Blumenau
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Blumenau é uma das cidades mais populosas do Estado de Santa Catarina, localizado no Vale do Itajaí, é um pedaço da Alemanha no Brasil.
O município tem colonização alemã, o que pode ser constatado com um passeio pela cidade, na qual se é possível contemplar a cultura europeia em tudo, na arquitetura, na culinária e no biótipo da população.
Blumenau também é famosa por sediar todos os anos a segunda maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest, além disso, possui inúmeras cervejarias artesanais de alta qualidade, as quais compõe um dos roteiros mais procurados pelos turistas.
A cidade também encanta por suas belezas naturais, são muitos parques ecológicos, onde se é possível desfrutar de perto da natureza.
O município também é palco para a cultura, possui um dos mais famosos teatros do Brasil, sendo uma cidade que incentiva a educação local.
O que fazer em Blumenau
Quem visita Blumenau tem muitos atrativos a conhecer, são vários roteiros para entreter o turista, independente do seu gosto, roteiro das cervejas artesanais, roteiro ecológico, roteiro arquitetônico, histórico cultural, são alguns dos mais procurados na cidade.
Blumenau é uma cidade acolhedora, seus costumes são um encanto a parte, assim como sua deliciosa culinária típica, o que com certeza é uma das maiores atrações do local.
Sede de uma das maiores “Festas de Outubro”, alegria e comemorações não faltam nessa cidade, assim como um bom Chopp.
Rua XV de Novembro
A principal rua da cidade, na qual está concentrada a maior parte das construções típicas da região, criando o cartão postal de Blumenau.
A Rua XV de Novembro é uma das principais avenidas do comércio blumenauense, a qual é famosa por abrigar um grande número de construções históricas, assim como alguns pontos turísticos, como o Teatro Carlos Gomes, a Catedral de São Paulo Apóstolo, o Castelinho do Turismo, o Museu da Cerveja, entre outros.
Ela também é palco dos tradicionais desfiles da Oktoberfest anualmente no mês de Outubro.
Teatro Carlos Gomes
Além de uma obra da arquitetura é o palco para a cultura na cidade.
O teatro foi construído em 1939, tendo um dos únicos 4 palcos giratórios do país, teve várias peças importantes em cartaz, e hoje além de peças, atuam junto no local escolas de balé, teatro, dança e música.
Castelinho do Turismo
O Castelinho da Moellmann como era conhecido, é uma das mais belas construções do centro da cidade, sendo o ponto mais fotografado da região, traz junto com a sua beleza uma parte da história.
O Castelinho do Turismo é hoje sede da loja Havan em Blumenau, na rua XV de Novembro, mas ele ficou conhecido como castelinho da Moellmann por sediar essa empresa de cristais tradicionais da região por um tempo, e hoje em anexo a loja há um posto de atendimento ao turista, por isso é chamado também de ‘castelinho do turismo’.
Essa construção foi idealizada por Udo Schadrack, que quis trazer uma lembrança da sua cidade para Blumenau, e junto com o arquiteto Heinrich Herwing, conseguiu concluir a obra que é uma réplica exata da prefeitura de Michelstadt, uma cidade alemã, em 1978, sendo hoje o segundo ponto mais fotografado no Sul do país, e uma grande obra da arquitetura blumenauense.
Catedral de São Paulo Apóstolo
Como um dos cartões postais de Blumenau, a Catedral faz parte do ‘Roteiro Histórico Cultural’ da cidade, com seus belos vitrais e sua grandiosa torre, não passa despercebida aos olhares de ninguém.
A Catedral se São Paulo Apóstolo fica na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, e junto com as demais construções históricas do local, forma o Roteiro Histórico Cultural.
A Catedral foi construída em 1963, no mesmo local onde foi fundada pelos colonizadores a primeira igreja da cidade de Blumenau, e ela atrai muitos olhares principalmente por sua arquitetura, ela possui uma torre a sua frente, com cerca de 45 metros, onde há três sinos eletrônicos os quais possuem imagens e simbolizam Maria, Jesus e José.
E a Igreja encanta mais do que somente os fiéis, ela possui vitrais que produzem efeitos de iluminação e coloração no seu interior que deslumbram qualquer um.
