Porto Alegre
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Porto Alegre é uma cidade cosmopolita, que mistura a vida agitada das grandes metrópoles, com a tranquilidade e muito verde das áreas rurais. São várias opções para curtir a cidade e aproveitar o melhor da capital do Rio Grande do Sul.
Por todos os cantos da cidade é possível ver alguém com cuia, bomba e garrafa térmica, apreciando seu tradicional chimarrão, preparado com erva-mate. Este hábito invade a cidade, principalmente a orla do Lago Guaíba nos finais de tarde e os parques no domingo.
O centro histórico pode ser percorrido a pé e é dividido em três núcleos: o das Praças XV e Montevidéu, com o Mercado Público, o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal; o da Praça da Alfândega, com o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e o Memorial do Rio Grande do Sul; e o núcleo da Praça da Matriz, com as três principais edificações: Catedral Metropolitana, Palácio Piratini e Teatro São Pedro. Aos sábados, ocorrem o ‘Viva o Centro a Pé’, onde um guia percorre os principais pontos do centro histórico contando muitas curiosidades.
Uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre possui muitos parques e espaços ao ar livre para aproveitar os lindos dias de sol. O Parque Farroupilha, conhecido pelos moradores como Redenção, é ponto de encontro dos moradores no domingo, com muitas atividades de lazer. O Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, está localizado em uma das áreas nobres da cidade. O Parque Marinha do Brasil liga a região central a zona sul de Porto Alegre e bem próximo está o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, às margens do Lago Guaíba.
Falando em Lago, pela sua dimensão, é chamado de Rio Guaíba e em sua orla, próximo à Usina do Gasômetro, a Praia de Ipanema, ou a Fundação Iberê Camargo, estão os melhores pontos para apreciar o lindo por do sol da cidade.
As praias formadas pelo Lago localizam-se na zona sul de Porto Alegre, que também tem destaque pelo Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade, e pela rota turística Caminhos Rurais, levando a bucólicas paisagens.
Para quem tem pouco tempo na capital, a Linha Turismo percorre dois roteiros com cinco paradas para conhecer melhor as atrações mais interessantes, escolhidas pelo visitante.
Porto Alegre tem um ar europeu e clima que combina com a gastronomia eclética que se espalhou pela cidade, principalmente nos cafés, que são ótimos lugares para relaxar dos passeios pela capital.
O que fazer em Porto Alegre
Porto Alegre oferece diversas opções de passeio, com belezas históricas, culturais e naturais. A orla do Lago Guaíba, mais parece um rio, e atrai muitos visitantes para caminhadas e para apreciar o por do sol. Próximo a Usina do Gasômetro saem passeios de barco pelo lago e suas ilhas, podendo avistar o Cais do Porto e a cidade de outro ângulo. Após o passeio, é imperdível conhecer o centro histórico, com o movimentado Mercado Público e prédios de bela arquitetura, incluindo museus e casas de culturas. O Teatro São Pedro divide espaço com a Catedral e o Palácio Piratini na Praça da Matriz. Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do Brasil e com isso possui muitos parques espalhados pelos bairros, como o Parque Farroupilha, o Moinhos de Ventos, o Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A zona sul possui belas praias formadas pelo Lago Guaíba e também é ideal para o agroturismo, com momentos agradáveis ao ar livre. Com tudo isso, certamente a música estava certa: Porto Alegre é demais!
Lago (Rio) Guaíba
Os 72 km de orla faz o lago virar rio Guaíba e ser uma das principais atrações de Porto Alegre.
O Lago Guaíba é o rio de todo porto-alegrense. Com uma orla fluvial de 72 km, o lago contorna a cidade em vários pontos e a liga a sua história.
Formado a partir das águas do Delta do Jacuí, com o encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, a bacia hidrográfica onde o Lago Guaíba se situa abrange uma área de 85.950 km², o que equivalente a 30% do território gaúcho. Com esta dimensão, se tornou uma importante via de escoamento da produção do Estado e também atraiu os primeiros colonizadores da região, os açorianos. Hoje, cerca de 65% dos núcleos industriais do Rio Grande do Sul se encontram próximos à bacia, bem como as cidades mais populosas.
O Lago Guaíba possui um rico ecossistema, com ampla biodiversidade. Para conhecer melhor a fauna e flora da região, muitos barcos realizam um passeio pelo lago e canais do Delta do Jacuí, passando por 16 ilhas, pântanos e charcos, podendo ter uma vista privilegiada da capital gaúcha e dos grandes armazéns do Cais Mauá.
