Ilha Grande
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Ilha Grande é a maior dentre todas pertencentes à baía de Angra dos Reis e abriga mais de cem belas praias para visitação, muitas delas protegidas pela Reserva Biológica. Os 193 km que compõem a extensa ilha são rodeadas por montanhas e vegetação fechada de Mata Atlântica.
A primeira vez que uma pessoa pisou neste solo litorâneo foi em 1502 com Gonçalo Coelho. A região foi palco de inúmeras batalhas marítimas envolvendo piratas e também foi local de detenção máxima presos políticos no século XX. Este fato histórico pode ser constatado a partir de passeios às ruínas de presídios, navios e cargueiros naufragados e um cemitérios de piratas entre as praias que abrangem a ilha.
Hoje, Ilha Grande vive na tranquilidade. A principal atividade econômica fica reservada ao turismo que é a principal fonte de renda dos moradores. Alguns vilarejos de pescadores permanecem existindo, garantindo pescados e frutos do mar frescos aos restaurantes locais. Pousadas e restaurantes surgiram aos montes na Ilha, fazendo à alegria dos visitantes que buscam de aconchego e alimentação de qualidade.
Ao todo, são cerca de 3 mil moradores vivendo no entorno da Ilha, mas é em Vila Abrãao que fica situado o principal povoado. É dali inclusive da onde partem os principais passeios, trilhas e embarcações para paisagens mais distantes. Dentre elas, destacam-se: Cachadaço, Lopes Mendes, Saco do Céu, Reis e Magos e Aventureiro. Guarde energia para estas praias mais longínquas, é comum ter praias que se distanciam em uma, duas e até quatro horas do vilarejo principal. Reserve um tempo para curtir as cachoeiras próximas às praias, realizar mergulho ao lado de peixes coloridos, em grutas escuras e naufrágios. Conheça também o Aqueduto que costumava abastecer um antigo presídio no século 20. À noite vale a pena visitar os centros de artesanato com objetos típicos da região de Angra e também de outros lugares do país. Para apreciar as estrelas e um prato caprichado, se dirija aos restaurantes à beira-mar com pratos de pescados e também internacionais.
Lembre-se de trazer dinheiro e cheque, pois não existem caixas eletrônicos na ilha. Em Ilha Grande é também proibido o tráfego de carros, por isso prepare as pernas ou invista nos passeios de barco.
O que fazer em Ilha Grande
As mais de cem praias de Ilha Grande são os principais atrativos. A riqueza natural se destaca pelas águas cristalinas, coqueiros, amendoeiras e montanhas que se erguem nas encostas trazendo boas sombras, areia fina e clara e algumas ainda abrigam infraestrutura de bares. Já outras destacam-se pela tranquilidade e por estarem próximas às cachoeiras. Os mergulhadores encontram um dos melhores lugares do país para a prática embaixo de embarcações naufragadas e grutas.
O acesso a essas praias se dá por curtas ou longas caminhadas, onde se pode praticar um trekking de nível fácil ao difícil desbravando cachoeiras e praias distantes. Para os preguiçosos, barcos ficam à disposição na vila Abraão para translado. Aproveite o entorno e conheça a Gruta do Acaiá e o Aqueduto. Na volta, aprecie o artesanato comercializado na vila.
Passeios
Uma vez que estará percorrendo as praias, aproveite para avançar mais ainda entre as trilhas na mata fechada ou caminhos íngremes e tortuosos que levam até a Gruta do Acaiá, onde é possível mergulhar em uma caverna inundada. A visita até a cachoeira da Feiticeira também vale a pena para se refrescar, assim como uma parada no antigo Aqueduto para uma aula de história.
Gruta do Acaiá
Esta caverna quase que completamente inundada é o principal atrativo da Ponta do Acaiá. Os mergulhadores podem vivenciar uma experiência única mergulhando próximo às fendas das rochas que transmitem luzes de tons variados. O acesso é a partir da praia Vermelha e indica-se a presença de um guia e lanterna para iluminar o caminho obscuro.
Cachoeira da Feiticeira
A queda de 15 metros dessa cachoeira impressiona os visitantes. Ao seu redor, destaca-se a vasta vegetação de Mata Atlântica. O acesso é possível através de uma trilha de uma hora e meia a partir do Aqueduto. Indica-se o acompanhamento de um guia. É possível reduzir o trekking para meia hora através do passeio de barco.
