Porto Velho
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Porto Velho é a capital do distante estado de Rondônia. A cidade não é nem de londe uma das mais antigas do Brasil, pois surgiu no início do século 20 durante a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré por onde se distribuía a borracha produzida na região. A cidade recém comemorou seu centenário no início de outubro deste ano. O progresso tecnológico demorou a chegar, mas com a instalação de duas usinas hidrelétricas na região e a presença das melhores instituições de ensino, Porto Velho começou a crescer gradualmente e se tornar mais urbana, apesar de não perder os ares rústicos e o marasmo típico de cidades menores.
Apesar da famosa ferrovia estar desativada atualmente, um museu permanece com as portas abertas para lembrar os moradores desse tempo e informar os turistas sobre como era Porto Velho em outras épocas. O Museu Ferroviário fica instalado em um galpão próximo ao Rio Madeira e conta com um rico acervo composto por máquinas, móveis antigos, tornos, fotografias, documentos e até mesmo uma locomotiva datada de 1978.
Os amantes da natureza podem desfrutar do passeio mais tradicional de Porto Velho: o de barco pelo Rio Madeira. O passeio dura um pouco menos de uma hora, mas é o suficiente para apreciar a bela paisagem e conhecer a corredeira de Santo Antônio, um dos pontos mais conhecidos da cidade. Para ter uma observação privilegiada, opte pelos passeios ao entardecer para admirar o por do sol. Com sorte o passeio ganha a companhia dos botos que alegremente aparecem para cumprimentar os visitantes.
Os apreciadores de atividades físicas podem optar por caminhadas e trilhas no Parque Natural de Porto Velho, que abriga uma imensa área de 200 hectares e ainda proporciona a visita a um museu, zoológico, viveiros, além de banhos em cachoeiras cristalinas. A cidade interiorana também se destaca quando o assunto é vida noturna. O agito se concentra em um único lugar, a chamada "Calçada da fama”, rua em que se concentra a maior parte dos bares e boates que levam os turistas noite adentro.
Não se pode conhecer Porto Velho por completo sem visitar o Mercado Central, um tradicional local para reunião de moradores da cidade e também melhor escolha para se alimentar com fartura com mingaus, tapioca, bolos típicos, queijos, temperos e frutas exóticas. Lá também pode-se tomar um café da manhã reforçado para começar bem o dia. Para apreciar pratos mais elaborados da culinária local siga para os restaurantes espalhados pela cidade.
Informações Úteis de Porto Velho
Informações turísticas - (69) 3901-3180
Fuso horário: uma hora a menos do que Brasília. No verão a diferença aumenta para duas horas.
Distância: Rio Branco - 510 km.
Mais infos no site: http://www.portovelho.ro.gov.br/