Canela
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Canela, no alto da Serra Gaúcha, é uma das regiões mais bonitas do Brasil. Cercada por vales de imensa beleza natural, a cidade é aconchegante e tranquila, ideal para quem quer ter contato com a natureza, aproveitando excelente infraestrutura urbana de hospedagem e gastronomia.
O centro da cidade possui construções de inspiração da arquitetura alemã, com algumas casinhas que mais parecem ser de bonecas, com lindos jardins floridos. A Catedral de Pedra é a edificação imponente em meio ao comércio local e um dos pontos mais visitados da cidade. No centro ainda se encontram a Casa de Pedra e a Praça João Correa, que recebe no mês de junho o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, encantando os participantes.
Diferente da vizinha Gramado, Canela não possui muitos museus, sendo suas atrações voltadas ao ecoturismo. As atrações urbanas mais importantes são o Mundo a Vapor, que conta a história da Revolução Industrial por meio de réplicas cheias de detalhes, e o Museu da Moda, uma viagem ao túnel do tempo desde 2.000 a.C.
E com tanta beleza natural, os parques da cidade são as atrações que mais atraem os visitantes, principalmente os ecoturistas a procura de belas trilhas, cachoeiras e muita verde. O Parque do Caracol e da Ferradura são os mais visitados. O Parque das Sequoias, o do Pinheiro Grosso, do Lago Willibaldo Rinaldo Dieterich e o Ecoparque Sperry são ótimas opções para caminhadas e passeios para renovar as energias. E para quem quer mais aventura, o Estação Verde Adventure Park e o Alpen Park são os lugares certos, com montanha-russa, tirolesa, rapel, quadriciclo e trenós de alta velocidade.
Para recarregar as energias dos dias agitados, Canela dispõe de vários restaurantes espalhados pela cidade, que oferecem o melhor da culinária italiana, alemã e brasileira. Não vá embora sem provar os deliciosos chocolates e vinhos da Serra Gaúcha e o tradicional café colonial.
O que fazer em Canela
Canela é o local certo para desfrutar da natureza da região. São vários parques próximos da cidade que encantam os visitantes.
O Parque do Caracol abriga a belíssima Cascata do Caracol, com 130 metros de queda e do Parque da Ferradura é possível ter uma linda vista do Cânion do Rio Caí, que chega a 420 metros de profundidade.
Caminhadas ao ar livre são realizadas nos parques das Sequoias, do Pinheiro Grosso, do Lago Willibaldo Rinaldo Dieterich e no Ecoparque Sperry. A aventura tem espaço com atividades como rapel, tirolesa, escalada e trenó de alta velocidade nos parques Estação Verde e Alpen Park.
Na parte urbana de Canela, o Mundo a Vapor conta um pouco da Revolução Industrial e a arquitetura tem destaque nas casas de inspiração alemã. A Catedral de Pedra é um marco no centro muito visitado. Ao final do passeio, recarregue as energias nos ótimos restaurantes espalhados pela cidade.
Parque Estadual do Caracol
Cartão-postal de Canela, a Cascata do Caracol é uma bela queda d’água em meio a muita beleza natural no Parque Estadual.
Situada a 7 km do centro de Canela, o Parque Estadual do Caracol possui 25 hectares de mata fechada preservada, com o riacho Caracol cruzando a área. Na entrada do parque, os visitantes já visualizam as trilhas ecológicas, que possuem placas indicativas e fácil trajeto, sendo a mais percorrida a que leva ao início da queda. Na passagem, do mirante cercado é possível apreciar a beleza da Cascata do Caracol, com 131 metros de queda. Acessar a base para ver de perto a piscina formada pelas águas é um desafio: são 927 degraus. Mas calma, existem pontos de descanso no percurso e a visão da parte de baixo vale todo esforço.
No parque há um playgroud para as crianças e churrasqueiras com áreas verdes para passar momentos agradáveis em família, além de um ótimo restaurante e loja de artesanato local, com malhas, chocolates, postais e arte em madeira.
Uma torre de 30 metros e um elevador panorâmico com uma plataforma envidraçada de 27 metros de altura permitem uma vista panorâmica de 360° do Parque, da Cascata do Caracol e outras pequenas cachoeiras. No local estão disponíveis binóculos para apreciar a fauna e a flora local.
