Guaratuba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Um dos balneários mais agitados do Paraná, assim é a cidade de Guaratuba. Os índios Carijós, que foram os primeiros habitantes destas terras, deram o nome de Guaratuba, cujo significado é “muitos guarás” a este lugar. Esse é um dos municípios mais antigos do Estado do Paraná e está entre os cinco fundados no regime colonial.
Mesmo que em 1656 a cidade já tinha moradores, somente em 1765 o governador da Capitania de São Paulo, D. Antonio de Souza Botelho Mourão, determinou que se formasse uma povoação na enseada de Guaratuba, objetivando assim, o incremento cultural, social e econômico por lá.
Com 22 quilômetros de orla, a cidade de Guaratuba dispõe de uma excelente infraestrutura de lazer e de serviços, isso tudo sem perder o clima de vila de pescadores, o que dá um charme a mais ao lugar. É muito comum observar embarcações rústicas, colorindo as praias de águas cristalinas, principalmente em Caieiras, onde se encontra uma colônia e onde a pesca é praticada diariamente.
Em alta estação, o agito está na Praia Central, onde o mar é calmo e a localização atrai muitos turistas de todas as idades. Na Praia de Brejatuba, fica o ponto de encontro dos surfistas, devido ao seu mar aberto, vegetação natural e boas formações. É lá que acontecem campeonatos estaduais.
Ao visitar a cidade de Guaratuba, não deixe de fazer um passeio imperdível: de barco pela Baía de Guaratuba. Com um status de Área de Proteção Ambiental, você se depara com rios, mangues, ilhas e uma vegetação típica. Isso tudo sem contar a paisagem especial que ganha contornos bem mais estonteantes no pôr do sol.
Mas o roteiro mais concorrido é o que leva para o Salto do Parati, que é cascata muito agradável que forma a imensa piscina natural. Só que para poder chegar até à queda, é necessário caminhar por uma trilha maravilhosa, repleta de pássaros, ponte pênsil, antigas construções e diversas plantas nativas.
No centro da cidade, não deixe de visitar a igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, que fica na Praça Alexandre Mafra. Ela foi construída em 1768 e possui uma fachada típica das capelas litorâneas que preserva a época. Aproveite e circule pelos arredores da praça e aprecie o casario colonial.
A tragédia de 1968
Em 22 de setembro de 1968, Guaratuba teve parte da cidade engolida pelo mar. O mar engoliu uma parte do centro onde funcionavam a Câmara Municipal, a Prefeitura e diversas outras construções da época.
O fenômeno teve sua origem nas correntes marítimas que fustigavam a área entre o trapiche, a ponta do pinto e o muro de arrimo. Com este fenômeno, se perdeu documentos históricos, que continha informações sobre os fundadores da cidade e todo o seu relato.
O que fazer em Guaratuba
A segunda maior baía do litoral paranaense possui mais de 48 quilômetros de extensão.
Em Guaratuba tem serras, lagos, 16 rios e praias, além de diversas atrações na cidade como a Igreja Matriz Nossa Senhora Bom Sucesso, Casa da Cultura de Guaratuba (Casarão do Porto), Parque Natural Municipal Lagoa do Parado, Parque Nacional de Saint-Hilaire e outros.
Igreja Matriz Nossa Senhora Bom Sucesso
Localizada na Praça Central de Guaratuba, a Igreja Matriz Nossa Senhora Bom Sucesso é uma igreja secular, construída pelos escravos, e foi tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Sua arquitetura religiosa colonial apresenta uma fachada com características parecida às outras igrejas litorânea da sua época.
Essa igreja possui uma imagem de sua senhora do Bom Sucesso esculpida em madeira policromada, que é a padroeira da cidade. Foi restaurada logo após ser tombada, em 1938.
Parque Nacional de Saint-Hilaire
O Parque Nacional de Saint-Hilaire é o segundo parque nacional que foi criado no país nos últimos 10 anos e também o quarto Parque Nacional do Paraná. O seu nome é uma homenagem ao naturista francês e pesquisador Saint-Hilaire, que esteve na região há mais de um século em expedições botânicas e também uma homenagem ao Roberto Ribas Lange, que foi um dos precursores da luta ambiental no estado e no Litoral.
