Petrópolis
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Petrópolis surgiu em 1943 com a construção da casa de veraneio da família real. Foi descoberta pelos tropeiros que ali desbravavam no século XVIII quando seguiam pela estrada Real até Ouro Preto, em Minas Gerais. A cidade fica localizada no alto da Serra da Estrela, a 845 metros de altura, o que garante o clima frio agradável que atrai tantos visitantes o ano inteiro, especialmente no inverno. O passado histórico deu asas ao turismo da região, onde hoje estão os principais atrativos históricos relacionados ao período imperial e outros importantes nomes do legado brasileiro.
O Museu Imperial é um dos principais pontos do centro histórico com um acervo imenso composto por fotografias, joias, documentos mobiliário de mogno clássico, lustres exuberantes e coroa de brilhantes. Estas são só algumas das sete mil peças que compõem seu acervo. Os jardins exuberantes do museu é palco de exibições de vídeos que relatam fatos históricos de quinta a sábado. Outro ponto que merece ser visitado é a Catedral de São Pedro de Alcântara, de estilo gótico que guarda os restos mortais de D. Pedro II, Princesa Isabel e a imperatriz Tereza Cristina. A Igreja Luterana também reserva seus encantos e vale ser visitada.
Antigas casas de pessoas importantes como Santos Dumont, Rui Barbosa e a da própria princesa Isabel continuam intactas. É possível conhecer as fachadas externas e fotografá-las. A visita interna só é permitida à casa de Dumont que tornou-se uma espécie de museu com biblioteca, objetos pessoais e até o carismático chapéu panamá. Para se divertir um pouco, visite o Museu de Cera com quinze reproduções idênticas a estrelas do cinema e figuras políticas.
Passeios ao ar livre ficam por conta do tour de charrete pela cidade, dos passeios a cavalo organizados em meio à trilhas em plena serra, trekkings que levam a alturas e cenários surpreendentes no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e algumas outras atividades mais leves em família possíveis no Instituto Samambaia. Os apreciadores das cervejas e chopps tradicionais também podem agendar uma visita a algumas cervejarias para acompanhar a produção e degustação.
O que fazer em Petrópolis
A cidade reúne inúmeros atrativos culturais para apreciação durante o dia.
Eles refazem os passos e recontam a história de Petrópolis no período de D. Pedro II, com a presença da família real e influência estrangeira na arquitetura e cultura.
Os principais são: o Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Palácio Rio Negro, Casa Santos Dumont, Casa da Ipiranga, Casa da Princesa Isabel, Casa do Colono Alemão, Museu de Cera, Casa de Rui Barbosa, Igreja Luterana, Palácio Amarelo, Casa Itaboraí, Casa Cláudio de Souza e Palácio Quintadinha.
Além disso, a cidade reserva passeios de charrete, a cavalo em meio à serra, atividades esportivas e radicais no Instituto Samambaia e Parque Nacional da Serra dos Órgãos, visita às principais cervejarias e dia de compras em lojas de produtos comestíveis, artesanais e de vestuário.
Passeios culturais
As clássicas construções históricas rememoram os tempos áureos do ciclo do café, a presença de D. Pedro e a família real e a influência europeia na arquitetura gótica na catedral. Antigas casas de grandes nomes da história brasileira, assim como museus com acervos interessantes se encontram pela cidade.
Museu Imperial
O gigante Museu Imperial é parada obrigatória para qualquer turista. O passeio começa pelos extensos jardins com espécies diferentes de árvores e flores. Depois, deve-se seguir sem pressa para o interior onde se encontra o salão da antiga residência da família real. Os tours pela sala de jantar surpreendem pela coleção de copos de cristal, louças de porcelana e talheres de prata. A mobília presente no museu é de sofisticado mogno. Porém, nada surpreende mais do que a coroa que pertenceu a D. Pedro II. A rica peça é composta por 639 pedras de brilhantes e 77 pérolas e fica dentro de uma caixa de vidro. O local abriga também um restaurante e cafeteria perfeitos para um almoço ou chá da tarde. Indica-se contratar um guia para imersão na história. Fica na Rua da Imperatriz.