Aqueduto
De 1873, este atrativo impressiona pelos 125 metros de extensão de 26 arcos que se dispõem lado a lado. Construído em pedra e óleo foi criado para servir de abastecimento de água para a prisão de Lazareto. O passeio vale a pena pelo valor histórico. Repare em uma das pedras em formato de sofá lá encontrado. O acesso é após meia hora de trilha a partir da Vila do Abraão.
Eventos
Além da beleza natural escancarada em Ilha Grande, ela também esconde traços culturais fortes, destacados pelos seus festivais musicais que trazem o MPB e o forró para animar os moradores e turistas no meio e no final do ano.
Festival de Música e Ecologia
Sempre em junho e julho, a Vila Abraão recebe importantes e novos nomes da música brasileira que se apresentam nos palcos em shows gratuitos para o público. Para completar a festa, barraquinhas são montadas para satisfazer o paladar dos turistas com quitutes típicos saborosos.
Festival Nacional de Forró
Em dezembro, a tradicional festa tem o forró como convidado especial. Grupos de forró de todos os estados do Brasil se reúnem para disseminar suas músicas. Oficinas de frevo, sanfona e bumba-meu-boi também acontecem para os interessados.
Praias de Ilha Grande
A beleza das praias de Ilha Grande vive intocada em sua maior parte, protegida por densas montanhas e mata nativa.
A Reserva Biológica faz sua parte e protege ainda mais o território, preservando à riqueza natural. Algumas praias ficam próximas à vila Abraão, mas a maioria fica afastada, onde se chega após caminhadas de 30 minutos até quatro horas de trilha.
Praia Lopes Mendes
Esta é considerada a praia mais bonita da ilha. Extensa, tem cerca de três quilômetros, é rodeada por pedras grandes e lagoas de águas claras. Aos finais de semana e feriados costuma ficar cheia. O acesso é a partir de meia hora a partir da praia dos Mangues.
Praia do Cachadaço
Pequena, esta praia tem apenas 15 metros e é envolta por costões e pedras que se erguem na lateral da orla. As águas claras do mar e um riacho com queda d’água são um convidativo para banhos. Abriga ainda uma rústica escadinha de pedra.
Praia Lagoa Azul
Não é a toa que essa praia leva o nome de Lagoa Azul, a enseada calma tem um azul exuberante que se realça com a luz do sol. É um dos melhores lugares para mergulhar com snorkel, devido à ótima visibilidade e presença de espécies marinhas coloridas. Na alta temporada, a atração fica por conta dos bares flutuantes que ali atracam.
Praia do Aventureiro
Após uma caminhada de quatro horas a partir da Vila de Abraão, nada melhor do que relaxar nesta praia protegida pela Reserva Biológica. O cenário é propício para surf no mar agitado e para camping.
Praia Saco do Céu
A água verde combina perfeitamente com a vegetação de mata fechada que se colocam ao seu redor. Possui ótima infraestrutura de restaurantes, sendo local comum de pernoite.
Praia Lagoa Verde
A principal característica dessa praia são as piscinas naturais perfeitas para banhos e as pedras colocadas ao redor do mar de enseadas calmas. Abriga um restaurante flutuante com comidas típicas e muitos peixes coloridos para observação. Fica entre a praia Longa e a Grande de Araçatiba.
Praia da Feiticeira
Isolada e tranquila a praia se destaca pelas águas mornas relaxantes para banhos. Próximo dali está a Cachoeira da Feiticeira com uma queda d’água de 15 metros de altura.
Praia do Abraão
Esta praia é o ponto de chegada e partida dos principais barcos que vem dos continentes e se deslocam até praias mais distantes. Apesar do belo cenário, não é indicada para banhos.
Praias do Leste e Sul
A Reserva Biológica protege essa extensa área de cinco quilômetros. Dentre os atrativos nos arredores estão lagoas cristalinas e cachoeiras refrescantes.
Abraãozinho
O nome indica que esta praia é uma extensão da Praia de Abraão, porém menor, como remete o nome no diminutivo. O acesso por trilha é leve de apenas dez minutos e abriga enseadas calmas.
Praia Dois Rios
O acesso a esta praia é por trilha de duas horas a partir de Abraão. O principal atrativo são as ruínas do antigo presídio Cândido Mendes que foi implodido no ano de 1994.
Praia Freguesia de Santana Leste
Aqui viveu a primeira vila da ilha e até hoje abriga uma igrejinha de arquitetura clássica datada de 1796. Também se encontra ali um Cemitério de Piratas.