O parque conta com aproximadamente 24.500 hectares e visa proteger o ecossistema, gerar equilíbrio aos balneários e para cidades do entorno, incluindo algumas regiões significativas como o Morro do Cabaraquara e o da Serra da Prata.
Parque Natural Municipal Lagoa do Parado
O Parque Natural Municipal Lagoa do Parado fica na Baía de Guaratuba, a partir da Foz do Rio Parado e seu acesso é somente de barco, com duração de 56 minutos. É uma espécie de Pantanal, pois é abundante em peixe e em caxeta, que é uma madeira leve que se faz colher de pau, sepas de tamancos, lápis etc.
Na época de seca, a Lagoa do Parado se divide, formando assim, duas lagoas distintas, denominadas de lagoa do Baguary e das Onças. O Parque Natural Municipal Lagoa do Parado possui 5 quilômetros de comprimento e 3 quilômetros de largura.
Casa da Cultura de Guaratuba
A Casa da Cultura de Guaratuba (Casarão do Porto) é um ótimo lugar para os turistas conhecerem a história da cidade.
O Casarão do Porto possui fotografias antigas, principalmente do local, que foi construído no final do século 18 e o único a resistir à erosão de 1968 que destruiu boa parte da cidade.
Praias de Guaratuba
Praia Central
Localizada no final da Avenida 29 de Abril e no começo da Avenida Curitiba, a Praia Central é frequentada, principalmente, pelos jovens. Ela é uma das praias mais populares de Guaratuba e possui orla bem urbanizada, oferecendo uma excelente estrutura com bares e também restaurantes.
A Praia Central é um lugar apropriado para banhistas por ter mar calmo. Recebe famílias, esportistas e jovens, devido a sua grande extensão e o conforto que proporciona. Ela conta com uma larga faixa de areia dourada, águas claras e um lugar bom para a prática de kitesurf. Lá está o Morro do Cristo, um lugar muito procurado por turistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia Central de Guaratuba
Praia de Coroados
A Praia de Coroados fica na entrada da cidade de Guaratuba, na cabeceira da Rodovia Máximo Jamur. Seu acesso é pelo Trevo de Coroados que fica a apenas 8 quilômetros do centro da cidade. A Praia de Coroados é considerada uma das praias mais tranquilas da região e esse belo refúgio foi pouco explorado pelo turismo, já que a maioria dos turistas não conhece o lugar e na maior parte do ano, ela fica deserta.
Com uma espaçosa faixa de areia fofa e dourada, mar agitado e aberto, com águas claras e boas ondas, a Praia de Coroados é muito ótima para banho e prática de surf. Na alta estação, ela atrai muitos surfistas que costumam frequentar o lugar e aproveitar para praticar suas manobras. A parte pouca atrativa é que ela não conta com infraestrutura, sendo assim, os visitantes devem levar alimentos e bebidas.
Praia de Caieiras
Localizada na ponta da Baía, entre ponta do Jonsher e a Praia das Pedras, a praia de Caieiras é um lugar tranquilo, de águas calmas, ideal para banhos e pesca e que abriga uma colônia de pescadores.
Com 1 quilômetro de extensão, o seu acesso pode ser feito por estrada ou barco. Das pedras, na maré baixa, pode-se ver a proa de um vapor paraguaio que encalhou quando fugia da Guerra Brasil-Paraguai.
Prainha
Localizada entre o município de Matinhos com Guaratuba, a Prainha é uma praia tranquila e própria para o descanso e pratica de pesca de arremesso. Seu litoral é muito grande, sendo considerada, um dos refúgios da cidade.
A Prainha encanta muitos visitantes, devido ao seu clima agradável e sossegado, uma excelente opção para quem prefere um lugar com menos movimento.ela oferece uma larga faixa de areia dourada e mar levemente agitado e com águas claras, propiciando o banho e a prática de esportes náuticos, como, por exemplo, o kitesurf.
Brejatuba
A Praia de Brejatuba possui mar aberto, vegetação natural preservada e tem águas claras e bastante agitadas, propícia para o banho e esportes náuticos. Ela é uma excelente opção para todos os públicos, pois conta com uma faixa larga de areia dourada e muito fofa. Na direção Sul, após o Morro do Cristo, seguem-se 14 quilômetros de praia onde seus balneários recebem o nome de: Bonança, Estoril, Santa Helena, Eliana, Nereidas, Coroados, Cidade Balneária e Barra do Saí divisa com Santa Catarina.
