Visconde de Mauá
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Visconde de Mauá está em uma região da serra privilegiada, logo ao lado de destinos como Maromba e Maringá que completam o circuito paisagístico. Mauá fica praticamente escondida na Serra da Mantiqueira na divisa com Minas Gerais. Por isso, o local tende a misturar as influências de ambos os estados, principalmente quando se trata de gastronomia. A sua altitude de 1300 metros faz com que a cidade esteja sempre com climas agradáveis e amenos e no inverno alcance temperaturas mais baixas. O clima de serrado é o que mais desperta o interesse dos casais apaixonados que escolhem Mauá para passar uma lua de mel inesquecível ou apenas um feriado ou fim de semana romântico.
As pousadas e hotéis do entorno são voltados prioritariamente para esse público. Oferecendo assim, infraestrutura e serviços específicos, além de paisagens incríveis. Em plena estrada, próximos à mata e cachoeiras estão boa parte das pousadas que oferecem espaços ao ar livre com redes, chalés aconchegantes com lareira, hidromassagem e sauna, outros abrigam piscinas e servem café da manhã colonial no quarto ou restaurante. As pousadas ficam em lugares estratégicos da onde partem trilhas para as cachoeiras mais próximas. Trata-se de uma vivência inesquecível e marcante.
E assim os turistas escolhem suas atividades que consistem basicamente em trekkings pela mata, cavalgadas pelo entorno com direito a pernoite selvagem e banhos nas piscinas naturais e corredeiras. Todo o percurso é emoldurado por araucárias e vales que completam o clima rústico do lugar. O Rio Preto é o que abastece as quedas d’água da região como o Poção da Maromba, Escorrega, Santa Clara, Saudade e alguns outros que entrecortam a região. Alguns deles são mais próximos, outros mais distantes, mas todos surpreendem e reservam uma beleza em particular. Certas cachoeiras ficam ao lado de bares, o que torna o passeio ainda mais agradável.
Falando em gastronomia, a vila se destaca por abranger uma excelente variedade de restaurantes tradicionais que servem as famosas trutas ou pratos internacionais. É possível visitar os trutários, adquirir queijo de cabra, bolos caseiros e outros doces artesanais nas vilas da região.
É indicado realizar as trilhas e cavalgadas com guias, levar agasalhos e dinheiro em espécie, uma vez que não há muitas opções de caixas eletrônicos pelo vilarejo.
Veja a galeria de Fotos de Visconde de Mauá
O que fazer em Visconde de Mauá
Visconde de Mauá é um reduto de belezas naturais.
Lá se encontra conforto, quedas d´água cristalinas de até 50 metros que formam piscinas naturais, um convite para banhos e brincadeiras em escorregadores naturais e pedras que mais parecem trampolins.
Rapel, tirolesa, arvorismo e bóia-cross estão entre os esportes radicais que podem ser praticados em Alcantilado. Percorrer trilhas e cavalgar são roteiros que inúmeros turistas incluem em sua programação.
Para fugir um pouco da natureza, vale visitar as lojas de artesanato e restaurantes requintados que se destacam no país inteiro.
Cachoeiras
As cachoeiras de Visconde de Mauá e seus arredores são os principais atrativos de quem por ali passa.
Não há como visitar o pacato vilarejo e resistir às trilhas que levam a cenários paradisíacos.
No calor os turistas se divertem com banhos relaxantes e, no inverno, turistas aproveitam ao menos para apreciar o visual.
Alcantilado
Esta gigante cachoeira tem 50 metros de queda abundante de água. É proibida para banhos, mas vale a pena pelo visual. Fica dentro de uma propriedade, a 9 km de Mauá. No caminho até lá encontram-se outras nove quedas d’água propícias para banhos.
Escorrega
Leva esse nome por abrigar um escorregador natural de 30 metros, da onde é possível descer deslizando na pedra lisa direto até as piscinas naturais. Ideal para banhos. Reserva um bar acima do rio onde fica um deque. Fica a 11 km da vila.
Santa Clara
Esta é a segunda maior cachoeira da região, só perde para Alcantilado. São 40 metros de queda d´água. Os praticantes de rapel podem se divertir aqui. Fica a 9 km de Visconde de Mauá.
Saudade
Uma trilha de cerca de 2 km leva até a Cachoeira da Saudade. As pedras completam o visual bucólico. Um bar no final do caminho garante a satisfação dos turistas. Fica a 15 km do vilarejo.
Poção da Maromba
Uma queda de seis metros dá origem a piscinas naturais refrescantes e geladas. A água tende a ser profunda e de vez em quando a correnteza pode ser forte. Fica a 10 km de Mauá.
Poço do Marimbondo
As três horas de caminhada em plena mata até essa cachoeira vale a pena por ser uma das mais afastadas, perfeitas para descanso e momentos de contemplação da natureza. Fica a 9 km e Mauá.
Toca da Raposa
A cachoeira de duas quedas leva direto a piscinas para mergulhos contornadas pela mata Atlântica. Um bar ali próximo torna o local ainda mais atrativo. Fica a 10 km da vila.
