Mangaratiba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Situada a pouco mais de 100 km da capital está Mangaratiba. Esta cidade singela, de poucos habitantes se destaca por ser a porta de entrada para Costa Verde, uma região privilegiada do litoral fluminense, que percorre mata nativa e águas refrescantes que reúnem ilhas como a Ilha Grande e Ilha Itacuruçá, referências em beleza. A região também se destaca por contemplar cachoeiras cristalinas com quedas d’água que formam piscinas naturais ou grandes poços, da onde é possível relaxar com amigos ou em família. As cachoeiras escondidas pela mata Atlântica são ótimas desculpas para a prática do trekking. A maioria delas tem acesso pelas principais praias de Mangaratiba. Falando em praias, a cidade possui interessantes praias rústicas perfeitas para esportes náuticos, algumas urbanas com grande número de quiosques e casas de veraneio e algumas outras mais desertas visando o descanso.
Um dos destaques de Manga é também o grande número de resorts e pousadas que ali se encontram. As hospedagens são extremamente estruturadas com o objetivo de trazer conforto e lazer aos hóspedes. Grande parte das praias, principalmente as mais belas tem o acesso através desses estabelecimentos. Turistas que se hospedarem distantes dos destinos, terão de se identificar em grande parte das praias. Porém, o acesso é permitido a todos. As praias de acesso mais fácil são: Ribeira, Saco de Mangaratiba e Ibicuí. Para se ter uma ideia, os resorts abrigam interessantes atividades, algumas oferecem aulas de esqui, squash e algumas tem até minissafári para curtição da criançada.
Para buscar passeios alternativos, longe da natureza, pode-se apreciar os restaurantes próximos às praias à noite ou reservar um dia para conhecer as construções históricas do século XIX, como a Igreja Nossa Senhora da Guia dos Navegantes, as Ruínas da Praia do Saco, Solar do Barão de Sahy e outras que contam a história da cidade no apogeu do café.
O que fazer em Mangaratiba
Porta de entrada da Costa Verde, Mangaratiba reúne praias paradisíacas e ilhas deslumbrantes como a Ilha Grande e Itacuruçá, possíveis a partir de passeios rústicos de barcos que permitem banhos e mergulhos nos cenários mais distantes.
Outras praias do entorno possibilitam a prática de esportes náuticos devido aos bons ventos que ali sopram. Muitas delas têm acesso pelos condomínios e resorts que lá ficam localizados aos montes. Desbravar cachoeiras, percorrer trilhas e conhecer o centro histórico também estão entre os atrativos.
Passeios
Os fãs da natureza podem apreciar passeios alternativos às praias, como os passeios de embarcações que partem do cais de Manga rumo às praias da Itacuruçá, Jaguanum e a bela Ilha Grande. Outra opção é se banhar nas águas gélidas das cachoeiras escondidas pela mata Atlântica. Para completar, percorra os espaços que abrigam as principais construções históricas.
Passeio de barco
O cais situado em Mangaratiba já ficou famoso por levar os turistas a desvendarem paisagens deslumbrantes nas ilhas mais distantes do entorno.
O roteiro tropical abriga a Itacuruçá e Jaguanum, ideal para banhos e mergulhos relaxantes. Outras embarcações podem levar à Ilha Grande, uma das mais belas dos arredores.
Banho de Cachoeira
Ao redor das praias, permeando a vegetação nativa através de trilhas é possível chegar em cachoeiras refrescantes como a da Bengala com piscina natural e a Conceição de Jacareí com oito metros de queda e um poço. Outra opção é o conhecido Poção onde se encontram três cachoeiras perfeitas para banhos divertidos.
Centro Histórico
As construções históricas também estão dentre os atrativos da cidade. Dentre os roteiros, os principais são: a Matriz de Nossa Senhora da Guia, datada do século 19, toda revestida com azulejos portugueses e inspiração barroca; Solar do Barão Sahy, casarão também do século XIX de estilo neoclássico e que hoje abriga um espaço cultural e as Ruínas Imperiais do Povoado do Saco, localizado no entorno da Praia do Saco e construído em 1830.
Praias de Mangaratiba
As praias de Mangaratiba ficam em sua maior parte situadas dentro de complexos de hospedagens, como os enormes resorts estruturados nas principais praias.
Estas praias se destacam por demarcarem o início da região da Costa Verde, privilegiada pelas ilhas, praias e vegetação densa nativa que contorna a região. A maioria das praias abriga águas calmas, ideal para esportes náuticos.
Praia Brava
Casas de veraneio se dispõem ao redor da praia Brava. O mar tranquilo rodeado por morros introduz ao cenário perfeito para descanso e banhos relaxantes.
Praia de Ibicuí
Esta praia abriga o Iate Clube de Ibicuí, com 600 metros de extensão e rodeada também por casas de veraneio é um dos melhores lugares para a prática de esportes náuticos.
Praia Junqueira
As águas de tom azulado tornam o mar ideal para banhos refrescantes. Porém, a praia de poucos metros de extensão também é usada para pesca
Praia de Muriqui
É a praia mais urbanizada dentre as outras, com quiosques, restaurantes e bares que se espalham pela orla. A praia recebe visitantes constantemente seja para curtir as águas, seja para se deleitar com os pratos.
Praia da Ribeira
Famílias com crianças costumam vir a essa praia que tem mar tranquilo e uma praça ao centro para lazer.
Praia Grande
Este é um dos principais destinos dos turistas que chegam a Mangaratiba.
A praia tem um quilômetro de areia fina, água calma e arborização.
Praia de Mangaratiba
Situada bem ao centro, abriga um ancoradouro e um cais. Constantemente passam ali pescadores para a prática e turistas que passeiam de barco admirando a paisagem.
Praia do Saco
Aqui cruza a foz do Rio do Saco, o que faz com que a praia tenha águas mansas. Casas de nativos se erguem ao redor, tornando-a urbanizada. É destino de praticantes de esportes.
Praia do Saí e Saizinho
A mais deserta de todas, se destaca por acolher as ruínas de um antigo porto de minérios.
Quando ir à Mangaratiba
As praias de Mangaratiba se destacam pela beleza. Dali é possível chegar até Ilha Grande, uma das ilhas mais bonitas da região.
O local é conhecido por abrigar inúmeras opções de lazer como a prática de esportes náuticos e os atrativos encontrados nos inúmeros resorts que ali se instalam. Por isso, é indicado viajar na alta temporada, quando o tempo está propício para desenvolver as atividades, com sol imponente e bons ventos.
Como Chegar em Mangaratiba
De avião:
O aeroporto de referência são os que se encontram no Rio de Janeiro.
De carro:
Partindo já do estado do Rio siga pela Avenida Brasil até Santa Cruz e depois a BR-101. Já de São Paulo siga pela Vila Presidente Dutra sentido Rio de Janeiro.
De ônibus:
Da capital do Rio partem as companhias Costa Verde e Cidade do Aço que levam até Mangaratiba. De São Paulo a empresa de referência é a Reunidas Paulista.
Informações Úteis de Mangaratiba
Itacuruçá - 26 km / Angra dos Reis – 60 km / Rio de Janeiro – 116 km / Volta Redonda – 132 km.
Prefeitura Municipal de Mangaratiba – (21) 2789-6000
Mais infos no site: www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/