O lugar ganha destaque pelos campeonatos de surf realizados no decorrer do ano. Por ter ondas médias, de oito pés, também se pratica a pesca de arremesso. A Praia de Brejatuba é conhecida também como sendo a praia dos surfistas.
Quando ir à Guaratuba
Com clima subtropical superúmido, Guaratuba não tem estação seca definida e é isenta de geadas. A temperatura média dos meses mais quentes chega a ser superior a 30 graus centígrados e nos meses mais frios, chega a ser inferior a 18 graus centígrados.
Por isso, para um melhor aproveitamento das praias, o ideal é visitar a cidade nos meses mais quentes do ano, na alta estação.
Veja a seguir, o que acontece no mês de:
- Janeiro: projetos de verão;
- Fevereiro: carnaval;
- Maio: - Fiscalíadas: o maior evento da família fazendária paranaense, onde se confraterniza com shows pirotécnicos e musicais, festa do chopp, competições esportivas e animado baile de encerramento;
- Festa de São José Operário: uma comemoração tradicional que cotna com dez dias de programação religiosa, além de festejos populares como eleição da Rainha da Festa, barracas típicas, bingo e almoço festivo à base de frutos do mar;
- Guar@motos: um encontro de confraternização dos motociclistas que tem passeio de motos, feira do motociclista, eleição da “garota da motocicleta” e gincanas, exposição de motos e shows artísticos;
- Junho: Festa da Tainha, Festa Junina, Campeonato brasileiro de vôlei feminino, Festa do Pescador, Festa Perpetuo Socorro e Festa Santo Antonio;
- Julho: Festa do Divino Espírito Santo;
- Agosto: Festa de São Joaquim;
- Setembro: Feira Caiçara, Festa de São Francisco de Assis, Festa de Dança Primavera.
Como Chegar em Guaratuba
Guaratuba está a 127 quilômetros de Curitiba e são dois acessos. O primeiro e também o mais utilizado é via BR 376, saindo de Curitiba a sentido Joinville. No município de Garuva, deve seguir pelo viaduto e entrar na rodovia PR 412. Outro acesso é pela BR 277, em direção a Paranaguá, logo após o posto da Policia Rodoviária Federal de Alexandra, entrando na direita da rodovia Alexandra Matinhos, até o ferry-boat. São dois excelentes caminhos.
- De carro:
Para chegar a Guaratuba, você tem as seguintes opções: BR 277, BR 376/101, PR 508 e PR 412. De Belo Horizonte, Guaratuba fica a 1081 quilômetros de distância. De Curitiba, 127 quilômetros, Rio de Janeiro, 900 quilômetros, São Paulo, 463 quilômetros e Porto Alegre, 702 quilômetros.
- De ônibus:
Terminal Rodoviário Governador Álvaro Dias, localizado na Avenida Damião Botelho de Souza, s/n. telefone para contato é (41) 3442-8192. Empresa de ônibus: Expresso (41) 3442-1336, Nossa Senhora da Penha (trajeto: Rio Grande do Sul / Guaratuba / São Paulo), telefones (41) 3472-9162, 0800 723 2122 e pela empresa Viação Graciosa (Porto Passagem Matinhos, balneário Caiobá / Guaratuba), telefone (41) 3442-1785
- Avião:
Aeroporto Municipal (recebe aviões pequenos das 6h às 18h e a pista é com 1000 metros). Localizado Avenida Damião Botelho de Souza, s/n Piçarras.
- Marítimo:
Travessia pela Baía de Guaratuba, Ferry-Boats. Balsas F. Andreiss, telefone (41) 3472-1024. O atendimento é por 24 horas.
-
Informações Úteis em Guaratuba
É sempre bom saber informações úteis da cidade a ser visitada.
Então, anote aí algumas delas:
• O DDD da cidade de Guaratuba é 41;
• Informações turísticas: Avenida Visconde do Rio Branco, s/n, Praça Alexandre Mafra;
• Distância de Curitiba 127 km - Acesso pela BR-376 (direção Joinville até Garuva) e também PR-412.