Ilha do Mel
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná e pertence ao município de Paranaguá, sendo administrada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Ela possui 35 quilômetros de praias, agradando turistas de todos os gostos. Isso porque algumas são quase desertas, enquanto que outras, com bastante agito, principalmente à noite. Sem contar que Ilha do Mel possui ainda outras praias que são ideais para a prática de surf.
Na Ilha do Mel não são aceitos veículo automotor e de tração animal, para evitar a degradação da ilha e ainda, o número de visitantes é restrito, com até 5.000 pessoas por dia. Na ilha também não é permitida a visitação em toda a sua extensão, sendo que em sua maior parte, não é permitido acesso.
A Ilha do Mel é rústica, não possui asfalto e suas ruas são pequenas e de terra, dando a impressão que o lugar parou no tempo. Então, ao visitar esse lugar, o ideal é levar lanterna para caminhar pela noite, pois não tem iluminação pública.
Lá você encontra cinco vilarejos: Nova Brasília, Fortaleza, Praia Grande, Farol e Encantadas. Os seus pontos turísticos com maior destaque é o Farol das Conchas, localizado no morro da concha. Essa é uma construção de 1870 e o seu objetivo é de orientar a navegação na Baía de Paranaguá. Lá do alto do farol é possível ter uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e sua região.
Quem segue rumo à Ilha do Mel, é fundamental incluir na bagagem uma dose extra de aventura. Só para começar o passeio por esse lugar tão encantador, o acesso é feito de barco, que parte de Paranaguá, Morretes e de Pontal do Paraná. Já em terra firme, o jeito é se preparar para encontrar ruas de areia salpicadas por casinhas simples de alvenaria. Depois de se instalar, que tal uma caminhada regida pela maré ou por trilhas?
Para uma noite agitada, a turma se espalha entre duas vilas: Nova Brasília e Encantadas. Elas abrigam pousadinhas, campings e restaurantes caseiros de frutos do mar. A ilha possui uma infraestrutura bastante rústica. Lá o tempo passa bem devagar, incentivando ainda mais caminhadas longas em todos os cartões-postais do lugar.
Se partir de Nova Brasília, poderá fazer uma das trilhas mais famosas e bonitas que leva ao Forte Nossa Senhora dos Prazeres, um monumento erguido no século 18 nas areias da Praia da Fortaleza. Com uma caminhada à beira-mar que dura uma hora, mas que vale a pena, pois o destino é uma construção onde é possível subir até o seu topo e apreciar os canhões históricos, com uma bela vista panorâmica.
Já do outro lado da ilha, para chegar até ao Farol das Conchas, você terá que encarar as escadarias. Aproveite e estique o passeio até a Praia de Fora das Encantadas, onde uma gruta alimenta a imaginação dos ilhéus por suas lendas de sereias.
O que fazer em Ilha do Mel
Nesse paraíso, atrações naturais são o que não falta.
Os cartões-postais da Ilha do Mel são: a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas. Porém, esses lugares exigem uma boa caminhada e até a subida de muitos degraus. Mas vale muito a pena, pois a recompensa é grande devido as suas paisagens panorâmicas que descortinam a ilha toda e outros arquipélagos vizinhos. Lá, dá até para explorar todas as praias com uma bicicleta.
Farol das Conchas
Embora não esteja aberto para a visitação interna, o farol, que foi datado em 1872, permite aos seus visitantes subir os seus 150 degraus e as rampas que levam até ao seu topo. De lá de cima, se tem uma vista panorâmica da Ilha do Mel.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Para chegar até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, terá que fazer uma bela caminhada de 40 minutos. A construção foi erguida em 1770 e o forte fica à beira-mar e bem conservado, e ainda com direito a canhões dos séculos 18 e 19.
Na sua parte mais alta, através de um mirante é possível avistar as ilhas de Superagüi e das Peças. Para quem não quer caminhar até lá, é possível chegar também de barco e de bicicleta. Na maré alta, existe uma trilha alternativa.
Dar a Volta na Ilha
Para explorar os 35 quilômetros de praias e costões que contornam a ilha, é possível fazê-la durante um trekking de oito horas. Se for de bicicleta, o tempo cai pela metade.
Mas atenção! É imprescindível a contratação de um guia, pois na maré alta, alguns trechos ficam intransponíveis.
Praias da Ilha do Mel
Trilhas de areia levam até as belas praias da Ilha do Mel. Tem as de ondas fortes que atraem os surfistas, como, por exemplo, a semideserta praia Grande. Já Encantadas é o point do burburinho, com direito a bares, restaurantes e pousadas. Para quem está em busca de sossego deve seguir para a praia da Fortaleza, que é a mais tranquila da ilha e também acessível por barco.
Encantadas
Praia das Encantadas
Encantadas é a praia mais movimentada da Ilha do Mel. Ela possui bares, pousadas, restaurantes e muito agito. Localiza-se a apenas duas horas de caminhada ou a dez minutos de barco, partindo da vila de Nova Brasília. Onde se encontra conhecida Gruta das Encantadas.