A poucos metros da entrada do Parque, há a opção de conhecer a cascata de outro ângulo, pelo teleférico de bondinhos, reaberto em 2014, no complexo Parques da Serra. São 12 cabines que percorrem 840 metros em 3 estações: Central, Animal e Cascata. A Central é ponto de embarque e o desembarque, com praça de alimentação e um mirante de 60 metros de altura. A Estação Animal tem 210 metros e abriga uma trilha e o espaço ‘Esculturas que falam’, com 85 peças de madeira que retratam animais da fauna local. E a Estação Cascata tem passarelas que levam a um mirante com vista privilegiada da Cascata do Caracol.
Outra opção no Parque do Caracol é o passeio de trem, comandado pelo maquinista Zé do Apito, que leva o visitante para conhecer um pouco da história da imigração italiana e alemã e das primeiras viagens de trem pela região.
Uma curiosidade: o trajeto entre o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura é o Caminho das Graças, com várias imagens religiosas em pequenos altares decorados pelos moradores, pontos de oração e reflexão.
Veja a galeria de Fotos Parque do Caracol
Castelinho do Caracol
Uma das primeiras residências de Canela, o Castelinho do Caracol é um museu e casa de chá, com o delicioso apfelstrudel.
Edificada entre 1913 e 1915 em arquitetura enxaimel, a casa é uma das primeiras construídas em Canela, utilizando apenas madeiras encaixadas, sem pregos.
Atualmente, a residência preserva a mobília antiga e guarda muitos objetos, utensílios e ferramentas de origem alemã. Na parte térrea há uma loja de artesanatos e uma casa de chá, que serve o famoso doce alemão, o apfelstrudel, torta de maçã preparada com qualidade em um fogão a lenha de mais de 90 anos, e é acompanhada de uma xícara de chá de maçã. Vale a pena experimentar.
Veja a galeria de Fotos do Castelinho Caracol
Parque da Ferradura
Ponto principal do ecoturismo em Canela, o Parque da Ferradura oferece belas paisagens e harmonia entre natureza e ser humano.
O Parque da Ferradura tem este nome devido ao seu principal mirante: o cânion em formato de ferradura com 420 metros de profundidade, formado pelo Rio Caí e pela cascata do Arroio Caçador.
Com um total de 200 hectares, de altitudes que variam de 400 a 750 metros, o Parque possui variados micro-habitats com rica fauna e flora, podendo facilmente ser vistos quatis, macacos-prego, bugios, serelepes e veados-mateiros, além das belas e raras aves, que convivem bem com a presença humana.
O parque possui 4 trilhas: do Pórtico, das Cutias, do Rio Caí e das Pinguelas, cada uma com paisagens bem peculiares, que podem ser realizadas sem guia. As duas primeiras trilhas são de percurso fácil que levam a belos mirantes. Para os adeptos do trekking, uma caminhada de nível médio, com duas horas de percurso, desce ao vale e chega até o Rio Caí, com uma deslumbrante vista do vale na trilha do Rio Caí e das Pinguelas.
A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do Rio Caí, com 11 Unidades de Conservação municipais e/ou particulares, 2 estaduais, o Parque Estadual do Delta do Jacuí e Parque Estadual do Caracol, e uma Federal, a Floresta Nacional de Canela.
Veja a galeria de Fotos do Parque da Ferradura
Parque das Sequoias
Conhecer uma das maiores coleções de coníferas do mundo em mata exótica: o Parque das Sequoias é opção de lazer em Canela.
Idealizado por Curt Mentz para pesquisas e educação ambiental, o Parque das Sequoias possui 10 hectares de mata exótica, com uma coleção de árvores da família das coníferas, que foram trazidas de todos os continentes para substituírem os pinheiros que eram explorados pelas madeireiras e tem crescimento muito lento.
Dentre as árvores do parque destacam-se as que dão nome ao local, as sequoias, as mais altas e velhas do mundo, podendo chegar aos 3 mil anos de vida, 120 metros de altura e 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores possuem aproximadamente 60 anos, com mais de 35 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro.
