Angra dos Reis
Nesta página, você vai encontrar:
- O que fazer
- Praias
- Atrativos culturais
- Esportes
- Vida noturna
- Quando ir
- Como chegar
- Informações Úteis
Veja também:
Angra dos Reis é rota turística dos fãs da natureza, mergulhadores e surfistas. A cidade abriga um impressionante complexo de 365 ilhas rodeadas de águas verdes e cristalinas, vegetação nativa da mata Atlântica e areia fina e clara. Algumas se destacam pelos coqueiros ou pitangueiras que abrigam, já outras resguardam pedras que complementam o visual. Dentre as ilhas de maior destaque estão a Ilha Grande, Gipóia, Itanhanga e as Botinas. Em algumas é indicado realizar mergulhos profundos em meio à curiosas espécies. Os mergulhos podem ser feitos com cilindro ou com máscara e snorkel. Outra prática muito comum nas praias de Angra é o surf nos locais de mar aberto. Além desses, também se encontram atividades como canoagem e escalada para os mais radicais. Agora, se o objetivo for conhecer o máximo de praias que conseguir, vale a pena percorrer as trilhas no meio da mata ou reservar um passeio de escuna que levam até os mais belos cenários de águas verdejantes.
A atração central fica por conta do Centro Histórico que abriga Museu de Arte Sacra com acervo clássico, o Mercado de Peixe com iguarias fresquinhas, teatro municipal com apresentações esporádicas, Casa da Cultura com exposições de artistas regionais, Praça General Osório com um chafariz, Igreja de Santa Luzia e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com linhas de arquitetura simples. A vida noturna em Angra também não decepciona, além do Reveillon e Carnaval que costuma ser bem animado, na alta temporada acontecem frequentemente festas e luaus na praia com pistas de dança e DJ´s que fazem todo mundo sair do chão.
As principais opções de pousadas e hotéis ficam na Avenida do Contorno e na Ponta Leste. Já os luxuosos resorts concentram-se nos distritos de Bracuí, Frade e Mambucaba, onde ficam situadas as principais ilhas e praias, permitindo assim um acesso extremamente fácil às belezas naturais. São inúmeras as opções de hospedagem para todo perfil de turista. No quesito alimentação Angra também é referência. Incontáveis restaurantes dispostos da Vila do Frade servem pratos gourmets internacionais e a base de frutos do mar e pescados. Alguns quitutes, drinks e bebidas geladas são facilmente encontrados nos interessantes bares flutuantes.
O que fazer em Angra dos Reis
As 356 ilhas presentes em Angra dos Reis fazem do local um dos preferidos de turistas e moradores vizinhos que se deslocam nos finais de semana e feriados prolongados para curtir a calmaria das águas em praias desertas, realizar mergulhos ao lado de peixes coloridos ou se esbaldar nos bares flutuantes ou festas na praia que ocorrem na alta temporada. As incríveis opções de praias completamente preservadas, fazem a cabeça dos turistas, mas passeios no centro histórico também são uma boa pedida em meio à igrejas e museus.
Conjunto da Praça General Osório
Na Praça General Osório, região central da cidade, encontra-se o chafariz Marquês do Herval, casarios e sobrados coloniais do século 18 e a igreja do Carmo. A arquitetura se evidencia nas molduras de pedras e portas de madeira. Fica no Largo do Carmo.
Mercado de Peixe
Bem ao centro de Angra fica situado o Mercado de Peixe que abastece todos os restaurantes e bares da região para que produzam seus saborosos petiscos com a qualidade que os clientes merecem. O mercado abriga todo tipo de espécies: robalos, peixe espada e frutos do mar. Os próprios pescadores comercializam as iguarias fresquinhas. Anualmente é realizada uma Festa do Peixe com shows musicais e tendas que servem pescados no capricho. Fica em frente ao Chafariz da Saudade, na Praça Zumbi dos Palmares.
Praias de Angra dos Reis
As águas cristalinas de Angra dos Reis são o principal atrativo. Sempre localizadas dentro de condomínios fechados ou afastadas de tudo e de todos, é necessário realizar trilhas relativamente longas ou se locomover através de embarcações até os cenários mais distantes. As ilhas são ricas em vida marinha, propiciando ótimos mergulhos profundos.
Praia das Botinas
O local é um dos principais destinos de Angra, a beleza fica por conta das duas pequenas ilhas lá encontradas que nada mais são do que formações rochosas carregadas de coqueiros. Entre as duas ilhotas se encontra uma fenda com rica vida marinha, da onde é indicado realizar mergulhos.
Praia da Gipóia
Esta extensa ilha, segunda maior de Angra, reserva enseadas pequenas e calmas e água cristalina. Fazem parte da ilha do Gipóia a praia do Dentista com movimentação de turistas em busca dos bares flutuantes, Praia das Flechas com vista para a Ilha Grande e restaurantes conhecidos, Praia das Amendoeiras que abriga vegetação abundante e recebe surfistas em busca das boas ondas e, claro, aquelas praias perfeitas para mergulhos e que apresentam alta visibilidade como a Praia do Sururu, Fazenda, Piedade e da Venda. Fica a meia hora do centro.
