Nova Petrópolis
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O pórtico de entrada de Nova Petrópolis pela Região das Hortênsias, já mostra a bela tradição de jardins floridos da cidade, que ganhou o título de Jardim da Serra Gaúcha. A beleza da cidade é complementada pela arquitetura enxaimel, que é uma técnica de encaixe de madeira sem a utilização de pregos.
Nova Petrópolis foi fundada em 1858, por alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück que vieram ao Brasil trazendo seus costumes e tradições. O Parque Aldeia do Imigrante, um dos principais pontos turísticos do município, é um espaço destinado à preservação e divulgação desta bela cultura europeia e recebe anualmente no inverno o Festival do Folclore.
Passagem obrigatória no centro da cidade, a Praça da República abriga o Portal Verde da Imigração Alemã, que homenageia os corajosos colonos, que lutaram pela emancipação e desenvolvimento do município. A praça também dispõe de um Labirinto Verde, que entretém os visitantes que tentam chegar ao seu centro, e do marco da união da população pelo cooperativismo.
Berço do Cooperativismo de Crédito da América do Sul, pela iniciativa e estímulo do Padre Theodor Amstad, que tem uma praça em sua memória, Nova Petrópolis propagou para o restante do País esta forma de união pelo bem comum.
Em meio ao verde exuberante do Vale do Rio Caí, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem apreciada em 270° do Ninho das Águias. A Cascata Johann Grings e o Monte Malakoff mostram outras belezas da região, que juntas com um antigo Moinho e várias propriedades rurais demonstram o potencial turístico da cidade.
Para os consumidores a procura de novidades, as lojas ao longo da Avenida XV de Novembro apresentam o melhor das malhas e tricô, produzidas nas fábricas da cidade e lançadas na Festimalhas, um dos eventos que movimentam a região.
Não vá embora de Nova Petrópolis sem se deliciar com os cafés coloniais servidos nas aconchegantes casas de madeiras, com pães, bolos, doces e salgados, regados a sucos, chocolate quente e um cafezinho especial.
O que fazer em Nova Petrópolis
A influência alemã está por todos os cantos de Nova Petrópolis, principalmente nos jardins e arquitetura típica. A Praça da República é passagem obrigatória pelo centro.
Visite o Labirinto Verde e o Jardim das Sensações para ter experiências diferenciadas. Para conhecer melhor a cultura da cidade, vá ao Parque Aldeia do Imigrante e a Praça Theodor Amstad, que lembra o início do cooperativismo no Brasil. A beleza natural da região pode ser vista do alto no Ninho das Águias e de baixo do Vale do Rio Caí. A Cascata Johann Grings e o Monte Malakoff são outros pontos lindos para visitar. Nova Petrópolis possui muitas fábricas de malhas e tricô e a Festimalhas movimenta a região.
O Café Colonial, considerado o melhor do País, é imperdível em qualquer época.
Praça da República
Um refúgio bucólico sempre florido no centro de Nova Petrópolis, ponto obrigatório para todos os visitantes.
A Praça da República, também conhecida como Praça das Flores, pelos seus belos jardins sempre floridos, está localizada na Avenida XV de Novembro, desde 1858, ano da colonização na cidade.
Na Praça existem três importantes monumentos: uma placa com os dizeres “Homenagem aos colonizadores e batalhadores, pela Emancipação de Nova Petrópolis na data de seu centenário de Colonização. 07/09/1858 – 07/09/1958”, referência aos 100 anos de imigração; o Portal Verde da Imigração em homenagem aos antepassados, com o Brasão do Município e duas placas comemorativas, da Inauguração do marco em 1992 e pela visita do Presidente da Alemanha, em 1995; e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina.
Além da simbologia dos monumentos, a Praça ainda abriga a Casa do Artesão, com uma Central de Informações ao Turista e o Labirinto Verde.
Labirinto Verde
Ciprestes plantados em círculos e cuidadosamente cortados em forma de cerca viva formam o Labirinto Verde. Tente chegar ao centro.