Praça Victor Konder
A praça localizada na Rua XV de Novembro abriga alguns monumentos históricos, assim como alguns símbolos importantes da cidade e a Prefeitura Municipal.
A praça no centro da cidade acomoda a Prefeitura Municipal de Blumenau, uma construção histórica, feita em enxaimel, arquitetura típica alemã, sendo um ponto turístico do município, onde em épocas festivas, como páscoa, natal, oktoberfest, tem uma decoração diferenciada para “embelezar” mais ainda Blumenau.
No local também está a figueira centenária e a Macuca, a primeira locomotiva blumenauense, que veio da Alemanha em 1908.
A praça abriga também alguns monumentos como um em homenagem aos 150 anos da idade, comemorados no ano 2000, um marco comemorativo à Independência do Brasil, o Relógio das Flores, o Monumento da Poesia, e o Busto de Victor Konder, político brasileiro o qual inspirou o nome da praça.
Museu da Cerveja
Compondo também o roteiro histórico cultural, o local conta com peças de antigas cervejarias da cidade, junto de documentos e fotografias que contam a história da fabricação de cerveja em Blumenau.
O Museu da Cerveja fica na Rua XV de Novembro e é uma homenagem à bebida, pois Blumenau é conhecida pela fabricação de cervejas artesanais, possuindo uma das melhores marcas, reconhecida internacionalmente, e com isso foi fundado o Museu em 1996, com equipamentos de antigas cervejarias, assim como fotos, documentos e textos, que demonstram a história disso na região.
Museu da Família Colonial
Composto por três antigas construções, possui objetos dos colonizadores da cidade, preservando a história local.
O Museu que foi aberto em 1967, conta com três casas que mantém a cultura dos primeiros imigrantes da região, uma casa serviu de moradia para o Cônsul da Alemanha Victor Gaertner, outra é a residência mais antiga do Vale do Itajaí, e a última foi do sobrinho de Hermann Blumenau, fundador da cidade, e esse complexo ficou responsável por manter vivas as tradições dos antigos moradores da cidade.
Ponte Aldo Pereira
Conhecida como a Estrada de Ferro, ela era responsável pela passagem do trem que fazia o trajeto Blumenau-Itajaí sobre o Rio Itajaí-Açú, e em 1991 foi tombada como patrimônio histórico.
A Estrada de Ferro que foi construída com material trazido da Alemanha funcionou de 1929 até 1971, porém hoje além de patrimônio histórico e um cartão postal da cidade, ela serve como passagem do Centro para o Bairro Ponte Aguda.
Cervejarias Artesanais
Junto com a colonização alemã veio o hábito de fabricar cervejas, o que se tornou comum na cidade, atraindo muitos turistas que costumam apreciar essa bebida.
Algumas pequenas cervejarias se perderam com o tempo, outras se tornaram mais fortes, e hoje a cidade conta com grandes marcas reconhecidas internacionalmente, como a Bierland e a Eisenbahn.
Na fabricação de cervejas artesanais os costumes dos imigrantes estão sendo preservadas, em Blumenau todas as empresas seguem a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza, a qual foi criada em 1516 e limita em quatro os ingredientes utilizados no preparo da cerveja, essa lei ainda está em vigor no país Europeu, onde proíbe quaisquer conservantes ou materiais não maltados na produção.
Além da fabricação e comercialização da bebida, as fábricas em Blumenau dão uma atenção especial aos turistas, onde se é possível fazer a visitação e a degustação do produto na maioria das empresas.
Cervejaria Bierland
Foi construída em 2003, e apesar de possuir os mais modernos equipamentos, segue a risca as tradições na hora da fabricação, e conta com ambientes para receber os visitantes, os quais podem acompanhar o processo de fabricação, e fazer a degustação dos produtos.
Cervejaria Eisenbahn
É considerada uma das melhores marcas de cerveja artesanal do Brasil, buscou um mestre cervejeiro alemão com mais de 30 anos de experiência, assim como matéria-prima de alta qualidade disponível na Europa, e hoje é responsável por produzir 200.000 litros de cerveja por mês, sendo estes divididos em 11 variedades de cerveja, assim como a Lust, um licor feito de cerveja que só é encontrado no Brasil.
A Eisenbahn exporta para os EUA e a Suíça, assim como importa para os 17 estados brasileiros, e possui anexo à sua fábrica um bar, o qual disponibiliza degustações para os visitantes.