Outra espécie em destaque, as metasequoias foram extintas até a década de 40 e ressurgiram após a descoberta de sementes nas geleiras da China. Levadas e criadas no Jardim Botânico de Londres, as árvores foram trazidas pelo cônsul inglês como presente ao Sr. Curt Mentz.
O local também possui a ginkgo biloba, a espécie mais antiga ainda viva na Terra, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros, e as nativas xaxim e a erva-mate, esta última utilizada moída e torrada para o tradicional chimarrão gaúcho.
Parque Municipal do Pinheiro Grosso
O velho pinheiro remanescente da exploração madeireira é a principal atração do Parque Municipal do Pinheiro Grosso.
A origem do município de Canela foi em função da exploração das araucárias, o pinheiro brasileiro, para produção de madeira visando à exportação de tábuas. Com isso, vários exemplares centenários de Araucaria angustifólia foram eliminados, restando pouca desta espécie nas matas locais.
Com as legislações ambientais após 1983, a espécie foi protegida e em 1995 foi criado o Parque Municipal do Pinheiro Grosso. O Pinheiro Grosso é um sobrevivente do antigo ciclo madeireiro da região, pois devido às bifurcações do seu tronco não era aproveitável para tábuas. Hoje, está preservado em meio a trilhas de educação ambiental e área de lazer e sua história é contata no Museu da Araucária, localizado no parque.
O pinheiro grosso tem cerca de 700 anos, 48 metros de altura, 2,75 metros de diâmetro e 7,5 metros de circunferência medidos a 1,2 metros da raiz. Vale a pena visitar o velhinho, mas leve a família e amigos, pois só é possível abraça-lo com uma equipe de 12 pessoas.
Parque do Lago Willibaldo Rinaldo Dieterich
O Parque do Lago Willibaldo Rinaldo Dieterich é opção de lazer e caminhadas nos fins de tarde.
Construído pela Prefeitura de Canela, o Parque do Lago Willibaldo Rinaldo Dieterich está localizado no centro da cidade, a cinco quadras da Catedral de Pedra.
O parque oferece áreas para lazer, com playground, pista de skate e quadras poliesportivas, além de uma pista iluminada à noite para caminhada e estrutura de lanchonete e banheiros.
Ecoparque Sperry
Mata nativa, cachoeiras, trilhas, gastronomia e educação ambiental: o Ecoparque Sperry oferece muita diversão e conhecimento para toda família.
Localizado no Vale do Quilombo, a 10 km do centro de Canela, o Ecoparque Sperry é dedicado a atividades de lazer e preservação ambiental. Com 20 hectares de Mata Atlântica, o parque é banhado por 3 Arroios: Quilombo, Trombão e Cristal, que pelo forte declive formam diversas cachoeiras.
No Centro de Visitantes, os turistas recebem instruções de como percorrer as trilhas e aproveitar o melhor do Ecoparque. Ainda há o restaurante Bêrga Mótta, que em meio a natureza serve ótima comida brasileira, baseada no conceito Comfort Food, um resgate da culinária dos antepassados.
Três trilhas interligadas e autointerpretativas permitem ao visitante determinar trajeto, tempo de duração e os locais a serem visitados. Os percursos levam a cânions, riachos e cachoeiras, sendo a maior delas a Cachoeira da Usina, no Arroio do Quilombo, com 45 metros de queda.
O Ecoparque ainda abriga o Programa Educativo Loboguará, antes localizado no Parque do Caracol, é pioneiro em educação ambiental e ensino de ecologia prática na região.
Estação Verde Adventure Park
Aventura combina com natureza e ambos estão no Estação Verde Adventure Park.
Localizado na Rodovia Arnaldo Oppitz, o Estação Verde Adventure Park possui 5 hectares de área, com excelente infraestrutura turística para lazer e momentos de aventura.
Para os que gostam de esportes de aventura, o parque oferece tirolesas, rapel, ponte pênsil, entre outras atrações, todas com certificação de garantia de utilização pela comunidade Europeia e União Internacional de Associações de Alpinismo.
O parque também possui pub, loja de suvenires e centro de treinamento empresarial.