Atração localizada na Praça da República, ou Praça das Flores, o Labirinto Verde foi idealizado pelo morador, Sr. Hans Hesse, em substituição a um campo de futebol no final da década de 1980.
Inaugurado em 1989, o Labirinto Verde é formado por ciprestes cultivados em círculos como cerca vivas, com apenas um trajeto para chegar ao centro da brincadeira. A entrada é gratuita e diverte os visitantes.
Parque Aldeia do Imigrante
Resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemãs: o Parque Aldeia do Imigrante é uma homenagem aos colonizadores da região.
Inaugurado em 1985, no centro de Nova Petrópolis, o Parque Aldeia do Imigrante conta com uma área de cerca de 10 hectares, com muita mata nativa e é dividido em dois espaços: Aldeia Bávara e Aldeia Histórica.
A Aldeia Bávara possui um Pórtico de Entrada, o Salão de Baile, o Biergarten (jardim da cerveja), além de lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais. E a Aldeia Histórica reproduz a estrutura e o funcionamento de uma aldeia de imigrantes entre os anos de 1875 e 1910, na forma de Museu Vivo.
Na década de 1970, muitos moradores estavam substituindo os materiais das antigas construções e perdendo a riqueza histórica da arquitetura utilizando a técnica enxaimel, edificação por encaixe, sem pregos. Esta preocupação fez com que o parque tivesse foco neste aspecto e os prédios escolhidos para fazer parte do acervo vieram de diversas localidades do interior do município, foram desmontados e reerguidos a partir de fotos tiradas no local definitivo do parque.
Nas lojas do parque, os cucos chamam atenção. Importados da região de Floresta Negra, no sul da Alemanha, os cucos são relógios artesanais esculpidos e entalhados manualmente em madeira, tradicionais na cultura alemã.
Vale do Rio Caí
A bela paisagem natural da região pode ser admirada no Vale do Rio Caí, harmonicamente complementado pela imigração alemã.
Ao longo do Rio Caí, estendendo-se pela divisa dos Municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, há um vale que leva o nome do rio, com belíssima mata em suas encostas e plantações nas áreas de várzeas.
A Fazenda Pirajá, do alto do morro, tem uma vista linda do Vale do Rio Caí, com o Ninho das Águias como atração principal.
Ninho das Águias
Com bela vista do Vale do Rio Caí e da cidade de Caxias do Sul, o Ninho das Águias é um dos pontos mais visitados em Nova Petrópolis.
Localizada a 4 km do centro, no noroeste de Nova Petrópolis, o Ninho das Águias é uma rampa de voo livre com 684 metros de altitude, proporcionando uma vista espetacular de 270° para o Vale do Rio Caí e a cidade de Caxias do Sul.
Nova Petrópolis conta com um Clube de Voo Livre e para prática deste esporte, a melhor época é entre março e outubro, quando a incidência de vento norte/nordeste é mais frequente, podendo alcançar 3 mil metros de altitude. O pouso geralmente é realizado na propriedade de Normélio Schneider, uma área mais segura.
Praça Theodor Amstad
Berço do cooperativo no Brasil, Nova Petrópolis tem na Praça Theodor Amstad uma homenagem à união.
Localizada na Linha Imperial na RS-235, a 7 km do centro de Nova Petrópolis, a Praça foi construída em 1942, como uma homenagem ao Padre Theodor Amstad, pioneiro e incentivador do cooperativismo no Brasil. Nesta localidade foi constituída a primeira cooperativa no país, em 1902.
Padre Theodor Amstad veio da Suíça, em 1902 e instalou-se na Linha Imperial. Com o exemplo europeu, reuniu poupança das comunidades e criou a Bauerkasse, a caixa rural para os colonos. Chamado de Colonorum Pater (Pai dos Colonos) tinha o lema Omnibus Omnia (tudo para todos) e incentivou o cooperativismo no Brasil.
A Praça está ao lado da Igreja São Lourenço Mártir, com belíssimos vitrais e pinturas a óleo, que abriga o túmulo do Padre Amstad, para lembrar sempre seu trabalho e sua dedicação na região.