Praia de Cataguases
Próxima ao continente, as ilhas abrigam areias finas e águas tranquilas ideais para banhos. As ilhas abrigam espécies interessantes de árvores, como as pinangueiras ao centro. Costuma receber um vai e vem intenso de escunas o dia todo.
Praia de Paquetá
Mergulhadores profissionais costumam visitar esta ilha para realizar a prática. O cenário pacato rodeado de pedras fica ainda melhor com os restaurantes de nativos que servem petiscos tradicionais e à base de pescados.
Praia de Sandri
Os praticantes do conhecido mergulho de garrafa visitam esta ilha de águas calmas, boa visibilidade e areia clara.
Praia de Itanhangá
A famosa ilha costuma ser movimentada no verão devido às festas e luaus que acontecem periodicamente atraindo muitos turistas animados. Além dos baladeiros, a praia convida mergulhadores, praticantes de canoagem e escalada, que podem se aventurar em um cume de cem metros de altura. A estrutura conta com pousadas para passar a noite e restaurante sofisticados.
Praia do Bonfim
No Bonfim se encontra a praia da Ermicida com área indicada para vôlei, futebol e futevôlei. Os banhistas também apreciam a praia com águas calmas, perfeita para momentos de lazer. Próximo dali está a Igreja Ermicida do Bonfim para visitação e restaurantes com pratos variados. Fica a 3 km do centro.
Praia Biscaia
Turistas com famílias visitam constantemente esta praia, isso porque é uma das que oferece melhor infraestrutura de bares, barracas, águas rasas e límpidas. Os boêmios e jovens também costumam visitar esta praia para curtir os bares e apreciar a bela vista.
Praia de Monsuaba
A intensa vegetação ao redor da praia e os bares que a rodeiam são os principais atrativos de Monsuaba, uma vez que ela não é indicada para banhos. Porém, a visita vale a pena para observação da paisagem.
Praia da Figueira
Esta praia leva o nome das árvores como um agradecimento pelas boas sombras proporcionadas. Paradisíaca, tem águas tranquilas e claras de coloração esverdeada. O acesso é por trilha de 7 km a partir do centro.
Praia dos Maciéis
Distante 29 km do centro, esta é uma das praias mais longínquas e desertas de Angra. O cenário intocado é preservado pela Petrobras que limita o acesso. A única infraestrutura do entorno é um restaurante para alimentação.
Praia Grande
Jovens são os principais visitantes dessa praia que costuma ser agitada na alta temporada com bares que tocam música ao vivo. O acesso se dá pela estrada do Contorno, a apenas 4 km do centro.
Praia de Tanguá
A praia é extensa, semi deserta e repleta de pedras e vegetação nativa. O acesso é por trilhas através da antiga Fazenda Tanguá. Situa-se a 8 km do centro.
Praia de Mambucaba
As belezas naturais são o que mais chamam a atenção de Mambucaba com suas águas verdes preservadas. Porém, a estrutura de quiosques e um pequeno Núcleo Histórico que abriga uma igreja antiga, acabam por se destacar.
Praia da Freguesia da Ribeira
Esta praia se destaca por contemplar barracas agitadas e enseadas calmas permeadas por pedras que formam piscinas naturais. É acessível por trilha, pela estrada do Contorno, fica a 9 km do centro.
Praia do Anil
Extensa, é a mais urbanizada de Angra. Coqueiros imponentes protegem as belezas da Praia do Anil. Contempla variados quiosques rústicos. É sede dos principais eventos culturais da cidade.
Atrativos Culturais em Angra dos Reis
Conjunto de igrejas clássicas, convento, museu, teatro, casa de cultura e Mercado de Peixe podem ser visitados em Angra. Apesar de singelos, preservam traços arquitetônicos únicos e rememoram o século XVIII, período de suas construções. É uma ótima opção para os que querem dar uma pausa nos passeios ao ar livre, em meio à tanta água e paisagem e apreciar a cultura local.
Ermida do Senhor do Bonfim
Este é o principal atrativo da praia Ermida no Bonfim, a igrejinha clássica foi construída em 1780 e já chegou a ser restaurada com o objetivo de preservar os traços originais. É possível apreciá-la ao longe, ou de perto à nado. Porém, a visita interna só pode ser feita no mês de maio, quando é aberta para procissões com música e barracas de quitutes.
Conjunto no Morro do Santo Antônio
Neste morro, está localizado o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. A primeira, foi erguida em 1763 e resguarda um relógio e as ruínas, já a segunda, abriga imagens de São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Santa Ana Sentada. Ambas privilegiam uma vista panorâmica do porto e parte da cidade.