O local de onde saem os barcos para os passeios fica próximo a Usina do Gasômetro e é um dos pontos preferidos dos gaúchos para apreciar o lindo por do sol no lago. No outro extremo da cidade, na zona sul, as praias formadas pelo Lago são o ponto de encontro dos moradores para tomar um mate no final de tarde. Uma das mais bonitas é a Praia de Ipanema, onde um calçadão reúne bares e restaurantes que agitam a noite.
Após passarem pelo Delta do Jacuí, que forma o Lago Guaíba, suas águas seguem para a Laguna dos Patos e, em seguida, para o Oceano Atlântico.
Usina do Gasômetro
Antes destinada ao gerenciamento e fornecimento de energia, a Usina do Gasômetro é hoje um polo cultural da cidade.
O antigo prédio situado às margens do Lago Guaíba, abrigou de 1928 a 1970, uma usina termelétrica da Companhia Brasil de Força Elétrica, que gerenciava a energia de Porto Alegre. Entretanto, ganhou este nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, que fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões.
A imponente chaminé de 117 metros de altura foi construída em 1937, visando amenizar a emissão de fuligem, e hoje o complexo é um dos cartões-postais de Porto Alegre.
A usina foi desativada em 1970 e ficou abandonada. Passado alguns anos, foi restaurada e transformada em um centro cultural, abrigando atualmente exposições, apresentações e as mais diversas manifestações culturais.
Pela beleza das margens do Lago, é um dos pontos mais tradicionais para apreciar o por do sol.
Cais do Porto
Os grandes armazéns amarelos do Cais do Porto fazem parte da paisagem da capital gaúcha e é onde são guardadas muitas riquezas.
Porto Alegre possui o maior porto fluvial do País em extensão, com 8 km divididos em três cais: Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. A estrutura envolve 25 armazéns com 70 mil m², com área total de 450 mil m².
O Cais Mauá é ponto de referência na cidade e há muito tempo faz parte da paisagem, inclusive causou muitas discussões em função da construção do ‘Muro da Mauá’, para evitar frequentes enchentes que ocorriam na região central, mas bloqueavam a bonita vista do Lago.
O Cais Navegantes concentra todas as opções desde 2005 e é de onde saem contêineres, grãos, fertilizantes, celulose, carnes e cargas em geral, que são exportadas pela região sul do País. Nos últimos 5 anos, a região movimentou cerca de 4 milhões de toneladas/ano em produtos, mostrando a importância de Porto Alegre para economia nacional.
Mercado Público
Especiarias, produtos típicos gaúchos, vinhos, artigos religiosos e artesanatos são encontrados em um mesmo lugar: o movimentado Mercado Público.
O imponente prédio em estilo neoclássico, datado de 1869, foi construído no primeiro aterro de Porto Alegre, próximo ao porto, para abrigar o Mercado Público da cidade.
O Mercado possui 107 bancas e lojas onde é possível encontrar: especiarias, frutas exóticas, hortigranjeiros, carnes, queijos, temperos, vinhos, artigos religiosos afro-brasileiros, produtos e utensílios típicos gaúchos, além de padarias, confeitarias, cafés e ótimos restaurantes.
Uma mistura de cheiros e sabores faz o Mercado Público atrair mais de 100 mil pessoas, que passam diariamente pelo local para compras, refeições, ou para tradicionalmente tomar um café lendo o jornal do dia.
As histórias e crenças existentes em torno do Mercado Público, por ter sido construído na época da escravidão, podem ser conferidas no Memorial do Mercado, que apresenta fotos e documentos sobre o belo espaço.
Chalé da Praça XV
Moacyr Scliar, o famoso escritor gaúcho, definiu o Chalé da Praça XV como ‘Um espaço afetivo na vida de Porto Alegre’. Sem mais a acrescentar.
Frequentador do Chalé desde os tempos em que os bondinhos circulavam no centro histórico de Porto Alegre, Moacyr Scliar tinha um carinho especial pela casa.
Localizada em frente ao Mercado Público, na antiga Praça do Paraíso, o charmoso Chalé iniciou suas atividades vendendo bebidas e sorvetes para alta sociedade, em 1874. Aos poucos, pelo ambiente propício a discussões filosóficas, a clientela foi sendo substituída por boêmios e intelectuais que desembarcavam no terminal dos bondes.
