Parnaíba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Parnaíba é uma antiga zona do porto que foi restaurada recentemente, mas ainda preserva os traços legítimos de uma cidadezinha rústica do Piauí. Situada no extremo norte do estado, o principal atrativo da cidade é o Delta do Parnaíba, que reserva a incrível imagem do Rio Parnaíba que deságua em pleno oceano. Esse fenômeno possibilita um tour pelas ilhas ao redor de dunas, mangues e uma vivência paisagística inigualável.
O rio Parnaíba se destaca nacionalmente por ser o único delta das Américas em mar aberto e o terceiro maior do mundo, totalizando 75 ilhas em seu entorno com uma extensão de 2,7 mil quilômetros. Algumas delas são propícias para banhos ou apenas para admiração, assim como os manguezais e igarapés que compõem a floresta tropical e que tiram o fôlego dos turistas.
Apesar de toda essa imensidão do delta, Parnaíba em si nada mais é do que uma pequena cidade de 66 km de território. As belas praias encontradas na cidade são mais usufruídas pelos próprios moradores e por kitesurfistas, do que por turistas de fora. Em Parnaíba, o artesanato manual ganha destaque nas mãos das rendeiras que trançam tecidos coloridos e também fibras de carnaúba e taboas que formam balaios, móveis e objetos decorativos para cozinha e outros cômodos. O artesanato se concentra na Casa das Rendeiras e partem para o mundo todo nas mãos dos turistas que disseminam a tradição decorando seus apartamentos.
A Rota das Emoções, do qual o passeio Delta do Parnaíba faz parte, também inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis (MA). Vale a pena conferir.
O que fazer em Parnaíba
A cidade é ponto de partida para os passeios de barco na famosa Delta do Parnaíba que abriga uma das paisagens mais buscadas no Brasil com rio, lagoas, igarapés, mangues e um complexo que chega a somar 75 ilhas.
Os banhos nas ilhas e observação de aves migratórias (guarás) é uma das atividades que mais atraem turistas que se deleitam com a incrível paisagem. A Lagoa do Portinho, espécie de praia rodeada de dunas e espaço recomendado para esportes náuticos também é um atrativo de Parnaíba. Construções históricas dos séculos 18 e 19 como o Porto das Barcas e a Catedral, também se veem por aqui. A Casa das Rendeiras é o atrativo final para os apreciadores de artesanato.
Passeios
Conhecer o Delta do Parnaíba pode ser um passeio e tanto, uma vez que percorre o extenso rio com vegetação de mangue, e observa-se a interessante fauna e flora da região. O rústico passeio de barco permite também banhos nas ilhas. Outros passeios também interessantes que possibilitam mergulhos é o passeio de lancha pela Baía do Caju, passeio de jipe pelo litoral oeste ou leste e banhos na Lagoa do Portinho.
Passeio de barco pelo Rio Parnaíba
O tradicional passeio pelo Delta do Parnaíba é ponto de parada mais que obrigatório para os turistas. Muitos visitantes se deslocam até a cidade apenas para pegar a embarcação que leva até a foz, igarapés, ilhas para banhos e trilhas no meio da mata. O passeio dura em média seis horas devido à extensa vegetação que inclui aningas, carnaúbas e também o mangue vermelho. Além da flora, alguns animais como jacarés, caranguejos e inúmeras aves podem ser encontrados no caminho. Um farto almoço está incluso no pacote.
Passeio de lancha
O passeio de lancha leva até os manguezais para observação de caranguejos. No meio do caminho, uma parada permite o banho na Baía do Caju (praia fluvial) e a observação da revoada dos guarás, elegantes aves vermelhas que sobrevoam os igarapés.
Passeio de jipe
São duas opções de passeio de jipe, uma pelo litoral oeste até a praia da Pedra do Sal com dunas e lagoas e no litoral leste com pausas para mergulho nas praias Atalaia, Coqueiro, Carnaubinha, Maramar e Macapá.
Lagoa do Portinho
A paisagem é cercada por dunas envolta da lagoa, ideal para banho. Alguns passeios como banana boat, lancha e caiaque fazem a alegria dos turistas. É permitida a pesca esportiva e outros esportes náuticos. Para recuperar as energias, deliciosos quitutes e bebidas refrescantes são servidos nos restaurantes e bares ao redor.
Centro Histórico
O centro histórico, apesar de não ser gigantesco, é um passeio indicado para apreciar a singela arquitetura da Catedral Nossa Senhora da Graça e o interessante conjunto de prédios antigos pelas ruelas de Parnaíba.
Catedral Nossa Senhora da Graça
Situada no centro histórico, a igreja possui um lindo altar com inscrições em ouro e uma imponente capela. Logo de frente, as três janelas da fachada surpreendem pela preservação histórica.
Porto das Barcas
Este complexo turístico fica a beira do rio Igaraçu, abriga prédios antigos datado do século XVIII que hoje são restaurantes, bares, lojinhas artesanais e agências de viagens. É ponto de partida dos passeios pelo Delta.
Casa das Rendeiras
Rendas de bilro, objetos de palha de carnaúba, esculturas de arte sacra e muitos outros são produtos facilmente encontrados na Casa das Rendeiras.
O destaque da Casa das Rendeiras, obviamente, são as lindas rendas produzidas pelas delicadas mãos das artesãs locais. Enfeites florais, gargantilhas e saias (tudo de renda) são comercializados na Ilha Grande de Santa Isabel.
Praias de Parnaíba
A vista dos rios e praias de Parnaíba é realmente deslumbrante, assim como observar aves, jacarés e outras espécies que cruzam suas águas.
Porém, o passeio só fica completo após mergulhar nas águas tranquilas da Praia Pedra do Sal e as ilhas Grande de Santa Isabel e Caju.
Praia Pedra do Sal
Deserta ao norte e ao sul, esta praia é dividida por uma enorme rocha. De um lado barracas e ondas agitadas boas para surf e, do outro, águas tranquilas e refrescantes para banhos.
Veja a galeria de Fotos Praia Pedra do Sal
Ilha Grande de Santa Isabel
Fica situada a 16 km da cidade, em um vilarejo de pescadores e artesãos. É uma praia rodeada por dunas e pedras.
Ilha do Caju
Mais afastada, a 50 km de Parnaíba, abriga um cenário pleno de dunas, mata, manguezais e a observação de aves migratórias que revoam aos montes na região. A vasta diversidade de flora é completamente preservada.
Quando ir à Parnaíba
A linha do Equador fica bem próxima de Parnaíba e, em certos meses, o sol fica mais incidente sobre a areia e as águas.
Isso acontece de janeiro a julho, por isso é a melhor época para se viajar, para aproveitar as brisas que sopram no litoral.
Evite viajar nas férias de julho e no final do ano quando a cidade lota de turistas e os preços de hotéis e restaurantes sobem.
Como Chegar em Parnaíba
De avião:
O Aeroporto Internacional de Parnaíba recebe voos regulares.
De carro:
De Teresina o acesso é pela BR-343 e de Fortaleza pela BR-222 e BR-343.
De ônibus:
As viações Guanabara e Transbrasiliana realizam o trajeto de Fortaleza e outras regiões do nordeste até a cidade.
Informações Úteis de Parnaíba
Distâncias:
Teresina – 356 km / Luís Correia – 18 km / Fortaleza – 517 km.
Informações turísticas - (86) 3321-1532
Secretaria de Turismo do Piauí – (86) 3221-7100
Clima: varia de 20° a 32°
Site da prefeitura: www.parnaiba.pi.gov.br