Paraty
Nesta página, você vai encontrar:
- O que fazer
- Praias
- Atrativos culturais
- Ecoturismo
- Vida noturna
- Quando ir
- Como chegar
- Informações Úteis
Veja também:
Paraty, antes pouco visitada por turistas, é hoje polo gastronômico, cultural e reduto de belezas naturais. Este paraíso que costumava ser escondido e pouco visitado no passado, se transformou em uma das principais cidades turísticas fluminenses, mas sem perder a rusticidade, sua principal característica. O charme presente na cidade se revela nas pousadas e hotéis, nos bares e restaurantes, nas construções históricas tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e nas ruas de paralelepípedo. Estas inclusive são o símbolo da cidade e, por isso, é proibido o tráfego de carros.
Um dos motivos que trouxeram movimentação de turistas na cidade foi o Festival Literário Internacional de Paraty que, desde 2003, reúnem escritores nacionais e internacionais e apreciadores de literatura em pleno Centro Histórico. De julho a agosto, são realizadas palestras variadas, discussões intelectuais e lançamento de obras. Pessoas do mundo afora garantem seus ingressos com antecedência e fazem suas reservas nestes cinco dias de cultura e efervescer criativo. A pacata vila recebe ainda outros eventos de renome ao longo do ano como o Paraty em Foco com a presença de conceituados fotógrafos também do mundo todo que se reúnem para assistir projeções, lançar livros com ensaios e promover debates. Outros eventos aclamados e tradicionais são: O Festival da Cachaça com degustação da bebida artesanal, Semana Santa e Festa do Divino.
Caso não seja possível apreciar o Festival da Cachaça, é possível visitar alambiques e fazendas fora da época para degustar a branquinha direto da fonte. Garrafas de cachaça para presente são adquiridas nesses lugares ou nas lojinhas artesanais ao centro. Falando em centro, reserve um dia para percorrer as ruinas do Centro Histórico com seus singelos sobrados, igrejas e casarios coloniais. Algumas delas se tornaram restaurantes e bares, por isso, volte à noite para degustar os pratos e observar a pitoresca noite de Paraty.
Tanta cultura se evidencia que as belezas naturais parecem ficar em segundo plano. Mas, ao pisar na areia clara, se refrescar nas águas cristalinas e caminhar por entre a vegetação nativa percebe-se que ambas estão no mesmo patamar. Para completar a experiência ambiental, percorra trilhas que levam até cachoeiras com incríveis quedas que formam piscinas naturais.
O que fazer em Paraty
Um centro histórico com construções coloniais do século XVIII, ruelas estreitas de pedras, lojas de artesanato, restaurantes gourmets, bares e cafeterias charmosas são alguns dos atrativos da bela Paraty. Esta pequena cidade que antes dos anos 2000 não era roteiro de turistas, se transformou em um dos principais destinos do Rio de Janeiro após a chegada do Festival Literário Internacional de Paraty. Outras festas que acontecem na cidade ao longo do ano viraram referência e atraem inúmeros visitantes.
Suas preservadas praias repletas de mata nativa e manguezais se destacam como cenários intocados para banhos e prática de mergulhos. As cachoeiras entrecortadas permitem trilhas, banhos refrescantes, tirolesa, rapel e outros passeios de ecoturismo. Aproveite para fazer visita às fazendas que produzem cachaça artesanal e as lojinhas de artesanato no centrinho.
Cachoeiras
Deixando de lado a água salgada do mar que costuma sugar toda a energia do corpo, nada mais indicado do que um revigorante banho de água doce. Para isso, dirija-se às cachoeiras do entorno de Paraty com trilhas fáceis, a menos de 10 km da cidade e que reservam piscinas naturais rodeadas de mata nativa.
Cachoeira Pedra Branca
Rodeada por pedras, é uma das cachoeiras mais belas da cidade. Duas quedas desembocam em piscinas naturais perfeitas para banhos. Turistas que viajam à Paraty sempre visitam essa cachoeira por ter interessante opções de bares e abrigar ruínas de uma antiga hidrelétrica.
Cachoeira Poço da Laje
Moradores e turistas com crianças são os principais visitantes dessa cachoeira. Isso porque ela forma piscinas rasas e abriga uma pedra lisa que mais parece um escorregador para diversão da criançada.
Cachoeira Poço das Andorinhas
Esta selvagem cachoeira tem piscinas profundas de águas geladas e cercada por vegetação nativa.
Cachoeira Poço dos Ingleses
O acesso até esta cachoeira é simples, de caminhada leve e abriga águas cristalinas boas para mergulhos
Cachoeira Tobogã
O nome talvez faça referência a uma pedra que mais parece um escorregador natural que leva até refrescantes mergulhos nas piscinas. Três saltos formam duchas naturais deliciosas para banhos.
