toda Costa Esmeralda. A bela paisagem que se vê do Mirante do Encanto são as praias de Itapema e Porto Belo emolduradas pelo Oceano Atlântico e areias branquinhas, além da serra verde revestida de mata nativa. Suba e encante-se.
No alto dos 130 metros do Morro do Cabeço, está o Mirante do Encanto. A estrutura tem 26 metros de altura, proporcionando uma visão de 360º da Costa da Esmeralda, como é conhecida a enseada de Itapema e Porto Belo.
São 338 m² de área construída do mirante divididos em 4 níveis: 1°) possui estacionamento para deficientes e banheiros adaptados, além do elevador panorâmico. Acesso pelas escadas ou rampas. 2°) tem praça urbanizada, playground e mirantes da Praia da Mata de Camboriú. 3°) vista panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico. 4°) uma bela vista 360º da Costa da Esmeralda.
O acesso é pela Rua 109 do Canto da Praia e está aberto para visitação diariamente das 08 às 18h. Entrada gratuita.
Costão
Uma vista incomparável de Itapema é oferecida para quem visita o Costão e caminha sobre as pedras admirando a beleza natural da cidade.
O Costão é um dos cartões-postais de Itapema. Formado por vegetação nativa contrastando com as rochas arredondadas pela ação das ondas constantes, o ponto permite uma bela vista das demais praias da baía. É lá que fica a Ilha do Pirata, que divide as praias de Ilhota e Grossa e também oferece linda paisagem.
Pescadores amadores são presença garantida no local, pela facilidade de pescaria.
Trilhas nos Morros
Com uma Mata Atlântica ainda preservada nas encostas dos morros, Itapema oferece para quem gosta de trilhas três belos pontos: Morro da Gurita, do Trombudo e do Encano.
Morro da Gurita
Localizado a 10 km do centro de Itapema, o Morro da Gurita, com 200 metros de altura, é ideal para quem gosta de ecoturismo, pois no local existem muitas trilhas para caminhadas. Para chegar até o Pico da Pedra da Gurita (com 678 metros de altitude) são cerca de uma hora e trinta minutos em uma trilha íngreme, mas de moderada dificuldade. Neste morro também são praticados rapel, escalada e a pedra superior serve de rampa para voos livres. Uma curiosidade: o Morro da Gurita foi ponto de observação do Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial, pois oferece uma visão panorâmica do litoral de Santa Catarina.
Morro do Trombudo
Localizado a 10 km de Itapema, na bucólica comunidade do Sertão do Trombudo, o Morro de mesmo nome tem como característica a bela vegetação de Mata Atlântica. Quem subir os seus 650 metros e tiver sorte pode avistar alguns bichos da região, como o tatu, a cotia e tucanos.
Morro do Encano
Na divisa com Balneário Camboriú, ao norte de Itapema, está o Morro do Encano, com cerca de 200 metros de altitude. Possui grandes pedras entremeadas de mata nativa, característica do local. Há uma trilha longa que pode ser percorrida a pé até Balneário. São 2 km ao todo, com forte subida no início, mas que a vista do alto compensa o esforço.
Cachoeiras
O outro lado da BR 101, que margeia Itapema, reserva muitas belezas naturais, entre elas diversas cachoeiras e cascatas formadas pelo Rio Itapema na Serra dos Macacos. Vale a pena conhecer.
Próximo de comunidades rurais de Itapema, que se localizam aos pés e nas encostas dos morros que rodeiam a cidade, muitas cachoeiras são atrativas para quem prefere água doce e muito sossego à agitação das praias.
A cachoeira mais conhecida é formada a partir do Rio Itapema, na Serra dos Macacos: a Cachoeira Manarick, sendo a mais frequentada. A Cachoeira do Sertão fica no Morro Feijó e é bem cuidada pelos moradores do local. Já a Cachoeira do São Paulinho fica no Morro São Paulo, no Barro Várzea, com fácil acesso. Todas são acessíveis via estradas de chão bem conservadas e possuem locais para deixar o carro. Deste ponto são pequenas trilhas a pé.