Em 1911, o poder público substituiu o antigo chalé por uma construção em estilo bávaro e traços art noveau, com decoração requintada. Preservando a história e a arquitetura local, hoje o espaço abriga o restaurante Boccato, especializado em culinária regional e internacional, com área ao ar livre para apreciar a movimentação.
Paço Municipal
As históricas construções, como o Paço Municipal, dividem espaço no centro de Porto Alegre com modernas edificações. Tudo em perfeita harmonia.
O belíssimo prédio localizado na Praça Montevidéu, projetado por Luís Carrara Colfosco, sedia, desde 1901, ano de sua inauguração, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Com traço neoclassicista na arquitetura e as esculturas da fachada que mostram a forte presença do positivismo, o Paço Municipal reflete a influência francesa na sociedade gaúcha, no período pós Proclamação da República.
Em frente ao Paço está a Fonte Talavera de La Reina, um chafariz de azulejos espanhóis, que foi dado de presente a Porto Alegre pela comunidade espanhola, pela comemoração do centenário da Revolução Farroupilha, em 1935 e segue até hoje conservado, embelezando a Praça.
Praça da Alfândega
A Praça da Alfândega é ligada a história de Porto Alegre, com lindas árvores e cercada de museus e casas de cultura.
Um dos primeiros pontos ocupados na colonização de Porto Alegre, a Praça da Alfândega foi construída no fim do século XVIII e servia de aduana.
Arborizada com antigas paineiras, ipês e jacarandás e com esculturas de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade junto a um banco da praça, já fazendo referência a sua aptidão cultural, a Praça abriga belos prédios históricos atualmente ocupados por museus e espaços culturais, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Seguindo pela Rua da Praia, a Casa de Cultura Mario Quintana é outra opção de passeio.
A Praça anualmente, desde 1955, recebe na segunda quinzena de outubro a Feira do Livro de Porto Alegre. Considerada a maior do gênero na América Latina, invade e movimenta o centro da cidade com muitas bancas de editoras e livrarias apresentando suas obras, além de shows de música, dança e teatro.
De segunda a sábado, a Praça abriga também a Feira da Alfândega, um espaço onde artesãoes locais comercializam e divulgam seus trabalhos em couro, metal, vidro, lã e madeira.
Praça da Matriz
Centro político, religioso e cultural de Porto Alegre, a Praça Matriz faz parte da história da cidade.
A Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça Matriz, está localizada no coração de Porto Alegre e em 1773 se chamava Largo do Palácio ou Largo da Matriz, sendo parte da história da capital gaúcha.
A Praça é rodeada de prédios importantes da vida política, religiosa e cultura. Da política, ali está o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual, o edifício da Assembleia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. A Catedral Metropolitana encanta os visitantes com sua fachada pintada e o Teatro São Pedro, no outro extremo da praça, é o principal espaço para a quinta arte na cidade.
Catedral Metropolitana
Um dos cartões postais de Porto Alegre, a Catedral é linda por fora e por dentro.
Construída entre 1921 e 1986, em substituição a capela existente datada de 1753, a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus é símbolo de Porto Alegre. Seu projeto foi desenvolvido pelo arquiteto italiano João Batista Giovenale, que na época era professor da Academia de Belas Artes São Lucas de Roma e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro.
Com 65 metros de altura do nível da Praça Matriz, onde está situada, a construção de estilo renascentista italiano, tem duas imponentes torres, inauguradas em 1971. A cúpula possui 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro, sendo uma das maiores do mundo. Os três belíssimos painéis de mosaico da fachada foram executados nas oficinas do Vaticano.
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
A padroeira de Porto Alegre ganhou um lugar privilegiado, com uma vista belíssima de 360° da cidade.
O templo do Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus está situado no alto do Morro da Pedra Redonda, na zona sul de Porto Alegre, de onde é possível observar a cidade em 360°, avistando as enseadas, ilhas e o Lago Guaíba até o Farol de Itapuã, no início da Laguna dos Patos.
A construção de 700 m² foi projetada para resistir a ventos de até 200 km/h, devido a sua localização. Inaugurado em 2000, o prédio de linhas arrojadas exibe lindos vitrais nas laterais e abriga no altar imagens sacras de 80 kg, esculpidas em madeira maciça de tília, na Itália.