Museu do Cristal
A cidade também é um pólo industrial, o têxtil é o destaque, mas a fabricação de cristais é algo antigo na região, e o museu traz um pouco da história desta arte em Blumenau.
O Museu do Cristal possui peças essenciais para a fabricação de cristais, as quais contam a história desse negócio na região, assim como algumas peças que são consideradas relíquias europeias.
Junto do Museu há uma loja em que os visitantes podem adquirir alguns produtos, e ao lado há uma fábrica de cristais, onde se é possível acompanhar passo a passo a transformação da areia e o fogo, em lindas peças de vidro.
Vila Itoupava
Uma localidade na cidade, onde os traços da cultura alemã estão presentes em tudo, na arquitetura, no capricho do povo, na língua e na culinária, sendo um roteiro indispensável na sua viagem.
A Vila Itoupava fica a 25 km do centro de Blumenau, é um local onde ainda se vê bem presentes os traços dos imigrantes europeus, a população ali existente mantém o idioma de origem, as construções são em Enxaimel com jardins bem cuidados, deixando claro a cultura ali presente.
Na região que tem predominância agrícola, o ecoturismo e o turismo rural também estão presentes, os visitantes que passam por ali também podem conhecer um pouco da vida no campo, e deliciar-se com produtos caseiros típicos da cidade
Museu Ecológico Fritz Muller
É um museu que conta com um acervo da fauna e da flora catarinense, assim como objetos pessoais do homenageado, Fritz Muller.
Fritz Muller foi um ecologista alemão que estudou toda a flora e a fauna catarinense, e em 1936 ganhou um museu em sua homenagem, no qual há animais empalhados, exsicatas de plantas, insetário, fósseis, uma biblioteca ambiental, assim como alguns objetos pessoais do ecologista.
Horto Botânico Edith Gaertner
O local possui um pequeno zoológico, bem como uma floresta com algumas plantas nativas da região e um cemitério de gatos.
Próximo ao Museu da Família Colonial no centro da cidade, o horto possui uma floresta com plantas nativas, que em sua maioria foram plantadas pelo Dr. Hermann Blumenau, fundador da cidade, assim como algumas plantas exóticas.
Edith Gaertner era sobrinha neta do Dr. Hermann, e o Horto foi construído próximo a sua residência, então ali pode se ver também, um cemitério de gatos, onde Edith costumava enterrar seus animais de estimação, criando um monumento no mínimo interessante e curioso no local.
No local há também um mini zoológico, com 15 espécies de pequeno a médio porte, assim como cerca de 60 aves nativas com esse mesmo porte.
Parque Spitzkopf
Cabeça pontiaguda como fala a tradução, abriga em mio a mata atlântica um dos pontos mais altos de cidade.
O Morro Spitzkopf fica a 936m de altura, e seu acesso é feito por trilhas a pé dentro do Parque, no qual há também nascentes, cascatas e piscinas naturais, um ótimo passeio para quem deseja entrar em sintonia com a natureza, e o Parque fica apenas a 15 km do centro de Blumenau.
Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Um ótimo local para repor as energias bem no meio da cidade de Blumenau.
O Parque fica localizado no centro da cidade, nos fundo do Shopping Neumarkt, é a terceira maior área contínua de Mata Atlântica do Estado, com 656.000 m² é um parque natural de proteção ambiental, o qual possui muitas espécies nativas da fauna e da flora catarinense, e um ótimo local para uma pausa em meio a natureza para fugir do ritmo acelerado dos dias de hoje.
Parque Vila Germânica
Sede de muitas feiras importantes, o Parque Vila Germânica também é conhecido por ser o palco da maior festa da cerveja do país, a Oktoberfest.
O Parque Vila Germânica é o maior centro de eventos de Santa Catarina, na verdade o Parque é um complexo de construções, no qual está o Parque Ramiro Ruediger, conhecido como o “Central Park Brasileiro”, por causa do seu lago cercado do seu grande gramado, assim como o Galegão e outros três pavilhões, que sediam muitas feiras importantes, feiras têxteis, feiras no ramo de casamento, de móveis, imóveis, empresas, e por aí vai, mas com certeza o evento mais comentado é a Oktoberfest, que ocorre anualmente no mês de outubro na Vila Germânica.
