Teresópolis
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Aventureiros, famílias e casais são os principais turistas de Teresópolis. Grande parte dos visitantes são cariocas e se deslocam aos finais de semana em busca de calmaria, já que o vilarejo é sossegado e perfeito para recarregar as energias após uma semana agitada e de trabalho. Enquanto os turistas que procuram badalação viajam a Petrópolis, em Terê estão apenas os pacatos e os românticos. Alguns turistas de outras regiões do Brasil e até de fora visitam a cidade especialmente no inverno, quando a serra fica ainda mais charmosa e atrativa. O friozinho que emana das montanhas convida a um momento a dois ao pé da lareira e degustando saborosos caldos e fondues.
As famílias que chegam com crianças costumam se divertir no parque temático onde há um parque de diversões com montanha russa e barco viking. Os aventureiros costumam se programar para um único destino: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Esta extensa área verde que se estende por quatro cidades abriga um complexo interessante de cachoeiras, formações rochosas e mirantes naturais. O lugar permite os banhos – exceto quando em período de tromba d´água - nas águas cristalinas, trekking que podem durar de 15 minutos a três dias, tirolesa e escalada em paredões gigantescos como a Pedra do Sino, maior do país.
Atividades paralelas às de ecoturismo se encontram nos arredores. As que atraem os turistas são a visitação até a fazenda que fabrica queijo de cabra e outros produtos a partir do leite do animal, tour pela vila alemã em Villa St. Gallen com direito à degustação de quatro tipos de cerveja artesanal sempre aos finais de semana, Museu José Francisco Lippi - um antigo morador italiano - e as lojas e feiras que se dividem entre doces e compotas, objetos decorativos, roupas e acessórios. Para completar vale conhecer o Orquidário com incontáveis espécies de bromélias e orquídeas.
A alimentação em Teresópolis atrai muitos visitantes aos restaurantes sofisticados que servem pratos com comidas francesas, alemãs, russas, mineiras, italianas e cardápios variados. Aconchegantes cafés com sobremesas e docerias também entram no roteiro dos fãs de gastronomia, assim como o Festival Sabores do Inverno na primeira quinzena de julho.
O que fazer em Teresópolis
Impossível falar de Teresópolis e deixar de lado o clima rústico da cidade. Destino de casais e famílias, o local reserva inúmeros atrativos.
O principal é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com mirantes naturais, caminhadas curtas e longas em meio à mata nativa, cachoeiras transparentes e gélidas e a oportunidade de escalar o mais alto paredão do Brasil e praticar tirolesa. Outras atividades como visita a um museu do imigrante, a um vilarejo alemão, à fazenda de queijo de cabra e um parque temático de diversões completam as opções. Para levar lembrancinhas visite as lojas de suvenires, mobiliário e decoração e de delícias gastronômicas.
Parque da Serra dos Órgãos
O Parque de 10.600 hectares de mata Atlântica se estende por Teresópolis e outros três municípios: Magé, Guapimirim e Petrópolis. Lá se encontram espécies de plantas e animas de vários tipos, cachoeiras e formações rochosas que permitem vistas panorâmicas. Além disso, é perfeita para a prática de esportes radicais, sendo assim o destino perfeito de aventureiros.
É palco de diversas atividades esportivas e ecoturismo como: trekking, escalada, rapel e canoagem. Dentre elas, a que mais se destaca é o trekking com opções para iniciantes e experientes, como as de uma hora e meia até chegar na cachoeira Véu da Noiva, as de cinco horas até chegar a Pedra do Sino de 2.200 metros da onde se tem uma vista privilegiada e as de 15 minutos que levam a poços com piscinas naturais no Circuito das Bromélias. O Pico Dedo de Deus também se destaca com seus 1692 metros. Porém, nada se iguala ao trekking que percorre 42 km na travessia Petrópolis-Teresópolis em meio à mata. O passeio dura três dias com direito a pernoite em acampamento.
Passeios
Os passeios extras na cidade incluem parque temático com atrativos divertidos em montanha russa, um vilarejo tipicamente alemão com restaurantes e cervejaria tradicional, um mirante que descortina a Baía da Guanabara e um pequeno museu, propriedade de um antigo imigrante italiano.
Mirante do Soberbo
A partir deste mirante é possível admirar o pico Dedo de Deus, a baía da Guanabara e parte da cidade de Niterói. O mirante fica no trevo de acesso a Terê. É indicado ir em dias claros, com poucas nuvens para ter uma vista mais privilegiada.
Parc Magique
Este parque temático fica situado dentro do complexo de hotéis Le Canton. É uma espécie de parque de diversões indoor com montanha-russa, barco-viking e jogos eletrônicos. Uma praça de alimentação também está disponível.