O complexo do Santuário possui um altar ao ar livre que recebe os fiéis para festivais e romarias.
Parque Farroupilha
A famosa Redenção, ou o Parque Farroupilha, é o espaço de lazer de todo gaúcho. Visitantes também entram!
O Parque Farroupilha foi fundado em 1935 e tem este nome pelos cem anos da Revolução Farroupilha. É conhecido pelos gaúchos como Parque da Redenção, pois em 1884 a área tinha este nome em homenagem à libertação dos escravos e por Porto Alegre ter sido a primeira cidade brasileira a abolir a escravatura.
Com 37 hectares, o Parque possui trilhas em meio a árvores centenárias, um orquidário, um minizoo, 5 play-grounds, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, entre outros jardins e áreas de descanso. Além disso, abriga 45 monumentos presenteados por vários países, com destaque para fonte luminosa, o Monumento do Expedicionário, representando um duplo arco do Triunfo com esculturas que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra.
Aos sábados, ao longo da Avenida José Bonifácio, acontece a Feira Ecológica, com produtos de qualidade e livres de agrotóxicos. Aos domingos, o programa é circular no Brique da Redenção, uma feira de antiguidades, artesanato e gastronomia, com mais de 300 expositores que agitam o comércio. O inusitado Mercado Bom Fim também fica no Parque, com lojas de artesanato, produtos naturais, bares, restaurantes e floriculturas.
Parque Moinhos de Vento
No sofisticado bairro Moinhos de Vento, o Parque se apresenta como um espaço verde e requintado, dia e noite.
Entre as ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Comendador Caminha e Quintino Bocaiúva está localizado o Parcão, ou Parque Moinhos de Vento, uma antiga área do hipódromo, que leva este nome devido à existência de moinhos de trigo na região antes de 1970.
Criado em 1972, possui 115 mil m², com pistas de 400, 650 e 1.100 metros para caminhadas ou corridas, um pequeno campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e mesa de ping pong, em meio a muita natureza. Réplica de um moinho, a sede administrativa é cercada por um largo artificial e uma minicascata, que abriga tartarugas, gansos, marrecos e peixes.
A Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah também fica no Parque e possui cerca de mil livros, inclusive em braile, oferecendo frequentemente oficinas de artes plásticas e programação cultural.
Parque Marinha do Brasil
O Lago Guaíba emoldura o belo Parque Marinha do Brasil, com muitas opções de esporte e lazer.
Localizado em um aterro junto à orla do Lago Guaíba, o Parque Marinha do Brasil foi criado em 1978 e conta com 70 hectares, com muitas opções esportivas, dentre elas: quadras de futebol de salão, 7 e de areia, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, de skate, de atletismo e de ciclismo, aparelhos para ginástica e estrutura de vestiários. Há também serviços de aluguel de bicicletas e quadriciclos, um miniparque de diversões e um playground infantil.
Dos 70 hectares, 11 estão preservados como bosques e gramados, como o Recanto da Saudade, um dos melhores pontos para se apreciar o por do sol, e o Recanto Solar, para aproveitar os banhos de sol.
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho
Harmonia não falta no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, que cultiva as tradições gaúchas.
O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho é conhecido como Parque da Harmonia e fica à beira do Lago Guaíba. Foi inaugurado em 1982 e possui 30 hectares que abriga uma réplica de estância gaúcha, a Estância da Harmonia, para cultivar a cultura tradicionalista e 100 churrasqueiras para preparar o típico assado gaúcho.
O Parque possui ainda pista de aeromodelismo, tanque para nautimodelismo, recantos infantis, canchas de futebol, bocha e quadras de vôlei para esportes e lazer dos visitantes. Abriga ainda o Anfiteatro Pôr-do-sol, para show e apresentações, que foi inaugurado em 2000 e fica ao ar livre, com capacidade para cerca de 70 mil pessoas.
Jardim Botânico
Uma grande coleção botânica é o acervo do belíssimo Jardim Botânico de Porto Alegre.
Inaugurado em 1958 com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactáceas, agaváceas e liliáceas, o Jardim Botânico conta com uma área de 40 hectares e é considerado um dos 5 maiores do Brasil.
Com uma grande biodiversidade e excelente organização de seu acervo, o Jardim Botânico é conhecido pela coleção científica com mais de 800 exemplares de 1.500 espécies.
