Teresina
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Capital do Piauí, Teresina é uma cidade com belezas particulares. Os espaços da cidade são bem arborizados e amplos. Os parques ecológicos como o Zoobotânico e o Parque Ambiental Encontro dos Rios são aqueles lugares que inspiram com suas variadas plantas e espécies nativas. Os variados restaurantes de comida regional são carregados de temperos e sabores como os pratos de galinha d’angola, arroz com carne seca picada, carne seca com farinha e pilão e a peixada mergulhada no leite de coco e batata doce. Os sabores inigualáveis dos pratos podem ser acompanhados de um suco de caju gaseificado bem gelado conhecido como “cajuína” ou outros sucos exóticos. Para os mais resistentes, uma boa pedida também é a tiquira, espécie de cachaça a base de mandioca. Essas delícias podem ser encontradas nos bairros Fátima, São Cristovão e Jóquei, onde também fica concentrada a vida noturna.
Apesar de ser um dos únicos destinos nordestinos sem praia, uma das belezas do lugar é o encontro do Rio Poti e Parnaíba, considerada a principal atração da cidade, que também permite uma linda vista do centro e regiões Norte e Sul a partir da Ponte Estaiada. Tão bom quanto apreciar a vista da ponte é curtir a Curva São Paulo, uma praia fluvial às margens do Rio Poti, ideal para se refrescar do calor intenso da capital. Para finalizar o passeio vale uma parada na Central de Artesanato, situada na Praça Pedro II com objetos de madeira como santos e as bolsas e outros utensílios de jantar feitos de fibras de buriti. O Polo Cerâmico do Poti Velho é um desses lugares que também inspiram tradições, com comercialização de variados produtos de cerâmica, especialidade regional.
A cidade é considerada polo educacional e médico, por abrigar os melhores médicos do Brasil e por ter uma rede de ensino especializada. Teresina também foi a primeira capital do país projetada durante o reinado de Dom Pedro II.
O que fazer em Teresina
Artesanato com as típicas cerâmicas da Serra do Buriti e outros produtos tradicionais perfeitos para se presentear, parques ecológicos com áreas de lazer, restaurantes, percursos para caminhadas e cartões postais como o antigo Theatro 4 de Setembro, Complexo da Ponte Estaiada e Palácio de Karnak, atual sede do governo, são as principais atrações de Teresina. Uma festividade que merece ser apreciada é o Encontro de Folguedos, uma grande festa com apresentações de grupos folclóricos e quadrilhas, além de deliciosos quitutes que ocorre sempre na primeira quinzena de junho. As margens do Rio Poti, na conhecida “Curva São Paulo”, um balneário com praia fluvial é a diversão dos nativos.
Ponte Estaiada
A ponte faz a ligação da Alameda Parnaíba e Avenida Dom Severino. Essa ponte cruza o Rio Poti e reserva uma vista panorâmica da cidade, através de um mirante que fica a 95 metros do chão. Além disso, o complexo abriga um parque infantil, loja de artesanato, lanchonete e um estacionamento.
Ponte Metálica João Luís Ferreira
A ponte liga Teresina à maranhense Timon.
Theatro 4 de Setembro
É considerado um monumento da cidade por ser uma construção antiga da cidade. No local, acontecem espetáculos frequentemente e o espaço tem capacidade para 600 pessoas.
Palácio de Karnak
Com acervo de pintura regional, este palácio é a sede do governo do estado. À frente, os belos jardins foram desenvolvidos por Burle Marx. É permitido apenas visitas agendadas com antecedência.
Parques Ecológicos
Dois parques em Teresina reservam bons passeios ecológicos, são eles o Parque Zoobotânico com inúmeras espécies de plantas e o Parque Ambiental Encontro dos Rios com uma interessante vista do Rio Poti e Parnaíba, espaço para trilhas e um restaurante flutuante.
Compras em Teresina
Visitar Piauí e não apreciar as produções artesanais dos moradores locais é quase um crime. A Central de Artesanato e o Polo Cerâmico do Poti Velho abrigam as famosas cerâmicas e também redes, objetos de madeira e outros itens.
Central de Artesanato
O espaço abriga objetos rústicos de madeira, fibra de buriti, redes, doces artesanais e, como não poderia faltar, as peças de cerâmica da Serra do Buriti.
Polo Cerâmico do Poti Velho
É um espaço reservado ao tradicional artesanato regional de Teresina. A cerâmica é a principal produção piauiense. Com 23 barracas espalhadas pelo polo, é possível encontrar mandalos, esculturas, jarras, utensílios de cozinha e até joias. Os produtos ali comercializados também são vendidos para todo o Brasil.
Quando ir à Teresina
O clima do Piauí é definido como tropical-quente na maior parte do ano. Entre dezembro e maio ocorre o período de chuvas e, entre junho e novembro o calor invade o solo piauiense. Dessa maneira, a melhor época para se viajar é entre maio e agosto, pois são os dias menos chuvosos e que não está tão calor, nos outros meses o calor é tanto que pode chegar aos 40º, atrapalhando os passeios ao ar livre.
Como Chegar em Teresina
De avião:
Aviões das principais capitais brasileiras pousam no Aeroporto Senador Petrônio Portela.
De carro:
De São Luís siga pela BR-135, partindo do sul ou de Fortaleza vá pela BR-222 e de Piracuruca as opções são BR-343 e PI-115.
De ônibus:
A Viação Itapemirim faz o translado do sudeste até Teresina e as viações Guanabara e Transbrasiliana realizam o trajeto de Fortaleza e outras regiões do nordeste até a cidade.
Informações Úteis de Teresina
Distâncias:
Parnaíba – 343 km / São Raimundo Nonato – 530 km / São Luís – 463 km / Fortaleza – 643 km / Brasília – 1.789 km.
Clima: as temperaturas em Teresina variam de 20º a 40º.
Informações turísticas – (86) 3216-5510
Secretaria de Turismo do Piauí – (86) 3216-548
Aeroporto Senador Petrônio Portela – (86) 3225-2535
Mais informações no site: http://www.teresina.pi.gov.br/