Alpen Park
O Alpine Coaster é o trenó em alta velocidade que proporciona emoção e adrenalina no Alpen Park.
Situado a 3 km do centro de Canela, o Alpen Park foi inaugurado em 2003 e dispõe de 60 mil m² de área verde com muitas atrações.
O Alpine Coaster, importado da Alemanha, é o trenó que deu origem ao parque e chega à alta velocidade, sendo comandado pelo visitante em um passeio radical de 5 minutos. As outras atrações ficam por conta das tirolesas, escalada, rapel, arvorismo, quadriciclos, bungee trampolim e o Simulador Mini Rider, além do Cinema 4D, com efeitos mais que especiais, e o Alpen Interactive, com jogos em 5D. A Alpen Blizzard também é destaque, sendo a maior montanha-russa em aço do estado, com um percurso de 438 metros e altura de 15 metros, chegando à velocidade média de 55 km/h.
Mundo A Vapor
O desastre ferroviário com a locomotiva pendurada a 12 metros de altura decoram a fachada do Mundo a Vapor.
Antes de chegar ao parque há uma placa orientando os motoristas a terem cuidado, devido a um acidente ferroviário. Uma locomotiva desgovernada e em alta velocidade cruza a estação de Montparnasse, em Paris, e atravessa uma parede, ficando pendurada a 12 metros de altura. A reconstituição do famoso acidente em 1895 é a primeira de muitas atrações do Mundo A Vapor.
O Parque Temático foi idealizado por dois irmãos que eram apaixonadas por máquinas a vapor e começaram a produzir as miniaturas a partir de resíduos da oficina do pai. Durante o passeio, o visitante conhecerá o funcionamento de uma siderurgia, pedreira, rolo compressor, serraria a vapor, usina hidrelétrica, fábrica de erva mate, ferraria, usina eólica, olaria, trator a vapor, usina termelétrica, fábrica de papel e de um moinho de pedra.
Ao final do passeio, passe e descanse no Café a Vapor, uma imitação perfeita de uma antiga estação de trem, que serve um delicioso chocolate quente.
Museu da Moda
Se as roupas atuais parecem estranhas e espalhafatosas, visite o Museu da Moda e surpreenda-se.
O Museu é criação da estilista Milka Wolff e sua equipe, uma reconstrução estética de 4 mil anos do vestuário feminino.
O Museu da Moda – MUM dispõe de uma área de 2.500 m² que permite ao visitante fazer uma viagem ao túnel do tempo, conhecendo roupas desde 2.000 a.C., deslumbrando-se com vestidos confeccionados a mão até o ano de 1.709 d.C., quando foi fabricada a primeira máquina de costura, chegando até os dias atuais.
Cerca de 150 vestimentas contam a história das roupas femininas ao longo dos anos. O local ainda possui peças de antiquário, lustres e lareiras francesas, e bonecas da princesa Diana. No auditório há a projeção permanente da trajetória do Museu e do seu acervo. Em anexo está uma loja e uma cafeteria, para desfrutar de quitutes com receitas e especialidades de diferentes partes do mundo.
Catedral de Pedra - Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes
Imponente construção revestida em pedras, a Igreja Matriz de Canela é o ponto principal do centro da cidade.
Em 1937, Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira de Canela. Em 1953, o projeto do arquiteto Bernardo Satori foi iniciado para substituir a antiga capela e em 1955, decidiram que iria ser revestida em pedra basalto. Finalmente em 1964, as paredes da nova igreja foram concluídas ao redor da antiga, que foi demolida.
Em estilo gótico, a Catedral de Pedra, como é conhecida a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, possui 65 metros de altura e 12 sinos de bronze, instalados em 1972. Seu altar é uma obra de arte, esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe, e complementado com 3 painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz, que retratam a aparição de Nossa Senhora, a alegoria dos anjos e a anunciação. Os coloridos vitrais iluminam a Matriz e representam a ladainha de Nossa Senhora, dando um destaque ainda maior para a bela Igreja.
Casa de Pedra e Praça João Corrêa
No passeio pelo centro de Canela, a Casa de Pedra e a Praça João Corrêa são paradas obrigatórias.
