Penedo
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O distrito de Penedo nasceu com a imigração finlandesa que chegou à cidade em 1929. Desde então, Penedo, no Rio de Janeiro se tornou um pedaço da Finlândia, com inúmeras influências da cultura na decoração dos hotéis, nas casinhas coloridas, aconchegantes e de estilo colonial dispostas ao centro e também nos pratos típicos servidos nos restaurantes. Basta pisar na cidade para acreditar estar em um outro universo. Mais alguns passos pelo charmoso centrinho evidenciam ainda mais essa sensação.
Para os turistas que realmente querem mergulhar nessa tradição, vale um tour pelos principais atrativos. Conheça o Museu de Eva Hilden que resguarda todo o acervo dos imigrantes com trajes tradicionais, fotografias antigas e objetos diversos. Prossiga em uma volta ao centro e admire as casinhas e os parques. Conheça o parque temático na Pequena Finlândia e visite a casa do Papai Noel, disponível para conversação e fotos, a Casa de Brinquedos e os Correios, onde chegam as correspondências das crianças e pedidos de presentes. Fique para o baile finlandês mensal, no primeiro sábado do mês, com apresentações de danças folclóricas e degustação de quitutes. Para completar a imersão só mesmo a vivência gastronômica com pratos nórdicos e alemães nos restaurantes tradicionais e sofisticados da cidade.
Roteiros alternativos, em meio à natureza ficam por conta dos mergulhos nas cachoeiras cristalinas, trilhas em meio à mata, pinheiros e quaresmeiras, passeio de cavalos ou quadriciclos e visita à serrinha do Alambari, caminho para Visconde do Mauá. Vale a pena conhecer também os criadouros de trutas, peixe tradicional da região, que são comercializados em embalagens. Os consumidores podem optar por pescar suas próprias trutas e prepará-las em casa. Se preferir, basta se dirigir a qualquer restaurante especializado em pescado e saborear as iguarias preparadas por chefes de cozinha. Para completar o circuito gastronômico, a dica é conhecer as fábricas e lojinhas de chocolate que vendem o doce caseiro de formas e sabores diferentes, além dos sorvetes artesanais.
Penedo é também destino certo dos românticos. O frio que se intensifica no inverno é um convite para hospedagens aconchegantes em pousadas que oferecem serviços de quarto, lareira, vista panorâmica, redes, saunas, hidromassagem e restaurantes que servem pratos gourmets como fondues, sopas e outras delícias.
O que fazer em Penedo
O tradicionalismo se denota em Penedo, que resguarda a história do povo finlandês em seu museu, no parque temático - onde a casinha do Papai Noel fica aberta à visitação - nas receitas tradicionais de trutas que são comercializadas nos criadouros e nas fábricas de chocolate da onde saem trufas e bombons de sabores inigualáveis.
Os bailes com danças típicas também acontecem uma vez ao mês para lembrar os imigrantes da importância da tradição. As opções ecológicas também se destacam em Penedo com as refrescantes cachoeiras, trilhas em meio à mata e passeios de cavalo e quadriciclo que desbravam cenários intocados.
Cachoeiras
As cachoeiras de Penedo são atrativos indicados para casais e famílias que se deslocam à cidade no verão. Algumas mais próximas ao centro são mais movimentadas, enquanto outras mais distantes reservam mais privacidade e sossego, mas todas empatam em beleza com quedas d´água que formam piscinas perfeitas para banhos.
Cachoeira de Deus
Após um acesso leve por trilha, chega-se à principal cachoeira de Penedo. Tem a maior queda, com 15 metros de altura que formam poços cristalinos para banhos.
Três Bacias
Esta é uma das cachoeiras mais selvagens por ficar mais distante do que as outras. O cenário intocado reúne várias piscinas naturais pequenas para banhos.
Três Cachoeiras
Esta é uma das mais movimentadas cachoeiras, principalmente aos finais de semana e feriados. Isso porque fica bem próximo ao centro, com acesso fácil. O nome se refere às três quedas que formam refrescantes piscinas.
Cachoeira das Antas
Com pouco movimento, é mais frequentada pelos hóspedes do Hotel Fazenda da Serra. Isso porque a cachoeira fica localizada dentro do estabelecimento. Outras pessoas podem chegar por meio de passeios a cavalo.
Cachoeiras do Rio Palmital
O tour para a cachoeira do Rio Palmital inclui uma trilha de 20 minutos por entre grutas. Quedas pequenas formam piscinas em pontos variados.
Poção do Rio das Pedras
Também muito visitado, principalmente por famílias com crianças, a cachoeira fica próxima ao centro e tem piscinas rasas.