Praia Parnaioca
Esta praia abriga ruínas da construção de uma igreja, cargueiro afundado, pedras grandes, cachoeira cristalina, rio que deságua na praia e mar azul. Os motivos são muitos para conhecê-la.
Praia das Palmas
Coqueiros emolduram esta praia recomendada para camping e ideal para observação do pôr do sol. Fica no caminho para a praia Lopes Mendes.
Praia de Fora: O chamariz dessa praia são os bares que se dispõem ao redor servindo quitutes temperados e bebidas frescas. Coqueiros e cachoeira transformam a praia em um local paradisíaco.
Praia dos Meros
Os principais turistas que chegam a Meros são os adeptos da caça submarina, uma vez que a região abrange alta concentração de peixes. Possui águas calmas e areia fina.
Praia Grande e Araçatiba
As enseadas calmas e a extensão da praia atraem praticantes de esportes náuticos. Os principais esportes praticados ali são o windsurf e o esqui.
Praia Comprida
Do lado da Vila do Abraão, a apenas 15 minutos de caminhada está a praia Comprida com opções de quiosques e águas claras perfeitas para famílias com crianças.
Praia Ubatubinha
Aqui também é possível realizar o mergulho em pontos específicos e que revelam espécies interessantes. Montanhas protegem às belezas naturais da praia.
Praia Vermelha
Esta praia se destaca por abrigar um antigo navio naufragado. Este é, aliás, o principal atrativo do local que atrai prioritariamente mergulhadores profissionais.
Praia Japaris
Pequena, é usada como ponto de parada obrigatória dos passeios de barco. Ali é possível se alimentar bem nos bares rústicos, conhecer a vila de pescadores e apreciar a vista.
Praia Provetá
Ali fica localizado um vilarejo de pescadores, o que garante mais movimentação à praia. A beleza fica por conta da areia grossa, águas esverdeadas e as sombras proporcionadas pelas amendoeiras e coqueirais.
Praia Sítio Forte
Os atrativos desta praia ficam por conta de um navio naufragado ideal para mergulhadores curiosos e uma pequena vila de pescadores no entorno. Possui boa infraestrutura de bares e restaurantes com pratos de pescados e frutos do mar frescos cultivados na praia.
Praia Lazareto
Também chamada de Praia Preta devido à coloração da areia, abriga ruínas de um antigo presídio chamado Lazareto e o aqueduto, onde chega-se após uma leve caminhada. O acesso a esta praia é a partir da Vila do Abrãao, após 20 minutos de caminhada.
Praia da Tapera
Indicada para os mergulhadores de snorkel, esta praia tem ótima visibilidade nas águas cristalinas. O acesso é a partir de barco ou a partir da Vila do Abraão com trilha de mata fechada.
Praia Camiranga
A vegetação se destaca pelos coqueiros e bananeiras do entorno. Tem faixa de areia clara e abriga a foz do Riacho Camiranga que recebe muitos turistas na alta temporada. O acesso é por trilha de quase duas horas ou 25 minutos de barco da Vila do Abraão.
Praia da Fazenda
As águas cristalinas se destacam pelo belo verde que se contrasta com a areia de tom avermelhado. Deserta, abriga a Cachoeira do Perequê a apenas 1 km por trilha. A partir da Vila do Abraão são 25 minutos de barco ou duas horas de caminhada.
Praia da Baleia
As águas mansas desta praia são rodeadas por pedras e árvores que trazem boas sombras. Mais distante, pode-se chegar de barco após 40 minutos ou trilha de até quatro horas a partir da Vila do Abraão.
Praia Ilha dos Macacos
Deserta e pequena fica próxima a uma vila de pescadores. É indicada para mergulhos.
Praia Araçá
Também conhecida como Freguesia de Fora abriga copas de árvore que formam deliciosas sombras. Perfeita para relaxar e curtir a brisa do mar. O acesso é após quatro horas de caminhada ou uma hora de barco a partir da Vila do Abraão.
Praia Enseada do Bananal
A região dessa colônia é populosa reunindo pousadas, atacadouros, agências de mergulho, restaurantes e uma igreja antiga. A história do local tem os japoneses como fundadores das primeiras fábricas de pescados de Ilha Grande. Fica a 50 minutos por trilha da praia de Araçá.
Praia do Morcego
Além das enseadas calmas, o atrativo dessa praia são as ruínas de uma casa datada de 1629. Rumores dizem que foi construída pelo pirata espanhol Juan Lorenzo. O acesso é por 20 minutos de barco da Vila do Abraão.