Cachoeira Toca da Ingrácia
Esta cachoeira possui piscinas naturais que ficam ainda melhores para mergulhos a partir da prática de uma tirolesa improvisada em uma corda presa em uma árvore. Tenha prudência para evitar acidentes.
Artesanato
As construções onde ficam alocadas as lojas de artesanato já é um passeio e tanto, mas vale a pena adentrar os sobrados e apreciar os produtos lá comercializados caprichosamente confeccionados por artesãos locais.
Dentre as opções encontradas estão: camisetas desenhadas ou pintadas, objetos indígenas, colchas de tear, tapetes de sisal, almofadas coloridas e estampadas, balões ornamentais e até mesmo as cachaças artesanais famosas em Paraty.
Eventos
A calmaria aparente nas praias e nas ruas de paralelepípedo de Paraty são transformadas em grande agito em meses que acontecem eventos como a Festa Literária Internacional, Paraty em Foco, Festival da Cachaça, Semana Santa e Festa do Divino. É uma ótima oportunidade para mergulhar na cultura local.
FLIP
Reconhecida mundialmente, a Festa Literária Internacional de Paraty acontece todos os anos sempre no Centro Histórico. De julho a agosto a cidade fica tomada por autores nacionais e internacionais, leitores adultos e crianças nos cinco dias de duração do evento.
Na oportunidade, ocorrem palestras e debates sobre assuntos do momento. Na abertura acontecem shows de MPB que agradam ao público. Para quem não adquiriu o ingresso oficial, vale o passeio na Casa de Cultura que promove lançamentos de obras e leituras.
Paraty em Foco
Fotógrafos brasileiros e dos mais diversos países do mundo se encontram neste evento anual que acontece sempre em setembro. Desde 2005, o evento reúne grande quantidade de pessoas que participam das mostras fotográficas, palestras, lançamento de ensaios e projeções em pleno Centro Histórico. A bela festa é aberta ao público em geral.
Festival da Cachaça
Tradicional, este festival já se tornou referência todo final de agosto. Isso porque nativos e turistas esperam ansiosamente para o momento em que serão montadas as barracas no estacionamento da Igreja Matriz para degustação da branquinha. As cachaças artesanais produzidas nas fazendas e alambiques ficam ali disponíveis ao som de muito forró, samba e cirandas.
Semana Santa
Durante a Semana Santa, os religiosos realizam a Procissão do Fogaréu na sexta-feira carregando tochas que iluminam a cidade completamente apagada no Centro Histórico. Imagens sacras e altares embutidos se espalham pela cidade.
Festa do Divino
Esta colorida festa mistura música e simbologia. Sempre depois da Páscoa, reserva um fim de semana com fanfarra nas ruas e procissão até a Igreja da Matriz.
Praias de Paraty
Quase todas as praias de Paraty ficam afastadas do Centro Histórico, por isso, indica-se a chegada a partir de rústicos passeios de barco por entre a mata Atlântica, trilhas a partir de outras praias ou de carro.
Cada uma possui um acesso diferente, por isso, programe-se com antecedência, escolha o meio de locomoção e já trace a rota. Algumas abrigam barracas e outras apenas belezas naturais, distantes de tudo.
Ilha Comprida
Esta ilha afastada é um verdadeiro aquário natural repleta de vida marinha com peixes coloridos de todos os tamanhos. O acesso apenas é possível de barco e não há praia.
Praia da Lula
De barco é possível chegar a esta praia deserta, com areias claras e macias, pedras na encosta e água esverdeada com enseadas calmas ótima para banhos relaxantes.
Praia Vermelha
Mais bem estruturada, essa praia além de contar com barracas, bares e restaurante no entorno ainda possui água transparente para banhos
Praia Grande de Cajaíba
Acessível por barco, esta praia revela um cenário intocado por mata nativa, água refrescante e areia fofa. Pela mata, é possível realizar uma pequena trilha até uma cachoeira escondida. Alguns bares ficam à disposição ao redor.
Saco do Mamanguá
Uma das mais belas praias de Paraty, se destaca pela rica vegetação de manguezal, a cachoeira e as formações rochosas lá encontradas. O acesso é possível a partir de um barquinho que parte de Paraty Mirim e percorre oito quilômetros em um rico passeio.
Praia Pouso da Cajaíba
Tem pouco movimento por ficar em um vilarejo de pescadores. Por este motivo, também não é indicada para banhos.
Praia Martim de Sá
O aspecto deserto e o cenário emoldurado por montanhas faz com que a praia seja o lugar ideal para realizar camping. Tem areia clara e mar agitado.
Praia Ponta Negra
Rodeada por arborização e areia branca, a praia fica próxima a uma aldeia de pescadores. É muito visitada por aventureiros que fazem camping.