O local também abriga o Museu de Ciências Naturais, para pesquisa, onde estão 432 mil exemplares de animais e plantas do patrimônio natural brasileiro, e o Viveiro, que comercializa mudas de mais de 120 espécies arbóreas nativas, ornamentais e medicinais.
Agroturismo
Com ampla área rural, Porto Alegre tem no agroturismo uma opção de lazer em um ambiente bucólico e tranquilo.
Porto Alegre tem uma área rural produtiva e ambientalmente preservada, com atividades voltadas ao turismo rural. A poucos minutos da cidade, a rota Caminhos Rurais de Porto Alegre oferece um passeio por pequenas propriedades de 11 bairros da zona sul. Pousadas e hospedarias conservam o clima rústico das estâncias do interior gaúcho. No cardápio carnes exóticas, comida caseira preparada em fogões à lenha e café campeiro. Pomares e parreirais, com produção de sucos e vinhos, geleias, entres outros produtos coloniais totalmente ecológicos.
O Domingo no Campo é um roteiro que promove a visitação a 3 propriedades diferentes, com um ônibus de turismo sai às 10h da avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado do Bom Fim, no Parque da Redenção, com retorno às 17h.
Atrativos Culturais em Porto Alegre
Casa de Cultura Mário Quintana
O famoso poeta Mário Quintana, nascido em Porto Alegre, ganhou um espaço em sua homenagem, a Casa de Cultura.
Entre a Rua da Praia e a Rua Sete de Setembro, no centro histórico, o prédio do antigo Hotel Magestic abriga hoje a Casa de Cultura Mário Quintana, em homenagem ao poeta que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos.
A construção com linhas modernas e neoclássicas foi construída entre os anos de 1910 e 1933, sendo a primeira com armação de concreto de Porto Alegre. Tombada como patrimônio histórico em 1982, foi restaurada em 1990 para abrigar um dos mais completos centros culturais do Brasil e da América Latina.
A Casa de Cultura Mário Quintana possui cinemas, duas salas de teatros com capacidade para 300 espectadores e cinco salas para apresentações artísticas e no térreo, ligando as duas ruas (da Praia e Sete de Setembro), há um charmoso corredor de paralelepípedos, onde funciona em um dos espaços da Casa o Café dos Cataventos, que ganhou este nome devido a primeira obra literária de Quintana, chamada Rua dos Cataventos. Um passeio completo.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
A antiga Delegacia Fiscal abriga atualmente o principal museu do Rio Grande do Sul, o MARGS.
Projetado por Theo Wiederspahn e construído em 1913, o suntuoso edifício na Praça da Alfândega, com belos vitrais e ornamentos em mármores, possui quase 5 mil m² e abrigava antigamente a Delegacia Fiscal, hoje o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.
Incluído no inventário tombado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Estadual (IPHAE), respectivamente em 1981 e 1985, o prédio só passou a abrigar o Museu em 1978 e nos anos 90 foi completamente restaurado, de acordo com as convenções museológicas contemporâneas, para poder receber mostras de nível internacional.
O acervo permanente do MARGS é considerado um dos mais importantes do País e reúne quase 3 mil obras de artistas nacionais, como Portinari, Di Cavalcanti, e internacionais, além da arte gaúcha do século XX, base da coleção, com obras de Iberê Camargo, Glauco Rodrigues, Alice Brueggemann e Carlos Scliar.
Na Loja do MARGS, os amantes da arte encontram artigos originais e exclusivos, além de catálogos e livros de arte. E o Bistrô do MARGS serve pratos que levam os nomes de importantes pintores gaúchos, brasileiros, franceses, espanhóis e italianos, de acordo com a origem. Vale a pena apreciar a arte e a culinária mundial.
Memorial do Rio Grande do Sul
Antigamente Correios e Telégrafos, hoje Memorial do Rio Grande do Sul, preservando a cultura gaúcha.
O prédio construído entre 1910 e 1914 em estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável também por outras edificações belíssimas no centro de Porto Alegre, para abrigar a sede dos Correios e Telégrafos.
A bela edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1980, e a partir de 1998 passou por uma completa restauração, de acordo com regras contemporâneas museográficas.
O acervo reúne documentos, objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul, no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, expostos na Linha do Tempo e na Sala do Tesouro. No térreo, a Cave do Memorial oferece mostra e degustação de vinhos gaúchos.
Biblioteca Pública
Referência no Brasil pelo acervo bibliográfico, a Biblioteca Pública de Porto Alegre ocupa um belo prédio histórico no centro da cidade.