Catedral de São Pedro de Alcântara
A catedral impressiona pela imponência de sua estrutura ao melhor estilo gótico. Foi construída em 1925 com base em inspiração nas construções alemãs e francesas. Logo de cara, a torre de 70 metros se destaca nos olhos dos turistas. O interior abriga exuberantes vitrais, arcos e um mausoléu com os restos mortais de D. Pedro II, a princesa Isabel e a imperatriz Tereza Cristina. Fica na Rua São Pedro de Alcântara.
Palácio de Cristal
No entorno do casario neoclássico presente no centro histórico de Petrópolis, se destaca o Palácio de Cristal com uma estrutura de vidro sustentada por ligas de metal. Este palácio, de 1884, veio da França como um presente de um conde para a princesa Isabel. A obra foi restaurada em 1998. Hoje é palco de apresentações musicais como o chorinho e a Serenata Imperial. Fica na Rua Alfredo Pachá.
Palácio Rio Negro
O palácio já foi casa de veraneio de 13 ex-presidentes. Foi lá também onde realizou-se o casamento do marechal Hermes da Fonseca. Atualmente, o espaço é aberto ao público que se reservam a observação única e exclusivamente do primeiro andar. Dentre as atrações estão: sala de jantar, três salões nobres, pinturas originais nas paredes e pisos de mármores com grãos desenhados que remetem aos períodos prósperos do ciclo do café. Fica na Avenida Koeler.
Casa de Santos Dumont
O gênio projetou sua própria casa – que leva o nome de Encantada - em 1918 que hoje serve de museu para visitação dos curiosos e fãs. O acervo contempla objetos pessoais do inventor, biblioteca particular, o centro cultural 14 Bis e o lendário chapéu panamá (eterno companheiro do pai da aviação). A casa reserva curiosidades como uma escadinha por onde se entra na casa e a ausência de cozinha, uma vez que Dumont encomendava sua refeição do Palace Hotel que ficava em frente da residência. Fica na Rua do Encanto.
Casa da Princesa Isabel
Apesar da casa ser fechada a visitações, vale a pena para admirar a fachada que permanece preservada desde 1853 e o antiquário no jardim aos fundos. Fica na Avenida Koeler.
Casa do Colono Alemão
Ali foi a casa da família Kaiser, construída em 1847 em pedra sobre pedra. A rústica casa reconta a história da colonização dos alemães em 1843 através de objetos culturais, de trabalho e fotografias. Fica na Rua Cristóvão Colombo.
Museu de Cera de Petrópolis
A casa se destaca pelas caracterização em cera de figuras importantes e conhecidas como o pirata Jack Sparrow do filme Piratas do Caribe protagonizado por Johnny Deep; Gilberto Gil, grande nome da música brasileira; Lula, ex-presidente do Brasil; Albert Einstein, mais importante físico da história da ciência; o imperador D. Pedro II; a princesa Isabel; Mr Bean, personagem da série de comédia e o pai da aviação Santos Dumont. São 15 esculturas de dimensões originais divididas nos dois andares do museu. Fica na Rua Barão do Amazonas.
Casa de Rui Barbosa
Apesar de não ser aberta a visitas internas por ser propriedade particular, vale a pena admirar a construção externa da antiga casa do escritor e tradutor. Fica na Avenida Ipiranga.
Igreja Luterana
A igreja é considerada a mais antiga da cidade, datada de 1863. Em seu interior um órgão alemão de 860 tubos chama a atenção dos visitantes. Fica na Avenida Ipiranga.
Palácio Amarelo
O palácio de 1850 foi antiga casa do Barão de Guaraciaba e atualmente é sede da Câmara Municipal. Devido às atividades lá desenvolvidas, a visitação é limitada ao hall e sala de sessões legislativas com acabamento em madeira e belas pinturas no teto. Fica na Praça Visconde de Mauá.
Casa Itaboraí
O palácio já foi um antigo colégio americano e também do primeiro curso de Direito da cidade. Nos anos 30 tornou-se casa de verão de governadores. Fica na Rua Visconde de Itaboraí.
Casa Cláudio de Souza
A antiga casa é hoje Instituto Histórico de Petrópolis. A casa pertencia ao presidente da Academia de Letras, Cláudio Justiniano de Souza que faleceu em 1954 e vinha passar suas férias ali. O acervo atual conta com objetos pessoais, obras literárias, fotografia, biblioteca e mobília clássica. O requinte da arquitetura fica por conta do piso de parquet, lustres, azulejos portugueses e pinturas no teto. Fica situado na Praça da Liberdade.