Praia da Crena
Paradisíaca, tem um costão imenso de vegetação densa. Fica a 800 metros da Praia do Abraão.
Praia da Júlia
Esta praia abriga ruínas de uma antiga casa de fazenda. Tem águas tranquilas e cristalinas indicada para banhos. O nome da praia faz referência a uma antiga moradora que lá viveu por muitos anos. Seus familiares mantém um quiosque lá até hoje servindo bebidas e petiscos aos visitantes.
Ecoturismo em Ilha Grande
Para os amantes de ecoturismo duas opções são garantidas em Ilha Grande, uma por terra e outra no mar. Trata-se do mergulho com snorkel ou cilindro entre embarcações naufragadas e curiosas grutas e trekking na mata fechada que levam a belos cenários.
Mergulho
Ilha Grande abriga águas cristalinas, rica vida marinha e naufrágios e grutas interessantes para desbravar. Alguns dos melhores locais para o mergulho com cilindro são: Sítio Forte que abriga os naufrágios do navio Pinguino e um helicóptero; a Praia Vermelha que abriga o navio Califórnia e a Gruta do Acaiá. Os praticantes de mergulho com snorkel podem seguir até a praia da Lagoa Azul.
Trekking
Os praticantes de trekking tem espaço de sobra em Ilha Grande. São inúmeras trilhas na mata fechada, por entre cachoeiras que levam até as mais belas praias. É possível rodar por toda a ilha, basta disposição, pois algumas caminhadas variam de 20 minutos até quatro horas! Por isso, vale se programar e levar um guia para os trajetos mais íngremes. Algumas opções são: Lona Vermelha com 1h20, Provetá com 2h, Lopes Mendes com 2h30, Cachadaço e Aventureiro com 4h de muita energia e fôlego.
Compras em Ilha Grande
O artesanato do Brasil inteiro pode ser encontrado em Ilha Grande, na Rua Santana situada na Vila Abraão. Encontram-se produtos de Alagoas, Ceará, Pantanal e obviamente o artesanato típico do entorno fluminense.
Arte Brasil
Reúne peças de artesãos do Brasil todo. Alguns dos produtos encontrados e que se destacam entre os outros pela peculiaridade são: artesanato em tecido do Pantanal, chapéu de palha de buriti do Ceará, toalha de renda filé de Alagoas, dentre outros. Algumas peças da própria região, produzidas em Angra chamam a atenção como as imagens sacras confeccionadas a partir da espinha do peixe cavala. Fica na Rua Santana, na Vila Abraão.
Folia de Reis
Este espaço é reservado exclusivamente para artesãos locais que comercializam produtos únicos como as santas feitas de cabaça, quadros com paisagens de Ilha Grande e vestidos artesanais. Fica na Rua Santana, na Vila Abraão.
Quando ir à Quando ir à Ilha Grande
No quesito temperatura a melhor época para apreciar as praias é no outono ou na primavera.
No verão, prepare-se para um movimento intenso de turistas e chuva todo final de tarde. Se for viajar na alta temporada faça reservas de hotéis ou pousadas com antecedência e prepare-se para as filas nos portos.
Agora, no quesito folia, a cidade oferece dois interessantes atrativos musicais, são eles: o Festival de Música e Ecologia com apresentação de artistas de MPB entre junho e julho e o Festival Nacional de Forró em dezembro.
Como Chegar em Ilha Grande
De avião:
O aeroporto de referência é do Rio de Janeiro, a 116 km de Mangaratiba e a 166 de Angra dos Reis.
De carro:
Partindo do Rio ou da capital paulista o acesso é pela Rio-Santos. Chegando em Angra ou Mangaratiba deve-se deixar o carro no estacionamento, uma vez que não é permitido o tráfego de veículos na ilha.
De ônibus:
As companhias Costa Verde, Reunidas e Útil fazem o trajeto das cidades do Rio, São Paulo e Minas Gerais (em ordem respectiva) até Mangaratiba e Angra dos Reis.
*Em todas as opções consegue-se chegar apenas até Mangaratiba ou Angra dos Reis, de lá, deve-se procurar os portos e pegar um barco até a ilha que leva 1h30 de viagem. Para se locomover entre as praias da ilha faça os passeios de barco ou trilhas.
Informações Úteis de Ilha Grande
Distâncias: Rio de Janeiro – 125 km / São Paulo – 414 km
Informações turísticas – (24) 3361-5508
Barcas – (24) 4004-3113
Bancos: não há nenhuma agência bancária ou caixa eletrônico na Ilha Grande.