Dentre as construções do centro de Canela, a Casa de Pedra chama atenção. Histórica edificação toda em pedras sobrepostas, hoje restaurada, abriga um cineteatro, com espaço para exposições artísticas.
A Praça João Corrêa é palco, no mês de junho, do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, e em dezembro abriga a Casa do Papai Noel, que no Natal faz a diversão das crianças.
Mirante Laje de Pedra
Bela e ampla vista do Vale do Quilombo é o que oferece o Mirante Laje de Pedra.
Ao lado do Hotel Laje de Pedra, dentro do condomínio residencial de mesmo nome, há um pequeno estacionamento com espaço de um mirante para contemplar o belíssimo Vale do Quilombo, com suas montanhas e vales cobertos de vegetação.
Mundo Gelado
Quer sentir o verdadeiro frio glacial? O Mundo Gelado proporciona esta experiência.
O parque temático Mundo Gelado está localizado na Estrada do Caracol e oferece uma experiência diferente aos visitantes. Trata-se de uma representação de uma pequena caverna glacial, onde a temperatura permanece em torno de – 10ºC.
O local é decorado com esculturas em gelo que reproduzem os pontos turísticos mundiais, como o Cristo Redentor e a Torre Eiffel e os visitantes são recepcionados pelo Floc, o mascote do parque, um misto de castor e esquilo.
O local dispõe de um bar, com mesas e bancos em gelo, onde o visitante poderá se esquentar com shots de bebidas como licores e whiskies. Antes de entrar, luvas e casacos com capuz são fornecidos para aguentar o frio intenso.
Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico
Flor do Vale é um complexo turístico ecológico, que oferece além de deslumbrante vista da região, uma saborosa cachaça artesanal.
Localizada no vale da estrada Morro Calçado, a 7 km do centro de Canela, o complexo turístico Flor do Vale, tem uma das vistas mais bonitas da região. O empreendimento está inserido em meio à natureza, com muito verde, riachos e cachoeiras.
Em 5 mil m², com mais de 70% da área de mata nativa, os visitantes da Flor do Vale passam por trilhas que levam ao rio de água cristalina que corta a propriedade, passando por flores e árvores típicas do Rio Grande do Sul, além de 3 cachoeiras com 16, 18 e 22 metros.
O espaço é dividido harmoniosamente com 18 mil m² de canavial, distante 7 km do parque, que fornecem matéria prima para as excelentes cachaças produzidas no Alambique. Vale a pena experimentar.
Vitivinícola Jolimont
Os vinhos da Serra Gaúcha são famosos em todo mundo e em Canela é possível visitar uma das ótimas vinícolas da região.
Fundada em 1948, a Vitivinícola Jolimont é de um francês, que escolheu Canela como sede de seu empreendimento pelo excelente terroir para produção de vinhos finos.
Uma das vinícolas pioneiras no Rio Grande do Sul na produção de vinhos finos e artesanais, a Jolimont conta com 27 hectares cultivados a 830 metros de altitude, com uma exposição geográfica privilegiada, favorecendo a maturação homogênea das uvas, que permite um vinho de melhor qualidade.
A visitação percorre a bela propriedade, mostrando o processo de vinificação e ao final há degustação dos produtos. Localizada no Vale do Morro Calçado, a vitivinícola produz uma quantidade limitada de garrafas por safra, com produção artesanal genuína, pura e de qualidade internacional.
Cervejaria do Farol - Mirante
Com a Lei de Pureza Alemã, a cervejaria Farol mantém a tradição e a qualidade dos produtos locais.
A Lei de Pureza Alemã, datada de 1516, permite que a composição da cerveja leve a adição de apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras. Assim, em 2003, a família Bausch inaugura a Cervejaria do Farol, com o comprometimento de manter a lei em vigor.
Situada em ampla área de 4 hectares bem arborizados, o prédio construído artesanalmente da cervejaria é uma réplica em tamanho real de um farol da região de Sttutgard, na Alemanha. A Torre do Farol possui 137 degraus e 32 metros de altura, servindo de mirante para observar a natureza exuberante da região.
