Porto Belo
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Capital Catarinense dos Transatlânticos, Porto Belo entrou por acaso na rota dos cruzeiros. Em 1998, devido a um imprevisto com a maré, uma embarcação foi desviada de Itajaí para atracar em Porto Belo. Desde então, tornou-se parada obrigatória para quem passa pelo litoral sul de Santa Catarina.
Sua permanência na rota marítima tem explicação: belas praias de águas calmas, arquitetura açoriana histórica, rico artesanato, ecoturismo e excelente culinária. São várias opções para as escalas dos cruzeiros.
A Ilha de Porto Belo é o ponto mais visitado e também um dos mais bonitos, juntamente com as oito praias que formam o litoral do município. A Enseada Caixa D´Aço é um porto natural onde permanecem embarcações para horas de relax. As Praias do Centro e do Perequê possuem a melhor infraestrutura turística, com comércio, bares, restaurantes e casas noturnas. O Costão das Vieiras é o ponto mais procurado para mergulho de observação marítima e a Praia do Baixio para esportes náuticos. Refúgio tranquilo de pescadores é na Praia do Araçá. E finalizando o litoral sul de maneira paradisíaca, a Praia do Estaleiro e a Ponta de Porto Belo dividem a bela cidade com Bombinhas.
Para conhecer melhor as praias, chegar até a Ilha, ou praticar a pesca do peixe espada, faça um dos passeios de barco oferecidos na Praça dos Pescadores. Caminhe pelo local e conheça mais da história de Porto Belo por meio das construções da época dos colonizadores, em estilo açoriano.
Para quem gosta de caminhar, os Morros da TV e de Zimbros dispõe de trilhas ecológicas e mirantes para admirar do alto a beleza da enseada.
Os produtos típicos regionais, em especial a cachaça, podem ser degustados no Alambique do Pedro Alemão. E não esqueça a sua lembrancinha de artesanato local, produzidas e vendidas na Casa da Cultura Valeriano Basílio Neves, que também abriga o bonito acervo municipal.
No continente ou na Ilha, em todo verão ou apenas escala de cruzeiro, o turista vai encontrar ótima estrutura, linda paisagem e a hospitalidade dos habitantes de Porto Belo.
O que fazer em Porto Belo
A ilha e as oito praias são os destinos preferidos em Porto Belo.
Para quem fica todo verão, a Praia Central e a de Perequê possuem mais opções de hospedagem e comércio. Se prefere tranquilidade e boa pesca, a Praia do Araça é o seu lugar.
Para mergulhos e esportes náuticos, vá ao Costão das Vieiras e a Praia do Baixio. Para quem vem de barco, passe momentos agradáveis na Enseada Caixa D´Aço. Se dispuser de mais tempo, caminhe até a Praia do Estaleiro, com incrível cenário e pouco frequentada. E se tem disposição, siga a trilha na Ponta de Porto Belo até a vizinha Bombinhas.
Imperdível o passeio de barco que vai até a Ilha de Porto Belo, um lindo cartão-portal. Os Morros da TV e de Zimbros tem trilhas ecológicas para ecoturismo. E os produtos da região são apresentados e comercializados na Casa da Cultura e também podem ser degustados no Alambique do Pedro Alemão. Opções não faltam para um maravilhoso veraneio.
Ilha de Porto Belo
Areias claras, pedras, águas tranquilas e vegetação nativa completam o cenário paradisíaco da Ilha de Porto Belo. Entre belezas naturais e sítios arqueológicos, o passeio é obrigatório.
Distante menos de 1 km do continente, a Ilha de Porto Belo é o cartão-postal da cidade. Com incrível beleza natural, é destino dos vários passeios de barcos e escunas que saem do continente.
Entretanto, não são apenas as belezas naturais que movimentam a Ilha. O local possui excelente infraestrutura turística, com restaurantes, espaços culturais e para lazer.
Logo na chegada, um quiosque oferece opções de atividades náuticas, que vão desde passeios de lancha, banana boat e mergulho subaquático, realizado em seis trilhas submersas, que possibilitam que crianças e até os mais inexperientes possam observar a fauna marinha, dos exóticos cavalos-marinhos até as garoupas.
Para quem prefere a terra, existem muitas trilhas por toda extensão da ilha. A que leva à Pedra da Cruz possui passarelas e placas indicativas e é percorrida em cerca de 50 minutos de caminhada leve. Durante o trajeto é possível observar a fauna e flora da região e na pedra, que faz parte do sítio arqueológico local, ver as inscrições rupestres de 4 mil anos.