Oktoberfest
A segunda maior festa da cerveja do mundo, seus 18 dias de festividades, contam com apresentações culturais, bem como uma culinária típica, desfiles alegóricos, bandas tradicionais, e sem esquecer-se do elemento principal, o chopp.
A Oktoberfest é a maior festa alemã do Brasil, inspirada na festa que ocorre em Munique na Alemanha, a primeira edição da festa em Blumenau aconteceu em 1984, e desde então atrai cerca de 600 mil visitantes, todos os anos.
A festa acontece anualmente no mês de outubro, no Parque Vila Germânica, um complexo com 26.000 m², onde a festa se distribui por três pavilhões, e os visitantes tem a possibilidade além de aproveitar a festa, de comprar suvenires, apreciar a arquitetura clássica, e provar da culinária típica.
Dentro do Parque há diversas “bancas” de comida, as quais servem vários pratos tradicionais alemães, como cuca, hambúrguer de marreco, spätzle, e os mais procurados que são as batatas recheadas e o bratwurst, o qual é um pão com uma salsicha típica alemã, formando como se fosse um cachorro quente.
A Oktoberfest “acontece” diariamente durante os 18 dias de festa, a noite há sempre apresentações de bandas típicas, com músicas alemãs que embalam o público a noite toda, e durante o dia o parque fica aberto para visitação e para o almoço.
Na entrada há também uma peculiaridade, estudantes e idosos pagam meia-entrada, assim como quem for com o traje típico alemão, que é para as mulheres a camisa, junto do vestido e do colete, com meias longas e uma tiara de flores, e para os homens um calção com suspensório, camisa por baixo, meia até o joelho e um chapéu, mas para que não haja erro na hora da escolha, é bom olhar as normas do vestuário no próprio site da festa, ou em alguma loja especializada, o que há muitas na cidade.
Dentro da Festa há cinco cervejarias tradicionais com diversos tipos de cerveja e chopp, a Bierland, a Das Bier, Einsenbahn, a Wunder Bier e a Brahma – cervejaria oficial.
E em alguns dias durante a festa, acontecem desfiles, os principais acontecem na Rua XV de Novembro e seguem até a Vila Germânica, e em alguns dias há desfiles internos dentro do Parque, esses desfiles contam com carros alegóricos, que relatam a história de Blumenau, dos imigrantes e da cultura alemã, onde há grupos folclóricos tradicionais da cidade, durante o desfile passa também a Realeza da Festa, a Rainha e as Princesas que são escolhidas anualmente. E o que mais atrai os turistas além das atrações é o chopp distribuído gratuitamente durante o desfile.
A Oktoberfest é a mais tradicional de todas as festas de outubro da região, atrai turistas de todo o mundo, e com certeza é uma das atrações que levam o nome de Blumenau a todos os cantos.
Veja a galeria de Fotos da Oktoberfest
Quando ir à Blumenau
A cidade que fica num vale possui um clima mais ameno, com temperaturas altíssimas no verão, e não tão baixas no inverno, então Blumenau pode ser visitada o ano inteiro sem problemas, mas para quem busca aproveitar a Oktoberfest o mês de Outubro é o principal.
Como Chegar em Blumenau
De Avião:
O aeroporto mais próximo fica em Navegantes a 59 km de Blumenau;
De Carro:
De Florianópolis: via BR 101 e BR 470;
De Navegantes: via BR 470;
De Lages: via BR 282, SC 114 e BR 470;
De Ônibus:
As vias para os ônibus são as mesmas das vias para carros;
Viação Catarinense
Tel: (47) 3323-0696
Rodoviária de Blumenau
Tel: (47) 3323-2155
Informações Úteis de Blumenau
DDD 47
Distância: Florianópolis – 153,9 km
Museu da Cerveja
Telefone: (47) 3326-6791
Oktoberfest
Cervejaria Bierland
Telefone: (47) 3337-3100
Cervejaria Eisenbahn
Telefone: (47) 3488-7371
Museu Ecológico Fritz Muller
Telefone: (47) 3326-6890
Prefeitura Municipal de Blumenau
Telefone: (47) 3381-6000
Secretaria Municipal de Turismo
Telefone: (47) 3381-7700