Pinheiro Multissecular
Praticamente isolado, o Pinheiro Multissecular é um remanescente da sua espécie.
Na Linha Imperial, localizado a 1 km da RS-235, com acesso via Praça Theodor Amstad, na propriedade de Lourdes Grings, o Pinheiro Multissecular é uma atração natural da cidade.
Sobrevivente do ciclo madeireiro extrativista da região, o Pinheiro está isolado de sua espécie e é ponto constante de visitação em Nova Petrópolis. O velho senhor possui 45 metros de altura e um diâmetro equivalente ao círculo feito por 7 pessoas adultas de mãos dadas.
Cascata Johann Grings
Água pura e cristalina gelada diretamente da rocha. A Cascata Johann Grings é local de banho refrescante.
A Cascata Johann Grings está localizada na Linha Imperial, km 7 da RS-235. Leva este nome em homenagem ao imigrante alemão vindo da cidade de Wiebeshein, em 1862, com o objetivo de construir moinhos na região.
No riacho que forma a cascata foi construído o primeiro moinho da região, onde funcionava também uma serraria. Entre a cascata e o alicerce ainda se encontra a chamada Bica, com água cristalina e muito gelada que sai de uma rocha, considerada a primeira ‘geladeira’ da Linha Imperial, que era utilizada para resfriar garrafas de vinho e cerveja.
Moinho Rasche
Antigo moinho de milho para farinha, o Moinho Rasche abriga um museu, resgatando tradições culinárias.
O antigo prédio do Moinho Rasche foi restaurado e reinaugurado em 2008, abrigando atualmente um museu e uma cozinha pedagógica.
O destaque do local fica por conta da uma pedra mó, que ainda funciona moendo o milho para transformá-lo em farinha e a cozinha que desenvolve atividades e cursos relacionados à gastronomia.
Monte Malakoff
Trilhas de ecoturismo que chegam ao alto do Monte Malakoff proporcionam uma bela vista do Vale do Rio Caí.
Localizado na Linha Brasil, o Monte Malakoff é uma formação rochosa com paredes de pedra basáltica e paredões de mais de 100 metros de altura. No topo do monte há uma pedra quase suspensa, chamada de Pedra do Silêncio.
O monte ganhou este nome devido a uma Torre construída na época da heroica defesa de Sebastopol, durante a guerra da Criméia (1853-1855). Os primeiros imigrantes quando avistaram o morro em Nova Petrópolis, o chamaram assim.
O Monte Malakoff é ideal para escalada durante o ano todo, sendo considerado um dos mais difíceis de escalar do mundo. Com uma área de 16 hectares e muita mata nativa, possui diversas trilhas para caminhadas até o alto do Malakoff, de onde se tem uma vista privilegiada do Vale do Rio Caí.
Jardim da Percepção
Na Rua Rui Barbosa o visitante pode vivenciar uma experiência diferente: o jardim da percepção.
O Jardim da Percepção é um grande jardim cultivado para promover uma experiência diferenciada aos visitantes. O passeio monitorado é realizado com os olhos vendados e durante o percurso há o contato com cerca de 200 espécies de plantas herbáceas e árvores, que são divididas em três categorias para novas sensações: Táteis, Perfumadas e Gustativas.
O caminho interno ao Jardim conta ainda com esculturas, pedras e animais empalhados.
Galeria de Arte Casa Amarela
Obras únicas e de diferentes ramos da arte produzidos por artistas locais encantam os visitantes que passam na Casa Amarela.
Pintura em tela e papel, cerâmica ou porcelana, seja qual for o material, a Galeria de Arte Casa Amarela abriga belas expressões artísticas de artesãos locais, divulgando as suas obras.
Na edificação de 1940, também são oferecidos cursos de desenho e pintura, aliando o conhecimento e a prática.
Agroturismo
O ‘Alemães do Sul - Caminhos de um Povo’ é o roteiro rural e cultural de Nova Petrópolis, que percorre 6 propriedades de imigrantes, conhecendo suas tradições.