Para conhecer um pouco mais da história de Porto Belo e também entender os sítios arqueológicos, o Ecomuseu Univali, da Unversidade do Vale do Itajaí, recebe visitantes em um dos pontos mais altos da ilha, que também possui uma lista vista panorâmica da enseada. Dois esqueletos de baleia, um da espécie bryde com 13 metros de comprimento, e outro de uma falsa orca, recepcionam o turista e provocam a curiosidade das crianças, que também conhecem outros mamíferos, alguns com mais de 20 mil anos, na exposição Mega Fauna do Sul do Brasil. Tartarugas, cetáceos e peixes completam o espaço do museu.
A visitação à ilha pode ser feita via passeios de barcos que são oferecidos regularmente de outubro a março a partir do continente.
Veja a galeria de Fotos Ilha Porto Belo
Enseada Caixa D´Aço
Área preservada com Mata Atlântica e águas verde-esmeralda. A Enseada Caixa D´Aço é um dos pontos mais bonitos de Porto Belo e proporciona momentos de relax no balanço do mar.
Acessada por uma trilha fácil, a Enseada Caixa D´Aço, ao sul de Porto Belo, possui um porto natural, com águas claras esverdeadas e a mata nativa próxima ao mar. No local foram construídos bares flutuantes, que são abertos no verão, feriados e finais de semana. O local serve de parada também de outras embarcações que visitam o município e passam por momentos agradáveis contemplando a incrível paisagem.
Veja a galeria de Fotos Praia Caixa D Aço
Ponta de Porto Belo
Passar pelo Parque Municipal da Galheta é observar a bela flora da região. A Ponta de Porto Belo é o último recanto do município.
Já na divida com a vizinha Bombinhas, a Ponta de Porto Belo é o último ponto turístico do município. Também conhecido como Ponta da Garoupa ou da Galheta, tem uma bela vegetação de mata nativa entre paredões de pedras que formam pequenas baías de águas cristalinas.
Para os amantes do ecoturismo, é possível acessar a Praia de Bombas, no município vizinho de Bombinhas, via trilhas que passam pelo Parque Municipal da Galheta. Com sorte é possível observar alguns animais da região e no alto um mirante permite uma bela vista do mar.
Praça dos Pescadores
Construída em 1962, a Praça dos Pescadores fica em um espaço histórico de Porto Belo. Em frente ao primeiro hotel da cidade, é ponto inicial de agradáveis passeios de barco.
A Praça ganhou este nome por servir de encontro dos pescadores da região e isto já dura mais de 50 anos. Atualmente, do local saem os passeios de barco pela enseada e Ilha de Porto Belo.
Existem várias opções de passeios oferecidas pela Associação dos Pescadores do Trapiche, que conta com 13 barcos para 15 pessoas e uma escuna com capacidade para 58 tripulantes. Algumas empresas locais também ofertam o serviço na alta temporada.
O trajeto mais longo, com duração de no máximo 2 horas, passa pela Praia do Estaleiro, Praia do Caixa D’Aço e Ilha de Porto Belo, com paradas para banhos de mar e caminhadas pela ilha. Os mais curtos, de 1 hora, apenas passam pelos pontos sem paradas. Há opção também da pescaria do peixe espada, que sai ao entardecer e dura cerca de 4 horas.
Passeios agradáveis e imperdíveis para conhecer a região de outro ângulo ou divertir-se na pescaria.
Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos
Datada de 1814, a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, de arquitetura açoriana, é a construção mais antiga da cidade e hoje Patrimônio Histórico Municipal. Visita obrigatória.
Construída pelos escravos no ano de 1814, a igreja, que desde 1998 é tombada como Patrimônio Histórico de Porto Belo, ainda apresenta alguns vestígios originais nas paredes.
Com a espessura de 1,50 metros, elas foram construídas com argamassa e óleo de baleia para sua fixação. É um dos cartões-postais da cidade e parada obrigatória para resgatar a rica história da colonização açoriana.
Morros de Porto Belo
Ecoturismo brindado com vistas panorâmicas ou observação da fauna e flora da região: assim são as caminhadas pelos Morros da TV e de Zimbros em Porto Belo.
Morro da TV: no centro de Porto Belo localiza-se este Morro imponente, que abriga as antenas televisivas do município, daí chamada Morro da TV. As caminhadas são leves e do alto há uma bela vista de grande parte da baía de Porto Belo.
Morro de Zimbros: o Morro de Zimbros abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e é área de preservação ambiental. No local há trilhas ecológicas que permitem observar a fauna e flora da região. No alto do morro é possível ter uma vista panorâmica de Porto Belo. As trilhas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência.
Alambique do Pedro Alemão
As cachaças mundialmente famosas do Alambique do Pedro Alemão têm 45 anos de história para contar. Visita obrigatória em Porto Belo para saborear a tradição.