Museu de Arte Sacra
Ao lado da Igreja Nossa Senhora da Lapa está este museu que contempla pintura original, acervo com mais de cem peças e rico altar-mor. Foi construído em 1750 e tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico. Fica aberto apenas em agosto quando acontecem homenagens à Nossa Senhora do Rosário.
Teatro Municipal
É neste antigo teatro que se realizam os principais eventos e apresentações da cidade como o Festival Internacional de Teatro de Angra, exposições e palco de shows musicais e dançantes. Fica na Praça Guarda Marinha Greenhalgh.
Casa da Cultura
De 1824, o prédio resguarda a Casa da Cultura que cede espaço para exposições de artistas regionais e também realiza eventos culturais esporadicamente. Fica na Rua do Comércio.
Igreja de Santa Luzia
Considerada a primeira matriz de Angra, tem um interior de arquitetura simples e lustres de cristal. Destaque para a imagem de estilo barroco de Santa Luzia. Foi erguida em 1623. Fica na Rua do Comércio.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Esta igreja demorou um século para ficar pronta devido ao rico detalhamento das pinturas e esculturas de úteros que se espalham por todo ambiente interno. Destaque para a pia de batismo em mármore, presente do rei de Portugal no século XVIII. Foi construída em 1735 com mistura de óleo de baleia e marisco moído. Fica na Praça Silvestre Travassos.
Mambucaba
Esta interessante vila abriga, além das belezas naturais, um curioso núcleo histórico. Destaque para a Igreja do Rosário situada de frente para a praia que descortina uma deslumbrante vista.
Esportes em Angra dos Reis
Duas atividades principais são as mais realizadas em Angra: mergulho e surf.
O mergulho pode ser feito nas ilhas que abrigam águas que mais parecem aquários naturais repletas de espécies marinhas multicoloridas.
Já o segundo é muito procurado por surfistas radicais em dias de ondas fortes.
Mergulho
Nada mais convidativo em Angra do que mergulhar fundo nas águas verdes das ilhas observando de perto a intensa vida marinha. Facilmente, em um mergulho, pode-se deparar com variadas espécies de crustáceos, peixes, moréias, moluscos, corais e até as incríveis tartarugas. Os melhores locais para realizar a prática são: Ilha Comprida, Sandri e Botinas.
Surf
Um trecho em especial é indicado para a prática do surf. Trata-se da ilha de Gipóia, com seu mar aberto de ondas fortes que atraem os adeptos do esporte.
Vida Noturna de Angra dos Reis
Angra dos Reis é point de badalação principalmente na alta temporada quando recebe turistas animados e nativos de cidades vizinhas que procuram por opções alternativas e agradáveis.
Dentre as principais opções estão os bares flutuantes que ficam atracados servindo petiscos que são solicitados via rádio e entregues em rústicas canoras, os restaurantes da Vila do Frade e as festas na praia com DJ ´s fervendo a pista de dança. A animação só acaba no nascer do sol. O grande evento costuma incluir apresentações e comes e bebes.
Quando ir à Angra dos Reis
Angra recebe visitas o ano inteiro, mas é no verão que a cidade fica mais movimentada de turistas dividindo espaço nas ruelas e disputando um canto na areia. Para aproveitar imensamente a paisagem indica-se viajar de outubro a abril.
Os mergulhadores de plantão podem viajar o ano inteiro, pois a visibilidade marítima permanece alta a maior parte do ano. A concorrência em hotéis e restaurantes fica alta no Carnaval e Reveillon quando a cidade fica completamente tomada de visitantes.
Se for viajar para o Reveillon fique o dia primeiro para apreciar a famosa Procissão Marítima do Ano Novo na praia das Flechas. Prepare-se para preços salgados praticamente o ano todo.
Como Chegar em Angra dos Reis
De avião:
Os aeroportos mais próximos de Angra dos Reis estão na capital, que fica a 166 km. Angra possui um pequeno aeroporto, apenas para voos particulares.
De carro:
O acesso vindo do Rio ou São Paulo é pela Rio-Santos. Em São Paulo existe também a opção de seguir pela Via Dutra.
De ônibus:
Costa Verde do Rio de Janeiro, Reunidas de São Paulo e Útil de Mina Gerais viajam até Angra.
* Ainda existe a opção por via marítima, uma vez que diversas companhias de turismo incluem Angra em seus roteiros de iate e lanchas.
Informações Úteis de Angra dos Reis
Distâncias: Barra Mansa – 98 km / Paraty – 99 km / Rio de Janeiro – 166 km / Ubatuba – 174 km / São Paulo – 414 km.
Informações turísticas - (24) 3367-782
Fundação de Turismo de Angra dos Reis – (24) 3367-7866
Rodoviária – (24) 3365-2041
Bancos: Real, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Bando do Brasil, Unibanco e 24 Horas.