Praia dos Antigos e Antiguinhos
Acessível pro barco ou trilhas, o local permanece deserto na maior parte do tempo. O cenário selvagem e as pedras tornam o ambiente propício para mergulhos livres. As ondas fortes costumam atrair surfistas
Ilha do Araújo
Uma das mais urbanas da região, suas águas verdes recebem muitos visitantes, principalmente nos feriados.
Ilha dos Meros
Devido à boa profundida do mar e ótima visibilidade em dias de sol, o local é perfeito para a prática do mergulho com cilindro. Com sorte poderá encontrar interessantes espécies coloridas.
Barra do Corumbé
As piscinas naturais são o principal atrativo dessa praia que tem acesso por carro. Os arredores com restaurantes também são pontos à favor.
Praia Batangueira
Repleta de formações de recifes, esta praia de tombo, permite mergulhos enriquecedores na água cristalina.
Praia Parati-Mirim:
Esta rústica praia se destaca por abrigar a Igreja da Nossa Senhora da Conceição. Tem enseadas calmas perfeitas para banhos e sombra de coqueiros.
Prainha
As areias finas se estendem por mais de 1 km, tornando o cenário indicado para caminhadas à beira-mar.
Prainha da Praia Grande
Para chegar a esta praia vale uma caminhada básica que leva até as águas esverdeadas.
Praia São Gonçalinho
Com estreita faixa de areia e permeada por pedras e mata, possui vila de pescadores e barracas que servem saborosos quitutes e bebidas geladas.
Praia do Sono
Situada em Trindade, aqui se chega a partir de uma trilha média de uma hora partindo da Praia da Laranjeiras. Passeios de barco também levam à praia do Sono que se destaca pela areia branca, pedras, água límpida e azul e área para camping. Possui aldeia de pescadores e é bem extensa. Sem dúvida é uma das mais bonitas da região.
Praia Cepilho
Situada em Trindade, esta praia é considerada a primeira do vilarejo. As ondas agitadas convidam surfistas à bela paisagem litorânea.
Praia de Fora
Situada em Trindade, é a mais movimentada, repleta de barracas que atraem turistas e área para camping.
Praia do Meio
Situada em Trindade, é extensa, deserta com pouca estrutura de barracas e águas profundas com ondas fortes.
Praia Cachadaço
Situada em Trindade, as águas cristalinas são rodeadas por imensas pedras que possibilitam a visualização de peixes e costuma ficar movimentada aos finais de semana e feriados.
Atrativos Culturais em Paraty
Um passeio cultural pelo centro revela inúmeros atrativos para os fãs de arquitetura e história. Interessantes casarios coloniais e igrejas barrocas e neoclássicas do século XVIII e XIX se encontram pelo caminho com fachadas sóbrias e imponentes.
Centro Histórico
Tombada pelo IPHAN, o Centro Histórico resguarda os traços de antigamente. Casarios coloridos, sobrados que tornaram-se lojinhas artesanais e restaurantes, ruas de pedras estreitas, casinhas com arquitetura simples e típica de azulejo, tudo contribui para dar uma característica única à cidade. As construções são do século XVIII e XIX e se estendem do Rio Perequê até a Baía de Parati. É proibido ali a circulação de automóveis. As opções são charretes, bicicletas ou passeios a pé.
Veja a galeria de Fotos Centro Histórico - Paraty
Casa da Cultura
Esta casa revela uma arquitetura do século XVIII. Com uma fachada colonial, a construção toma conta de toda a esquina da Rua Dona Geralda. No interior se encontram vídeos com depoimentos de moradores.
Igreja de Santa Rita dos Pardos Libertos
Datada de 1722 é considerada a mais antiga igreja da cidade. De frente para o mar, sua fachada tem estilo barroco com base em pedra e cal e acabamentos em madeira e cantaria. Em seu interior, abriga o Museu de Arte Sacra com imagens religiosas, objetos em ouro e praia, móveis antigos e outros artefatos. Fica no Largo de Santa Rita.
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Construída em 1873, esta antiga capela denota o estilo neoclássico presente nas construções antigas. As torres surpreendem pela imponência logo na entrada. Em seu interior contempla duas capelas e quatro altares. Fica na Praça da Matriz.
Teatro Espaço
Esta construção é mais do que um atrativo histórico, é uma opção de lazer às quartas e sábados, quando um grupo de teatro de bonecos de pano e espumas se apresenta dando mais vida ao lugar. Fica na Rua Dona Geralda.
Igreja de Nossa Senhora das Dores
Construída em 1800, a igreja completamente branca, exceto pelas janelas e portas verdes, fica de frente para o mar. Foi reformado em 1901, mas poucas alterações foram realizadas, mantendo-se o traçado arquitetônico original. Fica na Rua da Capela.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Em 1725 esta igreja foi erguida por escravos. Os negros costumavam usar o local para realizar os cultos religiosos. Foi completamente restaurada. Fica no Largo do Rosário.