Durante quatro horas, os turistas visitam um museu familiar repleto de objetos, fotos e documentos, um verdadeiro resgate a cultura alemã, acompanham a extração de essências para perfumes e conhecem as primeiras casas em estilo enxaimel da região, muito conservadas.
No final do passeio, os visitantes podem apreciar a música e ver os trajes típicos germânicos na dança Polonaise, tradicional na cidade, além de se deliciar com pães, cucas e doces e se encantar com o artesanato típico.
Quando ir à Nova Petrópolis
Em Nova Petrópolis todas as épocas são boas para visitas. Para uma viagem romântica, o inverno é a estação ideal, quando o frio e as paisagens congeladas convidam para momentos a dois em frente à lareira e um bom jantar a luz de velas, acompanhado de um ótimo vinho da região.
O inverno também acolhe o tradicional Festival de Folclore, entre os meses de julho e agosto, com a programação de final de semana agitando a cidade. O Centro de Eventos e o Parque Aldeia do Imigrante são palco para grupos folclóricos alemães apresentarem suas danças, seguidas de bailes. Os jogos germânicos são diferentes e chamam atenção, assim como as demonstrações de provas campeiras gaúchas. A saborosa comida alemã é servida nos jantares típicos e ao final do festival ocorre um belíssimo desfile na rua principal de Nova Petrópolis.
Antes da estação mais fria do ano, em abril e maio, Nova Petrópolis sedia desde 1990 o Festimalha, ocasião onde centenas de fabricantes lançam novas coleções de vestuário de malha e tricô, com desfiles de moda e shows de artistas locais no Centro de Eventos.
Como Chegar em Nova Petrópolis
De avião:
Nova Petrópolis não possui aeroporto. São duas opções para chegar de avião à região: 1) via Caxias do Sul, no Aeroporto Hugo Cantergiani, distante a 32 km, que recebe poucos voos diários. 2) Via Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que recebe voos diários de diversas companhias aéreas nacionais e internacionais e está localizado a 81 km de Nova Petrópolis.
De carro:
Saindo de Porto Alegre, são 89 km até Nova Petrópolis. Todo trajeto é pela BR-116 e próximo a Nova Petrópolis, pega o trevo da RS-235 em direção ao centro. Há sinalização indicativa por todas as vias, pois a cidade faz parte da Rota Romântica.
Saindo de Florianópolis, são 476 km até Nova Petrópolis. Siga pela BR-101 até próximo a Terra de Areia, após pegue a RS-417 e siga pela RS-486, que vira RS-020 até São Francisco de Paula. Siga então pela RS-235, passando por Canela e Gramado até Nova Petrópolis. Há sinalização adequada em toda via.
De ônibus:
Apenas da capital Porto Alegre há ônibus direto para Nova Petrópolis, saindo da rodoviária, em quatro horários diários pela empresa Citral, a um valor médio de R$ 20,00 a passagem.
Citral: http://www.citral.tur.br/ - (51) 3228-5128 rodoviária e (51) 3358-2960 aeroporto.
Informações Úteis de Nova Petrópolis
Central de Informações Turísticas - Torre Vigia
Avenida 15 de Novembro, 100
Fone: (54) 3281-1398
Rodoviária
Avenida 15 de Novembro, 1.577
Fone: (54) 3281-1100
Parque Aldeia do Imigrante
Avenida XV de Novembro, 1.966
Fone: (54) 3281-1254
Moinho Rasche
Rodovia Presidente Getulio Vargas, 1.990
Horário de funcionamento: diariamente das 09 às 17h.
Entrada gratuita.
E-mail: [email protected]
Fone: (54) 3281-4202
Malakoff
Linha Brasil Fundos, 7 km da RS-235
Fone para informações: (54) 3281-1254
Galeria de Arte Casa Amarela
Rua Pastor Paulo Evers, 1.328
Fone: (54) 3298-8005 ou (54) 9604-0794
Site: www.facebook.com/casaamarelanp