Veja a galeria de Fotos da Praia das Encantadas
Praia de Fora das Encantadas
A Praia de Fora das Encantadas é quase deserta, apesar de seus bares e lanchonetes. Em seu costão rochoso fica a gruta das Encantadas, a apenas 1 hora e 50 minutos de caminhada, partindo da vila de Nova Brasília e a dez minutos da vila de Encantadas.
Extensa, cerca de 1 quilômetro, tem vegetação nativa e areia fofa e clara. Suas ondas são muito boas para o surf. Sem contar que a Praia de Fora das Encantadas oferece praça de alimentação de frente para o mar.
Veja a galeria de Fotos da Praia Mar de Fora
Praia do Miguel
O acesso para a Praia do Miguel é por 10 minutos de trilha, partindo do morro da praia Grande ou de Encantadas. Ela é uma praia deserta e emoldurada por costões cobertos de vegetação.
A Praia do Miguel possui areia fina e clara, além de uma vegetação nativa e no fundo do mar tem diversos buracos.
Brasilia
Praia do Farol
A Praia do Farol é reta e tem areia fina e clara, além de uma vegetação nativa. Suas águas são límpidas e claras, ideal para o banho. Do lado esquerdo da Praia do Farol fica as pousadas, o acesso para o trapiche de Nova Brasília e os restaurantes. Já no canto direito, fica o Farol das Conchas, onde há excelentes ondas para o suf. Fica a apenas cinco minutos de caminhada da vila.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Farol
Praia de Fora
Essa pequena enseada fica entre dois costões rochosos, onde um deles abriga o Farol. Lá, são formadas piscinas naturais na maré baixa, enquanto na maré alta, surgem boas ondas. A Praia de Fora fica a dez minutos de caminhada da vila de Nova Brasília.
A Praia de Fora tem forma de ferradura e é o point dos surfistas. Ela possui areia fina e uma vista para o Farol das Conchas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Fora
Praia da Fortaleza
A Praia da Fortaleza é considerada uma das praias mais tranquilas da ilha, com quatro quilômetros de extensão e praticamente deserta. Possui poucas pousadas instaladas na área, sendo um ponto de passagem para quem segue até a praia de Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Ela fica a 40 minutos de caminhada, ou a dez minutos por barco, da vila de Nova Brasília. É uma praia reta, com vegetação nativa. Suas águas são tranquilas e tem areia fofa. Ideal para o windsurf.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
Praia Grande
A Praia Grande tem cerca de 1 quilômetro e é a preferida dos surfistas, pois é voltada para mar aberto, cercada de morros e semideserta. Não existe nenhum tipo de construção na sua orla e fica apenas a 25 minutos de caminhada da vila de Nova Brasília.
Com pedras nos cantos, ondas que chegam até a 2 metros de altura e areia fofa, a Praia Grande é ideal para o surf.
Veja a galeria de Fotos da Praia Grande
Praia do Saco do Limoeiro
A Praia do Saco do Limoeiro abriga o trapiche de Nova Brasília. Com suas águas claras, calmas e com vista do continente, fica próxima ao istmo que divide as duas partes da ilha. É ideal para esportes à vela.
Esportes na Ilha do Mel
Para quem curte caminhar, saiba que esse é o esporte número um da Ilha do Mel, mesmo porque carro não entra na ilha.
Para visitar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, por exemplo, é preciso de, pelo menos, uma hora de caminhada na trilha, partindo de Nova Brasília.
Outra opção é enfrentar os quatro quilômetros de distância de bike.
Para os fãs de surf, as ondas são perfeitas na Praia Grande, que tem formações que podem chegar a três metros de altura.
Vida Noturna na Ilha do Mel
Reggae e forro é o ritmo nos bares de Encantadas e de Nova Brasília na alta temporada.
Os luaus também são comuns na Praia Grande.
Circulando na Ilha do Mel
É proibido o Tráfego de carros na Ilha do Mel e para poder chegar às praias e atrativos desse lugar, uma boa caminhada a pé ou de bicicleta. As trilhas são fáceis.
Quando ir à Ilha do Mel
Chove muito durante o ano todo em Ilha do Mel. No inverno os casacos são uma excelente pedida, pois as temperaturas podem chegar a dez graus. Sendo assim, o melhor mês para visitar a ilha é em dezembro, no verão.
Como Chegar na Ilha do Mel
O acesso a Ilha do Mel é através de barco, saindo de Paranaguá ou de Pontal do Paraná, que estão distantes cerca de cem quilômetros de Curitiba.
De Paranaguá são uma hora e de pontal, meia hora.
Informações Úteis da Ilha do Mel
Antes de viajar, é importante ter informações sobre o local de destino. Confira aqui, algumas informações que poderão lhe ser úteis:
• DDD: 41
• Barco para Morretes: telefone 3888-3488
• Informações turísticas: Associação dos Moradores da Praia de Encantadas, telefone 3426-9074
• Barco para Pontal do Sul: 3455-2616 e 3424-4548.