A Cervejaria do Farol possui 4 ambientes: Bar, Mezanino, Restaurante e Bier Garten, onde é possível degustar as cervejas tipo Pilsen, Weiss, IPA e Trippel, produzidos do melhor estilo alemão.
Casa do Artesão
Artesanatos em madeira, lã e palha são encontrados na Casa do Artesão, que comercializa também a famosa lembrancinha de Canela.
O antigo prédio da Estação Rodoviária de Canela, no Largo da Fama, abriga atualmente a Central de Informações Turísticas e a Casa do Artesão, onde artistas locais produzem e comercializam o típico artesanato de madeira, crochê, tecelagem em lã e as réplicas dos famosos bonecos do Festival de Teatro de Bonecos, uma lembrança para não esquecer Canela.
Flâmmi Mundo da Vela
Para conhecer a fabricação artesanal de velas, visite a Flâmmi Mundo da Vela.
A poucos metros da Catedral de Pedra no centro de Canela, a Flâmmi Mundo das Velas é a uma fábrica artesanal, que produz mais de 400 tipos de velas esculpidas a mão.
Durante a visita, o turista conhece ao vivo o processo de produção de velas e ao final pode levar uma para casa, de formato moderno ou tradicional, para iluminar a vida.
Quando ir à Canela
Canela é charmosa no inverno, mas tem atrações em todas as estações.
No inverno, além das belas paisagens congeladas pela geada e das baixas temperaturas que convidam a relaxar em frente à lareira, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos anima a cidade. No mês de junho a Praça João Corrêa e os teatros de Canela recebem grupos nacionais e internacionais, que apresentam seus espetáculos no festival. Além disso, exposições e feiras enchem os olhos dos visitantes, que se encantam ainda mais no Desfile de Bonecos, o ponto alto da festa.
Em abril, período de Páscoa, é a ChocoSerra que movimenta Canela, com um espaço dedicado ao delicioso chocolate da região. Decoração especial espalha alegria pela cidade e no Centro de Feiras de Canela, os visitantes conhecem as fábricas da região e podem comprar os mais diferentes ovos de chocolate, além de ver espetáculos teatrais e circenses, além de shows de artistas locais e nacionais.
E no final do ano, as festas natalinas deixam Canela com um clima mágico. O Sonho de Natal, criado em 1988, tem uma programação especial de novembro ao dia 06 de janeiro, que é comemorado o Dia de Reis. Dentre as atrações, apresentações musicais e artísticas cantam a história do Natal, complementados com uma decoração que invade toda cidade. Os desfiles noturnos são o ponto alto da programação e emocionam os visitantes.
Como Chegar em Canela
De avião:
Canela não possui aeroporto, tendo duas opções para chegar de avião até a região. Via Caxias do Sul, o Aeroporto Hugo Cantergiani recebe poucos voos diários e fica a 74 km de Canela. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebe voos diários de diversas companhias aéreas nacionais e internacionais e está localizado a 104 km de Canela. De ambos os aeroportos a empresa Citral tem linhas diretas de ônibus para Serra Gaúcha.
De carro:
Saindo de Porto Alegre, são 112 km até Canela. Via BR-116 em direção a Novo Hamburgo, pegue a saída para Santa Maria do Herval e após a RS-235 em direção a Gramado e siga até Canela. Há sinalização indicativa por todas as vias, que fazem parte da Rota Romântica.
Saindo de Florianópolis, são 434 km até Canela. Siga pela BR-101 até próximo a Terra de Areia, após pegue a RS-417 e siga pela RS-486, que vira RS-020 até São Francisco de Paula. Siga então pela RS-235 até Canela. Há sinalização adequada em toda via.
De ônibus:
Apenas da capital Porto Alegre há ônibus direto para Canela, saindo do Aeroporto Salgado Filho ou da rodoviária, em vários horários pela empresa Citral, a um valor médio de R$ 30,00 a tarifa.
Citral: www.citral.tur.br/ - (51) 3228-5128 rodoviária e (51) 3358-2960 aeroporto.