Inaugurada em oportunidade das comemorações do centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, a Biblioteca Pública tem um belo projeto arquitetônico. Na fachada, bustos dos maiores pensadores positivistas do mundo, e internamente, salões em estilos diferenciados, como rococó, egípcio, gótico e florentino.
Não apenas pela arquitetura a Biblioteca é reconhecida no Brasil. Seu acervo bibliográfico conta com mais de 3 mil volumes e um setor de publicações em braile, para portadores de deficiência visual.
Centro Cultural Santander
Mantido pelo Banco Santander, o Centro Cultural recebe exposições em um belíssimo prédio histórico em Porto Alegre.
O prédio localizado na Praça da Alfândega, que abriga atualmente o Centro Cultural Santander, teve sua construção iniciada em 1927 e concluída em 1931, sendo sede de várias instituições bancárias ao longo do tempo e hoje é mantido pelo Banco Santander.
Com projeto de arquitetura eclética de Hipólito Fabre e Theo Wiederspahn, as fachadas com marcantes colunas lisas de capitéis coríntios e ornamentações foram desenhadas por Fernando Corona, que também esculpiu pessoalmente o grupo do frontispício. O interior foi projetado por Stephan Sobczak, famoso arquiteto polonês, possui grande salão central iluminado por uma claraboia com magníficos vitrais de origem francesa. A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Com área de 5.600 m², o andar térreo e o segundo piso possuem espaço para abrigar exposições, incluindo a Bienal, e no subsolo os antigos cofres dos bancos foram transformados em sala de cinema, no Café do Cofre e no Moeda Bar e Restaurante.
Palácio Piratini
Sede do governo estadual, o Palácio Piratini reúne política e cultura num belo prédio histórico.
Localizado na Praça Matriz, o Palácio Piratini é a sede do governo estadual desde 1921 e recebeu este nome em homenagem a primeira capital da República Rio-grandense proclamada pelos farroupilhas em 1836, a cidade de Piratini.
A edificação, em estilo clássico, tombada como patrimônio histórico estadual em 1986, foi projetada pelo arquiteto francês Maurice Grãs em 1898, inspirada no palácio Petit Trainon, de Versalhes. Em seu interior, estão expostos painéis pintados por Aldo Locatelli retratando a Lenda do Negrinho do Pastoreio, a mais popular do Rio Grande do Sul, e esculturas do francês Raul Landowski.
Teatro São Pedro
Uma ação de solidariedade se transformou no maior teatro do Rio Grande do Sul, o São Pedro, no centro de Porto Alegre.
Iniciativa de uma sociedade acionária de doze cidadãos, que queriam construir um teatro para reverter a renda em auxílio da Santa Casa de Misericórdia, o então Theatro São Pedro foi edificado no terreno localizado na Praça Matriz, recebido em 1833 de Manuel Antônio Galvão, então presidente da província.
As obras iniciadas em 1834 foram interrompidas por dez anos, devido à Revolução Farroupilha ocorrida entre 1835 e 1845, e em 1850 os trabalhos foram retomados. Finalmente em 1858 o belo prédio em estilo neoclássico foi inaugurado, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro.
Pelo palco do Teatro São Pedro passaram os pianistas Arthur Rubinstein, Friedrich Gulda, Magda Tagliaferro e Claudio Arrau, o maestro Heitor Villa-Lobos, as cantoras Bidu Sayão e Marian Anderson, o grupo francês Les Comediens des Champs-Elisées, a Orquestra de Versalhes, entre outros renomados artistas.
Em 1973, o espaço foi interditado por falta de condições técnicas e em 1975 o teatro foi restaurado, reinaugurando em 1984. Nesta nova fase, o teatro tem sido administrado pela Fundação Theatro São Pedro, criada em 1982 e em 1985 passou a contar com uma Orquestra de Câmara.
A partir de 2002, as obras de ampliação do teatro tiveram início e quando concluídas, o teatro contará com um espaço Multipalco, com teatro italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para orquestra e sala de naipes, além de cafeteria, bar e lojas.
Fundação Iberê Camargo
Não apenas de história vive Porto Alegre, a arte moderna e contemporânea ganhou espaço na cidade.