Mini Estrada Real
Este interessante parque temático abriga centenas de miniaturas que retratam o Caminho de Ouro. A partir delas, é possível observar um caminho que percorre Paraty, Tiradentes, São João del Rei, Mariana e Sabará, Belo Horizonte, São Lourenço, Caxambu até chegar a Ouro Preto. As miniaturas impressionam pela riqueza de detalhes que ficam por conta das igrejinhas, pontes, jardins, praças e prédios que se encontram pelo caminho. Fica na estrada Paraty-Cunha.
Ecoturismo em Paraty
A cidade de Paraty possui potencial para práticas esportivas e ecoturismo leve de aventura devido à região em que se localiza. Permeada por cachoeiras, pedras, montanhas e vegetação nativa, projeta o cenário perfeito para a prática do trekking, mergulhos diversos, tirolesa, rapel, arvorismo e passeios de caiaque.
Trekking e caminhadas
Caminhadas na beira do mar de praias com largas faixas de areia pode ser uma atividade interessante, assim como o trekking desbravando praias mais distantes. As trilhas não duram mais de uma hora e são consideradas de nível médio. Aproveite para chegar até as praias do Sono, Antigos e Antiguinhos e Cachadaço na vila Trindade.
Mergulho
Adeptos de mergulho com cilindro, snorkel ou mergulho livre tem espaço garantido nas praias de Paraty. Coexistem águas de alta profundidade e outras de nível médio rodeadas por pedras que revelam curiosas espécies marinhas. As principais ilhas para a prática são: Catimbau, Ratos, Ganchos, Comprida e Meros.
Arvorismo e Tirolesa
Um parque de aventura em Paraty reserva atividades como o arvorismo e tirolesa para aventureiros. As plataformas tem alturas diversificadas, a maior delas tem 35 metros e fica acima de um rio de água doce perfeita para a tirolesa. O local ainda abriga rapel, passeios de caiaque e trekking.
Vida Noturna de Paraty
A vida noturna se revela também no Centro Histórico, onde ficam a maior parte dos bares e restaurantes das cidades. Esses charmosos estabelecimentos ficam em antigos sobrados e casarões do século 18 e servem pratos regionais de dar água na boca.
O ar boêmio se espalha por Paraty com as tradicionais mesas na calçada ao cair da noite. Perfeito para apreciar um chopp gelado acompanhado de um petisco a base dos pescados típicos ou se dirigir aos restaurantes mais sofisticados com pratos fartos de comida regional ou culinária internacional. Se quiser mais badalação, vale visitar os bares com música ao vivo.
Quando ir à Paraty
Em Paraty, o burburinho das festas é garantido!
O ano todo a cidade é palco de eventos importantes e culturais como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) que reúne grandes escritores e promovem palestras interessantes.
Quem quiser participar deve comprar os ingressos e fazer reservas com antecedência. O evento acontece em julho e agosto.
Se preferir participar de um outro tipo de manifestação cultural que não a literária, vale viajar em setembro quando acontece o Paraty em Foco, que abrange basicamente fotógrafos do mundo inteiro para mostras e discussões.
Outras manifestações interessantes é o Festival da Cachaça no final de agosto com degustação de cachaças artesanais, a típica Semana Santa com procissões por toda a cidade e a Festa do Divino no início de junho com muita luz e cores por toda cidade.
Para aproveitar as praias viaje no verão, de dezembro a fevereiro. Já para encontrar preços acessíveis, viaje em meses em que não haja eventos e nem seja alta temporada.
Como Chegar em Paraty
De avião:
O aeroporto de Paraty atende aeronaves de pequeno porte. Porém, o aeroporto de referência é o da capital, a 256 km.
De carro:
Vindo do Rio de Janeiro, a estrada de acesso é pela Rio-Santos, já de São Paulo siga pela Via Dutra até Barra Mansa, depois RJ-155 e enfim Rio-Santos.
De ônibus:
As principais companhias são: Reunidas Paulista e São José se estiver vindo de São Paulo ou interior; Normandy, Costa Verde e Colitur se já estiver em solo fluminense; Útil vindo de BH.
*Rústica, a cidade proíbe o tráfego de carros pelas ruelas de paralelepípedo do Centro Histórico, por isso, vá com sapatos confortáveis para caminhadas e use o barco para os passeios nas praias mais distantes.
Informações Úteis de Paraty
Distâncias: Ubatuba – 79 km / Guaratinguetá – 94 km / Angra dos Reis – 99 km / Barra Mansa – 165 km / Rio de Janeiro – 256 km / São Paulo – 307 km.
Centro de Informações Turísticas - (24) 3371-1897
Secretaria de Turismo – (24) 3371-1222
Rodoviária – (24) 3371-1224
Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú.
Mais infos no site: www.paraty.tur.br