Villa St. Gallen
O espaço é um pedaço da Alemanha em pleno Rio de Janeiro. Foi inspirado nos vilarejos germânicos e abriga dois restaurantes típicos com iguarias alemãs, dois charmosos cafés, um pátio com uma mini igreja, chafariz, loja de suvenires e micro cervejaria, da onde se pode observar a fabricação e degustar a bebida em um tour de uma hora aos finais de semana. Exige-se um mínimo de 14 pessoas. Fica na Rua Augusto do Amaral Peixoto.
Museu José Francisco Lippi
Único museu da cidade, é a antiga casa de um imigrante italiano e guarda documentos e objetos antigos, datados do século XIX. Fica na estrada para Nova Friburgo.
Compras em Teresópolis
Compras
Opções de compras é o que não faltam em Teresópolis.
Existem alternativas gastronômicas encontradas na Ferarte e Cantinho Valéria Fernandes com doces caseiros e na Fazenda Gèneve com queijo de cabra.
Opções artesanais e objetos de decoração são encontrados também na Feirarte, no Armazém da Arte e no Open Market. Já as flores, ficam vistosas no Orquidário Aranda.
Orquidário Aranda
O amplo espaço é repleto de cores presentes pelas mais de três mil espécies de bromélias e orquídeas disponíveis para compra. Existem opções puras ou híbridas, de acordo com a preferência de cada um. O local abriga ainda um lago e jardim japonês. Fica na Estrada Francisco Smolka.
Fazenda Gèneve
Esta fazenda abriga uma queijaria com 12 versões de queijo de cabra, dentre a curada, meia-cura, frescal e apimentada. O tour pela fazenda inclui visita à criação de cabras, ordenha e fabricação do queijo. Uma loja com produtos cosméticos advindos do leite de cabra estão dispostos, assim como um sofisticado restaurante.
Feirarte
Aos finais de semana a feira toma conta da praça do Alto em Terê. São mais de 800 barraquinhas com produtos variados: roupas de lã, bijuterias, objetos de decoração, móveis rústicos e artesanato. As barracas com comidinhas também se destacam com doces artesanais, bolos caseiros, canjicas e até yakissoba.
Armazém com arte
Os produtos que incluem jarros, vasos, pratos e objetos decorativos vem direto da Ilha de Marajó e Icoaraci. A cerâmica é a principal matéria-prima.
Cantinho Valéria Fernandes
A proprietária tem um rancho da onde colhe os ingredientes fresquinhos para produzir os doces de abóboras, coco e compotas de todos os sabores. São mais de 300 opções de doces para se esbaldar.
Quando ir à Teresópolis
São duas estações basicamente que dividem os turistas, como na maioria dos destinos: o verão e o inverno.
No verão, as temperaturas são propícias para banhos nas cachoeiras cristalinas de Terê e para a prática de ecoturismo.
Já no inverno, a temperatura baixa é um convite para passeios mais românticos nos estabelecimentos da cidade e ao fim do dia aos pés da lareira. Na primeira quinzena de julho ocorre o Festival Sabores de Inverno, com preparação de pratos sofisticados aos turistas. Uma ótima opção para os turistas gastronômicos.
Festival Sabores de Inverno
Sempre em julho acontece o Festival Sabores de Inverno que tem como objetivo aproximar os visitantes de culinárias exóticas e sofisticadas preparadas por chefs convidados. Os restaurantes da cidade e da vizinha Nova Friburgo participam todos os anos.
Uma ótima opção para os fãs de gastronomia é mergulhar nos saborosos pratos criativamente elaborados pelos chefs da região em jantares perfeitos no Festival Sabores de Inverno. Além da degustação, são oferecidos workshops sobre culinária, lançamento de produtos e uma visita às fazendas e oficinas de arte. O evento acontece na primeira quinzena de julho.
Como Chegar em Teresópolis
De avião:
Os aeroportos do Rio de Janeiro são os que ficam mais perto de Teresópolis e são usados como referência para pouso e decolagem.
De carro:
Se estiver vindo de São Paulo, Minas ou do próprio Rio de Janeiro siga pela BR-040 depois BR-116. Se estiver vindo de Petrópolis siga a BR-485 e de Nova Friburgo siga a RJ-130.
De ônibus:
Das principais capitais saem os ônibus das empresas Salutaris, Frota Nova e Teresópolis viajam até o município.
Informações Úteis de Teresópolis
Distância: Rio de Janeiro – 102 km / Petrópolis – 55 km
Informações turísticas - (21) 2644-4182
Rodoviária – (21) 2743-1742
Bancos: Banco do Brasil, Unibanco, Real, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander e HSBC.
Mais infos no site: www.teresopolis.rj.gov.br