Passeios
Os passeios em Penedo são basicamente dois: ecológicos em meio às cachoeiras, caminhadas nas trilhas, passeios de cavalo e quadriciclo e culturais na Pequena Finlândia, parque temático onde fica a casa do Papai Noel e o Museu Finlandês com objetos tradicionais dos imigrantes.
Casa do Papai Noel
Situada no Shopping Pequena Finlândia, essa espécie de parque temático é o principal atrativo da cidade, principalmente no final do ano, época do Natal. Porém, mesmo em outras épocas do ano, o parque atrai visitantes pela beleza e riqueza de detalhes. As casinhas de madeira, bem como os móveis rústicos dispostos chamam a atenção dos turistas. É possível adentrar na casa do bom velhinho e conhecer os Correios, Casa de Brinquedos, teatro de arena e um salão de apresentações artísticas. Fica na Rua das Velas.
Passeio a cavalo
Uma sugestão de passeio muito interessante para conhecer as cachoeiras mais distantes são as cavalgadas. É possível percorrer fazendas, áreas rurais e trilhas que percorrem rios e vales e parar em cachoeiras para banhos relaxantes. Os passeios duram de uma hora a dois dias, dependendo da disposição do turista e deve ser acompanhado por guias.
Passeio de Quadriciclo
Os passeios de quadriciclo são ideais para turistas que querem sair da rotina e procuram mais aventura. O automóvel é automático, mas há treinamentos para iniciantes. Os percursos levam a cachoeiras próximas e mais distantes, em trajetos de uma hora e meia.
Museu Finlandês Dona Eva
Este museu reconta a história dos imigrantes através dos mais de mil objetos lá dispostos. O acervo conta com revistas, trajes típicos, artesanato, fotografias e coleção de bonecas, todos do século 20. Fica situado no Clube Finlândia, na Avenida das Mangueiras.
Baile Finlandês
O salão do Clube Finlândia, de 1943 é palco de festejos todo primeiro sábado do mês. O local fica tomado por bailarinas que apresentam danças típicas finlandesas como também valsas, tangos, polcas, samba e rock. Grupos folclóricos se apresentam e barraquinhas de culinária típica são montadas.
Serrinha do Alambari
No caminho para Visconde de Mauá se esconde essa deliciosa serrinha. Trata-se de um lugar reservado para caminhadas ecológicas, cachoeiras transparentes formadas pelos rios Alambari e Pirapitinga envoltos por pinheiros e quaresmeiras.
Compras em Penedo
Para o almoço ou jantar, truta e para a sobremesa, chocolate artesanal. Estes são os principais pratos de Penedo. Isso porque a cidade abriga criadouros de trutas, da onde saem as iguarias direto para os restaurantes ou onde consumidores podem comprar os peixes fresquinhos para preparo e também pelas fábricas de chocolates caseiros encontradas no centro da cidade.
Chocolates artesanais
O chocolate artesanal é o ponto forte de Penedo. Fabricados pelas mãos de doceiras, são encontrados diretamente da Fábrica de Chocolate nos mais variados sabores e formatos e também na Casa de Chocolate, uma charmosa doceria com guloseimas variadas e chocolate quente. Os curiosos podem acompanhar o processo de produção das trufas, barrinhas e bombons.
Trutas da Serrinha
Próximo à serrinha do Alambari fica um criadouro de trutas. É de lá que saem as trutas fresquinhas encontradas nos restaurantes de Penedo e Visconde de Mauá. Lá é possível comprar a iguaria congelada, defumada, em forma de patê ou ovas e também pescar e conhecer os tanques onde ficam os peixes.
Quando ir à Penedo
Existem apenas duas opções para visitar Penedo: no frio ou no calor.
Se optar por viajar em estações mais amenas, como no verão, vale aproveitar as cachoeiras cristalinas do entorno.
Agora, caso viaje no inverno, a programação perfeita para casais inclui fondues ao pé da lareira, vinho, degustação de chocolates, restaurantes tradicionais finlandeses e passeios pela cidadezinha.
Os preços das diárias costumam aumentar entre maio e agosto e é indicado realizar reservas antecipadas.
Como Chegar em Penedo
De avião:
O aeroporto de referência é o da capital.
De carro:
O acesso principal é pela Via Dutra, entre as cidades de Itatiaia e Resende.
De ônibus:
Do Rio as empresas Cometa, Cidade do Aço e Resendense fazem o translado até Visconde de Mauá, onde é possível pegar outro ônibus até Penedo. De São Paulo, a opção é pegar a viação Cometa até Resende e outra condução até Penedo.
Informações Úteis de Penedo
Distâncias: Itatiaia – 13 km / Visconde de Mauá – 30 km / Rio de Janeiro – 176 km / São Paulo – 285 km.
Portal de Turismo – (24) 3351-2429
Banco: 24 Horas em Penedo Shopping