Informações Úteis de Canela
Informações Turísticas de Canela
Largo da Fama, s/n
Fone: (54) 3282-2200 ou 3282-3230
Rodoviária
Rua Ernesto Urbani, s/n
Fone: (54) 3282-1375
Parque Estadual do Caracol
RS-466
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08:45 às 17:45 min. Sábados, domingos e feriados das 08:45 às 18:00 min.
Valor de entrada: R$ 12,00 por pessoa. Crianças abaixo de 11 anos e idosos pagam R$ 6,00.
Fone: (54) 3278-3035
Site: www.parquedocaracol.com.br
Castelinho do Caracol
Estrada do Caracol, km 03
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 13h e 14:20 às 17:40 min.
Valor da entrada: R$ 10,00 por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam e idosos acima de 60 anos pagam R$ 5,00.
Fone: (54) 3278-3208
Site: www.castelinhocaracol.com.br
Parque da Ferradura
Estrada da Ferradura
Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 17:30 min.
Valor da entrada: R$ 8,00 adulto. R$ 4,00 crianças e idosos.
Fone: (54) 9972-8666
Parque das Sequoias
Rua Godofredo Raymundo, 1.747
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 17h.
Valor da entrada: R$ 5,00 por pessoa.
Fone: (54) 3282-1373
Site: www.sequoias.com.br/parque
Parque Municipal do Pinheiro Grosso
RS-466 - Estrada do Caracol
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08:45 às 17:45min e sábado, domingos e feriados das 08:45 às 18:00 min.
Valor da entrada: R$ 6,00 adulto; R$ 3,00 para crianças e idosos.
Fone: (54) 3282-6502
Site: www.parquedopinheirogrosso.com.br
Ecoparque Sperry
Linha 28 - Estrada Professora Elvira A. Benetti - Vale do Quilombo
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 09 às 17h.
Valor da entrada: R$ 12,00 adultos e R$ 6,00 para crianças de 6 a 11 anos.
Restaurante Bêrga Mótta: aberto aos sábados, domingos e feriados das 12 às 15h, com valor de R$ 50,00 que isenta o pagamento do ingresso.
Fone: (54) 9629-8765
Site: www.ecoparquesperry.com.br
Estação Verde Adventure Park
Rodovia Arnaldo Oppitz, 661
Fone: (54) 3278-1104
Site: www.parqueestacaoverde.com.br
Alpen Park
Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 18h.
Fone: (54) 3282-9752
Site: www.alpenpark.com.br
Mundo a Vapor
Avenida Dom Luiz Guanella, 1.201
Horário de funcionamento:
Janeiro, julho e dezembro: diariamente das 09:15 às 17:00min.
Demais meses: exceto quartas-feiras das 09:15 às 17:00min.
Valor da entrada: R$ 15,00 adultos e R$ 7,00 para crianças e idosos.
Fone: (54) 3282-1125
Site: www.mundoavapor.com.br
Museu da Moda
Avenida Ernani Kroeff Fleck, 1810
Horário de funcionamento: de domingo a quinta das 10 às 18h. Sextas e Sábados das 10 às 19h.
Valor da entrada: R$ 35,00 por pessoa. Menores de 6 anos não pagam ingresso.
Fone: (54) 3282-1121
Site: http://www.museudamodadecanela.com.br
Mundo Gelado
Estrada do Caracol, 3.915
Horário de funcionamento: exceto quartas-feiras das 09 às 18h
Fone: (54) 3278-3085
Site: www.parquemundogelado.com.br
Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico
Rodovia Arnal Opptiz, 2.830
Horário de funcionamento:
Parque: de terça a domingo das 09 às 17h.
Restaurante: de quarta a domingo das 11 às 16h.
Fone: (54) 3282-6954
Site: www.parqueflordovale.com.br
Vitivinícola Jolimont
Estrada Morro Calçado
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 17h.
Fone: (54) 3282-1232
Site: www.vinhosjolimont.com.br
Cervejaria Farol
Severino Inocente Zini, 150
Horário de funcionamento: diariamente.
Vide programação para horários das atrações artísticas e valores.
Fone: (54) 3282-7007
Site: www.cervejariafarol.com.br
Flâmmi Mundo da Vela
Júlio Fúlvio Schmitt, 90
Fone: (54) 3282-9572