Em 1963 chegava a Porto Belo o Sr. Pedro Alemão Richartz e sua esposa. Após alguns anos, a família iniciou o cultivo de cana de açúcar e, em 1967, a produção de cachaça artesanal. Hoje, administrado pelo filho, o Sr. Mário, o Alambique Pedro Alemão recebe muitos visitantes interessados em conhecer (e provar!) como se produz uma das mais gostosas cachaças do Brasil.
A visitação é gratuita e recomenda-se agendar com antecedência na alta temporada.
Casa da Cultura
Espaço que abriga lojas de artesanatos e produtos regionais de Porto Belo. A Casa da Cultura ‘Seu Lela’, ou Casa do Turista, é o local para comprar a famosa lembrancinha da cidade.
A Fundação Municipal de Cultura tem na Casa da Cultura Valeriano Basílio Neves, conhecido como Casa Seu Lela, um espaço que abriga o acervo cultural municipal e também realiza as oficinas do Projeto Arteiro, que atende cerca de 600 pessoas, com aulas gratuitas de cerâmica, música, dança, teatro e artesanato em geral.
Neste local, também chamado de Casa do Turista, existem várias lojinhas com venda de peças de artesãos locais e também produtos regionais, como as cachaças e licores, especialmente de café e ervas. Não há como não levar para casa.
Praias de Porto Belo
Praia do Centro
Refrescantes banhos de mar em águas tranquilas, passeios em barcos piratas e resquícios arqueológicos são os tópicos reinantes na Praia do Centro.
A Praia do Centro, como o nome indica, fica na área mais central de Porto Belo, próximo da rede hoteleira, bares, restaurantes e também do comércio.
Protegida pela Ilha de Porto Belo, a Praia do Centro oferece águas tranquilas e quase sem ondas, ideais para banhos de mar. O local é protegido por ser um sítio arqueológico, com vestígios da morada local dos índios carijós, da tribo Tupi-Guarani.
Do pequeno píer sai os barcos piratas, que a princípio assustam pela estrutura, mas durante o passeio são pura diversão. Há trajetos com paradas para mergulho e outros que apenas passam pelos principais pontos turísticos de Porto Belo.
Veja a galeria de Fotos Praia Central Porto Belo
Praia do Perequê
A maior praia de Porto Belo também é uma das mais frequentadas. De mar calmo e próximo a foz do Rio Perequê, a praia de mesmo nome do rio tem muitas atrações de dia e de noite.
Com 2,5 km de extensão, localizada a 4 km do centro, a Praia do Perequê é a maior de Porto Belo e muito frequentada pelos veranistas que alugam casas ou apartamentos para alta temporada. Além da excelente infraestrutura em bares, restaurantes e comércio, a praia conta com várias casas de show que agitam a noite no pós-praia.
Durante o dia, o banho é garantido pelas águas calmas do mar. No local também há prática de esportes náuticos como o windsurfe, vela e caiaque, além de pesca esportiva.
Costão das Vieiras
Pedras, águas cristalinas e muita Mata Atlântica é o que se vê na bela paisagem do Costão das Vieiras. Formado por duas pequenas praias, o ponto possui beleza diferenciada e paradisíaca.
Entre a Praia do Perequê e a Ponta de Porto Belo, com entrada pela rua em frente à casa noturna Bali Hai, ou pela trilha entre pedras que a costeiam, o Costão das Vieiras tem este nome devido ao molusco comestível de concha bivalve, as “vieiras”, que era produzido no local.
A praia é bastante reservada e pequena, por isso muito procurada pelos moradores da região e, pelo pouco movimento durante o dia, também ideal para prática de mergulho.
Praia do Baixio
Ideal para os esportes náuticos, a Praia do Baixio tem uma visão privilegiada do pôr-do-sol, o que atrai muitos turistas no final da tarde para apreciar a despedida do rei.
Localizada em frente à Ilha de Porto Belo, a 1 km do centro da cidade, a Praia do Baixio é procura pelo aluguel de jet-skis e serve também de atracador, por possuir marinas flutuantes para manutenção de embarcações.
A bela praia permite ainda a prática de esportes na areia, como vôlei e futebol, e também náuticos, considerada ideal para wind surf. Pela sua localização, possui uma visão belíssima do pôr-do-sol, reunindo muitos admiradores no final de tarde.
Praia do Araçá
Um refúgio onde o tempo parece ter parado: a Praia do Araçá é uma vila de pescadores que conserva as tradições e costumes da Ilha dos Açores.