Palácio Quitandinha
Este clássico palácio foi construído em 1944 como maior hotel-cassino da América Latina. Apesar de ainda funcionar como condomínio, alguns espaços estão abertos à visitação como o Salão Mauá que abriga uma das maiores cúpulas do mundo, teatro, pista de boliche e lagoa com pedalinho. Já passaram pelo hotel figuras como Carmen Miranda, Walt Disney e Henry Fonda. A decoração tem elementos de Hollywood. As visitas podem ser guiadas ou não. Fica na Rua Joaquim Rolla.
Passeios alternativos
Alguns passeios que fogem um pouco aos roteiros históricos da cidade são as visitas ao processo de fabricação das cervejarias tradicionais como a cerveja do Grupo Petrópolis, Cervejaria Bohemia que abriga um museu e a Orleans e Bragança com processo de fabricação alemã. Outras opções são passeios de cavalo por trilhas, charrete pelo centro histórico e atividades de canoagem, rapel e trekking no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Instituto Samambaia.
Instituto Samambaia
Para estreitar o contato com a natureza ou procurar atrativos de lazer em família vale a visita ao Instituto Samambaia. As atrações são: trilhas, piscina, minifazenda com pássaros e outros animais, exposição de insetos e a Capela de Santo Antônio. Fica na Estrada da Samambaia.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O imenso parque abrange as áreas de Petrópolis, Guapimirim, Teresópolis e Magé. É palco de diversas atividades esportivas e ecoturismo como: trekking, rapel e canoagem. Dentre elas, a que mais se destaca é o trekking com opções para iniciantes e experientes, como as de uma hora e meia até chegar na cachoeira Véu da Noiva, as de cinco horas até chegar a um pico de 2.200 metros da onde se tem uma vista privilegiada e as de 15 minutos que levam a poços com piscinas naturais no Circuito das Bromélias.
Passeio de charrete pela cidade
As carruagens que lembram o século XIX ficam disponíveis para passeio no centro da cidade. As chamadas charretes ficam localizadas em frente ao Museu Imperial e levam até as principais atrações culturais e históricas com parada nos principais pontos.
Passeio a cavalo
Algumas empresas de turismo disponibilizam passeio guiados a cavalo por entre estradas de terra e trilhas nas redondezas da mata do Vale do Cuiabá. O passeio permite desbravar cenários interessantes e paisagens campestres.
Visitação às cervejarias
Alguns roteiros para os apreciadores da cevada podem ser feitos no Grupo Petrópolis que fabrica a cerveja Itaipava. Lá é possível acompanhar a produção fabril da cerveja em pleno funcionamento. A nível de curiosidade, uma só máquina consegue envasar 120 mil latas de cerveja por hora. Ao final do passeio há degustação e loja de bebidas.
Outro roteiro pode ser feito na Cervejaria Bohemia, antiga fábrica de 1853 e que hoje abriga um museu que conta a história da cerveja. O espaço se divide em salas multimídias com painéis touch-screen e vídeos em 3D, sala de degustações, ingredientes, mestre cervejeiro, alquimia, transformação e envase. Um boteco Bohemia permite o fim do passeio em grande estilo.
Uma terceira opção, após agendamento prévio, é conhecer a fábrica da cervejaria Orleans e Bragança que mostra o processo de fabricação tanto do chopp quanto da cerveja com base nas exigências de qualidade alemã e, ao final, degustação com chopp tirado na hora.
Compras em Petrópolis
Petrópolis é um ótimo lugar para as compras.
Isso porque a cidade, de influência alemã e de outros países, abriga lojas de grifes de roupas, itens de decoração, acessórios e também opções ligadas à gastronomia como cervejas artesanais, vinhos, licores, chocolates e outras guloseimas.
Lojas na Rua Teresa
A Rua Teresa é um verdadeiro centro comercial a céu aberto. Lá estão dispostos inúmeros comerciantes em suas lojinhas que se espalham nos 2 km de extensão. Os produtos que mais se encontram são acessórios e roupas com preços atrativos. Outro lugar muito indicado para as compras é o bairro Bingen onde as lojas apresentam além de roupas, objetos de decoração.