Uma grande construção de concreto branco aparente, com mais de 8 mil m², se destaca na paisagem a beira do Lago Guaíba, no caminho para zona sul: é o Museu da Fundação Iberê Camargo, que exibe a obra vanguardista de Álvaro Siza, ganhador do Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza.
Inaugurada em 2008, a fundação preserva e divulga a obra de Iberê Camargo, um grande pintor brasileiro do século XX, com um acervo de mais de 4 mil obras entre pinturas, gravuras, desenhos e guaches.
Museu de Ciências e Tecnologia
Inovações, tecnologia, ciência e educação se misturam no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Imperdível passeio.
O Museu de Ciências e Tecnologia localizado junto ao complexo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, foi criado para preservar e difundir o conhecimento de diferentes áreas da ciência, da educação e da cultura.
O visitante terá experiências lúdicas e inusitadas em um vasto acervo das áreas tecnológicas e de física, mecânica, zoologia, botânica, paleontologia e arqueologia. Equipamentos e máquinas simulam diferentes sensações na área mais tecnificada e muitos fósseis, espécimes representantes de nossa biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas mostram a evolução da humanidade.
Vida Noturna de Porto Alegre
A eclética Porto Alegre se revela a noite, com programação intensa e muitas opções de eventos culturais, bares, pubs, cafés, casas de cultura, shows, teatros e danceterias. Em diferentes bairros, há movimento até o amanhecer, com ritmos e sabores peculiares. Alguns lugares mais badalados encontram-se na Cidade Baixa, na famosa Rua Lima e Silva, na Avenida Goethe e na Calçada da Fama, no bairro Moinhos de Vento.
Quando ir à Porto Alegre
Porto Alegre é linda e oferece atrativos durante todas as épocas do ano, mas pela umidade constante, o verão é muito quente, com sensação de abafamento. Entretanto, a programação é garantida no Porto Verão Alegre, com atividades de veraneio.
O inverno é mais rigoroso e faz as paisagens, especialmente às rurais, ficarem com um charme a mais. A primavera é a época mais bonita do ano, enfeitada por muitos jacarandás floridos.
Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais, de julho a novembro, quando ocorre o Festival Internacional de Teatro ‘Porto Alegre Em Cena’, a Feira do Livro e a Semana Farroupilha, na semana do dia 20 de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho.
Como Chegar em Porto Alegre
De avião:
O Aeroporto Internacional Salgado Filho fica em Porto Alegre, a 13 km do centro da cidade, e recebe voos diários de várias companhias aéreas nacionais e internacionais.
De Carro:
Para quem vem do norte de Porto Alegre, a BR-101 é o caminho até acessar a RS-290 em Osório, em direção a Porto Alegre.
Para quem chega do sul de Porto Alegre, a BR-116 é o caminho principal, passando por Guaíba até Porto Alegre.
São 458 km de Florianópolis, 742 km de Curitiba e 519 km da fronteira com o Uruguai na cidade de Chuí.
De ônibus:
Das capitais do sul, sudeste e centro-oeste do País e do Mercosul saem ônibus direto para Porto Alegre, por várias empresas, em diferentes horários diários.
Informações Úteis de Porto Alegre
Informações turísticas de Porto Alegre
Fone: 0800-51-7686
Linha Turismo
Fone: 0800-51-7686
Site: www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.php
Passeios de Barco pelo Lago Guaíba
Barco Caribe I
Embarque: Usina do Gasômetro. Av. Presidente João Goulart, 551
Informações: (51) 7814-9972
Roteiro: o passeio segue pelas Ilhas do Delta do Jacuí com parada de 1 hora na Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada para almoço do Tradicional Peixe na Taquara.
Barco Travessia
Embarque: Av. Guaíba, esquina com Leblon - Praia de Ipanema
Informações: (51) 3249-1384 ou (51) 9349-4839
E-mail: [email protected]
Roteiro: Ilha do Presídio - Praia do Tranquilo – Itaponã, com duração de uma hora e meia.
Barco Cisne Branco
Embarque: Portão Central do Cais do Porto - Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico
Informações: (51) 3224-5222
E-mail: [email protected]
Site: www.barcocisnebranco.com.br
Roteiro: Navegação de uma hora pelas principais Ilhas do Delta do Jacuí.
Barco Catamarã
Embarque: Terminal Hidroviário de Passageiros, Armazém B3 do Cais do Porto - Av. Mauá, 1050
Informações: 0800-0516216
Site: www.catsul.com.br
Duração do percurso: tour rápido de 20 minutos.
Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551
Horário de visitação: de terça a sexta das 09 às 21h e sábados e domingos das 10 às 21h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3289-8110
E-mail: [email protected]
Mercado Público
Largo Glênio Peres s/n
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07:30 às 19:30min e sábado das 07:30 às 18:30min. Os restaurantes, exceto aos sábado, funcionam até o último cliente.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3289-4801
E-mail: [email protected]
Site: www.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico
Chalé da Praça XV
Praça XV de Novembro, s/n
Horário de funcionamento: diariamente das 11:00 às 23:30min.
Fone: (51) 3225-2667
Casa Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736
Horário de funcionamento: segunda das 14 às 21h; terça a sexta das 09 às 21h e sábados e domingos das 12 às 21h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3221-7147
E-mail: [email protected]
Site: www.ccmq.rs.gov.br
Café dos Cataventos: aberto diariamente das 11:30 às 21:00min, seguindo até às 23h nas quintas e sextas.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS
Praça da Alfândega, s/n
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 19h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3227-2311
E-mail: [email protected]
Site: www.margs.rs.gov.br
Bistrô do MARGS: segunda a sexta das 11 às 21h e sábados e domingos das 11 às 19h. Happy hour com voz e violão, nas quintas e sextas, a partir das 17:30min.
Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020
Horário de funcionamento: terça a sexta das 10 às 19h e sábado 14 às 18h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3224-7210
E-mail: [email protected]
Site: www.memorial.rs.gov.br
Biblioteca Pública
Rua dos Andradas, 736
Horário de funcionamento: terça a sexta das 09 às 19h, sábado das 14 às 18h e segunda das 14 às 19h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3225-9411
Site: www.bibliotecapublica.rs.gov.br
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028
Horário de funcionamento: terça a sábado das 10 às 19h e domingos e feriados das 13 às 19h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3287-5500
E-mail: [email protected]
Site: www.santandercultural.com.br
Palácio Piratini
Praça Marechal Deodoro, s/n
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09 às 11h e 14:30 às 17:00min. A visitação é conduzida por guia bilíngue.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3210-4170
Site: www.palaciopiratini.rs.gov.br
Teatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro s/n
Horário de funcionamento:
Bilheteria: segunda a sexta das 13:00 às 18:30min, sábado das 15 às 21h e domingo das 15 às 18h. Em dias de espetáculo das 13 às 21h.
Du´Attos Café: terça a domingo das 16h até o inicio das apresentações, ou 16 às 19h quando não há espetáculo.
Fone: (51) 3227-5100
Site: www.teatrosaopedro.com.br
Viva o Centro a Pé
Saídas aos sábados às 10h (de 15 em 15 dias), a partir do totem do Caminho dos Antiquários, na Rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho.
Trajeto: Viaduto Otávio Rocha, Rua da Praia, Chalé da Praça XV, Mercado Público e Praça da Alfândega.
Duração: cerca de 2 horas.
Inscrições antecipadas pelo e-mail [email protected]
Informações: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique, 2.000 - Praia de Belas
Horário de funcionamento: terça a domingo das 12 às 19h e quinta das 12 às 21h.
Entrada gratuita.
Fone: (51) 3247.8000
Site: www.iberecamargo.org.br
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40
Horário de funcionamento: terça, quarta e quinta das 09 às 17h; sexta-feira das 09 às 21h; e sábado, domingo e feriado das 10 às 18h.
Valor da entrada: R$ 17,00 por pessoa. R$ 13,50 para crianças de 6 a 12 anos, pessoas acima de 60 anos, estudantes, professores e diplomados da PUCRS.
Fone: (51) 3320.3521
Site:www.pucrs.br/mct/
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Rua Santuário, 400 - Cascata
Horário de atendimento: terça a domingo das 09:30 às 11:30min e das 14:00 às 17:30min.
Fone: (51) 3318-4627
Site: www.santuariomaededeus.org
Jardim Botânico
Rua Salvador França, 1.427
Horário de atendimento: terça a domingo das 08 às 17h.
Fone: (51) 3320-2027
E-Mail: [email protected]
Site: www.fzb.rs.gov.br/jardimbotanico
Caminhos Rurais de Porto Alegre
Site: www.caminhosrurais.tur.br
Domingo no Campo
Ingressos podem ser adquiridos no local de embarque ou por meio de reserva pelo e.mail: [email protected]