Véu da Noiva
De acesso simples, basta percorrer cem metros de trilha para chegar a esta cachoeira. São 15 metros de queda d’água cristalina. Fica a quase 10 km de Mauá.
Ecoturismo em Visconde de Mauá
Mais do que se banhar nas águas cristalinas das cachoeiras, em Visconde de Mauá é indicado realizar passeios alternativos e emocionantes que exigem disposição e espírito aventureiro.
O passeio de cavalo é um deles que leva até paisagens distantes com parada para banhos e com pernoite na mata incluída ou não no roteiro, outra é a prática de trekking que pode levar horas até chegar a pontos que são verdadeiros mirantes naturais e a execução de esportes como o rapel, arvorismo, tirolesa e outros.
Passeios a cavalo
Os vales no entorno da região abrigam trilhas perfeitas para cavalgadas no meio da mata e que levam a poços e cachoeiras escondidas. Um dos pontos mais visitados é o pico da Pedra Selada. O roteiro pode ter de duas horas a dois dias com acampamento selvagem incluso. Exige-se o acompanhamento de guias que conhecem a região.
Trekking
Algumas trilhas curtas e leves levam até algumas cachoeiras mais próximas, mas as mais divertidas são aquelas mais íngremes e distantes como a que leva até o Pico da Pedra Selada a 1.755 metros do chão. A recompensa vem após a subida, da onde se pode observar o Vale do Paraíba e o pico das Agulhas Negras.
Esportes radicais
No Vale do Alcantilado, próximo à cachoeira de 50 metros de altura, pode-se praticar esportes de aventura como tirolesa, rapel, pêndulo, bóia-cross e arvorismo. É preciso ter experiência nas práticas.
Compras em Visconde de Mauá
Diferentes iguarias se encontram em Mauá para degustação e também objetos artesanais.
Dentre os alimentos se destacam os bolos húngaros caseiros, o queijo de cabra tradicional ou com ingredientes exóticos e as trutas. Já no artesanato se destacam os objetos de decoração e roupas.
Lojinhas de artesanato
As antigas casinhas de cerâmica dão vida às lojinhas de artesanato que vendem suvenires e objetos artesanais. Opções de presentes tradicionais como óleos aromáticos, objetos de decoração como sinos, acessórios e roupas estão sempre expostos.
Bolos caseiros
Os bolos caseiros produzidos de forma artesanal se destacam na região. O mais famoso é o bolo húngaro feito por doceiras e incluem ingredientes como nozes, castanhas, passas e canela. A iguaria fica ainda mais saborosa por ser servida com sorvete, chantilly ou calda de chocolate, a gosto do cliente.
Queijo de cabra
A influência mineira se apresenta na produção desse queijo que pode vir no formato frescal, meia cura ou cremoso. Para os que preferem o queijo em variações exóticas recomenda-se os com pimenta, alecrim, alho ou tomate-seco. Tem sabores para todos os gostos. Fica no caminho para o Vale do Pavão e Vale da Prata.
Trutários
Os criadouros de trutas já são conhecidos por toda região de Mauá. O peixe pode ser adquirido em formatos diferentes: defumada, fresca ou em patê. Fica no Vale de Santa Clara.
Quando ir à Visconde de Mauá
Existem apenas duas opções para visitar Vistonde de Mauá: no frio ou no calor.
Se optar por viajar em estações mais amenas, como no verão, vale aproveitar as cachoeiras cristalinas do entorno.
Agora, caso viaje no inverno, a programação perfeita para casais inclui fondues ao pé da lareira, sopas e vinho. Os preços das diárias costumam aumentar entre maio e agosto e é indicado realizar reservas antecipadas.
Festivais gastronômicos que convidam chefs e apreciadores para o Concurso Gastronômico e o Festival do Pinhão acontecem sempre em maio.
Festa do Pinhão
Conceituados chefs do país inteiro e também apreciadores de gastronomia chegam a Mauá sempre em maio para participar do Festival do Pinhão com pratos sofisticados à base da semente.
O evento dura um fim de semana e acontece no início de maio. Chefs de todo o Brasil se deslocam para participar do concurso como jurados de pratos preparados com a iguaria por restaurantes locais.
Na outra semana uma festa nas ruas com direito a comes e bebes empolga os visitantes.
Como Chegar em Visconde de Mauá
De avião:
O aeroporto de referência é o da capital.
De carro:
O acesso principal é pela Via Dutra, depois a RJ-163 entre as cidades de Itatiaia e Resende e, finalmente a RJ-151.
De ônibus:
Do Rio as empresas Cometa, Cidade do Aço e Resendense fazem o translado até Visconde de Mauá.
De São Paulo, a opção é pegar a viação Cometa até Resende e outra condução até Mauá.
Informações Úteis de Visconde de Mauá
Distâncias: Penedo – 30 km / Rio de Janeiro – 202 km / São Paulo – 311 km.
Informações turísticas – (24) 3387-1283
Rodoviária – (24) 3355-4534
Banco: Itaú, centro de Mauá.