Doces típicos
Para os chocolotras e interessados em levar quitutes para amigos e familiares vale a visita nas docerias da cidade. Destacam-se a Confeitarua Williemsen com doces tradicionais alemães como bombas de chocolate, Katz com as trufas mais famosas desde 1953 e o Mr. Paul of Petrópolis que serve brownies, chutneys e fruit cakes. Para degustar mel, geléias, bons vinhos e licores siga para a fábrica Maiworm que existe há 160 anos.
Quando ir à Petrópolis
A cidade de Petrópolis é palco de inúmeros eventos ao longo do ano que podem justificar uma viagem até lá, são eles:
Bauernfest, uma típica festa alemã em junho e julho;
Petrópolis Gourmet, um festival gastronômico sempre em novembro e o Festival de Inverno com apresentações de teatro, balé e música.
Outros como a Serenata Imperial acontecem uma vez ao mês e o Som e Luz com exibições de fatos históricos em plena praça que ocorre semanalmente para a alegria de turistas desavisados. Se programe caso queira participar de eventos específicos e isso inclui reservas, uma vez que a cidade atrai turistas o ano inteiro.
Principalmente no inverno, as visitações aumentam em favor da baixa temperatura propícia para passar um fim de semana regado à vinhos e comida farta. Moradores do entorno vivem indo e vindo à Petrópolis para passar um fim de semana ou feriado prolongado.
Eventos
Eventos e festividades culturais tomam conta da cidade o ano todo. Em junho e julho acontece a Festa do Colono Alemão, já em novembro o Petrópolis Gourmet se destaca com criação de pratos requintados e no friozinho o Festival de Inverno reúne grandes nomes. Eventos fixos como o Som e Luz e Serenata Imperial também agradam aos visitantes.
Som e Luz
De quinta a sábado, o jardim do Museu Imperial se prepara para um espetáculo. Trata-se de uma exibição noturna projetada em uma cortina d´água que mostra por 45 minutos fatos históricos como a Proclamação da República aos espectadores.
Serenata Imperial
Toda última quinta-feira do mês, músicos se reúnem às 20h no Palácio de Cristal para fazer serenatas aos visitantes. Eles tocam clássicos da música brasileira que vão de Sílvio Caldas a Chico Buarque.
Bauernfest
A festa anual Bauernfest, nada mais é do que uma festa do colono alemão. A festividade homenageia os imigrantes germânicos que chegaram à cidade no século XIX. A programação inclui: apresentação de grupos musicais, danças folclóricas, corais, orquestras, competição de chopp e degustação de pratos típicos. As celebrações se dividem entre a Cervejaria Bohemia e o Palácio Cristal. O evento acontece sempre entre junho e julho.
Petrópolis Gourmet
Sempre em novembro um grande festival gastronômico acontece. O Petrópolis Gourmet reúne 20 restaurantes e chefs renomados que preparam pratos sofisticados a preços fixos.
Também ocorrem oficinas de gastronomia para os interessados.
Festival de Inverno
Basta o frio chegar para os atrativos iniciarem. Sempre no inverno apresentações musicais, peças de teatro e balé fazem do centro histórico da cidade um grande palco cultural.
Como Chegar em Petrópolis
De avião:
O aeroporto mais próximo de Petrópolis está na capital.
De carro:
De São Paulo siga pela Via Dutra e depois BR-040. Já de Minas Gerais ou do próprio Rio de Janeiro, o acesso é direto pela BR-040.
De ônibus:
As principais empresas que fazem o translado até Petrópolis são: Útil, Única e Salutaris.
Informações Úteis de Petrópolis
Distâncias: Teresópolis – 55 km / Três Rios – 64 km / Rio de Janeiro – 72 km / Niterói – 81 km / Nova Friburgo – 122 km / Belo Horizonte – 373 km / São Paulo – 476 km.
Disque Turismo – (24) 0800 024 1516
Rodoviária – (24) 2249-9858
Bancos: Bandeirantes, Real, Boavista, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, HSBC, Caixa Federal e Unibanco.
Mais infos no site: www.petropolis.rj.gov.br