No período de chuvas, o volume de água deixa a visitação e banhos mais perigosos, portanto cuidado. Já no verão e em épocas mais secas, as piscinas naturais proporcionam banhos relaxantes e refrescantes, em meio à vegetação com lindas bromélias e orquídeas crescidas nas pedras pela umidade constante do local.
As cachoeiras ficam em propriedades privadas que oferecem guias para caminhadas e escaladas, além de refeições e comércio de produtos típicos da região.
Pontos Curiosos
Itapema apresenta alguns pontos interessantes espalhados pela cidade. Motivos de fotos ou surpresa valem uma paradinha durante a estadia:
Praça da Paz: inaugurada em 21 de abril de 1999, a Praça da Paz é facilmente reconhecida pela grande concha acústica que ali de localiza. Durante a alta temporada e em datas festivas na cidade, são realizados show e eventos artísticos no espaço.
Ponte dos Suspiros: localizada ao norte da orla da Praia Central, divisa com o Canto da Praia, a Ponte dos Suspiros é o cartão-postal de Itapema. Construída em pedras, dá um ar bucólico ao local, com iluminação especial noturna. Parada indispensável para fotografar e admirar.
Pedra que Bole: a 3 km do centro de Itapema, a Pedra que Bole ganhou este nome devido a ela ter movimento de acordo com as ondas do mar que batem constantemente. Há uma lenda local envolvendo o ponto. Contam que um rapaz vindo de fora do país se apaixonou pela mais bela moça da vila. Porém, o tal namoro não foi aceito e o pai da menina feriu o moço e o atirou no mar. A moça desesperada se atirou junto e após alguns dias, foi na Pedra que Bole que os corpos abraçados foram encontrados. Como toda lenda, não se sabe se é verdade, mas o movimento da pedra é.
Praias de Itapema
Praia Central
Muito frequentada no verão de Itapema, a Praia Central é urbana e apresenta excelente infraestrutura turística. É bastante concorrida e é onde se concentram bons hotéis e restaurantes.
Com 1,5 km de extensão, a Praia Central oferece comodidade ao turista por reunir hotéis, pousadas, bares e restaurantes na avenida beira mar. Nas águas tranquilas desta praia ocorrem os eventos de temporada e atividades aquáticas como jet-ski e banana boat, além de eventuais apresentações artísticas.
Veja a galeria de Fotos da Praia Central - Itapema
Meia Praia
A maior e mais famosa praia de Itapema. Meia Praia tem destaque pela orla repleta de bares e casas noturnas, que movimentam o local dia e noite.
Com 4.938 metros de extensão, a Meia Praia é a maior de Itapema. Vizinha da Praia Central, as suas águas são tranquilas e ideais para banho.
O pós-praia é intenso, com muitos bares, restaurantes e casas noturnas que animam os visitantes. Possui também o Parque Calçadão, espaço de lazer com ciclovia e passeio para boas caminhadas.
A Meia-Praia também é residência de alguns simpáticos bichinhos, as capivaras, que ganharam até um parque. A Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras fica na Avenida Nereu Ramos (Rua 318) tem 42 mil m² de vegetação de restinga e cerca de 30 bichanos morando por lá. A entrada é gratuita.
Veja a galeria de Fotos da Meia Praia
Praia da Ilhota
Boas ondas de mar aberto, areia branca e muito verde: assim é Ilhota, a pequena e bela praia de Itapema, reduto dos surfistas.
Para quem gosta de se equilibrar e deslizar pelas ondas do mar, Ilhota, distante 3,5 km do centro de Itapema é o lugar certo. Com acesso pela BR 101, possui águas cristalinas e boas ondas vindas de mar aberto, a preferida dos surfistas.
Mas não é só de surf que Ilhota vive. A praia é também um reduto gastronômico famoso em toda a região por abrigar excelentes restaurantes de frutos do mar.