Um verdadeiro refúgio em Porto Belo, a Praia do Araçá já encanta durante todo trajeto dos 4,7 km desde a Praia Central. Trata-se de uma comunidade pesqueira que ainda mantém os costumes, as casas no estilo e os modos de fazer dos colonizadores açorianos. Devido a isso, a vida simples e tranquila parece passar lentamente, em ritmo de slow life.
Águas claras e mar calmo são convidativos para um banho relaxante. Os pescadores do local oferecem petiscos de peixes fresquinhos.
Sabor e paisagem inesquecíveis.
Praia do Estaleiro
Vida marinha em perfeita harmonia com a paisagem. Com águas transparentes, a Praia do Estaleiro é um ponto paradisíaco para mergulhos.
A 7 km do centro de Porto Belo, a dificuldade para chegar à Praia do Estaleiro é recompensada pela paisagem paradisíaca de areias brancas, vegetação nativa, costões de pedras e águas transparentes. Este cenário é convidativo para banhos de mar e bastante propício para prática de mergulho de observação.
No local não há infraestrutura turística, pois é uma área de preservação. Desta forma, se for passar o dia por lá, não esqueça o lanche e traga seu lixo de volta.
Veja a galeria de Fotos Praia Estaleiro
Quando ir à Porto Belo
Independente da temporada, Porto Belo sempre agrada seus visitantes, pois tem atrações e movimento durante o ano todo.
Mas, é no verão a alta temporada de cruzeiros com seus imensos transatlânticos que atracam na cidade. Os turistas de escala circulam pelos pontos da cidade e logo retornam ao navio para próxima parada. Já os de período de veraneio lotam a cidade especialmente no Carnaval, com festas de rua, e no Réveillon, para apreciarem a queima de fogos na praia.
As temperaturas mais baixas do inverno não atrapalham a tradicional Festa da Tainha, que acontece no mês de julho e oferece pratos à base do peixe famoso na cidade, além de apresentações folclóricas, musicais e artesanato.
O frio também não esfria os pratos especiais da Semana Internacional de Gastronomia, que ocorre simultaneamente em Bombinhas e Itapema. Diversos chefs famosos do país se reúnem nestas cidades e ministram aulas e workshops para os participantes. Restaurantes da região inovam com pratos especiais a preços convidativos. Para quem gosta de gastronomia, a Semana é um prato cheio.
Como Chegar em Porto Belo
De Avião:
O aeroporto mais próximo de Porto Belo é o Internacional de Navegantes - Ministro Vitor Konder, em Navegantes/SC, distante 61 km via BR 101. Outra opção é o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a 75 km. Ambos recebem voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e algumas internacionais.
De Carro:
O acesso a Porto Belo é via BR 101, tanto vindo do Norte (Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis).
Saindo de Curitiba acessar a BR 376 em direção a Joinville e depois a BR 101 até o trevo de entrada a Porto Belo. São 250 km.
Saindo de Florianópolis acessar Porto Belo via BR 101. São 69 km.
De Ônibus:
Ônibus direto para Porto Belo apenas saindo de Florianópolis. Das demais capitais é preciso fazer um roteiro com escala. A Viação Rainha (apenas nos finais de semana), a Viação Navegantes e a empresa Catarinense fazem o trajeto em diversos horários, com preço médio da tarifa de R$ 15,00.
Informações Úteis de Porto Belo
Informações Turísticas
Avenida Governador Celso Ramos, 1.492
Fone: (47) 3369-5638
E-mail: [email protected]
Terminal Rodoviário de Porto Belo
Rua Capitão Gualberto Leal Nunes, 93
Fone: (47) 3369-4092
Associação dos Pescadores do Trapiche – passeios de barco e pesca
Rua Manoel Felipe da Silva, s/n (Praça dos Pescadores)
Fone: (47) 3369-4185
Horário de Funcionamento: a partir das 8h da manhã.
Passeio de Barco Pirata
Rua Pedro Jacinto Dias, a 2,7 km da Pesqueira Pioneira
Fone: (47) 3369-6394 ou (47) 9926-5474
Horários de Passeio: geralmente os passeios tem início às 09h, com último embarque às 17h.
Morro dos Zimbros
Fone: (47) 3369-4022
E-mail: [email protected]
Site: www.morrodoszimbros.com.br
Para visitação é necessário agendamento prévio.
Alambique Pedro Alemão
Estrada Geral Alto Perequê, 3.965
Fone: (47) 3369-8191
A visita guiada deve ser agendada com antecedência na alta temporada pelo intenso movimento.
Casa da Cultura (Artesanatos)
Avenida Governador Celso Ramos, 2.460 - loja 05
Fone: (47) 3369-5030
No verão as lojas funcionam das 09:00 até às 24:00 horas.