Praia do Plaza
A Praia do Plaza ficou conhecida assim por abrigar no seu canto direito um grande Resort com este nome. A praia é bastante tranquila por ser frequentada principalmente pelos hóspedes deste hotel que costumam se concentrar no canto direito próximo ao hotel onde o mar é mais calmo.
Já no restante da praia, o mar agitado produz grandes ondas que atraem outro público bastante cativo por lá, os surfistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Plaza
Praia Grossa
Mar de águas azuladas, areia grossa e a Mata Atlântica permeando a paisagem até as pedras do costão. Pequena em extensão, a Praia Grossa é grande por sua natureza.
A 5 km do centro de Itapema, a Praia Grossa, é relativamente pequena, com apenas 563 metros. Entretanto, sua beleza é gigantesca, pois reúne mar, areia, pedras, tudo emoldurado pela Mata Atlântica exuberante. Neste cenário, surfistas encaram as ondas e pescadores esportivos tiram momentos de tranquilidade e lazer. Vale visitar e relaxar.
Canto da Praia
Vila de pescadores de costumes açorianos, em meio de uma linda paisagem. O Canto da Praia oferece muito mais que um banho refrescante.
Vida simples, trabalho artesanal e muita pescaria. Isto faz o clima do Canto da Praia se tornar tranquilo e sossegado, onde o tempo parece demorar mais a passar. A vila de pescadores conserva algumas tradições da Ilha dos Açores, de onde vieram os colonizadores de Itapema, entre elas a culinária. No local existem bares e restaurantes que oferecem boa variedade de pratos a base de frutos do mar e peixes, fresquinhos. Refeição imperdível.
As águas calmas e sem ondas são convidativas a um banho de mar, ou a passeios de barco pela baía de Itapema, oferecidos no verão. Vale até tentar pescar.
Quando ir à Itapema
As águas do mar no verão são quentes e permitem um delicioso banho. Esta estação é considerada alta temporada e é quando a cidade fica agitada e lotada de turistas, com programação especial de férias.
No inverno, as temperaturas ficam mais baixas e o que atrai para Itapema é a Semana Internacional de Gastronomia, que ocorre simultaneamente também em Porto Belo e Bombinhas. Neste período, diversos chefs famosos do país se reúnem e ministram aulas e workshops para os participantes. Vários restaurantes da região preparam novos pratos especiais a preços convidativos. Para quem gosta de gastronomia, a semana é literalmente um prato cheio.
Informações: www.semanadegastronomia.com.br
Como Chegar em Itapema
De avião:
O aeroporto mais próximo de Itapema é o Internacional de Navegantes - Ministro Vitor Konder, em Navegantes/SC, distante 49 km de Itapema via BR 101. O aeroporto recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e algumas internacionais. Outra opção com mais voos é o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a 78 km de Itapema.
De Carro:
O acesso a Itapema é pela BR 101 que passa às margens da cidade, tanto vindo do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre).
Saindo de Curitiba acessar a BR 376 em direção a Joinville e depois a BR 101 até Itapema. São 238 km.
Saindo de Florianópolis são 69 km via BR 101.
De Ônibus:
Saindo de São Paulo, Curitiba ou Florianópolis, ou do interior de Santa Catarina, há linhas diretas com saídas diárias em vários horários pela empresa Catarinense. De SP a passagem do executivo custa R$ 140,15. De Curitiba fica a R$ 43,11 e de Florianópolis, R$ 17,49. De Porto Alegre e Rio de Janeiro a Pluma e a Itapemirim, respectivamente, fazem o trajeto para Balneário Camboriú, a 21 km de Itapema. De Balneário Camboriú a Itapema a Catarinense tem vários horários diariamente a R$ 3,29.
Catarinense
Fone: 4002-4700
Viação Pluma
Fone: 0800-6460300
Itapemirim
Fone: 0800 723 2121
Informações Úteis de Itapema
Informações Turísticas
Fone: (47) 3368-2486